Buscar

SERVIÇO SOCIAL E SEGURIDADE SOCIAL 07

Prévia do material em texto

A contrarreforma no contexto da Previdência Social está vinculada diretamente com o financiamento da política, a partir do denominado fundo público. Nesse entendimento, destaca-se que “o fundo público no Brasil historicamente favoreceu a acumulação de capital e apresenta características regressivas, tanto no lado do financiamento tributário, quanto na destinação dos recursos”. No Brasil, o fundo público tem sido “financiado pelos mais pobres e trabalhadores e apropriados pelos ricos”. (SALVADOR, E. Crise do capital e (des) financiamento da seguridade social.In: 5º Encontro Nacional de Seguridade Social. Brasília. CFESS. 2018. p. 25-41. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/2018CFESS-5EncontroSeguridade.pdf>. Acesso em: 17/09/2019.)
A partir dessa argumentação, analise as afirmativas a seguir.
I. O fundo público possui uma lógica rentista para os capitalistas.
II. O agronegócio, a construção civil e a indústria automobilística são os principais beneficiados com o financiamento público.
III. O uso do fundo público, para beneficiar o capital, se expressa com a renúncia dos tributos pelo Estado.
IV. Os tributos não pagos pelas grandes empresas têm ocasionado o (des) financiamento da Seguridade Social.
V. Os bancos têm sido os principais financiadores da Seguridade Social.
Agora, assinale a alternativa correspondente ao processo de (des) financiamento da Seguridade Social.
Sua resposta (incorreta)
I, II, III.
Resposta correta
I, II, III, IV.
Resposta incorreta. O fundo público se expressa no benefício do capital, onde o Estado se apresenta como um dos financiadores deste, quando não reivindica a cobrança dos tributos do grande capital.

Mais conteúdos dessa disciplina