Buscar

Propriedades da Água e Aminoácidos


Prévia do material em texto

Revisão dos conceitos abordados e estudo dirigido – Bioquímica 2024.1 
 
1. Explique as características de DIPOLO da molécula de água e cite suas propriedades físico-químicas. 
A água possui, portanto, uma dipolaridade bastante forte com as cargas positivas do hidrogênio e negativas do oxigênio, resultando em uma forte rede de ligações intermoleculares. Essas ligações são denominadas "pontes de hidrogênio"
A água possui, portanto, uma dipolaridade bastante forte com as cargas positivas do hidrogênio e negativas do oxigênio, resultando em uma forte rede de ligações intermoleculares
A molécula de água possui características de dipolo devido a distribuição desigual
 de cargas elétricas em sua estruturas. A molécula de água é composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Os átomos de hidrogênio te uma carga parcial positiva, enquanto o átomo de oxigênio uma carga parcial negativa .Essa distribuição desigual de cargas resulta em uma molécula de agua polar , o que significa que ela tem região ligeiramente negativa( próxima ao oxigênio)e uma região ligeiramente positiva próxima aos hidrogênio
1. Que tipo de ligações químicas a água estabelece? Essas ligações são realização a partir de que tipo de atração entre as moléculas? 
A água estabelece ligações covalentes
 entre oxigênio e os átomos de hidrogênio que a compõem. Além disso as moléculas de água também interagem por meio de ligações de hidrogênio, que são um tipo de ligação intermolecular. Essas ligações ocorrem devido a atração entre o átomo oxigênio parcialmente negativo e os átomos de hidrogênio parcialmente positivos em outras moléculas de água. Essas interações são essenciais para as propriedades única da água, como a sua capacidade de forma gotas, sua alta tensão superficial e sua habilidade de dissolver muitas substâncias
1. Por que a água possui propriedades físico-químicas bastante particulares como ponte de congelamento, ebulição e evaporação? 
A água tem propriedades físico-químicas particulares devido à sua estrutura molecular única e à maneira como suas moléculas interagem entre si. Por exemplo, sua capacidade de formar pontes de hidrogênio contribui para suas altas pontes de congelamento e ebulição, enquanto sua polaridade permite a evaporação rápida.
O arranjo polar dos átomos de oxigénio e hidrogénio faz com que a molécula de água seja atraída por muitos outros tipos de moléculas diferentes. A água pode por exemplo ser atraída por uma substância muito diferente como o sal (NaCl), quebrando as forças de atração que mantêm o sódio e o cloro juntos.
1. O que são moléculas anfipáticas? Explique a afinidade que essas moléculas estabelecem com a água. 
 
 Moléculas anfipáticas tem disposição a se solubilizar tanto em meios polares quanto em apolares. Dessa forma, ao colocá-las em água, sua parte polar interage com as moléculas de água, enquanto sua parte apolar se afasta do meio aquoso, procurando não manter contato com sua parte hidrofílica. Nesse sentido irá se formar as conhecidas micelas: estruturas que evidenciam o processo de solubilização de um composto por solventes de diferentes polaridades
Moléculas anfipáticas : são moléculas que apresentam características hidrofóbicas e hidrofóbicas 
Hidrofilicas : solúvel em meio aquoso ( afinidade com a água )
Hidrofóbica : insolúvel com a água (não interagem com a água )
1. Explique ou desenhe a molécula química dos aminoácidos. Defina aminoácidos e cite os diferentes grupos quanto às cadeias laterais e as ligações que estabelecem entre si e com outros compostos. 
DEFINIÇÃO DEAMINOACIDOS: são moléculas orgânicas que possuem um átomo de carbono ao qual se ligam um grupo carboxila, um grupo amino, um hidrogênio e um grupo variável.
Classificação dos aminoácidos
Aminoácidos com cadeias laterais apolares (hidrofóbicas, ou seja, não interagem bem com agua, incluem glicina alanina, valina e leucina
Aminoácidos com cadeias laterais polares hidrofílicas que interagem bem com a agua, serina, treonina, tirosina
; Aminoácidos ácidos (aminoácidos que possuem cadeias laterais com carga negativa devido à presença de grupos carboxila); Aminoácidos básicos (aminoácidos que possuem o grupo amino nas cadeias laterais).
A ligação peptídica é estabelecida por uma reação entre o grupo carboxílico de um aminoácido e o grupo amino de outro, exibir grupos que compõem a ligação peptídica.
.
 
1. Defina proteínas e explique o processo pelo qual essas biomoléculas são sintetizadas (síntese celular ou transcrição gênica). 
as proteínas São macromoléculas formadas pela união de aminoácidos que são unidos entre sim por ligações peptídicas. São compostos orgânicos, formados por Carbono , hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, desempenha várias funções como estruturação da célula, transporte de substâncias, defesa do organismo, catalisados de funções
Síntese proteica : é o processo de formação das proteínas ( na síntese proteica , a informação contida do DNA é transcrita para o RNAM e em seguida , traduzida numa sequência de aminoácidos formando a proteínas
1. Explique as diferentes estruturas que as proteínas podem apresentar e explique em cada uma delas, que tipo de interação e ligações estabelecem para formar as estruturas primaria, secundária, terciária e quaternária; 
Estrutura Primaria: sequência linear dos aminoácidos unidos por ligações peptídicas
Estrutura Secundaria: "A estrutura secundária geralmente é resultante de ligações de hidrogênio que ocorrem entre o hidrogênio do grupo – NH e o oxigênio do grupo C ═ O. 
Estrutura Terciária: "Quando as estruturas primárias das proteínas dobram sobre si mesmas, elas dão origem a uma disposição espacial denominada de estrutura terciária. Ela ocorre geralmente como resultado de ligações de enxofre, conhecidas como pontes dissulfetos. Mas podem ocorrer outras ligações espaciais também, como as realizadas por átomos de metais."
Estrutura Quatérnaria: "a estrutura quaternária é a união de várias estruturas terciárias que assumem formas espaciais bem definidas."
1. Explique a replicação do DNA e cite em qual etapa do ciclo celular (intérfase) que ela ocorre; 
interfase é dividida em três fases , na fase da interfase a célula não está em divisão , 
A replicação do DNA é o processo pelo qual uma célula faz cópia exatas do seu DNA antes da divisão celular . Esse processo é fundamental para a hereditariedade e a transmissão precisa das informações genéticas para celular filhas 
A replicação do DNA ocorre durante a fase S (síntese da interfase)
1. Explique a transcrição gênica e a formação do RNA mensageiro, transportador e tradutor. Qual a importância dos ribossomos nesse processo?
A transcrição genética é o processo pelo qual a informação genética contida no DNA é copiado para formar uma molécula de (RNAM mensageiro) essa cópia é essencial para a síntese de proteínas 
RNA Mensageiro (RNAM) Leva a informação genética ( retirada do DNA ) até o ribossomo 
RNA Ribossômico ou ribossomal (RNAR). 
Faz parte da estrutura dos ribossomos e participa do processo de tradução dos códon ls para síntese de proteínas 
RNA transportador 
Presente no citoplasma é responsável pelo transporte de aminoácidos até os ribossomos para síntese de proteínas
A importância dos ribossomos nesse processo é garantir a síntese de proteínas.
1. Diferencie a molécula de DNA e RNA. 
DNA - Ácido desoxirribose as bases nitrogenadas presentes DNA são CITOSINA , GUANINA , ADENINA E TIMINA o DNA contém duas fitas ( ele é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos )
RNA – Ácido ribonucleico – as bases encontradas no RNA são CITOSINA , TIMINA GUANINA E ADENINA E URACILAM o RNA contem apenas uma fita simples ( é responsável pela transcrição e tradução , atuando na produção de proteínas)
1. Explique a atividade enzimática segundo conceito dos sítios ativos. Cite Explique a atividade enzimática segundo conceito dos sítios ativos e que fatores podem influenciar a atividade enzimática. Porque alguns fatores como temperatura e pH são capazes de alterar a função das enzimas? 
Sítio ativo fenda que contém cadeias laterais de aminoácidos que se ligam ao substrato , promovendo sua catálise. Assim o substrato é convertido em produto e há a liberação da enzima , que não é consumida durante a reação ( RESUMINDO é onde o produto se liga ) 
As enzimas precisam de ambiente favorável ( Ph , temperatura, quantidade de substrato considerado ótimo caso contrário ela é inibida 
Inibidor : é qualquer fator que possa reduzir ou cessar ( pela desnaturação ) a reação enzimática 
Mudanças extremas nesses fatores podem desestabilizar as interações entre os aminoácidos da proteinas , levando a desnaturação e perda da atividade enzimática
1. Desenhe um polímero de DNA e de RNA (pelo menos uma sequência de 4 nucleotídeos) diferenciando quais tipos de bases nitrogenadas essas moléculas apresentam. 
 
image1.png
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina