Buscar

Documento plano de aula 3 educação infantil

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA
TEMA: Circuito motor 
ÁREA DO CONHECIMENTO: Movimento – equilíbrio e coordenação/ Linguagem Oral – expressão oral/conto de história.
PÚBLICO-ALVO: Educação Infantil (x) 0 a 3 anos () 3 a 4 anos
DURAÇÃO: 45 minutos (aproximadamente)
CONTEÚDO: movimentos - exercícios / Expressividade - expressão de ritmos corporais por meio de gestos posturas e da linguagem oral.
OBJETIVOS:
 Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se, brincadeiras e nas demais situações de interação. 
 Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, engatinhar, pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
RECURSOS:
Colchonetes ou tatames;
Caixotes de madeira;
Bambolê;
Fio barbante;
Baldes;
Bolinhas plásticas amarelas e vermelhas.
ORGANIZAÇÃO DA AULA
a) Introdução da aula: 
 Previamente, deve ser feito a forragem no chão com os tatames. Para iniciar a aula o docente deverá contar uma história e participar da prova caminhando na frente, assim a brincadeira vai ficar mais divertida, e chamará a atenção das crianças, demonstrarão interesse, fazendo com que a atenção se prenda.
(b) Desenvolvimento da aula:
 Com o tatame já no chão para que, as crianças não se machuquem, seguem as etapas as quais serão explicadas:
O caixote de madeira deve representar os degraus;
Bambolê será utilizado como obstáculos no percurso;
Para criar uma dificuldade na prova, baldes e bolinhas de plásticos;
Contudo, para indicar o término do percurso, um fio barbante esticado entre uma cadeira e outra.
(c) Atividades para as crianças:
 O ambiente será um bosque, cheio de obstáculos perigosos onde todos devem entrar fazendo cambalhotas no tatame. Agora vamos prepararmos esticando com alongamento do corpo. 
 Logo à frente, haverá os degraus. Precisam ser ultrapassados em fila, devagarinho para não acordar o lobo mal! . A professora diz:
­­­­­- Tive uma ideia! Vamos imitar os animais do bosque para não despertar o lobo. Assim, o lobo não notará que somos nós! Todo imediatamente começa a imitar o animal de sua preferência.
 - Ufa! Passamos: Diz a professora. Todos respiram aliviados.
Agora, um lago cheio de pedrinhas (representadas por bambolês), será o próximo obstáculo. “Sem “que pisem na água,” as crianças deverão pular de uma pedrinha a outra”, pois lobo lago se encontra o senhor jacaré. Muito cuidado nessa hora!
Mas de repente lobo acordou... Por sorte temos as laranjas e maçãs (representadas pelas bolinhas plásticas), Devemos encher o balde com elas. Arremessem as bolinhas tendo que acerta-las dentro do balde.
Agora lobo já com a barriga cheia, depois dessa comilança toda, continuará a dormir seu sono profundo e preguiçoso, e então podemos sair do bosque, engatinhando por baixo dos cipós das árvores (representado pelo barbante preso às cadeiras), chegam ao final do bosque. Todos saem sãos e salvos, comemorando com abraços apertados, sorriso no rosto, de tamanha alegria.
Sugira que as crianças espreguicem e se estiquem com mais um alongamento, dando por fim uma soneca no colchonete para descansar.
AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser através de observações, documentando mudanças e conquistas.
Importante lembrar que, o empenho conquistas deve ser valorizado e elogiado, por exemplo: seja em um comentário, uma atitude, uma descoberta. Assim, a criança se apropria desse conhecimento, as quais atitudes encorajam e situarão como relação à própria aprendizagem. 
Portanto, cabe ao professor, em sua avaliação com observações e notificações documentadas, se teve a participação de todos e o que poderá ser mudado para favorecer o sucesso da próxima aula.
REFERÊNCIAS:
RCNEI – Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol.3 Brasília, 1998.
educandoteka.com. BR/prática-pedagogia/plano - de - aula-para-o maternal.

Mais conteúdos dessa disciplina