Buscar

Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
Para melhor elaboração de um mapa temático alguns itens devem ser levados em consideração, como o objetivo do mapa, definição do público alvo e qual o meio que ele será representado (impresso em livro, documento, folder, digital, etc.). Além disso, é essencial que o profissional tenha atenção na inserção dos elementos cartográficos, pois eles influenciam na interpretação geral das informações contidas no mapa. Com base nessas informações relacione, corretamente, os elementos a seguir com a sua definição.
1. Escala
2. Orientação
3. Localização
4. Legenda
( ) É um dos elementos mais importantes, pois representa todas as convenções de simbologia utilizada no mapa.
( ) É apresentada através  da indicação do Norte (N) e da malha de coordenadas (geográfica ou plana).
( ) É a relação matemática entre a distância medida em no mapa e sua distância no mundo real.
( ) É utilizada para situar o leitor com relação aos objetos espacialmente representados no mapa.
Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	4 – 2 – 1 – 3
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Resposta correta é a letra A, 4 – 2 – 1 - 3.  4. “A legenda é um dos elementos mais importantes, pois representa todas as convenções de simbologia utilizada no mapa. Toda a informação que está inserida no mapa e que não seja “auto-explicativa” deverá constar na legenda. Os símbolos devem ser representados da mesma forma, tamanho e cor.” 2. “A orientação em um mapa é feita através da indicação do Norte (N) e da malha de coordenadas. O Norte (N) serve para indicar a orientação geográfica do desenho e é comumente inserido nos cantos superiores da folha. Já a malha de coordenadas orienta o leitor com relação a posição dos objetos. A malha pode ser expressa em coordenadas geográficas ou planas (métricas). 1. “A escala é a relação matemática entre a distância medida em um mapa e sua medida no mundo real. As escalas podem ser de redução (1:n), ampliação (n:1), naturais (1:1). São ditas grandes quando o denominador for pequeno (ex: 1:200), e pequenas quando o denominador for grande (ex: 1:200.000). Nos mapas, elas podem ser representadas de maneira gráfica e/ou numérica (indicada de forma textual). 3. “Muitas vezes, é necessário situar o leitor com relação aos objetos espacialmente representados no mapa. Dessa forma, é conveniente incluir áreas de ampliação (detalhar áreas específicas) e/ou situação (visão abrangente de localização)”.(Aula 2)
	
