Buscar

AVALIAÇÃO I - SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura 
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual 
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O escritor Pierre Bourdieu é um dos mais expressivos teóricos da sociologia contemporânea, também conhecido como o criador da sociologia da educação. Intelectual argelino, sua crítica face às problemáticas sociais é de importante ajuda para os pesquisadores da realidade escolar enquanto instituição. O escritor deixou um grande legado literário para a sociologia da educação. No contexto da sociologia da educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pierre Bourdieu, ao pensar a escola como um aparelho ideológico de Estado, copiou a ideia dos clássicos medievais.
(    ) Bourdieu, em suas teorias da educação, centralizou a ideia de cuidado com a infância, utilizando a metáfora da flor do jardim.
(    ) Bourdieu é considerado o criador da sociologia da educação, valorizando a análise crítica do funcionamento social da escola.
(    ) Para Bourdieu, a função da escola pode tanto legitimar as desigualdades sociais quanto assumir uma postura libertadora.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	O sociólogo Max Weber (1864-1920), em seus estudos, identificou que a ação dos indivíduos em sociedade é regulada pelas relações de dominação, e entre as relações ele identificou a dominação legal, carismática e tradicional. Qual delas representa a dominação legitimada pela legalidade e pelo direito?
	 a)
	Tradicional.
	 b)
	Carismática.
	 c)
	Oficial.
	 d)
	Legal.
	3.
	Os fenômenos, os fatos, as revoluções, as transformações, as contradições que abalavam a sociedade na qual os sociólogos Karl Marx (1818-1883), Emile Durkhein (1858-1917) e Max Weber (1864-1920) estavam inseridos serviu de campo e objeto de análise, bem como à elaboração de principais teses por esses estudiosos. Com relação às principais teorias defendidas por esses sociólogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Karl Marx.
II- Emile Durkhein.
III- Max Weber.
(    ) Em suas teorias, defendia o fim da exploração do trabalhador pelo empregador e a necessidade da construção de uma sociedade justa e igualitária.
(    ) Para este estudioso, o objetivo da Sociologia era o de identificar e compreender como e por que as regras nascem e como elas funcionam na sociedade.
(    ) Sustentou a tese de que a explicação da vida social tem seu fundamento especificamente na sociedade e não no indivíduo isolado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - III - II.
	4.
	Karl Marx (1818-1883) propôs diversas reflexões e críticas sobre as relações de trabalho constituídas no interior do sistema capitalista, assim como defendeu diversos conceitos que foram e são amplamente utilizados tanto em sua época como nas subsequentes. Entre eles, estão os conceitos de ?reificação?, ?superestrutura?, ?infraestrutura? e ?mais valia?. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mais valia.
II- Infraestrutura.
III- Reificação.
IV- Superestrutura.
(    ) Consiste no conceito que diz respeito ao modo de produção material, seja a economia ou a tecnologia, que permite a produção de bens (usando ferramentas, máquinas, terra, matéria-prima, dentre outros).
(    ) Corresponde às instituições jurídicas, aspectos políticos, normas, leis, que conservam a organização da sociedade.
(    ) Significa a transformação dos seres humanos em seres semelhantes a coisas, que se comportam de acordo com as leis das coisas.
(    ) Constituído pelo lucro obtido através do aumento e o excedente da jornada de trabalho e da produtividade como um todo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	II - I - IV - III.
	 c)
	II - IV - III - I.
	 d)
	IV - I - III - II.
	5.
	Um dos principais problemas que os sociólogos clássicos precisaram resolver foi a relação que existe entre os fatos sociais e os indivíduos. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA que indica o que o sociólogo Emile Durkhein (1858-1917) defendeu com relação a este aspecto:
	 a)
	Os fatos ocorrem independentemente da vontade dos indivíduos.
	 b)
	Os fatos são resultantes diretos das ações dos indivíduos.
	 c)
	Os fatos são resultantes das escolhas feitas pelos indivíduos.
	 d)
	Os fatos estão intimamente relacionados aos indivíduos.
	6.
	Zigmunt Bauman é um sociólogo europeu que contribuiu com suas ideias para o debate contemporâneo sobre os dilemas da pós-modernidade. Suas contribuições inspiram reflexões sobre os dilemas da contemporaneidade. Com relação à produção intelectual do referido pensador, assinale a alternativa CORRETA que melhor explica os conceitos por ele desenvolvidos:
	 a)
	O principal conceito formulado por Zigmunt Bauman é o de luta de classes, presente no mundo contemporâneo devido ao processo de globalização, que amplia os antagonismos sociais, um efeito correlato à mundialização do capital transnacional. Assim, movimentos como o da ocupação da Bolsa de Valores de Nova Iorque e das manifestações populares no Brasil em 2013, podem ser mais bem compreendidos.
	 b)
	O principal conceito formulado por Zigmunt Bauman é o de função social, encarado como a possibilidade de análise da sociedade e compreendendo-a como um organismo, no qual as instituições se comportam como membros em um corpo, sendo a Sociologia encarada como um estudo das instituições.
	 c)
	O principal conceito formulado por Zigmunt Bauman é o de Modernidade Líquida. O mundo do século XX viveu uma modernidade calcada em instituições sólidas, como a família, a igreja ou as empresas. Hoje o mundo vive um processo de liquefação, no qual as relações humanas não são mediadas por valores sólidos, mas sim por uma velocidade de mudanças e grande dinamismo.
	 d)
	O principal conceito formulado por Bauman é o da ação racional mediante a valores, algo presente no mundo da contemporaneidade, no qual as religiões e os valores tradicionais possuem grande popularidade, visto nas expressões de avivalismo evangélico e nas diferentes formulações do fundamentalismo religioso islâmico, em exemplos como o da Al-Qaeda de Osama Bin Laden.
