Buscar

Formação Econômica do Brasil - AVALIAÇÃO DISCURSIVA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação4,00
Qtd. de Questões2
Nota8,00
1
Sabe-se que o cultivo da cana-de-açúcar fortaleceu o domínio de Portugal pelas terras do Brasil por bastante tempo. Desde a organização da produção em larga escala até a implantação da indústria açucareira, foram constatados elevados lucros. 
Diante disso, apresente as condições presentes que favoreceram esse cultivo.
Resposta esperada
*É possível constatar condições que contribuíram para o cultivo e volume de produção de açúcar no Brasil, especialmente no século XV. São elas: condições relacionadas ao clima e solo; *o sistema de donatarias através de grandes extensões de terra (latifúndios) *e que favoreceram a monocultura; *e o acesso ao trabalho escravo diante do desinteresse apresentado pela mão de obra portuguesa.
2O programa de Aceleração Econômica do Governo (PAEG) desenvolvido de 1864 a 1967 no governo militar, buscava esclarecer e combater as causas e consequências do processo inflacionário, que cada vez mais estrangulava a economia e as vias de desenvolvimento. Assim, também para execução do PAEG, um diagnóstico da economia se fez necessário. Disserte sobre a conclusão desse diagnóstico.
Resposta esperada
*O diagnóstico da economia realizado pela PAEG concluiu que a inflação e seus déficits decorrentes tinham como principal causa a demanda, ou seja, *eram de cunho monetarista. Esse excesso de demanda era ocasionado pela grande monetização da economia e remuneração dos agentes (créditos e salários, por exemplo), *além da produtividade econômica, agravando ainda mais o problema do déficit público, consecutivamente.