	B
	4 – 3 – 1 – 2
	
	C
	3 – 2 – 1 – 4
	
	D
	3 – 1 – 2 – 4
Questão 2/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
O Processamento Digital de Imagens (PDI) é processo computacional de manipulação de uma imagem e é de extrema importância para o Sensoriamento Remoto. As técnicas de PDI fornecem subsídios para interpretação das imagens e possibilita o uso integrado com outros sistemas, como o SIG. Para atingir os mais diversos objetivos, existem muitas técnicas. Porém, de acordo com Queiroz (2003), de um modo geral, são procedimentos que podem ser agrupados em quatro tipos abrangentes de operações computacionais. Sendo elas:
1. Retificação e Restauração de Imagens
2. Realçamento de Imagens
3. Classificação de Imagens
4. Combinação de dados (data merging)
Com base nessas informações enumere, corretamente, a finalidade de cada um dessas operações.
( ) Procedimentos aplicados aos dados de uma imagem com o objetivo de melhorar efetivamente a visualização da cena, para subsequente interpretação visual.
( ) Operações realizadas para minimizar as distorções e degradações dos dados de uma imagem, com a finalidade de criar uma representação mais fiel da cena.
( ) Procedimentos utilizados para combinar os dados de uma imagem, referente a uma certa área geográfica, com outros conjuntos de dados referenciados geograficamente, para a mesma área.
( ) Estas operações têm a finalidade de substituir a análise visual dos dados por técnicas quantitativas de análise automática, visando a identificação das regiões presentes na cena.
Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	1 – 2 – 4 – 3
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	2 – 1 – 4 – 3
A ordem correta é 2 – 1 – 4 – 3: “Para Queiroz (2003), as formas de manipulação de imagens, para atingir os mais diversos objetivos e aplicações, são teoricamente infinitas. Porém, de um modo geral, elas podem ser categorizadas em um ou mais procedimentos que incluem quatro tipos abrangentes de operações computacionais. São elas:
· Retificação e Restauração de Imagens: operações realizadas para minimizar as distorções e degradações dos dados de uma imagem, com a finalidade de criar uma representação mais fiel da cena.
· Realçamento de Imagens: procedimentos aplicados aos dados de uma imagem com o objetivo de melhorar efetivamente a visualização da cena, para subsequente interpretação visual.
· Classificação de Imagens: estas operações têm a finalidade de substituir a análise visual dos dados por técnicas quantitativas de análise automática, visando a identificação das regiões presentes na cena.
· Combinação de Dados (data merging): procedimentos utilizados para combinar os dados de uma imagem, referente a uma certa área geográfica, com outros conjuntos de dados referenciados geograficamente, para a mesma área. (Aula 1, Tema 3).
Questão 3/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
A fotointerpretação consiste na detecção, identificação, descrição e avaliação de objetos e padrões numa fotografia obtida através de um sensor remoto. Para que esse seja um trabalho bem-sucedido, o fotointerpretador deve seguir algumas diretrizes e especificações para garantir uma delimitação cartográfica consistente dos objetos identificados (GEORGE et al., 1983). As principais características que deverão ser observadas são:  padrão, tonalidade e cor, forma e tamanho, textura e sombra (MOREIRA, 2001). Com base nessas informações enumere, corretamente, as diretrizes abaixo com as suas descrições.
1. Padrão
2. Tonalidade e cor
3. Textura
4. Sombra
I. ( ) É um parâmetro qualitativo e refere-se ao índice de reflectância dos objetos-alvo. Cada alvo irá emitir uma refletância diferente, mesmo que sejam objetos parecidos. Essas diferentes energias refletidas são relacionadas a diferentes níveis de cinza.
II. ( ) Essa característica pode assumir tanto fatores negativos quanto positivos. Podendo provocar alterações na tonalidade da imagem e dificultar na caracterização.
III. ( ) Diz respeito ao agregamento de alvos que na sua individualidade não podem ser detectados, resultando num aspecto que varia de liso a rugoso. Esse aspecto pode variar, dependendo das características dos alvos, resolução espacial e escala.
IV. ( ) É dos elementos de reconhecimento visual mais utilizados para identificação de características naturais e artificiais. Por exemplo, uma plantação de hortifruti vista de cima se diferencia de um padrão de bairros em uma área urbana vista de cima.
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	2 – 4 – 3 – 1
A alternativa correta é a letra A. I. "A tonalidade é um parâmetro qualitativo e refere-se ao índice de reflectância dos objetos-alvo. Por exemplo, um carro branco reflete muito mais energia solar do que um carro preto. Na natureza o princípio é exatamente o mesmo, ou seja, cada alvo irá emitir uma refletância diferente, mesmo que sejam objetos parecidos. Entretanto, a tonalidade (níveis de cinza) pode ser muito próxima entre os objetos-alvo. Dessa forma, fica inviável fazer a categorização por essa metodologia, como por exemplo os estágios de crescimento de uma vegetação. Nesse caso, é recomendável utilizar a característica cor no lugar a tonalidade, pois o olho humano está mais habituado a enxergar objetos coloridos do que objetos em tons de cinza." II. "A sombra numa imagem de satélite é uma característica importante. Ela pode assumir tantofatores negativos quanto positivos. Geralmente vegetações e relevos provocam sombras do seu lado oposto a incidência do sol, provocando alterações na tonalidade da imagem e dificultando na caracterização. Do ponto de vista negativo, no local onde a sombra foi projetada, ela acaba omitindo informações relevantes para a interpretação da imagem. Entretanto, a sombra pode deixar de ser um fator negativo e passa a ser positivo, como é o caso da classificação de diferentes tipos de vegetação." III. "A textura nas imagens de satélite diz respeito ao agregamento de alvos que na sua individualidade não podem ser detectados, resultando num aspecto que varia de liso a rugoso. Esse aspecto pode variar, dependendo das características dos alvos, resolução espacial e escala." IV. "O padrão é muito utilizado tanto na interpretação de imagens de satélite quando de fotografias aéreas. É dos elementos de reconhecimento visual mais utilizados para identificação de características naturais e artificiais. Por exemplo, uma plantação de hortifruti segue um padrão de grade característico visto de cima. Na área urbana, bairros mais antigos seguem um padrão diferente dos bairros mais novos." (Aula 4)
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	2 – 1 – 3 – 4
	
	D
	4 – 3 – 2 – 1
Questão 4/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
Geoprocessamento é o conjunto de técnicas relacionadas ao tratamento da informação espacial (SILVA, 2007). Essas técnicas dizem respeito à coleta, armazenamento, tratamento e análise, e uso integrado. Com base nessas informações enumere, corretamente, as técnicas que estão relacionadas a cada um dos elementos a seguir:
1. Coleta
2. Armazenamento
3. Tratamento e Análise
4. Uso Integrado
( ) Banco de dados
( ) Cartografia, Sensoriamento Remoto, Fotogrametria, Topografia, GPS, Dados Alfanuméricos
( ) Modelagem de dados, Geoestatística, Aritmética lógica, Análise de redes, reclassificação
( ) GIS, LIS, AM/FM, CADD
Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4
A ordem correta é a letra A, segundo a Figura 1: Estrutura básica do geoprocessamento é 2 – 1 – 3 – 4: “Coleta: Cartografia, Sensoriamento Remoto, Fotogrametria, Topografia, GPS, Dados Alfanuméricos; Armazenamento: Banco de dados; Tratamento e Análise: Modelagem de dados, Geoestatística, Aritmética lógica, Análise de redes, reclassificação; e Uso Integrado: GIS, LIS, AM/FM, CADD. (Aula 1, Tema 1, Figura 1).
	
	B
	1 – 3 – 2 – 4
	
	C
	2 – 1 – 4 – 3
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	1 – 2 – 4 – 3
Questão 5/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
O site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é referência na obtenção de dados espaciais confiáveis para utilização em um Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Seu portal conta um acervo enorme e disponibiliza diversas informações do território brasileiro. Dentre as alternativas abaixo, assinale a alternativa que contempla os principais dados disponibilizados por esse órgão público.
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Conta com um menu exclusivo para a área de Geociência e disponibiliza informações geográficas em macro-temas para facilitar a navegação do usuário, como divisão política administrativa do Brasil, informações estatísticas sobre o perfil demográfico da população, posicionamento geodésico e atlas, entre outros.
	
	B
	Disponibiliza um banco de dados exclusivo que contém todas as informações coletadas pela Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). São dados de níveis fluviais, vazões, chuvas, climatologia, qualidade da água e sedimentos.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	Fornece imagens de diversos satélites, relatórios de projetos desenvolvidos como o Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES) e o Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (DETER), entre outros.
A alternativa correta é a letra C. A alternativa A refere-se aos dados disponibilizados pelo portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alternativa B diz respeito ao site da Agência Nacional das Águas (ANA). A alternativa D está relacionado com o banco de dados disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).(Aula 3)
	
	D
	Permite o acesso a dados geográficos no que tange o tema ambiental. São bases cartográficas de hidrografia, solos, uso e ocupação do solo, clima, vegetação, biodiversidade, unidades de conservação, delimitação de povos quilombolas, entre outros.
Questão 1/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
Geoprocessamento é o conjunto de técnicas relacionadas ao tratamento da informação espacial (SILVA, 2007). Essas técnicas dizem respeito à coleta, armazenamento, tratamento e análise, e uso integrado. Com base nessas informações enumere, corretamente, as técnicas que estão relacionadas a cada um dos elementos a seguir:
1. Coleta
2. Armazenamento
3. Tratamento e Análise
4. Uso Integrado
( ) Banco de dados
( ) Cartografia, Sensoriamento Remoto, Fotogrametria, Topografia, GPS, Dados Alfanuméricos
( ) Modelagem de dados, Geoestatística, Aritmética lógica, Análise de redes, reclassificação
( ) GIS, LIS, AM/FM, CADD
Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A ordem correta é a letra A, segundo a Figura 1: Estrutura básica do geoprocessamento é 2 – 1 – 3 – 4: “Coleta: Cartografia, Sensoriamento Remoto, Fotogrametria, Topografia, GPS, Dados Alfanuméricos; Armazenamento: Banco de dados; Tratamento e Análise: Modelagem de dados, Geoestatística, Aritmética lógica, Análise de redes, reclassificação; e Uso Integrado: GIS, LIS, AM/FM, CADD. (Aula 1, Tema 1, Figura 1).
	
	B
	1 – 3 – 2 – 4
	
	C
	2 – 1 – 4 – 3
	
	D
	1 – 2 – 4 – 3
Questão 2/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
O site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é referência na obtenção de dados espaciais confiáveis para utilização em um Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Seu portal conta um acervo enorme e disponibiliza diversas informações do território brasileiro. Dentre as alternativas abaixo, assinale a alternativa que contempla os principais dados disponibilizados por esse órgão público.
Nota: 20.0
	
	A
	Conta com um menu exclusivo para a área de Geociência e disponibiliza informações geográficas em macro-temas para facilitar a navegação do usuário, como divisão política administrativa do Brasil, informações estatísticas sobre o perfil demográfico da população, posicionamento geodésico e atlas, entre outros.
	
	B
	Disponibiliza um banco de dados exclusivo que contém todas as informações coletadas pela Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). São dados de níveis fluviais, vazões, chuvas, climatologia, qualidade da água e sedimentos.
	
	C
	Fornece imagens de diversos satélites, relatórios de projetos desenvolvidos como o Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (PRODES) e o Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (DETER), entre outros.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A alternativa correta é a letra C. A alternativa A refere-se aos dados disponibilizados pelo portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alternativa B diz respeito ao site da Agência Nacional das Águas (ANA). A alternativa D está relacionado com o banco de dados disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).(Aula 3)
	
	D
	Permite o acesso a dados geográficos no que tange o tema ambiental. São bases cartográficas de hidrografia, solos, uso e ocupação do solo, clima, vegetação, biodiversidade, unidades de conservação, delimitação de povos quilombolas, entre outros.
Questão 3/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
Para melhor elaboração de um mapa temático alguns itens devem ser levados em consideração, como o objetivo do mapa, definição dopúblico alvo e qual o meio que ele será representado (impresso em livro, documento, folder, digital, etc.). Além disso, é essencial que o profissional tenha atenção na inserção dos elementos cartográficos, pois eles influenciam na interpretação geral das informações contidas no mapa. Com base nessas informações relacione, corretamente, os elementos a seguir com a sua definição.
1. Escala
2. Orientação
3. Localização
4. Legenda
( ) É um dos elementos mais importantes, pois representa todas as convenções de simbologia utilizada no mapa.
( ) É apresentada através  da indicação do Norte (N) e da malha de coordenadas (geográfica ou plana).
( ) É a relação matemática entre a distância medida em no mapa e sua distância no mundo real.
( ) É utilizada para situar o leitor com relação aos objetos espacialmente representados no mapa.
Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	4 – 2 – 1 – 3
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Resposta correta é a letra A, 4 – 2 – 1 - 3.  4. “A legenda é um dos elementos mais importantes, pois representa todas as convenções de simbologia utilizada no mapa. Toda a informação que está inserida no mapa e que não seja “auto-explicativa” deverá constar na legenda. Os símbolos devem ser representados da mesma forma, tamanho e cor.” 2. “A orientação em um mapa é feita através da indicação do Norte (N) e da malha de coordenadas. O Norte (N) serve para indicar a orientação geográfica do desenho e é comumente inserido nos cantos superiores da folha. Já a malha de coordenadas orienta o leitor com relação a posição dos objetos. A malha pode ser expressa em coordenadas geográficas ou planas (métricas). 1. “A escala é a relação matemática entre a distância medida em um mapa e sua medida no mundo real. As escalas podem ser de redução (1:n), ampliação (n:1), naturais (1:1). São ditas grandes quando o denominador for pequeno (ex: 1:200), e pequenas quando o denominador for grande (ex: 1:200.000). Nos mapas, elas podem ser representadas de maneira gráfica e/ou numérica (indicada de forma textual). 3. “Muitas vezes, é necessário situar o leitor com relação aos objetos espacialmente representados no mapa. Dessa forma, é conveniente incluir áreas de ampliação (detalhar áreas específicas) e/ou situação (visão abrangente de localização)”.(Aula 2)
	
