Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

REVISÃO NP3- FISIOLOGIA
Sobre os conteúdos abordados em Fisiologia- NP3- assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas
( F)O calcitrol e a eritropoetina são as principais proteínas sintetizadas pelos rins, sendo esta ultima relacionada a reciclagem de hemácias. 
( V) A cápsula de Bowman é a principal estrutura do néfron relacionada à filtragem dos compostos advindos do sangue
( V ) Dentre os compostos que conseguem ultrapassar a barreira de filtração dos néfrons e chegar ao tubulo contorcido proximal e ao resto das estruturas do néfron e atuar na formação da urina , pode-se citar a água, que formará grande parte da urina, e diversas células sanguíneas, como leucócitos, hemácias e várias moléculas de glicose.
( V) Esse sistema está relacionado aos mecanismos fisiologicos do nosso corpo para tentar aumentar a pressão arterial, caso esteja muito baixa/ baixa
( V) A renina converte angiotensinogênio em angiontensina I
( V ) A enzima conversora de angiotensina (ECA) transforma angiotensina I em angiotensina II no fígado.
( V ) A angiotensina II é um potente vasoconstrictor e atua na sintese de hormônio antidiurético (ADH) nas suprarrenais
(F ) A parótida é a maior glândula salivar do nosso corpo, desembocando sua saliva em região de carunculas sublinguais
( V) A submandibular não é a maior glândula salivar, mas é a maior produtora de saliva, despejando sua saliva pelo ducto de wharton.
( V ) A saliva produzida pela glândula parótida é mais fluida, enquanto a da sublingual é mais viscosa.
( V ) Sialolitíase é a calcificação da saliva, ocorrendo principalmente em glândula sublingual.
( F) A insulina atua na atenuação da glicose na corrente sanguínea, sendo liberada em momentos de jejum
( v ) O glucagon estimula a quebra moléculas de glicogênio para liberar maior quantidade de glicose na corrente sanguínea.
(V ) Na diabetes mellitus tipo I o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina e os indivíduos acometidos pela doença, geralmente possuem baixo peso corporal.
(V) Na diabetes do tipo II, os indivíduos acometidos pela doença geralmente possuem maior peso corporal, sendo insulinodependentes.
( V) O exame menos eficaz para medir a quantidade de glicose no corpo e constatar se o indivíduo possui diabetes é o hemoglobina glicada, já que pode ser driblado pela pessoa que está sendo testada
( F ) A digestão dos alimentos começa no estômago
( V ) Os movimentos peristálticos são movimentos voluntários que o nosso corpo faz para que possa haver uma melhor digestão dos alimentos.
( F) O suco pancreático e a bile são despejados na região do ileo, porção final do intestino delgado.
(V ) O intestino grosso atua na absorção de água e sais minerais e formação do bolo fecal.
( F ) A bile é produzida na vesicula biliar, sendo sua principal função a de emulsificação de gorduras.
( V ) Geralmente indivíduos hepatopatas têm alguns problemas fisiologicos, como deficiência na coagulação sanguínea.
(V ) O sistema porta hepático auxilia na metabolização dos nutrientes advindos de alguns órgãos, como baço, intestinos grosso e delgado
( V ) A tríade portal é formada por veia cava inferior, artéria hepatica própria e ducto biliar
(V ) A cirrose tem um maior acometimento em homens e possui como pricipais sintomas a ascite e icterícia
( V ) Na cirrose há uma maior proliferação de hepatócitos e diminuição de tecido fibroso (células estreladas)
( V ) A bilirrubina tem origem da destruição ou reciclagem de leucócitos
( V ) A bilirrubina indireta é convertida em bilirrubina direta no baço
( V) É um dos componentes do suco pancreático, que é liberado na região de duodeno do intestino delgado.
( V) A bilirrubina é responsável por dar a coloração das fezes e da urina.
( V ) Pessoas com icterícia geralmente estão envolvidas com problemas no fígado ou baço, que desencadeiam uma conversão muito rápida de bilirrubina indireta em bilirrubina direta

Mais conteúdos dessa disciplina