Buscar

Reflexões sobre a presença de Deus

Prévia do material em texto

TEMA- QUANDO ENTRO NA PRESENÇA DE DEUS
TEXTO- SALMOS 73:13-28
INTRODUÇÃO:
ESSE É O PRIMEIRO SALMO DE UM GRUPO DE 11 LIGADOS A ASAFE NESTE TERCEIRO LIVRO DO SALTÉRIO. SÃO ATRIBUÍDOS A ASAFE OS SALMOS 50 E 73 A 83. ESSE ASAFE FOI DESCENDENTE DE GERSON, FILHO DE LEVI (1CRON. 6: 39-43), UM DOS LÍDERES DE MUSICA A QUEM DAVI DESIGNARA (1CRON 15: 16,17) E FUNDA DOR DE UM DOS COROS DO TEMPLO (1CRON 25:1). ELE TRATA BASICAMENTE DOS MESMOS ASSUNTOS ABORDADO NOS SALMOS 37 E 49. PORQUE SENDO DEUS JUSTO, PERMITE QUE O ÍMPIO PROSPERE E O JUSTO SOFRA E SEJA AFLIGIDO? ESSE SALMO É UM ESPÉCIE DE COMENTÁRIO DO LIVRO DE JÓ, TRAZENDO NO SEU BOJO, TAMBÉM, UMA SÓLIDA DOUTRINA DA IMORTALIDADE.
AINDA HOJE PERGUNTAMOS: PORQUE HOMENS CHEIO DO ESPÍRITO SANTO COMO JOÃO BATISTA ESTÃO NA PRISÃO E HOMENS PERVERSOS COMO HERODES ESTÃO NO TRONO? PORQUE UM HOMEM COMO O APÓSTOLO PAULO É DEGOLADO ENQUANTO UM DEVASSO E PERVERSO COMO NERO ESTÁ GOVERNANDO O MUNDO? PORQUE AQUELES QUE ESCARNECEM DE DEUS SE TORNAM RICOS E DESFRUTAM DOS PRAZERES DESTE MUNDO E AQUELES QUE SÃO FIÉIS A DEUS PASSAM POR DIFICULDADES E AINDA TEM QUE SUPORTAR A DISCIPLINA DE DEUS?
O GRANDE PATRIARCA JÓ ESPRESSA ESSE DRAMA (JÓ 21:7-15). O PROFETA HABACUQUE EXPRESSA TAMBÉM A SUA ANGÚSTIA (HC 1:4,14). AGORA ASAFE EXPRESSA SEU CONFLITO NESSE SALMO. PORQUE O ÍMPIO PROSPERA E O ÍMPIO É CASTIGADO? VALE A PENA SER FIEL? TEM ALGUM PROVEITO SER JUSTO?
O SALMO COMEÇA COM A CONCLUSÃO, MAS ANTES DE EXPOR SEU CONFLITO, ELE AFIRMA A BONDADE DE DEUS (73:1), POIS, SEUS CONHECIMENTOS SOBRE AS REALIDADES DA VIDA FOI GOVERNADO PELAS PROMESSAS DO DEUS DA ALIANÇA. CONCORDO COM DERIK KIDNER QUANDO DIZ QUE O VERSÍCULO 1 FICA UM POUCO ISOLADO, MAS É A CHAVE DO SALMO INTEIRO, POIS MOSTRA O QUE DEUS PODE FAZER PARA UM HOMEM E O QUE DEUS PODE SER PARA ELE. WARREN WIERSBE É ASSAS OPORTUNO QUANDO ESCREVE: AO PONDERAR SOBRE OS MISTÉRIOS DA VIDA, DEVEMOS NOS APEGAR AQUILO QUE SABEMOS COM CERTEZA, E QUANDO ESTIVERMOS EM TREVAS, JAMAIS DUVIDAR DAQUILO QUE DEUS NOS ENSINOU A LUZ. SPURGEON DIZ QUE DEVEMOS ORAR ASSIM: “MEU DEUS, POR MAIS DESORIENTADO E CONFUSO QUE EU ESTEJA, NUNCA PERMITAS QUE EU PENSE MAL DE TI. SE EU NAÕ ENTENDO, NUNCA PERMITAS QUE EU DEIXE DE CRER EM TI”.
ASAFE SAIU DA JANELA DA TENTAÇÃO E ENTROU NA CASA DE DEUS, E ALI SEUS OLHOS FORAM ABERTOS, SUA MENTE FOI ILUMINADA E O DISCERNIMENTO RAIOU NA SUA VIDA.
*VEJAMOS ALGUMAS LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER NESSE TEXTO:
EM PRIMEIRO LUGAR, TENHO ENTENDIMENTO ACERCA DA VIDA (73:16).
A TRANSFORMAÇÃO DO PONTO DE VISTA DE ASAFE TEVE SEU INÍCIO QUANDO ELE REFREOU A SUA LÍNGUA (73:15) E SONDOU SEU CORAÇÃO (73:16). ELE AINDA NÃO TINHA UMA RESPOSTA CLARA PARA O SEU DILEMA (73:16), MAS JÁ ESTAVA LIBERTO DE SEU EGOÍSMO E DA SUA AUTOPIEDADE, PRONTO PARA FAZER UMA AVALIAÇÃO DA VIDA PELA PERSPECTIVA DE DEUS.
EM SEGUNDO LUGAR, OLHO PARA VIDA COMOS OLHOS DE DEUS (73:17). 
ASAFE VIU SEU CONFLITO DISSIPAR-SE QUANDO ELE DEIXOU DE SER O JUIZ DE DEUS PARA SER UM ADORADOR, OU SEJA, ELE DEIXOU DE JULGAR A DEUS PARA ADORÁ-LO. IR A CASA DE DEUS FOI O COMEÇO DA SUA LIBERTAÇÃO E DA SUA CURA. A CASA DE DEUS NOS CURA DAS EFERMIDADES DA ALMA E QUANDO VAMOS A CASA DE DEUS ENCONTRAMOS DEUS E ELE É A LUZ QUE DISSIPA AS NOSSAS TREVAS. QUANDO VAMOS A CASA DE DEUS ENCONTRAMOS DESCOBRIMOS QUE PESSOAS QUE ENFRENTAM OS MESMOS PROBLEMAS QUE NÓS E ATÉ MAIORES ESTÃO ENCONTRANDO EM DEUS RESPOSTA E ISSO NOS CURA.
ASAFE É CATEGÓRICO: “ATÉ QUE ENTREI NA CASA DE DEUS E ATINEI COM O FIM DELES” (73:17). NÃO É ESQUECER O PROBLEMA É RECEBER ENTENDIMENTO.
EM TERCEIRO LUGAR, ENTENDO O DESTINO DOS ÍMPIOS (V.18-20)
OS ÍMPIOS TÊM UMA APARENTE SEGURANÇA, PROSPERAM TORNAM-SE OPOLENTOS E FAMOSOS. MAS, E O FIM DELES? A SITUAÇÃO DELES É PERIGOSA, POIS NÃO SÃO AGENTES LIVRES. O PRÓPRIO DEUS OS PÕE EM LUGARES ESCORREGADIOS, POIS NADA ACONTECE A PARTE DE DEUS, ASAFE COMEÇA A PERCEBER QUE A SITUAÇÃO DOS IMPIOS É DESESPERADORA VISTO QUE A DESTRUIÇÃO DELES VIRÁ REPENTINAMENTE (73:19). OS IMPIOS VÃO DESPERTAR PARA A VERGONHA E O HORROR ETERNO (DN 12:2). JESUS VAI LHES DIZER: “NUNCA VOS CONHECI” (MT 7:23).
ASAFE CHEGOU A QUESTIONAR DEUS (73:13) E PENSOU QUE DEUS ERA INJUSTO. ELE ESTAVA QUESTIONANDO O PRÓPRIO CARÁTER DE DEUS, MAS AGORA ISSO É CORRIGIDO, E ASAFE OLHA PARA O PODER DE DEUS (73:18), RECONHECENDO QUE NÃO HÁ NADA FORA DO CONTROLE DO SENHOR, NA VERDADE DEUS CONTROLA E GOVERNA TUDO, E TODAS AS COISAS ESTÃO EM SUAS MÃOS. ASAFE OLHA TAMBÉM PARA JUSTIÇA DE DEUS (73:19). OS ÍMPIOS CRIAM AS LEIS, USAM AS LEIS, MANIPULAM AS LEIS, TORCEM AS LEIS E ESCAPAM DAS LEIS, MAS ELES NÃO ESCAPARÃO DO JUÍZO DE DEUS.
EM QUARTO LUGAR, CONSIGO OLHAR PARA MIM MESMO COM HONESTIDADE (73:21,22).
QUANDO ASAFE ENTROU NA CASA DE DEUS, DESCOBRIU QUE O SEU VERDADEIRO PROBLEMA NÃO ERAM OS ÍMPIOS, MAS ELE MESMO, NÃO ERAM AS CIRCUNSTÂNCIAS, MAS SEUS SENTIMENTOS, POIS A INVEJA E OS SEUS SENTIMENTOS HAVIAM CEGADO SEUS OLHOS. HOJE SOMOS RASOS PARA EXAMINARMOS A NÓS MESMOS, SOMOS TOLERANTES COM OS NOSSOS PRÓPRIOS PECADOS E CURAMOS SUPERFICIALMENTE AS NOSSAS PRÓPRIAS FERIDAS. HÁ MUITO POUCO PANO DE SACO E CINZAS, HÁ MUITO POUCA TRISTEZA PELO PECADO E HÁ MUITO POUCA EVIDÊNCIA DO VERDADEIRO ARREPEMDIMENTO EM NÓS E ENTRE NÓS.
EM QUINTO LUGAR, ABRO OS OLHOS DA FÉ E ENTENDENDO O GRANDE SIGNIFICADO DA GRAÇA DE DEUS EM MINHA (73:23-26).
4.1- A GRAÇA DE DEUS É SALVADORA (73:23). 
“TODAVIA ESTOU SEMPRE CONTIGO...”
ELE ESTAVA QUASE CAINDO DE REPENTE, DEUS ABRIU-LHES OS OLHOS DA FÉ. ESSA CONJUNÇÃO ADVERSATIVA “TODAVIA” É UMA DAS PALAVRAS MAIS IMPORTANTES DA BÍBLIA. O HOMEM ESTAVA CATIVO E MORTO, MAS DEUS ESTAVA SENDO RICO EM MISERICÓRDIA. O FILHO PRÓDIGO ESTAVA NA LAMA, MAS ELE VOLTOU E O PAI O RECEBEU; A OVELHA ESTAVA PERDIDA, MAS O PASTOR A ENCONTROU E POR FIM, DEUS NOS SALVOU APESAR DE QUEM NÓS SOMOS.
4.2- A GRAÇA DE DEUS É SUSTENTADORA (73:23).
 (...) TU ME SEGURAS PELA MINHA MÃO DIREITA”.
 QUANDO ASAFE ESTAVA QUASE RESVALANDO OS PÉS, DEUS O PUXOU DO BURACO E O IMPEDIU DE CAIR NA LAMA. QUANTAS VEZES DEUS TEM NOS IMPEDIDO DE CAIR. O SALMISTA TESTEMUNHOU: “POIS LIVRASTE DA MORTE A MINHA ALMA, DAS LÁGRIMAS OS MEUS OLHOS, DA QUEDA OS MEUS PÉS” (SL 116:8). DEUS NÃO APENAS NOS IMPEDE DE CAIR, MAS TAMBÉM NOS LEVANTA QUANDO CAÍMOS.
4.3- A GRAÇA DE DEUS É PERSEVERANTE (73:24). 
“TU ME GUIAS COM O SEU CONSELHO ETERNO, E DEPOIS ME RECEBES NA GLÓRIA”. 
ASAFE AGORA FALA DA PERSEVERANÇA DOS SANTOS. O DEUS QUE NOS SALVA, NOS LIVRA, NOS RESTAURA É O MESMO DEUS QUE A ASSEGURA A NOSSA SALVAÇÃO. E ELE NÃO APENAS NOS GUIA NA JORNADA, MAS DEPOIS NOS RECEBE NA GLÓRIA. NINGUÉM PODE ARREBATAR AS OVELHAS DAS SUA MÃOS. O FIM DA NOSSA JORNADA NÃO É A RIQUEZA QUE PERECE MAS A GLÓRIA QUE PERMANECE.
4.4- A GRAÇA DE DEUS É GALARDOADORA (73:25,26).
“QUEM MAIS TENHO EU NO CÉU? NÃO HÁ OUTRO EM QUEM EU ME COMPRAZA NA TERRA (...). DEUS É A FORTALEZA DO MEU CORAÇÃO E A MINHA HERANÇA PARA SEMPRE”.
ASAFE AGORA ENTENDE QUE O ÍMPIO NÃO TEM NADA, MAS ELE É RICO; O ÍMPIO SERÁ DE SÚBITO ASSOLADO, MAS ELE TEM DEUS EM SUA JORNADA NA TERRA E TEM DEUS COMO HERANÇA NO CÉU. ASAFE DESCOBRE QUE O SENTIDO DA VIDA NÃO É O DINHEIRO, MAS DEUS, E QUE A VERDADEIRA RIQUEZA NÃO É TER OURO, MAS TER DEUS. ELE DESCOBRE QUE O DINHEIRO NÃO DÁ SEGURANÇA, MAS DEUS NOS GUIA COM O CONSELHO ETERNO, E TAMBÉM O RICO NÃO PODE TER NADA NA OUTRA VIDA A NÃO SER TORMENTO, MAS ELE TEM DEUS COMO SEU DELEITE ETERNO.
CONCLUSÃO:

Mais conteúdos dessa disciplina