Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

TEIA DE ARANHA
Objetivo:
Estimular o entrosamento entre os alunos.
Procedimentos:
Propor que os alunos fiquem em pé, forando um círculo.
Entregar um rolo de barbante ou cordão.
Solicitar um voluntário para iniciar a tarefa sugerindo que o mesmo escolha um membro do grupo para entregar uma outra parte do cordão e receber uma mensagem sua.
Sucessivamente um vai abrindo o rolo e entregando a um colega até que todos tenham recebido a mensagem e o cordão, formando assim a teia de aranha.
Em um segundo momento, com todos sentados levantar a questão: O que pode e não pode ter em nossa teia? Listar as opiniões dos alunos para a confecção de um painel de combinados da classe.
Para encerrar permitir que os alunos ilustrem o painel através de uma técnica artística: desenho, recorte, colagem, dobradura, etc...
Objetivo:
- Demonstrar alegria, carinho, afeto por estar recebendo os alunos.
Como proceder:
- Utilizar uma caixa de sapato forrada de papel, com a tampa removível, embalada por um laçõ bem largo e bonito. Dentro dessa caixa deverá ter um espelho colado no fundo.
- Ela será entregue na porta da sala de aula, ao professor, que deverá recebê-la com grande alegria.
- Depois de abrir a caixa e olhar o presente, o professor, sorridente, comenta com seus alunos:
"Criança, hoje é um dia especial para mim! Recebi um lindo presente! É um presente vivo, que vai me alegrar muito, durante este ano. Ele é muito importante, pois juntos vamos crescer e aprender muitas coisas. Vocês não podem imaginar a felicidade que sinto em recebê-lo. O que vocês acham que tem aqui nesta caixa?"
- Os alunos ficam curiosos, imaginando o que possa estar na caixa.
- O professor coloca a caixa no canto da sala, e convida cada aluno para ir olhar o presente. Pede que não comentem um com o outro sobre o que viu.
- A medida que eles abrem a tampa e olham para dentro da caixa, eles se vêem refletidos no espelho e cada um tem uma reação diferente. 
- Depois que todos olharem a caixa o professor fará um comentário a respeito da alegria em que está ao receber seus alunos durante o ano. Falará que realmente eles são o presente que a escola está dando a ele naquele dia.
- Colher da classe opiniões sobre a sensação que cada um teve ao se ver refletido no espelho.
ATIVIDADE: Falar, ouvir e julgar
Instrução: Os alunos são divididos em grupos de 3, cada um terá uma função que deverá ser revezada:
Orador: Escolhe um tema e faz um comentário sobre ele.
Secretário: Escreve o que vai sendo dito pelo orador.
Juiz: Julga se o que foi escrito tem haver com o que foi falado e coloca sua observação abaixo do que foi escrito.
Continua abaixo:
A atividade possui três rodadas, sendo que cada membro deve passar pelos três papeis, no fim haverá um registro com as opiniões dos três e os seus julgamentos sobre o que foi escrito. Os temas podem ser mudados conforme o que está sendo trabalhado.
TEMAS:
1. Pena de Morte 2. Reforma das prisões 3.Uso de drogas. 4. Liberação feminina. 5. Política exterior.
6. Ecologia 7. Matrimonio homossexual. 8. Corrupção 9. Sexo pré-matrimonial e extra matrimonial.
10. Gente da Rua. 11. Trabalho voluntário. 12. Reforma política. 13. Divorcio. 14. Homossexualidade.
No final o grupo deve responder as três questões:
Questões:
1. Quais foram as dificuldades que vocês enfrentaram em cada papel que interpretaram, secretário, orador e juiz?
2. Que dificuldades vocês tiveram durante a escuta?
3. O que vocês aprenderam sobre a capacidade de comunicação?

Mais conteúdos dessa disciplina