Buscar

Reconstrução dos Direitos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Segundo a filósofa Hannah Arendt, apesar dos esforços para a construção dos direitos humanos, alguns acontecimentos do final do século XIX e do início do século XX causaram uma ruptura desses direitos e, por conta disso, a autora defende uma reconstrução dos Direitos Humanos. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
O ponto-chave na teoria da autora é a luta pelo direito a se ter direitos, pois muitas pessoas se encontram totalmente desprotegidas e sem possibilidade de recorrer a ajuda de nenhum Estado.
O período mais tenso que a humanidade já passou foi durante a Guerra Fria, quando a iminência de uma nova guerra mundial fragilizou a constituição dos países e muitos indivíduos ficaram sem assistência jurídica.
A teoria da autora sofre ditversas críticas internacionais, pois, ao apontar os problemas enfrentados pelos Direitos Humanos sem indicar soluções, a filósofa estaria fragilizando a fundamentação dos direitos.
A teoria de Hannah Arendt encontra-se totalmente superada nas discussões jurídicas, pois os problemas apontados pela filósofa foram resolvidos ao final da Guerra Fria, quando os países socialistas aceitaram fazer parte das Nações Unidas.
O argumento de Arendt, judia que viveu os horrores da Guerra, é considerado literário e emocional, sendo adaptado pelos intelectuais, à lógica da defesa dos Direitos Humanos do cidadão.
Segundo Hannah Arendt, na primeira metade do século XX, muitos indivíduos ficaram desprotegidos judicialmente e os Direitos Humanos deveriam ocupar justamente esse espaço e servir a todos independentemente da ação dos Estados.
image1.wmf
image2.wmf