	B
	4 – 3 – 1 – 2
	
	C
	3 – 2 – 1 – 4
	
	D
	3 – 1 – 2 – 4
Questão 4/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
A fotointerpretação consiste na detecção, identificação, descrição e avaliação de objetos e padrões numa fotografia obtida através de um sensor remoto. Para que esse seja um trabalho bem-sucedido, o fotointerpretador deve seguir algumas diretrizes e especificações para garantir uma delimitação cartográfica consistente dos objetos identificados (GEORGE et al., 1983). As principais características que deverão ser observadas são:  padrão, tonalidade e cor, forma e tamanho, textura e sombra (MOREIRA, 2001). Com base nessas informações enumere, corretamente, as diretrizes abaixo com as suas descrições.
1. Padrão
2. Tonalidade e cor
3. Textura
4. Sombra
I. ( ) É um parâmetro qualitativo e refere-se ao índice de reflectância dos objetos-alvo. Cada alvo irá emitir uma refletância diferente, mesmo que sejam objetos parecidos. Essas diferentes energias refletidas são relacionadas a diferentes níveis de cinza.
II. ( ) Essa característica pode assumir tanto fatores negativos quanto positivos. Podendo provocar alterações na tonalidade da imagem e dificultar na caracterização.
III. ( ) Diz respeito ao agregamento de alvos que na sua individualidade não podem ser detectados, resultando num aspecto que varia de liso a rugoso. Esse aspecto pode variar, dependendo das características dos alvos, resolução espacial e escala.
IV. ( ) É dos elementos de reconhecimento visual mais utilizados para identificação de características naturais e artificiais. Por exemplo, uma plantação de hortifruti vista de cima se diferencia de um padrão de bairros em uma área urbana vista de cima.
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	2 – 4 – 3 – 1
A alternativa correta é a letra A. I. "A tonalidade é um parâmetro qualitativo e refere-se ao índice de reflectância dos objetos-alvo. Por exemplo, um carro branco reflete muito mais energia solar do que um carro preto. Na natureza o princípio é exatamente o mesmo, ou seja, cada alvo irá emitir uma refletância diferente, mesmo que sejam objetos parecidos. Entretanto, a tonalidade (níveis de cinza) pode ser muito próxima entre os objetos-alvo. Dessa forma, fica inviável fazer a categorização por essa metodologia, como por exemplo os estágios de crescimento de uma vegetação. Nesse caso, é recomendável utilizar a característica cor no lugar a tonalidade, pois o olho humano está mais habituado a enxergar objetos coloridos do que objetos em tons de cinza." II. "A sombra numa imagem de satélite é uma característica importante. Ela pode assumir tanto fatores negativos quanto positivos. Geralmente vegetações e relevos provocam sombras do seu lado oposto a incidência do sol, provocando alterações na tonalidade da imagem e dificultando na caracterização. Do ponto de vista negativo, no local onde a sombra foi projetada, ela acaba omitindo informações relevantes para a interpretação da imagem. Entretanto, a sombra pode deixar de ser um fator negativo e passa a ser positivo, como é o caso da classificação de diferentes tipos de vegetação." III. "A textura nas imagens de satélite diz respeito ao agregamento de alvos que na sua individualidade não podem ser detectados, resultando num aspecto que varia de liso a rugoso. Esse aspecto pode variar, dependendo das características dos alvos, resolução espacial e escala." IV. "O padrão é muito utilizado tanto na interpretação de imagens de satélite quando de fotografias aéreas. É dos elementos de reconhecimento visual mais utilizados para identificação de características naturais e artificiais. Por exemplo, uma plantação de hortifruti segue um padrão de grade característico visto de cima. Na área urbana, bairros mais antigos seguem um padrão diferente dos bairros mais novos." (Aula 4)
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3
	
	C
	2 – 1 – 3 – 4
	
	D
	4 – 3 – 2 – 1
Você assinalou essa alternativa (D)
Questão 5/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
O Processamento Digital de Imagens (PDI) é processo computacional de manipulação de uma imagem e é de extrema importância para o Sensoriamento Remoto. As técnicas de PDI fornecem subsídios para interpretação das imagens e possibilita o uso integrado com outros sistemas, como o SIG. Para atingir os mais diversos objetivos, existem muitas técnicas. Porém, de acordo com Queiroz (2003), de um modo geral, são procedimentos que podem ser agrupados em quatro tipos abrangentes de operações computacionais. Sendo elas:
1. Retificação e Restauração de Imagens
2. Realçamento de Imagens
3. Classificação de Imagens
4. Combinação de dados (data merging)
Com base nessas informações enumere, corretamente, a finalidade de cada um dessas operações.
( ) Procedimentos aplicados aos dados de uma imagem com o objetivo de melhorar efetivamente a visualização da cena, para subsequente interpretação visual.
( ) Operações realizadas para minimizar as distorções e degradações dos dados de uma imagem, com a finalidade de criar uma representação mais fiel da cena.
( ) Procedimentos utilizados para combinar os dados de uma imagem, referente a uma certa área geográfica, com outros conjuntos de dados referenciados geograficamente, para a mesma área.
( ) Estas operações têm a finalidade de substituir a análise visual dos dados por técnicas quantitativas de análise automática, visando a identificação das regiões presentes na cena.
Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	1 – 2 – 4 – 3
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	2 – 1 – 4 – 3
A ordem correta é 2 – 1 – 4 – 3: “Para Queiroz (2003), as formasde manipulação de imagens, para atingir os mais diversos objetivos e aplicações, são teoricamente infinitas. Porém, de um modo geral, elas podem ser categorizadas em um ou mais procedimentos que incluem quatro tipos abrangentes de operações computacionais. São elas:
· Retificação e Restauração de Imagens: operações realizadas para minimizar as distorções e degradações dos dados de uma imagem, com a finalidade de criar uma representação mais fiel da cena.
· Realçamento de Imagens: procedimentos aplicados aos dados de uma imagem com o objetivo de melhorar efetivamente a visualização da cena, para subsequente interpretação visual.
· Classificação de Imagens: estas operações têm a finalidade de substituir a análise visual dos dados por técnicas quantitativas de análise automática, visando a identificação das regiões presentes na cena.
· Combinação de Dados (data merging): procedimentos utilizados para combinar os dados de uma imagem, referente a uma certa área geográfica, com outros conjuntos de dados referenciados geograficamente, para a mesma área. (Aula 1, Tema 3).
Questão 1/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
O Processamento Digital de Imagens (PDI) é processo computacional de manipulação de uma imagem e é de extrema importância para o Sensoriamento Remoto. As técnicas de PDI fornecem subsídios para interpretação das imagens e possibilita o uso integrado com outros sistemas, como o SIG. Para atingir os mais diversos objetivos, existem muitas técnicas. Porém, de acordo com Queiroz (2003), de um modo geral, são procedimentos que podem ser agrupados em quatro tipos abrangentes de operações computacionais. Sendo elas:
1. Retificação e Restauração de Imagens
2. Realçamento de Imagens
3. Classificação de Imagens
4. Combinação de dados (data merging)
Com base nessas informações enumere, corretamente, a finalidade de cada um dessas operações.
( ) Procedimentos aplicados aos dados de uma imagem com o objetivo de melhorar efetivamente a visualização da cena, para subsequente interpretação visual.
( ) Operações realizadas para minimizar as distorções e degradações dos dados de uma imagem, com a finalidade de criar uma representação mais fiel da cena.
( ) Procedimentos utilizados para combinar os dados de uma imagem, referente a uma certa área geográfica, com outros conjuntos de dados referenciados geograficamente, para a mesma área.
( ) Estas operações têm a finalidade de substituir a análise visual dos dados por técnicas quantitativas de análise automática, visando a identificação das regiões presentes na cena.
Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	1 – 2 – 4 – 3
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	2 – 1 – 4 – 3
A ordem correta é 2 – 1 – 4 – 3: “Para Queiroz (2003), as formas de manipulação de imagens, para atingir os mais diversos objetivos e aplicações, são teoricamente infinitas. Porém, de um modo geral, elas podem ser categorizadas em um ou mais procedimentos que incluem quatro tipos abrangentes de operações computacionais. São elas:
· Retificação e Restauração de Imagens: operações realizadas para minimizar as distorções e degradações dos dados de uma imagem, com a finalidade de criar uma representação mais fiel da cena.
· Realçamento de Imagens: procedimentos aplicados aos dados de uma imagem com o objetivo de melhorar efetivamente a visualização da cena, para subsequente interpretação visual.
· Classificação de Imagens: estas operações têm a finalidade de substituir a análise visual dos dados por técnicas quantitativas de análise automática, visando a identificação das regiões presentes na cena.
· Combinação de Dados (data merging): procedimentos utilizados para combinar os dados de uma imagem, referente a uma certa área geográfica, com outros conjuntos de dados referenciados geograficamente, para a mesma área. (Aula 1, Tema 3).
Questão 2/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
Geoprocessamento é o conjunto de técnicas relacionadas ao tratamento da informação espacial (SILVA, 2007). Essas técnicas dizem respeito à coleta, armazenamento, tratamento e análise, e uso integrado. Com base nessas informações enumere, corretamente, as técnicas que estão relacionadas a cada um dos elementos a seguir:
1. Coleta
2. Armazenamento
3. Tratamento e Análise
4. Uso Integrado
( ) Banco de dados
( ) Cartografia, Sensoriamento Remoto, Fotogrametria, Topografia, GPS, Dados Alfanuméricos
( ) Modelagem de dados, Geoestatística, Aritmética lógica, Análise de redes, reclassificação
( ) GIS, LIS, AM/FM, CADD
Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A ordem correta é a letra A, segundo a Figura 1: Estrutura básica do geoprocessamento é 2 – 1 – 3 – 4: “Coleta: Cartografia, Sensoriamento Remoto, Fotogrametria, Topografia, GPS, Dados Alfanuméricos; Armazenamento: Banco de dados; Tratamento e Análise: Modelagem de dados, Geoestatística, Aritmética lógica, Análise de redes, reclassificação; e Uso Integrado: GIS, LIS, AM/FM, CADD. (Aula 1, Tema 1, Figura 1).
	
