Logo Passei Direto
Buscar
Material

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Correta
Questão com problema?
“Baixa produtividade é o principal custo relacionado à falta de saúde no ambiente corporativo, defendeu, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o americano Sean Sullivan, cofundador, presidente e CEO do Institute for Health and Productivity Management (IHPM) e da Workplace Wellness Alliance (WWA). O conferencista falou sobre Saúde e Qualidade de Vida como Elemento Estratégico de Competitividade no Cenário Global em evento promovido pelo SESI/SC. [...] "O custo em assistência médica não é a principal despesa relacionada à falta de saúde nas empresas. A perda de produtividade por falta de saúde é duas a três vezes maior do que o aumento de custos em assistência médica de trabalhadores", enfatizou Sullivan. De acordo com o conferencista, o investimento na saúde do trabalhador da maneira certa pode ter um grande impacto sobre a produtividade e só começou a ser medido recentemente.”. 
 
CAMPUS, M. Falta de saúde no ambiente de trabalho reduz produtividade. Associação Brasileira de Qualidade de Vida, 1 out. 2014. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2016>. Acesso em: 06/02/2019.
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I - O bem-estar físico, psicológico e social do trabalhador se reflete diretamente na produtividade e na competitividade da organização.
II - Quando a organização investe no bem-estar do colaborador, promove benefícios também para a sociedade, já que impacta a performance econômica da nação.
III - Se o trabalhador não zela por sua saúde, a organização nada pode fazer por ele.
IV - Segundo a lei, não compete à empresa se envolver com aspectos relacionados à saúde do trabalhador.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Sua resposta
Correta
I e II, apenas.
Comentário
Alternativa Correta: I e II apenas.   A afirmação I é verdadeira já que o bem-estar que envolve as dimensões biológica, psicológica e social do colaborador tem reflexos diretos na produtividade porque, via de regra, quando o absenteísmo e o turnover são reduzidos, também é menor a incidência de afastamentos por acidentes de trabalho, indenizações e etc. A afirmativa II é verdadeira pois, ao investir na saúde do colaborador, reduzir acidentes de trabalho - e com a redução de acidentes menor incidente de pessoas incapacitadas para as atividades laborais - a organização contribui com a sociedade, pois não apenas o colaborador, mas todo o sistema no qual está inserido sofre com o adoecer desse trabalhador, assim como a nação que arca com custos dos benefícios previdenciários até o retorno dele à atividade ocupacional, caso isso seja possível. Já a afirmação III é falsa, pois embora o trabalhador seja responsável direto por escolher hábitos que sejam promotores e mantenedores da saúde, há que se considerar que a organização pode sim contribuir por meio de campanhas de sensibilização para a adoção de hábitos saudáveis e estimular o apoio do grupo para o fomento de hábitos pessoais mais saudáveis. A afirmação IV é falsa, uma vez que compete à organização zelar pela saúde do trabalhador, a evidencia disso são as leis, ações e programas voltados à saúde, higiene e segurança no trabalho.
Questão 2
Correta
Questão com problema?
A NR-35, publicada em 23 de março de 2012, que trata do Trabalho em Altura, em seu item 35.1.1, 35.1.2.e.35.1.3, aponta seu objetivo como: 35.1.1. Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. (BRASIL, 2012)
 
 
Com base em Segurança no Trabalho, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
 
I- Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. (BRASIL, 2012)
PORQUE
 
II- Mesmo quando se tem diversos trabalhadores executando a mesma função, cabe ao empregador garantir que o posto de trabalho de cada um seja adaptado às suas características psicofisiológicas (referente ao ramo biológico da psicologia que estuda as relações mentais e as funções físicas).
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Comentário
35.1.2. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. (BRASIL, 2012) 35.1.3. Esta norma se complementa com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos Órgãos competentes e, na ausência ou omissão dessas, com as normas internacionais aplicáveis. (BRASIL, 2012). Também é função dos empregadores assegurar um posto de trabalho em condições adequadas para o trabalhador. Mesmo quando se tem diversos trabalhadores executando a mesma função, cabe ao empregador garantir que o posto de trabalho de cada um seja adaptado às suas características psicofisiológicas (referente ao ramo biológico da psicologia que estuda as relações mentais e as funções físicas).
Questão 3
Correta
Questão com problema?
O Parágrafo 2º do artigo 20 da lei 8213 de 24 de julho de 1991 (BRASIL, 1991, s.p) diz que “em caso incomum, se ficar comprovado que a doença não inclusa na relação mostrada nos incisos I e II deste artigo resultou das condições específicas em que o trabalho é executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdência Social deve considerar como um acidente do trabalho.”
 
