Buscar

Unidades de Medida e Memórias

Prévia do material em texto

Aluno: Josenaldo dos Santos Brandao UP24115720
Gestão da Tecnologia da Informação: turma: Noite 
1- Definição das unidades de medida:
BTI (Binary Translation Interface): Uma interface de tradução binária que converte instruções de um processador de uma arquitetura de computador em instruções equivalentes para outra arquitetura.
BYTE: É a unidade básica de armazenamento de dados em computadores, representando um conjunto de oito bits.
GIGABYTE: Corresponde a aproximadamente 1 bilhão de bytes.
MEGABYTE: Equivale a cerca de 1 milhão de bytes.
TERABYTE: Corresponde a aproximadamente 1 trilhão de bytes.
PENTABYTE: Equivale a cerca de 1 quatrilhão de bytes.
EXABYTE: Corresponde a aproximadamente 1 quintilhão de bytes.
ZETTABYTE: Equivale a cerca de 1 sextilhão de bytes.
1- BTI: 1 bti = 0.0025 Megabits
2- BYTE: 1 byte = 0,000001 megabyte
3- GIGABYTE: 1 gigabyte = 1000 megabytes
4- MEGABYTE: 1 megabyte = 1 megabyte (óbvio)
5- TERABYTE: 1 terabyte = 1000000 megabytes
6- PENTABYTE: 1 petabyte = 1000000000 megabytes
7- EXABYTE: 1 exabyte = 1000000000000 megabytes
8- ZETTABYTE: 1 zettabyte = 1000000000000000 megabytes
2- O que é uma memória RAM?
 Memória RAM (Random Access Memory): É um tipo de memória de computador volátil e temporária que armazena dados e instruções em uso pelo sistema operacional e aplicativos em execução. É rapidamente acessível para o processador, permitindo uma operação mais rápida do sistema. 
De maneira geral, existem dois tipos de memória nos computadores: as memórias não voláteis e as memórias voláteis. A diferença entre ambas é a característica de manterem ou não o acesso às informações depois da máquina ser desligada, as memórias de armazenamento, por exemplo, – como HDs e SSDs – mantêm os dados gravados no sistema em caso de reinicialização dele. Assim, ainda é possível acessar um programa ou arquivo salvo nestes componentes do computador mesmo depois de reiniciá-lo. Estas memórias são do tipo não volátil, ou seja, o que é salvo nelas, permanece.
 Já as memórias RAM são voláteis. Então, se o PC for desligado, tudo que está armazenado temporariamente nelas será apagado. As memórias RAM existem para que o processador tenha acesso rápido a alguns arquivos importantes de aplicações do PC. Se o usuário, por exemplo, minimiza a janela do navegador que está sendo utilizado, o computador precisa manter essas informações em um local de acesso rápido, para permitir uso em tempo real, e isso não precisa ser armazenado na memória não volátil da máquina.
Existem vários tipos de memória RAM, que se diferenciam pela tecnologia, capacidade, velocidade, formato e outras características. Vamos entender como eles funcionam e quais as diferenças entre as gerações que ainda está em operação:DDR1, DDR2, DDR3, DDR4 e DDR5 juntamente com outras características importantes. Os chips de memória RAM são conectados a um circuito impresso chamado módulo ou pente de memória. O módulo tem um conector que se encaixa em um slot na placa-mãe do computador. O número e o tipo de slots na placa-mãe determinam a quantidade e o tipo de módulos de memória RAM que podem ser instalados no computador.
3-Defina memória ROM.
Memória ROM (Read-Only Memory): É um tipo de memória de computador não volátil e só de leitura, onde os dados são gravados durante a fabricação e não podem ser alterados ou apagados pelo usuário. Geralmente são usadas para armazenar o firmware e instruções essenciais de inicialização do sistema.