	B
	1 – 3 – 2 – 4
	
	C
	2 – 1 – 4 – 3
	
	D
	1 – 2 – 4 – 3
Questão 3/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
Para melhor elaboração de um mapa temático alguns itens devem ser levados em consideração, como o objetivo do mapa, definição do público alvo e qual o meio que ele será representado (impresso em livro, documento, folder, digital, etc.). Além disso, é essencial que o profissional tenha atenção na inserção dos elementos cartográficos, pois eles influenciam na interpretação geral das informações contidas no mapa. Com base nessas informações relacione, corretamente, os elementos a seguir com a sua definição.
1. Escala
2. Orientação
3. Localização
4. Legenda
( ) É um dos elementos mais importantes, pois representa todas as convenções de simbologia utilizada no mapa.
( ) É apresentada através  da indicação do Norte (N) e da malha de coordenadas (geográfica ou plana).
( ) É a relação matemática entre a distância medida em no mapa e sua distância no mundo real.
( ) É utilizada para situar o leitor com relação aos objetos espacialmente representados no mapa.
Selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	4 – 2 – 1 – 3
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Resposta correta é a letra A, 4 – 2 – 1 - 3.  4. “A legenda é um dos elementos mais importantes, pois representa todas as convenções de simbologia utilizada no mapa. Toda a informação que está inserida no mapa e que não seja “auto-explicativa” deverá constar na legenda. Os símbolos devem ser representados da mesma forma, tamanho e cor.” 2. “A orientação em um mapa é feita através da indicação do Norte (N) e da malha de coordenadas. O Norte (N) serve para indicar a orientação geográfica do desenho e é comumente inserido nos cantos superiores da folha. Já a malha de coordenadas orienta o leitor com relação a posição dos objetos. A malha pode ser expressa em coordenadas geográficas ou planas (métricas). 1. “A escala é a relação matemática entre a distância medida em um mapa e sua medida no mundo real. As escalas podem ser de redução (1:n), ampliação (n:1), naturais (1:1). São ditas grandes quando o denominador for pequeno (ex: 1:200), e pequenas quando o denominador for grande (ex: 1:200.000). Nos mapas, elas podem ser representadas de maneira gráfica e/ou numérica (indicada de forma textual). 3. “Muitas vezes, é necessário situar o leitor com relação aos objetos espacialmente representados no mapa. Dessa forma, é conveniente incluir áreas de ampliação (detalhar áreas específicas) e/ou situação (visão abrangente de localização)”.(Aula 2)
	
	B
	4 – 3 – 1 – 2
	
	C
	3 – 2 – 1 – 4
	
	D
	3 – 1 – 2 – 4
Questão 4/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
Os softwares são importantes componentes de um SIG. Com o avanço da tecnologia, juntamente desenvolvimentoe aprimoramento das técnicas e linguagens de programação, atualmente contamos com muitas opções no mercado, desde soluções prioritárias até open source. Saber qual o melhor software para o projeto é fundamental. Diante desse cenário, qual das alternativas a seguir melhor define a necessidade de escolher a ferramenta mais adequada para o seu projeto?
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Busca pelo software que fornece a interface mais agradável ao usuário.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Otimizar trabalhos e evitar custos elevados de produção.
A alternativa correta é a letra B. Apesar de todas outras alternativas serem fatores que podem ser considerados na escolha de um software, não são opções relevantes e essenciais.  (Aula 3)
	
	C
	Utilizar o software que oferece maior quantidade de ferramentas e recursos para impressionar seu cliente.
	
	D
	Procurar softwares que se comunicam com aplicações para smartphones, pois essa é uma tendência de mercado.
Questão 5/5 - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Para Recursos Hídricos
A fotointerpretação consiste na detecção, identificação, descrição e avaliação de objetos e padrões numa fotografia obtida através de um sensor remoto. Para que esse seja um trabalho bem-sucedido, o fotointerpretador deve seguir algumas diretrizes e especificações para garantir uma delimitação cartográfica consistente dos objetos identificados (GEORGE et al., 1983). As principais características que deverão ser observadas são:  padrão, tonalidade e cor, forma e tamanho, textura e sombra (MOREIRA, 2001). Com base nessas informações enumere, corretamente, as diretrizes abaixo com as suas descrições.
1. Padrão
2. Tonalidade e cor
3. Textura
4. Sombra
I. ( ) É um parâmetro qualitativo e refere-se ao índice de reflectância dos objetos-alvo. Cada alvo irá emitir uma refletância diferente, mesmo que sejam objetos parecidos. Essas diferentes energias refletidas são relacionadas a diferentes níveis de cinza.
II. ( ) Essa característica pode assumir tanto fatores negativos quanto positivos. Podendo provocar alterações na tonalidade da imagem e dificultar na caracterização.
III. ( ) Diz respeito ao agregamento de alvos que na sua individualidade não podem ser detectados, resultando num aspecto que varia de liso a rugoso. Esse aspecto pode variar, dependendo das características dos alvos, resolução espacial e escala.
IV. ( ) É dos elementos de reconhecimento visual mais utilizados para identificação de características naturais e artificiais. Por exemplo, uma plantação de hortifruti vista de cima se diferencia de um padrão de bairros em uma área urbana vista de cima.
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 4 – 3 – 1
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A alternativa correta é a letra A. I. "A tonalidade é um parâmetro qualitativo e refere-se ao índice de reflectância dos objetos-alvo. Por exemplo, um carro branco reflete muito mais energia solar do que um carro preto. Na natureza o princípio é exatamente o mesmo, ou seja, cada alvo irá emitir uma refletância diferente, mesmo que sejam objetos parecidos. Entretanto, a tonalidade (níveis de cinza) pode ser muito próxima entre os objetos-alvo. Dessa forma, fica inviável fazer a categorização por essa metodologia, como por exemplo os estágios de crescimento de uma vegetação. Nesse caso, é recomendável utilizar a característica cor no lugar a tonalidade, pois o olho humano está mais habituado a enxergar objetos coloridos do que objetos em tons de cinza." II. "A sombra numa imagem de satélite é uma característica importante. Ela pode assumir tanto fatores negativos quanto positivos. Geralmente vegetações e relevos provocam sombras do seu lado oposto a incidência do sol, provocando alterações na tonalidade da imagem e dificultando na caracterização. Do ponto de vista negativo, no local onde a sombra foi projetada, ela acaba omitindo informações relevantes para a interpretação da imagem. Entretanto, a sombra pode deixar de ser um fator negativo e passa a ser positivo, como é o caso da classificação de diferentes tipos de vegetação." III. "A textura nas imagens de satélite diz respeito ao agregamento de alvos que na sua individualidade não podem ser detectados, resultando num aspecto que varia de liso a rugoso. Esse aspecto pode variar, dependendo das características dos alvos, resolução espacial e escala." IV. "O padrão é muito utilizado tanto na interpretação de imagens de satélite quando de fotografias aéreas. É dos elementos de reconhecimento visual mais utilizados para identificação de características naturais e artificiais. Por exemplo, uma plantação de hortifruti segue um padrão de grade característico visto de cima. Na área urbana, bairros mais antigos seguem um padrão diferente dos bairros mais novos." (Aula 4)
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3
	
	C
	2 – 1 – 3 – 4
	
	D
	4 – 3 – 2 – 1
image1.wmf
image2.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina