Buscar

Impacto da Lei de Abuso de Autoridade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA
CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM SEGURANÇA PÚBLICA
	
ALBERTO PORTELLA NETO
TÍTULO DO TRABALHO 
ORIENTADOR
PROFESSOR KÁTIA DE MELLO SANTOS
ARAUCÁRIA
2021
Alberto Portella Neto
TÍTULO DO TRABALHO 
RESUMO
O referido trabalho tem como objetivo o estudo da nova lei de abuso de autoridade e seu reflexo na prática do trabalho do agente de segurança tendo em vista o advento da Lei 13.869/19, que portou mudança na conduta que evidencia o crime de abuso de autoridade de agentes públicos. Observando o exposto referente à questão do abuso de autoridade haja vista a função de funcionários públicos sendo de força policial ou servidores em exercício da função, o delito de abuso de autoridade é previsto pela Lei 13.869/19 de 05 de setembro de 2019, tornando a prática da função um marasmo principalmente para os policiais, uma vez que andam no limite da Lei para execução das suas atribuições. A metodologia utilizada no presente trabalho é a pesquisa bibliográfica.
Palavra chave: Abuso de Autoridade, Lei 13.869/19, Policial.
ABSTRACT
This work aims to study the new law on abuse of authority and its impact on the practice of the work of the security guard, in view of the advent of Law 13.869/19, which brought about a change in conduct that highlights the crime of abuse of authority of public agents. Observing the foregoing regarding the issue of abuse of authority, given the function of public officials being part of the police force or servants in exercise of their function, the offense of abuse of authority is provided for by Law 13.869/19 of September 5, 2019, making the practice of the function a marsmus mainly for the police, since they walk within the limits of the law to carry out their duties. The methodology used in this work is bibliographic research.
Keyword: Abuse of Authority, Law 13.869/19, Police Officer.
CURITIBA
2021 
1. INTRODUÇÃO
A pesquisa em relação à lei de abuso de autoridade tem como objetivo central a observância na alteração da conduta policial e seus excessos, como a lei de abuso de autoridade determina a conduta de agentes públicos de todo país, em substituição a legislação da época da ditadura que era voltada apena ao executivo, agora o novo texto se aplica aos servidores públicos e autoridades dos três poderes Legislativo, Executivo e Judiciário incluindo também o Ministério Público. A nova lei caminha no sentido de tentar definir os tipos penais de uma forma mais clara e sistematiza de maneira mais incisa a estrutura dos tipos penais.
A metodologia realizada para a aplicação do presente trabalho foi a de pesquisa bibliográfica, este procedimento é exclusivamente de cunho teórico e busca reunir o máximo de informação possível sobre o tema abordado.
 
2. CONCEITO
Em 5 de setembro de 2019, entra em diligência a nova lei de abuso de autoridade após um período de 120 dias de vacatio legis(artigo 45), a decorrida substitui a antiga Lei 4.898, de 5 dezembro de 1965, que foi publicada para reduzir os excessos que viessem a ser cometido pela força policial(FREITAS,2019).
De acordo com Vladimir Passos de Freitas (2019):
“A nova Lei de Abuso de Autoridade é fruto de diversificadas iniciativas, cujo início se deu através dos Projetos de Lei do Senado 280, de 2016, do Senador Renan Calheiros, e 85, de 2017, do Senador Randolfe Rodrigues, relatados pelo Senador Roberto Requião”.
O interesse no tema surgiu 
3. DESENVOLVIMENTO
Em advento da nova lei as forças de Segurança Pública passaram por um processo de readequação em alguns quesitos que vinha seguindo, para assim se ajustar a nova lei.
Para adequar-se a nova sistemática alguns Estados adotaram alguns meios para a adequação do seu efetivo.
Em concordância com Alex Rodrigues (2020):
A Polícia Militar do Pará iniciou um ciclo de palestras para capacitar os policiais sobre as implicações da Lei de Abuso de Autoridade. A proposta da corporação é, em conjunto com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), percorrer todas as unidades militares do estado. As guardas civis de Contagem (MG) e de Paulo Afonso (BA), entre outras, também já reuniram seus integrantes ou divulgaram orientações sobre os novos procedimentos.
FREITAS, Vladimir Passos.  Nova lei de abuso de autoridade é aprovada em clima de tensão. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2019-set-29/segunda-leitura-lei-abuso-autoridade-aprovada-clima-tensao>. Acesso em 02/11/2021.
RODRIGUES, Alex. Polícias mudam rotina para se adequarem à Lei de Abuso de Autoridade m rotina para se adequarem à Lei de Abuso de Autoridade. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2020-01/policias-mudam-rotina-para-se-adequarem-lei-de-abuso-de-autoridade>. Acesso em 02/11/2021.

Mais conteúdos dessa disciplina