Outras situações consideradas acidentes de trabalho são mencionadas no artigo 21. São os acidentes ocorridos fora do local e horário de trabalho, nos casos de
I - no cumprimento de ordem ou na realização de serviço autorizado pela empresa.
II -  na prestação espontânea de qualquer serviço para a empresa.
III - em viagem a serviço da empresa, incluindo para estudo, quando financiada por esta com o objetivo de melhorar a capacitação da mão-de-obra, independentemente do meio de transporte utilizado, inclusive se o veículo pertencer ao trabalhador.
IV - no percurso da residência para o local de trabalho ou vice-versa, qualquer que seja o meio de transporte fornecido pela empresa, apenas.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
Sua resposta
Correta
I, II e III, apenas.
Comentário
O correto seria: no percurso da residência para o local de trabalho ou vice-versa, qualquer que seja o meio de transporte, inclusive se o veículo pertencer ao trabalhador.
Questão 4
Correta
Questão com problema?
“[...] Para o motivo de afastamento ‘acidente/doença relacionada ao trabalho’, além do registro do evento no eSocial, a CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) também é obrigatória, disponível na página . O link para o cadastramento da CAT encontra-se disponível também no eSocial e pode ser acessado no momento de registrar o afastamento. Após o download do aplicativo, o empregador poderá consultar o manual de preenchimento clicando sobre o ícone de interrogação.[...]”. Para controlar os acidentes de trabalho a CAT serve para este controle empresarial dos acidentes.
CIPA.  Acidente do trabalho do doméstico também deverá ser informado. Revista CIPA, 16 out. 2015. Disponível em: . Acesso em: 06/02/2019.
 
Com base em Segurança do Trabalho, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. A Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) é emitida pela empresa ou pelo empregador doméstico, mas também poderá ser emitida pelo próprio trabalhador, ou ainda por dependente, entidade sindical, médico ou autoridade pública.
PORQUE
 
II. A CAT deve ser emitida no máximo uma semana após o acidente de trabalho ou da declaração da doença ocupacional, mas poderá haver a isenção da multa se for emitida pelo empregador, mesmo após o prazo exigido por lei.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Correta
A asserção I é uma proposição verdadeira,
e a II é uma proposição falsa.
Comentário
Alternativa Correta: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição verdadeira, pois a Lei n.º 8.213/1991 permite a emissão da CAT não só pelo empregador, mas também pelo próprio trabalhador, o dependente, a entidade sindical, o médico ou a autoridade pública, com a finalidade de impedir procedimentos fraudatórios. A asserção II é uma proposição falsa e não justifica a primeira, pois a CAT deve ser preenchida até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, se houver morte, o preenchimento deve ser imediato. Assim, caso o prazo não seja cumprido, haverá multas para o empregador, não importando quem preencher a CAT.
Questão 5
Correta
Questão com problema?
“Dos 5 milhões de acidentes de trabalho ocorridos no Brasil entre 2007 e 2013, data da última atualização do anuário estatístico da Previdência Social, 45% acabaram em morte, em invalidez permanente ou afastamento temporário do emprego. Só nesse período, o desembolso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com indenizações aos acidentados foi de R$ 58 bilhões. Além da pensão por morte e invalidez, o INSS paga ainda o salário do segurado a partir do 16º dia de ausência no emprego.”
KONIG, M. Acidentes custaram R$ 70 bilhões em sete anos. Gazeta do Povo, 6 jul. 2015. Disponível em: . Acesso em: 06/02/2019.
 
O exercício da atividade profissional muitas vezes coloca o colaborador em contato com elementos e situações que podem colocar em risco sua saúde física e mental. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I - O acidente ocorrido no trajeto entre a residência e o posto de trabalho do segurado.
II - A doença profissional, ou seja, aquela adquirida pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade.
III - A doença desencadeada por conta de condições específicas sob as quais a atividade profissional é realizada e com ela se relacione diretamente.
IV - As doenças degenerativas, inerentes a determinado grupo etário.
V - As doenças endêmicas, adquiridas por segurados que moram em regiões onde se desenvolvem tais doenças.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Sua resposta
Correta
I, II e III apenas.
Comentário
Alternativa Correta: I, II e III apenas. A afirmação I é verdadeira, porque também é considerado acidente de trabalho aquele ocorrido no trajeto entre a residência do trabalhador e o local de trabalho, desde que não tenha havido desvio de rota.  Para ser considerado acidente de trajeto, o trabalhador deverá estar no trajeto habitual. A afirmação II é verdadeira: a Lei nº 8.213, e 24 de julho de 1991, estabelece que a doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade, como por exemplo, aquelas causadas por movimentos repetitivos, em alta frequência e em posição ergonômica incorreta, podem causar lesões de estruturas do Sistema tendíneo, muscular e ligamentar. A afirmação III é verdadeira: a Lei nº 8.213 esclarece que se considera doença do trabalho aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. Contudo, a doença deve constar da relação de que trata o Anexo II do Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto no 3.048, de 6/5/1999. A afirmação IV é falsa, as doenças degenerativas, como o diabetes, a arteriosclerose, a hipertensão, doenças inerentes ao grupo etário e doenças que não produzem incapacidade laborativa não configuram como doenças que podem ser causadas pelo trabalho. A afirmação V é falsa, pois doenças endêmicas (aquelas que ocorrem em uma aérea geográfica ou grupo, como esquistossomose, febre amarela, dengue, não são consideradas doenças do trabalho, salvo se comprovado que resultou de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina