Buscar

Lista de exercícios Fotogrametria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIO; fotogrametria 
QUESTÃO 01:
Aerofotogrametria: operações realizadas com fotografias da superfície terrestre, obtidas por uma câmara de precisão acoplada em uma aeronave; 
Fotogrametria terrestre: captura as imagens a partir de uma posição fixa do terreno; 
Fotogrametria espacial: fotografias ou imagens extraterrestres nas quais a câmera está fixada na Terra, na Lua, em um planeta ou em um satélite artificial; 
Fotogrametria a curta-distância: está relacionada à proximidade entra a câmera e o objeto a ser fotografado.
QUESTÃO 02:
O trabalho fotogramétrico quantitativo está relacionado a fotogrametria métrica, que consiste no envolvimento de medidas precisas e cálculos para determinar o tamanho, a área, o perímetro e as foras das feições cartográficas, com a finalidade de elaborar produtos como cartas planialtimétricas, mosaicos e ortofotos. Já o trabalho fotogramétrico qualitativo envolve a fotogrametria interpretativa, que se destina a medidas qualitativas, bem como da interpretação das feições na imagem, como por exemplo, a identificação de uma cultura de soja, tipo de solo, etc.
QUESTÃO 03:
As câmeras fotogramétricas possuem maior rigor métrico na definição dos parâmetros regem a câmera.
QUESTÃO 04:
Ângulo normal: permite maior altura de voo, porém é desaconselhável para trabalhos estereoscópicos.
Grande angular: geralmente utilizadas para a confecção de cartas topográficas em escalas médias e grandes.
Supergrande angular: aumentam bastante a cobertura, principalmente em escalas médias e grandes.
QUESTÃO 05: 
Quanto maior o valor da distância focal, mais “fechado” será o ângulo de visão de uma lente. Quando esse valor é menor, mais “aberto” será a abertura angular de uma lente.
QUESTÃO 06:
- Córnea x Lente: a córnea é a parte transparente que fica na frente do olho, comparando a mesma com a lente da câmera, que também é translúcida. Ambas possuem uma certa curvatura que, em geral, é o que permite visualizar os lados direito e esquerdo. Ou seja, se não fosse a curva, só enxergaríamos o que está exatamente à nossa frente.
- Foco: tanto o olho quanto a câmera fotográfica conseguem focar em uma única imagem e desfocar do resto. Portanto, o olho é capaz de focar um cenário maior. Assim como, a câmera tem capacidade de registrar uma imagem maior.
- Ângulo de visão: em geral, lentes de 17mm tem um campo de visão de aproximadamente 93 graus. Por outro lado, o olho consegue visualizar cerca de 180 graus. Assim, o ângulo de visão humana equivale ao de uma lente de 1mm. O ângulo de visão do olho é fixo, enquanto as câmeras diversos tipos de lentes para cada distância.
- Cores: os olhos são capazes de enxergar até 576MP de imagens. Além disso, estimasse-se que ele nota cerca de 10 milhões de cores. Já as câmeras digitais mais modernas captam no máximo MP de imagens, porém, as câmeras de vídeo gravam cores em até 14 bits por canal, logo, correspondendo a 4,4 trilhões de cores.
- Pupila x diafragma: ambos possuem a função de controlar a quantidade de luz.
- Retina x sensores: a retina fica na parte de trás do olho e coleta a luz refletida no ambiente circundante para formar a imagem. A mesma tarifa na câmera é realizada pelos sensores em câmeras digitais. Esse processo sustenta tanto o funcionamento das câmeras quanto dos olhos.
QUESTÃO 07: 
Filme fotográfico: dispositivo que capta luz.
Obturador: está localizado no corpo da câmera e determina o tempo em que o filme ficará exposto a luz.
Objetiva: acessório localizado na parte frontal das câmeras. É formado por um conjunto de lentes que quando atingidas pela luz, direciona a luminosidade até o filme fotográfico, sensibilizando-o.
Diafragma: localiza-se na parte interna da objetiva e determina a quantidade de luz que irá entrar em contato com o filme. O obturador e o diafragma trabalham juntos, controlando o tempo e a intensidade da luz. A abertura do diafragma influi diretamente a nitidez da fotografia.
Visor: o visor é o lugar onde o fotógrafo posiciona o olho para visualizar a cena que será fotografada, devido a um esquema de espelhos posicionados de forma estratégica no interior do corpo da câmera.
Sistema de foco: pode atuar no modo manual ou automático, dependendo do tipo de câmara. Há vários modos de operação do modo automático e o modo manual permite ajustes pelo anel de focalização da objetiva.
Sensor: é formado por uma grade de elementos sensíveis que transforma sinais eletrônicos em sinais digitais e os envia para o cartão de memória.
QUESTÃO 08:
Distância principal calibrada; coordenadas do ponto principal; coeficientes para correção da distorção descentrada; coeficientes para correção da distorção radial simétrica; desvio padrão dos dados acima.
QUESTÃO 09:
A calibração efetuada pela fábrica é feita através de métodos de laboratório, em condições diversas de temperatura, pressão, posição, etc., daquelas em que a câmara irá funcionar na prática. Além, disto, o uso da câmera determina uma modificação nas suas constantes de calibração, fazendo-se necessário que, periodicamente estas sejam reavaliadas.
QUESTÃO 10:
Vertical: quando seu eixo ótico é vertical.
Oblíquas altas: quando o eixo ótico é inclinado para abranger o horizonte.
Oblíquas baixas: quando o eixo é inclinado, mas sem abranger o horizonte.

Mais conteúdos dessa disciplina