Buscar

UNOPAR 3

Prévia do material em texto

UNOPAR
CURSO TECNOLOGO EM RADIOLOGIA
MAYARA SOUZA
PORTIFOLIO DE AULA PRÁTICA/ 3 SEMESTRE
EXAMES RADIOLÓGICOS EM CONTRASTE
PALHOÇA-SC
2023
Introdução
Neste trabalho irei apresentar um pouco da conclusão dos estudos didático-pedagógicas para o desenvolvimento dos conhecimentos nas técnicas sobre a tomografia computadorizada.
Atividade proposta1: Identificar as fases do contraste na tomografia computadorizada.
Neste caso de estudo o contraste iodado foi administrado via oral e endovenosa. A partir da análise das imagens, identifique as fases: Pré-contraste endovenoso, Arterial, Portal e Excretora. Descreva quais estruturas são evidenciadas em cada uma das fases do contraste.
Pré-contraste endovenoso: Nessa fase, não há ainda presença de contraste no interior dos vasos, ou seja, as imagens mostram apenas as estruturas anatômicas naturais do corpo.
Arterial: Nessa fase, o contraste é visualizado nas artérias, evidenciando a perfusão arterial e permitindo a identificação de possíveis áreas de estenose ou obstrução.No rim o contraste aparece contornando a estrutura.
Portal: Nessa fase, o contraste é visualizado nas veias portais, evidenciando o fluxo venoso no fígado e permitindo a identificação de possíveis lesões hepáticas ou tumores. No rim o contraste aoarece preenchendo a estrutura.
Excretora: Nessa fase, o contraste é visualizado nos rins, bexiga e ureteres, evidenciando a função renal e permitindo a identificação de possíveis lesões ou obstruções.
Deve-se notar que as fases e estruturas descritas são genéricas e pode variar de acordo com o tipo de exame, protocolo e objetivo específico da investigação.
Atividade proposta 2: Conhecer os procedimentos necessários para realização dos exames de contraste.
Para nossa segunda atividade você deverá descrever detalhadamente os procedimentos necessários para a realização da urografia excretora e do estudo contrastado do esôfago, estômago e duodeno. 
1) A urografia excretora é um exame radiológico que estuda morfologicamente o sistema urinário. Este exame é indicado em pacientes que apresentam patologias como cálculo renal, cálculo uretral, traumatismo renal, hipertensão, massa abdominal ou pélvica, dor no flanco, infecções do trato urinário, insuficiência renal e hematúria. Quais são os procedimentos para a realização do exame? Mencione o posicionamento do paciente, qual meio de contraste deve ser utilizado, qual o tempo para a realização de cada radiografia. 
A urografia excretora é realizada em 3 etapas: a fase de nefelografia, a fase de cistografia e a fase pielografia. Na fase de nefelografia, o paciente é posicionado deitado de costas, e é injetado um meio de contraste (iodado) intravenosamente. São realizadas radiografias a cada 10 minutos, durante aproximadamente 30 minutos, para avaliar a excreção renal. Na fase de cistografia, o paciente é posicionado deitado de costas, e é inserido um cateter na bexiga. O meio de contraste é injetado através do cateter, e é realizada uma radiografia da bexiga. Na fase de pielografia, o paciente é posicionado deitado de costas, e é injetado um meio de contraste (iodado) intravenosamente. São
realizadas radiografias a cada 5 minutos, durante aproximadamente 15 minutos, para avaliar a uretra e os ureteres. Em geral, o exame dura cerca de 2 horas, incluindo o tempo para preparação do paciente e administração do meio de contraste.
2) O EED (Esôfago, estômago e duodeno) tem por objetivo estudar radiologicamente o funcionamento do esôfago distal, do estômago e do duodeno. Entre as principais indicações clínicas estão gastrite aguda ou crônica, hérnia de hiato, divertículos, úlceras pépticas, bezoares e carcinoma. Suponhamos que você recebeu um paciente adulto, do sexo masculino, para a realização do EED através da radiologia convencional, quais são os procedimentos a serem seguidos para a realização do exame? Mencione o posicionamento do paciente, qual meio de contraste deve ser utilizado, qual o tempo para a realização de cada radiografia. Checklist As tarefas foram concluídas com êxito? Você foi capaz de identificar as diferentes fases do contraste em uma tomografia de abdome total? Você foi capaz de compreender os procedimentos necessários para a realização de um exame contrastado?
O EED deve ser feito com contraste, como por exemplo o iodopovidona que é amplamente utilizado, ele é aplicado por meio endovenoso. O paciente deve ser posicionado de costas, com seu corpo alinhado e membros inferiores e superiores estendidos, o tempo do exame varia de 30 à 60 segundos. É um exame de diagnóstico por imagem realizado com o objetivo de avaliar a anatomia e a fisiologia desses órgãos. O exame é realizado com a administração endovenosa de um meio de contraste iodado, que permite a visualização desses órgãos em imagens radiográficas.
O EED é indicado para o diagnóstico de diversas afecções como úlcera pépticas, gastritres, hérnias de hiato, divertículos, carcinoma e outras. O exame é realizado de forma segura e rápida, possibilitando ao médico a avaliação detalhada desses órgãos internos.
O resultado do exame deve ser analisado com cuidado pelo médico radiologista, que poderá detectar possíveis anomalias e realizar o diagnóstico correto. O EED é considerado um exame seguro e eficaz para o diagnóstico de várias condições.
A partir do enunciado:
· O paciente deve ser posicionado deitado de costas, com seu corpo alinhado de forma correta e os membros superiores e inferiores estendidos. O exame deve ser realizado com um meio de contraste iodado (como o iodopovidona).
· O exame deve começar com uma radiografia de tórax em incidência postero-anterior, onde o paciente deve levantar o braço direito acima da cabeça. Esta radiografia deve durar cerca de 30 segundos.
· Em seguida, deve-se realizar uma radiografia de abdome em incidência postero-anterior, onde o paciente deve levantar o braço direito acima da cabeça. Esta radiografia deve durar cerca de 30 segundos.
· Finalmente, deve-se realizar uma radiografia de EED em incidência lateral, com o paciente deitado de lado. O paciente deve levantar o braço direito acima da cabeça, e a radiografia deve durar aproximadamente 60 segundos.
CONCLUSÃO 
As atividades realizadas foram muito explicativas para entender um pouco de como funciona os exames de tomografia contrastados e como identificar suas fases.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Tomografia com contraste: para que serve o exame e como é feito (telemedicinamorsch.com.br)
Tomografia com Contraste: preparo, cuidados e quando é necessário (laboratorioexame.com.br)
Esofago Estomago Duodeno - EED (tecnologiaradiologica.com)

Mais conteúdos dessa disciplina