	7.
	Os novecentos foi um período no qual as principais Ciências Humanas, como a Antropologia e a Ciência Política foram formuladas. No dizer do filósofo Wilhelm Dilthey, tratava-se de diferenciar as ciências da natureza e as ciências do espírito. As disciplinas científicas surgidas ao longo de século XIX possuíam alguns teóricos que podem ser considerados como fundadores de um novo campo de estudos. Com relação à Sociologia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Karl Marx foi um teórico liberal, seguidor das ideias de Adam Smith e Tomas Malthus.
	 b)
	Emile Durkheim foi o principal formulador do conceito Sociologia, autor do livro O Capital.
	 c)
	Karl Marx foi um pensador socialista, autor do livro O Capital.
	 d)
	Max Weber foi um teórico marxista ortodoxo.
	8.
	A teoria econômica e social desenvolvida por Marx sobre o movimento do proletariado pode ser considerada como uma teoria clássica de grande contribuição para o estudo dos movimentos sociais. Marx tem como ponto de partida a ideia de que o movimento do proletariado precisaria formar-se a partir de três condições: a tomada de consciência de seu pertencimento a uma classe social, a descoberta de quem são seus opositores de classe e o seu projeto de transformação social. Nesse contexto, a sociologia contemporânea atualizou tal ideia afirmando que os movimentos sociais se formam ao construir uma identidade coletiva, uma definição de conflitos sociais e de uma utopia de mudança social. Com base nessa ideia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que formou sua identidadecoletiva a partir da noção de ?sem terra?, tem na estrutura da propriedade rural sua meta de movimento e restituição das injustiças sociais.
(    ) Segundo a teoria social e a sociologia contemporânea, os únicos movimentos sociais legítimos no Brasil são os sindicatos.
(    ) O movimento denominado ?O Grito dos Excluídos? organiza suas manifestações a partir de uma classe específica e, por isso, não representa um movimento social segundo os pressupostos da sociologia.
(    ) Os movimentos da população negra no Brasil estão organizadas em volta de uma identidade afro-brasileira, entendem-se como vítimas de um processo histórico de discriminação e pretendem modificar essa situação por meio de políticas de reconhecimento étnico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	9.
	O castelo e a catedral são símbolos arquitetônicos da Idade Média, além disso, outros símbolos fizeram parte da cultura medieval em vários locais do mundo. Assim, todas as transformações que ocorreram na Idade Moderna ou são rupturas com o pensamento medieval ou são lentas reestruturações das qualidades culturais, como no caso da passagem do teocentrismo para o antropocentrismo. Na Idade Média, diferentemente da Idade Moderna, o homem não se preocupou com tanta ênfase em prolongar sua vida na Terra, fazendo estudos e buscando soluções e remédios para doenças e epidemias. Sobre o que objetivava o homem no contexto da cultura medieval, analise as afirmativas a seguir:
I- Salvar a alma da possibilidade do inferno.
II- Defender a ciência diante das teorias religiosas.
III- Conciliar fé e razão como conhecimentos de igual valor.
IV- Afirmar a existência de céu e inferno.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	10.
	As concepções de sociedade da época medieval e renascentista são muito distintas entre si, apesar de a segunda ser a sequência da primeira, são caracterizadas por aspectos contraditórios, controversos, que se contrapõem e negam um ao outro objetivamente. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sociedade medieval.
II- Sociedade renascentista.
(    ) As mentalidades eram fortemente marcadas pela cultura antropocêntrica, ou seja, o homem representava a medida de todas as coisas e o centro do universo.
(    ) As mentalidades eram caracterizadas pelo teocentrismo, que significava que Deus era o centro das atenções e/ou ainda, Deus era a medida de todas as coisas.
(    ) A sociedade era imutável e para isso buscavam-se justificativas das mais variadas, mas tendo como o ponto de sustentação a vontade de Deus.
(    ) Foi marcada pela ascensão do capitalismo e do mercantilismo, pela ampliação e fortalecimento do sistema bancário e pelo surgimento de uma nova classe social: a burguesia.
(    ) O racionalismo e as pesquisas científicas e pensadores como Pietro Pomponazzi, Galileu Galilei, Copérnico e Leonardo da Vinci se destacaram na realização de estudos e experimentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - II - II.
	 b)
	I - II - II - II - I.
	 c)
	II - II - I - I - II.
	 d)
	I - I - II - II - II.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina