Buscar

Trabalho - Processos de Fabricação

Prévia do material em texto

Trabalho 1:
Kr = alfa2/alfa1 = (ri1 + 0,5 * S)/(ri2 + 0,5 * S)
0,92 = 90/(ri2 + 0,5 * S)
(ri2 + 0,5 * S) = 97,8
(10*S + 0,5 * S) = 97,8
S = 9,3mm
ri2 = 93,15
alfa1 = 93,15 + 4,65
alfa1 = 97,8°
Trabalho 2:
1) Dobra é a parte do material plano que é flexionada sobre uma base de apoio.
Curva é a parte de um material plano que apresenta uma curvatura ou arqueamento.
2) A linha neutra, fibra neutra ou eixo neutro é a superfície material curva de um corpo deformado por flexão que separa a zona comprimida da zona tracionada. A partir da linha neutra, é possível determinar o percentual de linha neutra no dobramento (PLN), o que permite dimensionar corretamente um processo de dobramento.
3) Efeito mola é a recuperação elástica da peça ao ser conformada. Raio mínimo de dobra é expresso geralmente em múltiplos da espessura da chapa, ou seja, um raio de dobramento de 3T indica que o metal pode ser dobrado formando um raio de 3 vezes a sua espessura, sem que haja aparecimento de trincas.
4) Calandras verticais, horizontais e oblíquas.
5) A calandra possui rolos em seu interior que modelam a chapa conforme a necessidade. O material é passado por entre esses rolos que exercem pressão o suficiente para achatá-lo. Assim as chapas são transformadas em produtos com curvaturas de diversas especificações.
Trabalho 3:
1) Os tratamentos térmicos podem ser descritos por ciclos de aquecimento e resfriamentos controlados nos materiais metálicos, que causam modificações microestruturais;
2) Fatores que determinam o tipo de tratamento térmico: Temperatura, Taxas de aquecimento e resfriamento e Tempo de permanência em determinada temperatura
3) Após a deformação a frio
4) Aumento da dureza
5) 1ª Fase: Aquecimento – A peça é aquecida em forno ou forja, até uma temperatura recomendada. (Por volta de 800ºC para os aços ao carbono).
2ª Fase: Manutenção da temperatura – Atingida a temperatura desejada esta deve ser mantida por algum tempo afim de uniformizar o aquecimento em toda a peça.
3ª Fase: Resfriamento – A peça uniformemente aquecida na temperatura desejada é resfriada em água, óleo ou jato de ar.
6) Revenimento
7) 210ºC e 320ºC
8) Pre-aquecimento, pós-aquecimento, alívio de tensões, por chama, por indução, por resistência elétrica.
9) Alívio de tensões
10) Auferir a conexão do nitrogênio a um metal, tornando-o mais duro.