Buscar

Anexo I - Projeto Educarte

Prévia do material em texto

Anexo I - Projeto Educarte
	Unidade Escolar: Escola Estadual Profesor Welson Mesquita de Oliveira.
	Município: Cuiabá - MT
	DRE: Cuiabá - MT
	Modalidade do projeto: Teatro, Dança, Artes Visuais, e Musicalidade
	Professor(a)/área de atuação: Julio César Felomeno Cardoso / Sociologia ( Apto no projeto )
	Diretor(a): Fabio Bernando da Silva
	Coordenadores(as) responsável: Sheila Meira Correa dos Anjos
Introdução:
A amplitude da BNCC, abarcando políticas públicas na esfera municipal, estadual e federal, e também observamos sua ligação direta com o PNE (Plano Nacional de Educação) e LDB (Lei 9394/96, Diretrizes e Bases da Educação Nacional), sendo que o documento elaborado de acordo com princípios éticos, políticos e estéticos e estes itens exaltam a importância de educação de qualidade, respeitando as especificidades do discente e da região em que está inserido, o que também engloba a cultura.
Na LDB, já havia uma proposta de uma base nacional comum curricular.
	Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).
A BNCC é um documento normativo que marca a História da Educação Nacional, pois há anos a comunidade escolar esperava pelo documento que unifica os conteúdos referentes ao ensino fundamental em todo o país e no que refere-se aos direitos de aprendizagem, retomaremos a meta 7 do PNE, a qual fomenta a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades visando à melhoria das aprendizagens com o objetivo de melhorar a média nacional do IDEB (Brasil, 2014).
No tocante ao Projeto, Arte, Música e Comunicação- EDUCARTE a escola ressalta o interesse em ofertar o Projeto, pois proporcionará condições para uma apreciação rica e ampla de conhecimento, no qual o integrante aprenderá a valorizar os momentos importantes em que a arte esteja se registrando no tempo e na história local, através de shows, festivais, competições, eventos da cultura popular, manifestações artísticas, dentro e fora do espaço escolar, enriquecendo seu currículo.
Objetivo Geral
	
Desenvolver junto à comunidade escolar os valores essenciais para a prática da cidadania, utilizando o projeto Educarte como ferramenta de ensino e aprendizagem, resgate, inclusão social, diminuição da evasão escolar, bem como o comprometimento com o educar e a ampliação do conhecimento e cultura através das oficinas artísticas ofertadas. 
Objetivos específicos
· Inserir o ensino da música na escola, conforme Lei 11.769/08; 
· Minimizar o índice de indisciplina, evasão e reprovação na escola;
· Valorizar o trabalho em grupo;
· Melhorar a autoestima do educando;
· Cooperar com a movimentação cultural da cidade; 
· Apropriar-se de novas formas de comunicação social; 
· Desenvolver o senso de cooperação, fraternidade e respeito;
· Desenvolver a automotivação e a autodisciplina;
· Desenvolver a coordenação motora.
· Diminuir a evasão escolar.
· Exercer a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento Redigir frases concisas acerca dos objetivos do projeto.
Justificativa
A educação deve atuar decisivamente no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direito entre os cidadãos, baseada nos princípios democráticos. Essa igualdade implica necessariamente no acesso entre as quais, os conjuntos dos conhecimentos socialmente relevantes foram fundamentados na Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, no qual traça as orientações para a educação, em todos os níveis da educação escolar. 
No artigo 32 inciso III da LDB, sobre o ensino fundamental, no qual o aluno terá como objetivo a formação básica como cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista, a aquisição do conhecimento e habilidade e a formação de atitude e valores, a escola pode contribuir para que os alunos se tornem ouvintes sensíveis, amadores e talentosos, músicos, dançarinos e contempladores da arte.
E com esse intuito a unidade escolar tem interesse em ofertar e desenvolver o projeto Educarte, no qual possibilitará o educando exercer sua criatividade, reflexão, autodisciplina, e a solidariedade em participações coletivas no desempenho das atividades propostas. Através de aulas consonantes com os professores regentes de forma a ampliar a aplicabilidade do currículo comum e diversificado, melhorando a autoestima que consequentemente terá reflexos positivos na qualidade de vida e de aprendizado dos alunos. 
Metodologia:
 A metodologia a se utilizar no Projeto Educarte será através de aulas dinâmicas dentro do ambiente escolar, no qual se enfatizará a relação entre aluno e o professor, trabalhando o indivíduo e suas peculiaridades dentro do contexto social, ressaltando a solidariedade e o 
trabalho coletivo de maneira interdisciplinar. O Projeto Educarte será orientado, acompanhado e avaliado por um coordenador pedagógico específico. O professor atribuído deverá entregar o plano de trabalho anual, e os planejamentos semanais, quinzenais ou mensais.
 Estas aulas serão divididas em aulas teóricas e práticas, de maneira que incentive a criatividade dos alunos no ato da elaboração e interpretação, por manifestação artística, que deverá ser acompanhado pelo professor atribuído ou responsável. Serão realizados debates em grupos, avaliação da participação dos alunos e reflexões individuais, de maneira que respeite as fases do desenvolvimento cognitivo do educando, oportunizando a experiência do aluno que possa ajudar no processo de ensino aprendizagem, em diversos ambientes como salas de aula, sala de vídeo, sala de auditório, pátio, quadra esportiva aberta, quadra esportiva coberta, sala da rádio. 
O Projeto Educarte será desenvolvido durante todo o ano letivo de 2024 de maneira parcial ou integral com suas oficinas em apresentações ou divulgação de atividades produzidas no decorrer do ano. O profissional atribuído deverá programar-se para as datas e eventos que ocorrerá durante o ano letivo, sendo as principais: dia das mães, festa junina, aniversário da cidade, abertura de jogos e eventos dentro ou fora do ambiente escolar (que represente a escola), desfile de 07 de setembro, feira cultural entre outros.
Recursos Humanos e Materiais:
a) 
Nome: Julio César Felomeno Cardoso
Brasileiro, Solteiro, 26 anos.
Endereço: Avenida Santa Cruz II 
Bairro: Santa Cruz II
Cidade: Cuiabá - MT
E-mail: juliocesar.f.cardoso@hotmail.com / julio.cardoso@edu.mt.gov.br
Contato: ( 65 ) 9 9265-0820
Formação:
	
Ensino Fundamental e Médio Concluido.
	Graduado em Sociologia – UNIP ( Universidade Paulistana de São Paulo )
	Cursando Mestrado.
	
	Experiência Profissonal:
Escola Estadual 14 de Fevereiro ( Escola atual - Escola Militar Tiradentes )
Cidade: Pontes e Lacerda – MT
Ano do Trabalho: 2016
Professor da Educação - Secretaria do Estado de Mato Grosso – SEDUC.
Em sala de aula a partir do ano de 2021....
Qualificações e Atividades Profissionais:
Windows 7, Word 2010, Excel 2010, Power Point 2010, Internet Explorer, Secretariado e Contabilidade. (2014)
Referencias Pessoais:
Wellington Galossi: ( 65 ) 9.9983 - 2575
Sheilla Corrêa: ( 65 ) 9. 9641 – 5350
O profissional descrito para atribuição do projeto ministrou e foi responsável pelo Projeto Educarte em outra unidade escolar do ano de 2016 como contrato temporário. O profissional tem a formação em Sociologia o que facilita na dinâmica e diferentes metodologias de aprendizado, com notório e amplo domínio nas áreas artísticas.
b) 
Sim. A unidade Escola Estadual Professor Welson Mesquita de Oliveira foi conteplada com o Kit Banda Escolar para o ano de 2024
c) 
A unidade atualmente não conta com instrumentos musicais, mas tem interesse de 
adquirir/receber um kit banda para a ampliaçãoda quantidade de alunos que serão atendidos pelo projeto.
· 24 Pares de Pratos 
· 8 Bumbos
· 8 Liras
· 8 Tarol Fino
· 8 Surdo Médio
· 30 Talabartes
· 30 Baquetas para Tarol
· 12 Baquetas para Surdo Médio
· 5 Baquetas para Lira
· 5 Peles de Tarol / leitosa
· 5 Peles de bumbos
1 Kit contendo as chaves necessárias para manutenção dos instrumentos.....
Cronograma:
O projeto será desenvolvido de segunda-feira a sexta-feira durante todo o ano letivo 2024, podendo ser utilizados os sábados, desde que sejam autorizados pelo CDCE e o gestor (a) da unidade escolar, acompanhado de um coordenador pedagógico, e com aviso prévio aos alunos e responsáveis. As aulas aos sábados serão facultativas aos alunos. As inscrições para o projeto sera com antecedencia de no minino 15 dias.
As aulas teóricas e praticas serão ministradas aos alunos matriculados no Projeto Educarte no regime de contra turno e em horários que oportunize o aluno que tem uma carga horaria de estudos elevada, trabalhe ou tenha alguma dificuldade de locomoção. Com intuito de alcançar o maior número possível de alunos as turmas formadas nos três períodos atendidos pela escola serão organizadas conforme a lista abaixo:
	Turnos dos alunos:
	Período de atendimento:
	Matutino
	Vespertino ou noturno.
	Vespertino
	Matutino ou noturno.
	Noturno
	Matutino ou Vespertino.
Após a atribuição do profissional responsável pelo projeto o mesmo deverá realizar um levantamento através de inscrições internas por parte dos alunos para que haja a possibilidade de realocação de alunos entre as turmas formadas, períodos atendidos e locais físicos para a ministração das aulas e execução de apresentações. Como descrito neste projeto as apresentações ocorrerá nos [...] eventos durante o ano letivo, sendo as principais: dia das mães, festa junina, aniversário da cidade, abertura de jogos e eventos dentro ou fora do ambiente escolar (que represente a escola), desfile de 07 de setembro, feira cultural entre outros.
Referências bibliográficas e/ou bibliografia
 BNCC: Ensino Fundamental e Médio. Brasília, DF, 2017.
Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Brasília, DF, 2015.
LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p.
Estatuto da criança e do adolescente. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 115 p.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação infantil: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC – SEF, 1998.
MATO GROSSO. LEI Nº 11.422, DE 14 DE JUNHO DE 2021. Cuiabá, MT, 2021.
 
Anexos:
A unidade escolar não possui nem um material de Kit Banda esscolar.
Parecer do CDCE:
	 Diretor
_______________________________________________
 Coordenadora
 ___________________________________________________
 Professor
________________________________________________________
 CDCE
 ___________________________________________________________
Rua Engenheiro Edgar Prado Arze, Quadra 01, Lote 05, Setor A
Centro Político Administrativo| CEP 78049-906 Cuiabá-MT CEP: 78049-909
Fone: (65) 3613-6300
www3.seduc.mt.gov.br/
image2.jpeg
image1.jpeg
image3.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina