Buscar

Mistérios de Stonehenge

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DE STONEHENGE: SUA ORIGEM, LENDAS E MISTÉRIOS
Stonehenge foi construído há 5.000 anos, mas até hoje não se sabe ao certo para que e nem por quem. Existem muitos mistérios sobre Stonehenge: enquanto alguns estudiosos modernos debatem se o local teria sido construído para fins religiosos ou astronômicos, o público mais imaginativo credita a origem de Stonehenge a uma infinidade de lendas.
Há, por exemplo, aqueles que dizem ter sido Merlim, o mago de Rei Artur, que teria transportado as pedras da Irlanda, magicamente, que teriam sido organizadas circularmente por gigantes. Outras teorias para Stonehenge incluem que invasores dinamarqueses teriam colocado as pedras de Stonehenge ali, ou que na verdade o espaço seria uma área de pouso para espaçonaves alienígenas.
Independente da linha de pensamento, Stonehenge na Inglaterra é indiscutivelmente um dos sites arqueológicos mais famosos do mundo e um dos pontos turísticos mais conhecidos do Reino Unido, recebendo quase um milhão de visitantes anualmente.
STONEHENGE NO SOLSTÍCIO
Para além de sua relevância histórica e turística, Stonehenge também é considerado um templo religioso para diferentes grupos pagãos, como os druidas, que veem no solstício de verão e de inverno importantes datas para suas práticas religiosas.
Sendo assim, durante esses dois dias (21 de junho e 21 de dezembro), Stonehenge fecha para o turismo e é aberto gratuitamente para as celebrações. Apenas durante esses dois dias é possível chegar bem perto e até mesmo tocar nas pedras de Stonehenge, já que o costumeiro cordão de isolamento que é colocado para a visitação turística, é retirado. É realmente uma oportunidade única de sentir de forma profunda e intimista esse sítio arqueológico.
Pessoas do mundo inteiro vêm a Stonehenge durante o solstício de verão para ver o último pôr do sol da primavera e o primeiro nascer do sol do verão, que acontece perfeitamente alinhado a uma das pedras de Stonehenge. Em 2022, o público foi estimado em 7 mil pessoas!
Druidas, pagãos, místicos, curiosos e festeiros viajam dos quatro cantos do mundo para Stonehenge no solstício de verão para celebrar o começo do verão e o início de um novo ciclo.

Mais conteúdos dessa disciplina