Buscar

Estudos Antropológicos


Prévia do material em texto

Antropologia
Unidade 1: 
1.É uma ciência integradora que estuda o homem no âmbito da sociedade e da cultura a que pertence, combinando perspectivas das ciências naturais, sociais e humanas.
O texto acima se refere a qual ciência:
a. Antropologia 
2. A antropologia é uma ciência que tem como objeto o estudos sobre
c. O homem e a humanidade 
Unidade 2: 
1. A homofobia é uma prática etnocêntrica:
R: Verdadeiro
2. Uma morte a cada 25 horas: Brasil é país que mais mata LGBTs por homofobia no mundo. 
A realidade da comunidade LGBT no Brasil é cada vez mais violenta. A matança da população que compõe esse grupo bateu recorde no país em 2016, com 343 mortes, colocando-o no topo do ranking das nações que mais violentam essas pessoas, especialmente entre as que legalizaram a sua existência. Dessas mortes, 42% são de transexuais e travestis. Os crimes possuem algo em comum: são sempre com vários tiros, ou diversas facas, uso de pedras, paus e requintes de crueldade. Como foi com Dandara Kataryne, de 42 anos, em Fortaleza, neste ano, espancada até a morte em crime gravado em vídeo e divulgado nas redes sociais. Segundo a Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil, no mesmo ano, 25 travestis e trans foram assassinados em cenários de crimes de ódio. O Grupo Gay da Bahia, mais tradicional em levantamentos de crimes homofóbicos, mostra que 2016 foi o mais violento dos 37 anos em que a associação atua. Os números, que são subnotificados, apontam São Paulo como o líder desse ranking, com 49 assassinatos. 
O Etnocentrismo é o conceito que melhor retrata o texto acima:
R: Verdadeiro 
3. Leia o texto abaixo e assinale se as questões são verdadeiras ou falsas. 
É um conceito antropológico, segundo o qual a visão ou avaliação que um indivíduo ou grupo de pessoas faz de um grupo social diferente do seu é apenas baseada nos valores, referências e padrões adotados pelo grupo social ao qual o próprio indivíduo ou grupo fazem parte. Essa avaliação é, por definição, preconceituosa, feita a partir de um ponto de vista específico. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a outro. Do ponto de vista intelectual, é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros. 
O etnocentrismo é uma postura do século XIX que ninguém mais pratica.
R:Falso
4.O Nazismo, o racismo e a xenofobia são exemplos claros de etnocentrismo
R: Verdadeiro 
5.No Brasil a prática da homofobia vem diminuindo sensivelmente nos últimos anos.
R: Falso 
Unidade 3:
1. Após estudar sobre o conceito de alteridade, julgue a afirmativa a seguir como VERDADEIRA ou FALSA: 
"Ao praticar a alteridade estamos adotando uma postura etnocêntrica". 
R: Falso 
2. Após estudar sobre o conceito de alteridade, julgue a afirmativa a seguir como VERDADEIRA OU FALSA:
 "Ao afirmar que lugar de mulher é na cozinha lavando louça e cumprindo sua obrigação, estamos praticando a alteridade".
R: Falso
Unidade 6: 
1. Podemos afirmar que o determinismo geográfico relaciona o desenvolvimento de um país com os aspectos históricos e culturais:
R: Falso 
2.Podemos afirmar que o determinismo geográfico é uma teoria etnocêntrica.
Escolha uma opção:
R: Verdadeiro 
3.Conde de Gobineau, célebre teórico do “Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas”, foi um dos primeiros a defender a miscigenação no Brasil como fator positivo.
R: Falso
4.O determinismo biológico acredita que a genética de um ser humano ou a sua “raça”, são capazes de determinar a sua cultura.
R: Verdadeiro
5. Os estudos mais recentes sobre o racismo mostram, superando os desconfortos, que a segregação e a desigualdade de direitos entre cidadãos foram legalizadas, teorizadas e praticadas no país. 
R: Verdadeiro 
Unidade 8: 
1.Pode-se afirmar que o Feminismo é um movimento social e político que tem como objetivo conquistar o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres e que existe desde o século XIX. 
R: Verdadeiro
2.Podemos afirmar que o feminismo busca construir condições de igualdade entre os gêneros, o machismo é o comportamento que coloca o homem em posição de superioridade com relação à mulher.
R: Verdadeiro
3. No Brasil os casais homoafetivos ainda não podem adotar crianças, pois o STF não reconhece essa prática
R: Falso 
4. O termo gênero é usado para substituir o termo “sexo”. O termo “sexo” era utilizado para diferenciar homens e mulheres de forma biológica, de acordo com seus órgãos sexuais. O termo gênero veio substituir essa ideia de determinismo biológico, por uma ideia de construção social. 
R: Verdadeiro
5.Pode-se afirmar que o feminismo é totalmente a favor do aborto e da legalização da maconha. 
R: Falso

Continue navegando