· Somente leitura: a principal característica é que não permite escrever ou copiar as informações no chip. Por isso, as memórias ROM são usadas em diversos eletrônicos para armazenar as principais configurações que serão transmitidas aos outros componentes, além de armazenar o "segredo" da empresa para a execução.
· Não-volátil: o fato de não ser volátil permite que o chip da memória ROM pare de receber energia elétrica e mesmo assim mantenha os dados programados internamente. Em outras palavras, mesmo que você desligue seu PC, a memória ROM manterá os dados mesmo sem energia por mantê-los armazenados fisicamente, nos diodos.
· Programável: é possível programar uma memória ROM de forma bem fácil, ajustando os comandos internos de acordo com a necessidade da construção ou projeto – mais detalhes nas categorias.
· 
Ao contrário de outros tipos de memória que utilizam um capacitor e um grid de colunas e fileiras para transformar as informações binárias em 0 e 1, a memória ROM possui um diodo que só é conectado caso o valor seja positivo (1) e se for negativo não há conexão feita (0) ou o diodo é queimado. Como o diodo normalmente tem uma corrente em apenas um sentido (diferente do capacitor), ela tem um controle de quanta corrente é necessária para fazer essa ativação e enviar o sinal positivo (1), enquanto se não tiver nenhum diodo conectado o resultado sempre será negativo (0) para aquela conexão.
4-O que é Peopleware?
 Peopleware: Refere-se à parte humana de um sistema computacional ou uma rede de computadores, incluindo os usuários, programadores, analistas, designers e demais profissionais que interagem com os aspectos tecnológicos, sociais e organizacionais.
 Peopleware é tudo aquilo que tenha relação com as pessoas no desenvolvimento e no uso do software e do hardware. As pessoas são uma parte imprescindível e vital de tudo isto.
 O desenvolvimento de uma aplicação não é igual a qualquer outro processo industrial de produção; mais ainda nos tempos que correm. Não avaliar a experiência, impedir que se experimente… isso não deve ter lugar no desenvolvimento de software e é isso justamente o que nos oferecem as pessoas que trabalham nele.
 Tem uma grande relação com esse valor ágil que já tratamos em outro post: “Se avaliam indivíduos e interações sobre processos e ferramentas”. Não há uma única definição de peopleware ou não há uma forma exata de expressar tudo o que isso envolve ou implica. É mais uma série de ideias, conceitos, todas aquelas técnicas, ferramentas e facilidades que podem ser realizadas para alcançar esse ideal de ‘equipe’; para que os integrantes de cada equipe entendam que têm todos o mesmo objetivo comum.  Que a comunicação efetiva é importantíssima para alcançar o sucesso. Ser equipes totalmente auto organizadas, multifuncionais…
 Peopleware cobre todos esses pontos que fazem com que as pessoas de cada equipe sejam cada vez mais produtivas, tenham uma maior motivação, tenham a possibilidade de ir aprendendo cada dia para tentar ser o mais multifuncional possível, encontrem seu lugar na equipe e aceitem e saibam realizar o momento de liderar alguma tarefa. Nem tudo é cor de rosa, sempre aparecem dificuldades e pequenas montanhas a serem escaladas para alcançar o sucesso, mas peopleware é valorizar e ‘mimar’ as pessoas para que escalar essa montanha seja mais s fácil e agradável.
5-Defina o termo TIC (tecnologia da informação e comunicação)
TIC é abreviação para o termo Tecnologia da Informação e Comunicação e ele engloba tecnologias que servem como mediadoras para os processos de comunicação, e foram potencializadas graças à internet. A TIC consiste em recursos de hardware, software e telecomunicações que oferecem automações ou outras funcionalidades que ajudam a otimizar a comunicação em empresas.
Ou seja, uma variedade de dispositivos, aplicativos, redes e serviços de computação que permitem comunicação, e podem ser usados em diversos segmentos, como indústria e, até mesmo, educação.
Embora o seu significado tenha sido esclarecido, convém um complemento. Afinal, estamos falando de uma série de recursos tecnológicos que, quando utilizados de maneira integrada, promovem melhorias múltiplas ao processo produtivo.
Alguns exemplos:
· na indústria, as TICs têm sido pensadas mais no sentido de soluções de automação;
· no comércio, como ferramentas integradas de gestão;
· para as fintechs, as TICs propõem segurança para lidar com o Big Data gerado intensamente.
Para isso, as TICs estão profundamente associadas ao desenvolvimento de hardwarese softwares. Muitos deles que hoje são simples — mas fundamentais — ferramentas cotidianas, como o e-mail, os fóruns online e a webcam, entre outras soluções tecnológicas que fazem parte da Transformação Digital que impulsionou este início de século.
Para que servem as TICs
As TICs servem como um elo para integrar e promover a comunicação entre pessoas ou setores, ou seja, essa área tem um papel fundamental para o desenvolvimento empresarial. Através dela, as organizações podem trabalhar remotamente e compartilhar informações independentemente de sua localização geográfica.
A Tecnologia da Informação e Comunicação na educação também está em alta. Principalmente após o início da pandemia da COVID-19, no qual muitas escolas passaram a operar de forma remota.
Quais são as vantagens da TIC?
A evolução tecnológica e digital trouxe grandes mudanças para o mundo. Muitas empresas sabem da importância de investir nesse nicho e de se manter atualizado no mercado.
Maior conectividade
As TICs proporcionam um grande avanço quando falamos de comunicação remota. Hoje em dia, é possível se comunicar por mensagens de texto, videoconferência e muitos outros meios de maneira instantânea.
Redução de custos
Uma grande dificuldade das empresas é encontrar maneiras de ter menos gastos. As TICs impulsionaram o crescimento de softwares de gestão que ajudam a aprimorar a comunicação da empresa.
Isso diminui os gastos do negócio relacionados a deslocamento de funcionários, já que não é preciso viajar a outro estado ou país para realizar reuniões e, até mesmo, promover “eventos corporativos”.
Além de promover o uso da inteligência artificial para automatizar tarefas e processos, o que acaba diminuindo os custos das empresas com estruturas físicas, por exemplo.
Aumento de produtividade
Devido a possibilidade de comunicação instantânea, o contato entre os colaboradores da empresa ou membros de um time se torna simples. Ferramentas de videoconferência, por exemplo, tornam a troca de informações algo ágil e eficiente.
Assim, é possível resolver problemas com mais agilidade, realizar reuniões ou editar arquivos independente de onde estiverem.
Otimização do relacionamento com cliente
As TICs também proporcionam ferramentas que podem ser utilizadas diretamente no setor de atendimento ao cliente. Utilizar tecnologias que ajudam a otimizar a experiência do cliente com a marca é fundamental para manter uma boa relação com ele.
É possível estreitar o relacionamento da empresa com o cliente utilizando, por exemplo, softwares de atendimento omnichannel automatizado, além de muitas outras soluções.
Integração do ambiente corporativo
A TIC também facilita a troca de informações entre os colaboradores, e promove uma comunicação empresarial simples e mais interatividade na empresa.
Desenvolvimento de processos de aprendizagem
A inclusão digital fez com que muitas pessoas passassem a ter acesso à educação através de cursos a distância (EaD). E, além dele, muitos outros métodos e práticas foram desenvolvidos para promover um melhor ensino, como usar computadores durante as aulas, por exemplo.
 
E quais são as desvantagens das tecnologias de informação e comunicação?
A TIC, sem dúvidas, proporciona muito conforto, conveniência e otimização para as empresas. Porém, apesar das muitas vantagens, em paralelo com essa evolução digital, também é possível perceber algumas desvantagens.
Perda de empregos
Os setores de manufatura, principalmente, podem sofrer razoavelmente com a implantação de TICs, devido ao aperfeiçoamento e automação de ferramentas.
Brechas para ataques virtuais
As tecnologias que são utilizadas no digital abrem muitas oportunidades para os chamados ciberataques. O Brasil, por exemplo, é o 2º maior alvo de ataques cibernéticos no mundo, segundo relatório da empresa especializada Netscout.
Isto porque falta investimento das empresas em segurança cibernética, e o crescimento exponencial do uso de TICs nos últimos anos fortalece ainda mais a atividade de hackers online.
Treinamento de funcionários
Implementar novas tecnologias sempre demanda um tempo de adaptação da empresa. Além disso, muitas vezes há dificuldades na hora de capacitar os funcionários para utilizar novas ferramentas.
Custos altos
Para algumas empresas, implementar novas tecnologias pode ser algo fora da curva e que demanda um certo investimento. Por isso, é importante planejar bem e guardar recursos para aderir a uma nova ferramenta que pode trazer bons resultados e otimizar muito as operações do negócio.
Os desafios em usar as TICs
Vale destacar que a relevância dessa tecnologia de informação integrada é benéfica em múltiplos níveis, mas que não se limita a eles apenas.
Afinal de contas, o mercado inteiro está em polvorosa com essa dinâmica digital. É importante contar com sólidos conhecimentos no setor para que cada investimento seja uma certeza e não apostas em tendências cujo prazo de validade está próximo de expirar.
O sucesso das empresas depende exclusivamente de um suporte profissional e de qualidade, que se converta rapidamente em resultados. Da mesma maneira que as TICs, quando implementadas, impactam a rotina do seu negócio.
Quais são as TICs para empresas?
A implementação de ferramentas voltadas as TICs para empresas é fundamental. Atualmente, há muitas soluções e estratégias de gestão e relacionamento para que as empresas possam implementar em suas operações.
1. Armazenamento em nuvem
O armazenamento em nuvem é uma prática que deixa os dados das empresas mais seguros e diminui a chance do vazamento de informações sensíveis.
2. Segurança de dados
Há ferramentas hoje em dia, como o Vision MEDR, da Algar Telecom, que protege a sua empresa e permite identificar e mitigar rapidamente os ataques aos dispositivos, além de garantir a segurança de seus ativos.
3. Redes Sociais
Na era digital atual, é importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais e outros meios de comunicação com seus clientes.
Justamente por necessitar de um conjunto de estratégias que otimizam a imagem da empresa, conseguem estabelecê-las no seu mercado de atuação e promovem muitos outros benefícios.
Por isso, o gerenciamento de redes sociais é indispensável para que as marcas saibam direcionar suas estratégias de comunicação na internet.
4. Segurança de Rede
As empresas precisam, além de tudo, garantir a segurança de seus equipamentos, como computadores, celulares corporativos, entre outros. Eles podem apresentar brechas e estarem suscetíveis a invasões e roubo de informações sensíveis.
5. Gestão e produtividade
Em tempos de pandemia, é preciso encontrar maneiras de manter os colaboradores integrados e ter uma gestão eficiente de funcionários. Para isso, há ferramentas no mercado que ajudam as empresas a realizar controle de jornada e manter a conectividade entre as equipes.
Quais são os impactos da TIC nas empresas?
Agora que você já sabe de todos os benefícios e sobre a evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação, deve estar se perguntando como isso realmente funciona nas empresas de fato.
Muitas das tecnologias de informação e comunicação proporcionam às empresas:
· Redução de custos;
· Melhor comunicação com o cliente;
· Melhor comunicação interna;
· Automação de processos;
· Baixo índice de erros;
· Maior segurança de dados;
· Maior mobilidade;
· Gestão otimizada;
· Maior produtividade.
Portanto, é nítido o quanto novas tecnologias são importantes para as empresas e devem ser implantadas de acordo com suas necessidades.
Como implementar TICs nas empresas?
Há alguns fatores que ajudam a direcionar as empresas quando o assunto é implementação de novas tecnologias.
Entenda a necessidade da sua empresa
Quais são as dificuldades do seu negócio? Muitos processos manuais? Dificuldade de assegurar a proteção de dados?
É importante procurar saber o que sua empresa precisa melhorar e como as TICs podem ajudar nestes aspectos.
Converse com funcionários, entenda os processos e a rotina de trabalho para saber sobre suas necessidades e entenda o que procurar nas ferramentas.
Achea ferramenta correta
Após mapear tudo que sua empresa precisa, você terá uma base para começar sua procura pela solução ideal.
Pesquise, busque indicações, entenda as particularidades das soluções e o que elas oferecem que podem realmente ajudar o seu negócio.
Eduque seus colaboradores
Algo essencial para otimizar o uso dessas ferramentas antes e após sua implementação, é educar seus funcionários. Ter certeza de que eles entendam porque a solução é necessária e como ela ajudará no seu dia a dia e na empresa no geral.
Além disso, prestar todo o suporte necessário para que eles saibam como utilizar a solução contratada, garantindo que ela realmente traga resultados positivos para o negócio.
Monitore o uso e os resultados
Mais importante ainda é ter certeza de que a ferramenta está sendo utilizada da maneira correta e como ela está afetando a empresa.
Ou seja, monitorar e analisar os resultados que ela está trazendo para facilitar novas tomadas de decisão e realmente otimizar o dia a dia do negócio.
Quais são as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação?
A pandemia da COVID-19 causou muitas mudanças no mundo, principalmente em quesitos econômicos.
Para evitar sentir os efeitos da crise financeira nos últimos meses, muitas empresas precisaram se adaptar através de ferramentas que facilitam sua comunicação e seus processos no dia a dia.
Além disso, o mercado tecnológico está em crescimento constante, e investir nele se tornou algo essencial para as empresas, além de se tratar de um diferencial competitivo. Implementar novas ferramentas ou otimizar as tecnologias já existentes é importante para que as organizações se mantenham inovadoras e atuais.
Por isso, confira a seguir algumas tendências do mercado de TIC para 2021.
1. Inteligência Artificial
Segundo o panorama de mercado de TI na América Latina, feito pela IDC, haverá uma luta por inteligência artificial superior e o talento em dados se intensificará em um curto prazo. Ao que tudo indica, a demanda por talentos de IA está acompanhando o crescimento do resto do mundo. Porém, faltam profissionais qualificados nessa área.
Segundo um estudo feito pela mesma corporação, os países da América Latina irão demandar mais de 225 mil especialistas em IA e cientistas de dados entre 2020 e 2023.
2. Armazenamento em nuvem
O uso de servidores locais já não é algo visto com bons olhos pela maioria das empresas. Além de gerar muitos custos, eles estão sujeitos a acidentes como raios, panes e incêndios. Isso coloca todos dados mais importantes da sua empresa em risco.
Diante disso e por conta de todos os seus benefícios, as organizações têm passado a dar preferência às soluções de TIC com base na nuvem. Mais do que garantir a segurança dos seus dados, fazer uma migração para a nuvem gera economia, menor latência, mais elasticidade e permite que os colaboradores acessem informações de onde estivem.
3. Automatização
A IDC ainda estima que, até 2023, ter um ecossistema de nuvem, com análises em tempo real com gestão de custos será fundamental para a automação de negócios na América Latina e para a evolução do setor de TI.
4. Experiência Total (TX)
Segundo estudo feito pela Gartner, a tendência é que as empresas invistam em fornecer uma experiência total a seus clientes conforme as interações se tornam mais móveis, virtuais e distribuídas.
Ou seja, combinar a experiência do cliente, experiência do funcionário e experiência do usuário para revolucionar os resultados da empresa.
5. Internet de Comportamentos
A internet de comportamentos, ou Internet of Behaviors (IOB), se aperfeiçoa com ajuda das tecnologias que captam dados que as pessoas geram no seu cotidiano. Informações como:
· Dados comerciais de clientes;
· Mídias Sociais;
· Implantação de reconhecimento facial em domínio público;
· Rastreamento de localização.
Ou seja, dados que podem ser utilizados pelas organizações para influenciar o comportamento humano. A Gartner estima que, até 2025, mais da metade da população esteja sujeita a um programa de internet de comportamentos.
6. Operações espalhadas geograficamente
Se espera que as empresas invistam em modelos operacionais que permitam o trabalho em qualquer lugar. Isto é, através de experiências virtuais aprimoradas para clientes e funcionários.
7. Qualquer coisa como serviço (XaaS)
Essa é uma estratégia que consiste em sourcing em nuvem, abrangendo a aquisição de um leque completo de serviços de negócios e TI por assinatura. Segundo a Gartner, 95% de novos investimentos em TI serão voltados para XaaS por parte de agências governamentais.
8. Valorização de pessoas
Segundo a IDC, até 2022, cerca de 65% dos donos de negócios e CEOs, a fim de estender sua produtividade e tomada de decisão, capacitarão digitalmente seus funcionários de linha de frente de dados, segurança e IA.
9. Backup em nuvem
O backup em nuvem é mais uma das soluções de TIC que toda empresa inovadora deve utilizar. Vale apontar que armazenamento e backup em nuvem não são as mesmas coisas. Enquanto a primeira só armazena e permite que arquivos sejam acessados de qualquer lugar, a segunda faz o backup de dados automaticamente.
Ao contar com o um cloud backup, a empresa garante total proteção e sigilo das informações, sem precisar de infraestrutura e gestão interna para isso. E, independentemente das falhas e desastres que possam acontecer, os dados estão totalmente seguros.
10. Monitoramento dos serviços de TI
Apenas contar com as melhores soluções de TIC não basta. Isso porque elas demandam constante controle e monitoramento para evitar possíveis problemas e prejuízos para as empresas.
Sendo assim, contar com serviços de rede gerenciados uma boa dica. Ela permite que problemas sejam resolvidos antes de derrubarem o sistema, reduz o tempo de correções emergenciais e ainda colabora com os processos de tomada de decisão.
11.  Comunicação unificada
Dentre as melhores soluções de TIC, está a comunicação unificada. A grande vantagem é que esse tipo de solução, como o nome sugere, unifica todos os canais de comunicação da empresa (chat, voz e vídeo). E, por ser baseada na nuvem, basta estar conectado à internet.
Com a comunicação unificada, a sua empresa evita investimentos em infraestrutura padrão, reduz os gastos com ligações, manutenção e equipe de suporte. Acima de tudo, esse tipo de solução ainda garante um aumento expressivo na produtividade das equipes.
12. Ferramentas móveis
Em um contexto no qual as pessoas só precisam de um computador para conseguir trabalhar, a mobilidade se torna um fator primordial. Diante disso, há cada vez mais soluções de TIC que disponibilizam ferramentas online bastantes úteis.
Esse é o caso das ferramentas do Office, por exemplo, que as empresas utilizam diariamente. A boa notícia é que hoje elas podem ser usadas para acessar, editar e compartilhar arquivos por meio de qualquer dispositivo. Além disso, é possível adicionar usuários e serviços de acordo com as necessidades da organização
O mercado de TICs em expansão
Só no país, o mercado de TICs teve um crescimento de 2,2% em 2018. Sinal evidente de que as empresas estão se mobilizando nesse cenário digital que vai guiar os rumos mercadológicos.
Antecipar-se às tendências e saber rapidamente como associá-la à sua demanda e necessidades, é crucial para gerar vantagem competitiva.
A questão é: quais desses TICs revolucionários têm o poder de impulsionar a sua marca, de modo que se distancie cada vez mais da concorrência?
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image1.png
image2.jpeg
image3.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina