Buscar

Natureza Dinâmica da Ciência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Ciência pode ser considerada como estudo, com critérios metodológicos, das relações existentes entre causa e efeito de um fenômeno; ou seja, é uma forma de conhecimento sistemático que abrange todos os campos do conhecimento: exatas, biológicas e humanas. 
Um determinado estudo, para ser considerado científico, é preciso ser criticamente fundamentado e passar pelo exame de experiência. A pesquisa precisa apresentar também critérios metodológicos. Dessa forma, é possível garantir a veracidade dos fatos e a credibilidade necessária para ser aceito no mundo acadêmico. 
Diante desse contexto, surge a seguinte discussão: até que ponto as conclusões oriundas de estudos científicos podem ser consideradas verdades absolutas e inquestionáveis?
Base: O conhecimento científico é dinâmico e sujeito a revisão contínua. Segundo Marconi e Lakatos as conclusões oriundas de estudos científicos não devem ser consideradas verdades absolutas e inquestionáveis. Elas são produtos de um processo dinâmico e estão sempre sujeitas a revisão e aprimoramento. Os principais pontos abordados sobre a natureza das conclusões oriundas de estudos científicos são: Provisionalidade e Revisão (As conclusões científicas não são verdades absolutas. Estão sujeitas a revisão com base em novas informações; Falsificacionismo (Teorias científicas não podem ser comprovadas como verdadeiras, mas podem ser falsificadas); Paradigmas e Revoluções Científicas (Novos paradigmas substituem os anteriores. Conclusões anteriores fazem parte de contextos específicos); Ceticismo Científico (Os cientistas questionam constantemente suas conclusões).
A ciência, assim como a vida, está sempre em mudança e evolução, portanto não é possível dizer que as conclusões provenientes de estudos científicos são verdades absolutas e inquestionáveis. Marconi e Lakatos consideram a ciência falível pois de acordo com ambas, não é absoluto, definitivo ou final; a própria conceituação do que seria “método científico” sofreu alterações com o passar do tempo. Hoje, é considerado uma teoria da investigação, e será “iniciada” e “encerrada” de acordo com o descobrimento de novos fatos, ou seja, envolve revisão e atualização de novas conclusões à medida que novas evidências surgem.
Tem-se também o fato de que é mais comum que um estudo científico foque em apenas uma ocorrência específica trazendo suas mudanças e disposições para chegar num resultado ”final”. Basicamente o que se tem como verdade hoje, amanhã pode não ser mais; o que se tem de entendimento hoje, amanhã pode ser completamente modificado. Por fim, o mundo é mutável, logo, n pode-se concluir que a ciência é irrefutável.