Buscar

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO 02
Questão 1
Correta
Questão com problema?
O incêndio em sua fase inicial pode ser controlado facilmente com um aparelho extintor portátil. Mas o que vem a ser esse sistema? Um conjunto de aparelhos de acionamento manual, constituído de recipiente e acessórios, contendo o agente extintor destinado a combater princípios de incêndio, e isso muitas pessoas poderiam responder. Mas o mais importante é: como usá-los?
Marque o tipo de extintor que se refere à seguinte afirmação: É indicado para a Classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral).
Sua resposta
Correta
Extintor com água pressurizada.
Comentário
Extintor com água pressurizada.Indicado para incêndios de classe A (Combustíveis Sólidos: papel, madeira, plástico, etc.), o extintor de água pressurizada age por resfriamento, não devendo ser utilizado em equipamentos elétricos energizados (classe C) e líquidos inflamáveis (classe B).
Questão 2
Correta
Questão com problema?
As características do comportamento dos materiais construtivos frente ao fogo podem desempenhar papel preponderante na evolução de um eventual incêndio, dificultando ou contribuindo para que um estágio crítico seja alcançado. Tais características dizem respeito à facilidade com que os materiais sofrem ignição, à capacidade de sustentar a combustão, à rapidez com que as chamas se propagam pelas superfícies, à quantidade e taxa de desenvolvimento de calor liberados no processo de combustão, ao desprendimento de partículas em chamas/brasa e ao desenvolvimento de fumaça e gases nocivos.
Das alternativas abaixo, qual é a mais completa quanto às variáveis de um material que num incêndio se interrelacionam com o fogo?
Sua resposta
Correta
incombustibilidade, poder calorífico, inflamabilidade, propagação superficial de chama, produção de gases nocivos e de fumaça.
Comentário
incombustibilidade, poder calorífico, inflamabilidade, propagação superficial de chama, produção de gases nocivos e de fumaça.
Questão 3
Correta
Questão com problema?
Muitos materiais combustíveis vêm sendo utilizados como revestimento/acabamento de tetos e paredes e como parte integrante de sistemas construtivos, o que pode facilitar o crescimento do incêndio não somente pelo aumento do potencial térmico que eles constituem, mas também por apresentarem superfícies contínuas, capazes de contribuir para um incêndio ao sofrerem ignição e transportarem as chamas para outros materiais combustíveis existentes no ambiente.
Complete as lacunas do texto abaixo com as palavras respectivas àquelas das alternativas, deixando o trecho correto: Edifícios resistentes ao fogo são aqueles que ______ sua estrutura comprometida quando expostos a uma situação de incêndio e que não oferecem ______ de propagação para as edificações vizinhas. A lei define esses edifícios como sendo aqueles que possuem suas ___________ (paredes, pisos, lajes, vigas, pilares, telhados e escadas) construídas com materiais ______ ao fogo e que também têm portas e vedações do tipo corta-fogo em áreas suscetíveis à passagem das chamas.
Sua resposta
Correta
não têm; riscos; principais partes; resistentes.
Comentário
Edifícios resistentes ao fogo são aqueles que NÃO TÊM sua estrutura comprometida, quando exposta a uma situação de incêndio, e que não oferecem RISCOS de propagação para as edificações vizinhas. A lei define esses edifícios como sendo aqueles que possuem suas PRINCIPAIS PARTES (paredes, pisos, lajes, vigas, pilares, telhados e escadas) construídas com materiais RESISTENTES ao fogo e que também têm portas e vedações do tipo corta -fogo em áreas suscetíveis à passagem das chamas.
Questão 4
Correta
Questão com problema?
Acidentes em espaços fechados (bares e casas noturnas, por exemplo) requerem uma atenção especial de todos os envolvidos e principalmente dos profissionais de Segurança no Trabalho que implantam e fiscalizam o cumprimento das Normas de proteção e combate a incêndios existentes. Um sistema de proteção contra incêndio e pânico consiste em um conjunto de medidas ativas e passivas.
Complete as lacunas, dando sentido correto à frase: De acordo com a NBR nº 14.432, proteção ____ é o “tipo de proteção contra incêndio que é ____ manual ou automaticamente em resposta aos estímulos provocados pelo ____, composta basicamente das instalações prediais de proteção contra incêndio”.
Sua resposta
Correta
ativa; ativada; fogo.
Comentário
Complete as lacunas dando sentido correto à frase: De acordo com a NBR nº 14.432, proteção ATIVA é o “tipo de proteção contra incêndio que é ATIVADA manual ou automaticamente em resposta aos estímulos provocados pelo FOGO, composta basicamente das instalações prediais de proteção contra incêndio”.
Questão 5
Correta
Questão com problema?
É um sistema automático utilizado na extinção de incêndios, sendo extremamente eficiente e tendo como principal vantagem não necessitar de intervenção humana direta para extinguir um incêndio. Possui composição básica semelhante ao sistema de hidrantes (manancial de água, sistema de pressurização e rede de distribuição), porém, em vez de hidrantes no ponto final da rede, existe um conjunto de aspersores (sprinklers), sendo os mais comuns vedados por um dispositivo sensível ao calor que libera a passagem de água na ocorrência de um incêndio.
Complete as lacunas fazendo com que a frase seguinte esteja com o sentido correto: A água é projetada sobre o ___ na forma _____, aumentando sua eficiência. Contudo, a eficiência do sistema depende da ______ do aspersor, da manutenção periódica e do seu ______ dimensionamento.
Sua resposta
Correta
fogo; nebulizada; localização; correto.
Comentário
A água é projetada sobre o FOGO na forma NEBULIZADA, aumentando sua eficiência. Contudo, a eficiência do sistema depende da LOCALIZAÇÃO do aspersor, da manutenção periódica e do seu CORRETO dimensionamento.