Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Estudo de impacto de vizinhança
Direito Civil vs Direito Urbanístico
Hely Lopes Meirelles já dizia que o Direito Urbanístico não se confunde com o Direito Civil, pois protegem interesses diversos e se embasam em fundamentos diferentes, uma cuida de regrar a relação entre vizinhos, a outra de regulamentar a utilização da propriedade em função da coletividade.
Direito civil: como o direito de construir e o direito de vizinhança são de ordem privada e disciplinam a construção e seus efeitos nas relações com terceiros, especialmente com os confinantes.
Direito urbanístico: ordena o espaço urbano e as áreas rurais que nele interferem, através de imposições de ordem pública, expressas em normas de uso e ocupação do solo urbano ou urbanizável, ou de proteção ambiental.
Previsão Legal - Operações Consorciadas
Art. 32, do Estatuto da Cidade 
Lei municipal específica, baseada no plano diretor, poderá delimitar área para aplicação de operações consorciadas.
§ 1o  Considera-se operação urbana consorciada o conjunto de intervenções e medidas coordenadas pelo Poder Público municipal, com a participação dos proprietários, moradores, usuários permanentes e investidores privados, com o objetivo de alcançar em uma área transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e a valorização ambiental.
Previsão Legal - Estudo de impacto de vizinhança
Art. 33, do Estatuto da Cidade 
Da lei específica que aprovar a operação urbana consorciada constará o plano de operação urbana consorciada, contendo, no mínimo:
[...]
V– estudo prévio de impacto de vizinhança; [...]
Previsão Legal - Estudo de impacto de vizinhança
Arts. 36 e 37, do Estatuto da Cidade 
Conceito
O estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) constitui um instrumento cuja finalidade envolve a realização de estudos das influências de determinados empreendimentos em relação aos aspectos urbanos da vizinhança, como condição para a obtenção de licenças e autorizações municipais referentes a construção, ampliação ou funcionamento (Bordalo, 2022, p. 99). 
Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) 
Dois conceitos são fundamentais: IMPACTO e VIZINHANÇA.
Impacto: é a alteração do equilíbrio que existia antes do empreendimento, podendo atingir diferentes esferas: social, econômica, ambiental, urbanística, cultural, entre outras.
Vizinhança: o conjunto de pessoas, edificações e atividades localizados em uma base territorial que possa ser atingida ou beneficiada pelas consequências do empreendimento em questão.
O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) será exigido, nos termos de lei municipal, de empreendimentos ou atividades localizadas na área urbana, restando afastada a sua incidência na área rural.
Assim, o EIV tem por objetivo garantir e esgotar o debate prévio sobre todas as influências que a inovação pretendida em determinado imóvel pode provocar nos seus arredores. O documento, produzido segundo parâmetros legais, terá de contemplar todos os aspectos do impacto de vizinhança por isso mesmo, fornecerá os subsídios para avaliar direitos e obrigações para o proprietário e seus vizinhos.
Art. 37, do Estatuto da Cidade - Será objeto de estudo e análise os efeitos positivos e negativos do empreendimento, notadamente no tocante à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades. As questões a serem investigadas são, no mínimo, as seguintes:
adensamento populacional;
equipamentos urbanos e comunitários;
uso e ocupação do solo;
valorização imobiliária;
As questões a serem investigadas são, no mínimo, as seguintes:
[...]
geração de tráfego e demanda por transporte público;
ventilação e iluminação;
paisagem urbana e patrimônio natural e cultural.
Diferença entre EIV e EIA
Relevante não confundir o estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV) com o estudo prévio de impacto ambiental (EIA), instrumento da política nacional do meio ambiente. Eles representam instrumentos distintos.Tanto assim que elaboração do EIV não substitui a elaboração e a aprovação do EIA, nos termos da legislação ambiental aplicável.
Art. 38, do Estatuto da Cidade: “A elaboração do EIV não substitui a elaboração e a aprovação de estudo prévio de impacto ambiental (EIA), requeridas nos termos da legislação ambiental”.
Quem é responsável pela elaboração do EIV?
A elaboração do EIV é de responsabilidade do empreendedor, ou seja, da empresa ou pessoa que pretende implantar o empreendimento.
O relatório deve ser elaborado por uma equipe multidisciplinar, que varia de acordo com o município. Poderão ser exigidos arquitetos, engenheiros ambientais, geógrafos e advogados, entre outros profissionais que tenham a capacidade para avaliar os critérios de análise do EIV.
Também é necessário um profissional de arquitetura ou engenharia ambiental legalmente habilitado no CREA, que supervisionará a elaboração, assinará o documento e entregará ao órgão competente
Etapas do EIV
Realizar coletas de dados e a identificação dos impactos potenciais.
Realização de analises técnicas detalhadas para avaliar estes impactos. 
Desenvolver medidas de mitigação para minimizar os efeitos negativos. 
Submissão ás autoridades municipais 
Revisão e aprovação ;
Taxas do EIV
As taxas de análise do EIV e emissão do Atestado de Viabilidade devem ser pagas antecipadamente à prática de qualquer ato ou atividade sujeita à sua incidência. A taxa de análise do EIV inclui o exame do estudo, a emissão de pareceres e relatórios e a listagem de exigências.
A partir da segunda listagem de exigências para correção do EIV ou complementação de informações nele presentes, será cobrada nova taxa no valor de 50% da cobrada inicialmente, exceto quando for relativa a itens não listados anteriormente.
 
A taxa de análise de EIV no valor-base de R$ 1.000,00 (mil reais), deve ser atualizado anualmente pelo mesmo índice que atualizar os valores expressos em moeda corrente na legislação do Distrito Federal.
Município de Joaçaba
LEI COMPLEMENTAR Nº 439, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2022.
DISPÕE SOBRE NORMAS RELATIVAS AO ZONEAMENTO DO MUNICÍPIO DE JOAÇABA (SC) - LEI DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
LEI COMPLEMENTAR Nº 468, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2022.
DISPÕE SOBRE O FRACIONAMENTO DO SOLO NA FORMA DE CONDOMÍNIO DE LOTES PARA FINS DE EDIFICAÇÕES RESIDÊNCIAIS E/OU EMPRESARIAIS, REGULAMENTANDO O ART. Nº 14 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 434/2021 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
CAPÍTULO IX DO ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA E DO ESTUDO DE IMPACTO DE TRÂNSITO (Redação dada pela Lei Complementar nº 366/2018)
Art. 146 São considerados de impacto todas as atividades de uso permissível, que irão requerer estudo de Impacto de Vizinhança, que será analisado e deliberado pelo Conselho de Desenvolvimento Municipal. (Redação dada pela Lei Complementar nº 153/2007)
Art. 147: Estudo de Impacto de Vizinhança. Aspectos positivos e negativos do empreendimento sobre a qualidade de vida da população residente, ou usuária da área em questão e seu entorno [...]
Art. 82: Para a análise de viabilidade do uso do solo, deverá ser consultada a tabela de classificação dos usos, estabelecido por regulamentação específica, que obedece a classificação do IBGE através do CNAE.
§ 1ºIII , §2º e 3º
Art. 88. O Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV será regido pela lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável e a presente lei, e deverá ser apreciado pelo Conselho da Cidade.
 Art. 91: Necessidade do EIV/EIT, no que diz respeito a novas construções
 Construção de um condomínio ao lado do Parque Natural Municipal São Francisco de Assis no centro de Blumenau/SC
Em audiência pública realizada em 16/02/2023, boa parte dos questionamentos dos presentes eram referentes ao impacto ambiental causado pela construção. Uma nova audiência será realizada para apresentar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
O público presente argumentou que, por se tratar de uma área vizinha ao parque, a preocupação era pertinente no Estudo de Impacto deVizinhança.
Estudo de impacto de vizinhança: 
a experiência do festival Caldas Country Show em Caldas Novas, Goiás
A experiência de Caldas Novas em Goiás ilustra a importância do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) na gestão de eventos de grande porte. O EIV, ao identificar os possíveis impactos de um evento na comunidade local, permite que medidas preventivas sejam tomadas para minimizar problemas como violência, vandalismo e perturbação da ordem pública.
A implementação do EIV pode ajudar a garantir que esses eventos sejam realizados de maneira responsável e sustentável, minimizando os impactos negativos na comunidade local e no meio ambiente.
Jurisprudência
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA AJUIZADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA. PLEITO DE ANULAÇÃO DA APROVAÇÃO DO ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA DO EMPREENDIMENTO CITY LIFE, A SUSPENSÃO DOS TRÂMITES ADMINISTRATIVOS DE CONCESSÃO DE ALVARÁ, ALÉM DE ADOÇÃO DE MEDIDAS MITIGATÓRIAS DOS POTENCIAIS DANOS CAUSADOS PELA OBRA. SENTENÇA DE PARCIAL PROCEDÊNCIA. DETERMINAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE NOVO ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA. INSURGÊNCIA DA EMPRESA RESPONSÁVEL PELO EMPREENDIMENTO, DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA E DO ASSISTENTE LITISCONSORCIAL. 1) INSURGÊNCIA DA EMPRESA DEMANDADA. 1.1) AVENTADA ILEGITIMIDADE ATIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA O AJUIZAMENTO DA DEMANDA. TESE AFASTADA. ENTE MINISTERIAL LEGITIMADO PARA A TUTELA DA ORDEM URBANÍSTICA E DO MEIO AMBIENTE, POR MEIO DE AÇÃO CIVIL PÚBLICA. ATUAÇÃO COM RESPALDO NAS DISPOSIÇÕES DO ART. 129, III, DA CF/88, E ARTS. 1º E 5º DA LEI N. 7.347/85. PRELIMINAR AFASTADA. 1.2) ALEGADA IMPOSSIBILIDADE DE ANULAÇÃO DA APROVAÇÃO DO IMPACTO DO ESTUDO DE VIZINHANÇA. TESE AFASTADA. EIV QUE NÃO RESPEITOU O REGRAMENTO CORRELATO. NECESSIDADE DE CONSULTA À POPULAÇÃO ATINGIDA. PREVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL. NOVA REALIZAÇÃO DO ESTUDO, COM PESQUISA APRIMORADA E DIRECIONADA TAMBÉM AOS QUE REALMENTE PODERIAM IDENTIFICAR OS EFEITOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO MENCIONADO EMPREENDIMENTO, QUE SE MOSTRA ADEQUADA. RECURSO DESPROVIDO[...]
(TJ-SC - APL: 50187235020218240018, Relator: Sandro Jose Neis, Data de Julgamento: 30/05/2023, Terceira Câmara de Direito Público)
Jurisprudência
	AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA AMBIENTAL. SUSPENSÃO DA CONCESSÃO DE LICENÇAS PARA CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS MEDIANTE OUTORGA ONEROSA. EXIGÊNCIA DE ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA (EIV). EXPEDIÇÃO DE NOVA LEI COMPLEMENTAR QUE NÃO ABARCOU A OBRIGATORIEDADE DO ESTUDO EM CASOS DE OUTORGA ONEROSA. LACUNA DA LEI QUE NÃO PODE AUTORIZAR POSSÍVEIS DANOS AO MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO E A COLETIVIDADE. DECISÃO MANTIDA. RECURSO DESPROVIDO. PREJUDICADO O AGRAVO INTERNO.
	(TJ-SC - AI: 50575271020228240000, Relator: Sérgio Roberto Baasch Luz, Data de Julgamento: 28/02/2023, Segunda Câmara de Direito Público)
Referências bibliográficas
Bordalo, Rodrigo. Direito Urbanístico. (Coleção Método Essencial). Disponível em: Minha Biblioteca, (2nd edição). Grupo GEN, 2022.
CG Ambiental. Entenda o que é o Estudo de Impacto de Vizinhança. Disponível em: https://www.cgambiental.com.br/entenda-o-que-e-e-porque-sua-empresa-precisa-de-um-estudo-de-impacto-de-vizinhanca/
https://leismunicipais.com.br/a/sc/j/joacaba/lei-complementar/2022/43/439/lei-complementar-n-439-2022-dispoe-sobre-normas-relativas-ao-zoneamento-do-municipio-de-joacaba-sc-lei-de-uso-e-ocupacao-do-solo-e-da-outras-providencias
https://leismunicipais.com.br/a/sc/j/joacaba/lei-complementar/2022/47/468/lei-complementar-n-468-2022-dispoe-sobre-o-fracionamento-do-solo-na-forma-de-condominio-de-lotes-para-fins-de-edificacoes-residenciais-e-ou-empresariais-regulamentando-o-art-n-14-da-lei-complementar-n-434-2021-e-da-outras-providencias
Jus Brasil. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/tj-sc/1773463646/inteiro-teor-1773463648
Jus Brasil. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/tj-sc/1773463646
Obrigada!
Alunas: Ana Carolina, Amanda Rex e Carolina Dallacosta 
CREDITS: This presentation template was created by Slidesgo, and includes icons by Flaticon, and infographics & images by Freepik 
image1.jpg
image2.png
image3.png
image4.png
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.png
image8.png

Mais conteúdos dessa disciplina