Buscar

histórico de Jundiaí

Prévia do material em texto

2.1. HISTÓRICO DE JUNDIAÍ-SP
A cidade de Jundiaí, localizada no interior do estado de São Paulo (figura 04), aproximadamente a 60 km da capital paulista, tem suas origens ligadas ao período colonial, quando seus primeiros colonizadores se estabeleceram na região por volta de 1615. Esses primeiros habitantes, motivados por questões políticas, fugiram de São Paulo e encontraram refúgio na então Freguesia de Nossa Senhora do Desterro, que foi elevada à categoria de vila em 14 de dezembro de 1655.
MULTIPLAS ESCALAS
Figura 04 – Inserção Geográfica de Jundiaí | Múltiplas Escalas 
Fonte: Desenvolvido pela autora.
A origem de Jundiaí está diretamente relacionada ao movimento bandeirante, uma vez que a cidade desempenhava um papel crucial como ponto de passagem para as expedições bandeirantes em direção ao interior. Durante os séculos XVII, XVIII e XIX, sua economia se limitava a pequenas lavouras de subsistência que abasteciam os moradores locais, tropeiros e bandeirantes.
Nesse período, a cidade possuía apenas quatro ruas principais: Rua Direita (atual Rua Barão de Jundiaí), Rua do Meio (atual Rua do Rosário), Rua Nova (atual Rua Senador Fonseca) e Rua Boa Vista (atual Rua Zacarias Góes). Essas ruas abrigavam os principais pontos da cidade, incluindo a Capela de Nossa Senhora do Desterro (hoje o Gabinete de Leitura Rui Barbosa), o Hospício Beneditos e o Mosteiro de São Bento. O Largo do Rocio, onde se concentravam os principais comércios da vila, era um dos pontos mais movimentados e corresponde atualmente à Praça da Bandeira (figura 05).
Figura 05 – Mapa de Jundiaí | 1888. 
Fonte: Tribuna de Jundiaí (2019). Disponível em:
< https://tribunadejundiai.com.br/cidades/jundiai/jundiai-364-anos-a-verdadeira-historia-da-nossa-cidade/>. Acesso em: 05 jun. 2023.
Em 28 de março de 1865, Jundiaí foi elevada à categoria de cidade, desmembrando-se das cidades de Campinas e Mogi Mirim. Dois anos depois, impulsionada pela produção cafeeira em direção ao oeste, a cidade experimentou um rápido crescimento. Em 1867, foi inaugurada a Ferrovia Santos-Jundiaí (figura 06 e 07), período em que ocorreu uma crise no sistema escravista, resultando no aumento dos preços dos escravos. Isso levou os fazendeiros locais a optarem pela mão de obra imigrante como alternativa. Os primeiros imigrantes a se estabelecerem na cidade foram os italianos (figura 08), seguidos por outros grupos europeus, que se tornaram proprietários e produtores agrícolas, impulsionando o crescimento comercial, industrial e de serviços, bem como a infraestrutura urbana.
Figura 06 – Estação Ferroviária de Jundiaí | 1889. 
Fonte: Tribuna de Jundiaí (2019). Disponível em:
< https://tribunadejundiai.com.br/cidades/jundiai/jundiai-364-anos-a-verdadeira-historia-da-nossa-cidade/>. Acesso em: 05 jun. 2023.
Figura 07 – Inauguração da Estação Ferroviária de Jundiaí | 1909. 
Fonte: Acervo JundTelas. Disponível em:
< https://jundtelas.com.br/fotos-antiga-jundiai/ > Acesso em: 05 jun. 2023.
Figura 08 – Imigrantes Italianos construindo habitações no Bairro Colônia| Final Séc. XIX. 
Fonte: Tribuna de Jundiaí (2019). Disponível em:
< https://tribunadejundiai.com.br/cidades/jundiai/jundiai-364-anos-a-verdadeira-historia-da-nossa-cidade/>. Acesso em: 05 jun. 2023.
Segundo o censo realizado pelo Governo Federal em 1920, a população de Jundiaí era estimada em 44.437 habitantes. Foi nessa época que imigrantes de origem oriental, principalmente de origem japonesa, começaram a chegar à cidade. O processo de industrialização de Jundiaí ocorreu ao longo das principais vias da cidade, onde a maioria das indústrias, predominantemente têxteis e cerâmicas, se estabeleceu nas proximidades da linha férrea e às margens do rio Guapeva, atualmente conhecido como Bairro Vila Arens. Nesse período, o bairro era conhecido como "Bairro do Pito Aceso" (figura 09), devido ao grande número de chaminés acesas.
Figura 09 – Foto Antiga do Bairro do Pito Aceso – Vila Arens. 
Fonte: Tribuna de Jundiaí (2019). Disponível em: 
< https://tribunadejundiai.com.br/cidades/jundiai/jundiai-364-anos-a-verdadeira-historia-da-nossa-cidade/ >. Acesso em: 05 jun. 2023.
Nas décadas de 1930 e 1940, houve um novo impulso industrial na região após a inauguração da Rodovia Anhanguera. Em 1948, mais empresas se instalaram na cidade, aproveitando a abertura da economia ao capital estrangeiro. Nessa época, várias empresas metalúrgicas se estabeleceram em Jundiaí.
Devido à sua grande vocação agrícola, Jundiaí ganhou destaque nacional na produção de uva. Em 1934, para incentivar os produtores locais, foi criada a Festa da Uva (figura 10), idealizada por Antenor Soares Gandra, com o apoio da Associação Agrícola de Jundiaí e da Prefeitura. Essa festa continua sendo realizada até os dias atuais, tornando-se um símbolo da cidade (figura 11).
Figura 10 – Foto Antiga da Tradicional Festa da Uva | 1953. 
Fonte: Acervo JundTelas. Disponível em:
< https://jundtelas.com.br/fotos-antiga-jundiai/ > Acesso em: 07 jun. 2023.
Figura 11 – Tradicional Festa da Uva – Momento da Pisa da Uva | 2019. 
Fonte: Prefeitura de Jundiaí (2019). Disponível em: 
< https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/01/26/pisa-da-uva-tradicao-do-passado-e-revisitada-durante-a-festa-da-uva/> Acesso em: 07 jun. 2023.
Ao longo dos anos, tanto os imigrantes como seus descendentes se integraram à comunidade local. De acordo com dados da prefeitura, atualmente mais de 75% da população de Jundiaí é composta por descendentes de imigrantes italianos, o que a torna a cidade uma das maiores colônias italianas do Brasil.
Atualmente, Jundiaí possui uma população estimada em 418 mil pessoas (dados do IBGE de 2019) e possui um setor industrial forte, com grande potencial econômico. O município abriga um dos maiores parques industriais da América Latina neste século 21.
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
RODRIGUES, Letícia. Jundiaí 364 anos: a verdadeira história da nossa cidade. Tribuna de Jundiaí. Jundiaí, 14 dezembro 2019. Disponível em: 
< https://tribunadejundiai.com.br/cidades/jundiai/jundiai-364-anos-a-verdadeira-historia-da-nossa-cidade/>. Acesso em 05 de jun. 2023. 
História. Prefeitura de Jundiaí. Jundiaí. Disponível em: 
< https://jundiai.sp.gov.br/a-cidade/historia/>. Acesso em 05 de jun. 2023. 
image7.jpeg
image1.jpg
image2.jpg
image3.jpg
image4.jpg
image5.jpg
image6.jpg

Mais conteúdos dessa disciplina