Buscar

Coaching, Mentoring e Couseling - DJALMA OLIVEIRA - parte 1

Prévia do material em texto

COACHING, MENTORING E COUNSELING
Coaching é a atividade de consultoria e aconselhamento em uma abordagem, geralmente confidencial, entre o consultor – treinador – e a pessoa que está sendo treinada, visando seu desenvolvimento pessoal e, principalmente, profissional, com resultados previamente negociados e estabelecidos. Melhoria da capacitação profissional dos indivíduos.
· geralmente externo, para evitar conflito de interesses.
· O foco básico é o aconselhamento, que pode ser realizado por um superior interno ou uma pessoas externa, coach. E o treinando é o coachee.
· Coach: treinador com amplo conhecimento do mercado de trabalho. bem como das técnicas de análise da vocação e da capacitação atual e potencial das pessoas em processo de treinamento, e que sabe transmitir – diretamente ou via terceiros – todos os ensinamentos e orientações necessários para a estruturação e aplicação de um plano de carreira otimizado na realidade atual e situação futura de cada pessoa treinada. É um facilitador de um processo estruturado de aprendizagem.
· Coachee - treinado - pessoa que quer, de livre e espontânea vontade, receber os treinamentos dados pela empresa, e buscar outros a mais. É inteligente aquele que absorve ao máximo os ensinamentos do treinador.
· Coach e Coachee devem se analisar e verificar se há compatibilidade para que ambos aceitem um ao outro.
· Foco, sempre no desenvolvimento pessoal e profissional. Questões técnico administrativas, CHA. Liberdade para a pessoa expor tudo o que sabe ao coach.
· Envolve elevado nível de reflexão do COach e, principalmente do Coachee.
· Foco em resultados previamente negociados e estabelecidos-> a empresa deve ter seu planejamento implementado, pois o processo de treinamento é direcionado à empresa. No curto, médio e longo prazo, dependendo da realidade dos envolvidos.
· O processo de coaching utiliza a experiência do dia a dia, ou seja, o ideal é que a orientação profissional seja feita em tempo real e na tarefa.
· treinamento com várias repetições dos assuntos. (é mais forte do que nos processos de mentoring e counseling).
· Não, necessariamente, se devem procurar soluções a todas as questões apresentadas em um processo de coaching, pois o importante são as análises das possibilidades, os questionamentos, a criatividade, o discernimento.
· O ideal é focar nas questões técnico administrativas, e fugir sas comportamentais, para evitar conflitos de juízo de valor.
· pode ser de uma área específica ou, melhor ainda, da empresa como um todo.
· Local: basicamente na empresa, por ser mais real e entendível.
· juízo de valor não devem ser aceitos no debate, evitar opiniões soltas.
· Coach deve saber trabalhar a emoção do coachee.
· coaching necessita de feedback, comunicação efetiva, transparente, franqueza e boa vontade.
· geralmente, não contempla terapia ocupacional.

Mais conteúdos dessa disciplina