Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

6
 RECICLAGEM DE SUCATAS
Aline Anny Baldez Siqueira
Dayanny Aparecida Ribeiro
Jéssica Andressa da Silva Costa
Pedro José Teodoro Cruz[footnoteRef:1] [1: ] 
Rodrigo Oliva[footnoteRef:2] [2: ] 
RESUMO
PALAVRAS-CHAVE: Reciclagem, Economia, Meio Ambiente.
INTRODUÇÃO
A produção de lixo é inerente a própria existência humana, neste esteio, ganha-se enorme destaque o estudo do meio ambiente por diversas organizações e pessoas objetivando entender e contribuir para um mundo melhor.
O meio ambiente onde vivemos está em constante modificação e sabemos que nós seres humanos somos responsáveis por grande parte disso. Atualmente vivemos em uma situação onde cuidar do meio ambiente é ser sustentável e também o nosso dever como cidadão, e no meio industrial não é diferente, até porque as indústrias estão cientes de que grande parte da poluição são oriundas da mesma.
Deise Aur/Greenme (2019) afirma que as explorações dos recursos naturais vêm aumentando de forma desequilibrada sem dar no mínimo, o tempo devido para que a natureza reponha naturalmente tais recursos. Qualquer economia dos recursos naturais do nosso planeta é bem-vinda na construção de um ambiente sustentável. Corroborando com este pensamento, estão surgindo cada vez mais ideias que possam fazer deste mundo realmente um lugar melhor. A Reciclagem por exemplo vem se tornando alvo não somente de pessoas como também de industrias, até porque entende-se que a mesma é um processo de conversão de desperdício em produtos ou materiais de potencial utilidade. 
Após compreender basicamente a importância de cuidar do meio ambiente e o que é reciclagem, o presente trabalho visa contribuir também na construção de um ambiente sustentável objetivando compreender a importância da reciclagem de sucatas como forma geral e lucrativa para os negócios. Entender o fluxo e processo da reciclagem são necessários para melhor compreensão do trabalho.
Os métodos utilizados para a realização deste trabalho foram pesquisas bibliográficas, sites, livros, uma pequena pesquisa de campo em uma siderúrgica de médio porte e ferramentas que possam mensurar o quanto se pode economizar e ganhar ao se cuidar bem do meio ambiente contribuindo com a reciclagem de sucata.
Gil (2002) define que a pesquisa exploratória como aquela que tem o objetivo proporcionar uma maior familiaridade com o problema, tornando tal problema mais explícito ou contribuindo até mesmo com hipóteses, através de pesquisas bibliográficas e entrevistas com pessoas experientes ou familiarizadas com o problema.
DESENVOLVIMENTO
Referencial Teórico
Parte de Dayanny: IMPORTANCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
CONSEQUENCIAS GRAVES ATUAIS
Parte de Jéssica: IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM
A reciclagem é um processo que incide na transformação de matérias usados em novos produtos, cujo o objetivo é reduzir matéria prima extraída da natureza e preservar o meio ambiente, assim evitando o descarte inapropriado do mesmo na natureza, e colabora também para a geração de empregos em cooperativas e contribui para a renda de diversos catadores de materiais recicláveis.
MÉTODO PARA RECICLAGEM DE SUCATA
FRAGMAQ (2012) afirma que sucata é todo material que não pode mais ser utilizado para aquilo que se designava, podendo servir para novos produtos, os materiais mais comuns são: cobre, aço, ferro, alumínio, zinco, magnésio, plásticos, vidros, papel, borracha, entre outros. 
A sucata de ferro não é diferente pois, o ferro é o material que passa diversas vezes pelo processo de reciclagem sem perder as suas propriedades e sua qualidade, sem contar que esse tipo de sucata está presente a todo estante no nosso dia a dia, seja em embalagens de metais, fios ou outros produtos metálicos. (REFERENCIAR)
O processo de reciclagem do metal em sua primeira fase temos a separação por tipos e características, ou seja, o alumínio, cobre, aço e ferro passam por processos diferentes de reciclagem. (REFERENCIAR)
Em seguida, todo o material passa a ser prensado em fardos para facilitar o transporte. Quando a sucata possui um tamanho elevado ela passa a ser cortada ou cominuída antes da prensagem, ao chegar na usina a sucata vai para o forno elétrico a arco (FEA), onde são aquecidas e fundidas a aproximadamente 1550ºC. (REFERENCIAR)
Ao atingir seu ponto de fusão e chegar ao estado liquido o material é lingotado e moldado na forma de tarugos e placas metálicas, que em seguida serão cortados/conformados na forma de chapa, perfis ou barras de aço. O processo de reprocessamento da sucata leva somente um dia e o aço pode ser usado por vários setores industriais desde as montadoras de automóveis ás fabricas de latinhas em conserva. (REFERENCIAR)
FIG 1: RECICLAGEM DE SUCATA
Parte de Aline: PROCESSO DO GUSA
A principal matéria prima do aço é o ferro gusa, sendo a reutilização do aço tão antiga quanto seu uso. O processo de reciclagem do aço é a transformação de resíduos em outros materiais, na permanência das suas propriedades, além dos inúmeros ganhos ambientais e econômicos. As siderurgias no Brasil, atualmente tem mais sucata como insumo e fazem a recuperação cerca de 8,9 milhões de toneladas por ano, mas em números de porcentagem ainda fica abaixo da média com 25,9%. Porém significativamente foram economizados milhões de toneladas de minério de ferro, carvão e calcário, além da redução de milhões de m³ da água e gases maléficos que vão para a atmosfera e toneladas que vão por dia para os aterros sanitários. (REFERENCIAR)
Os índices não elevam mais por falta de incentivos do governo e por limitação do mercado siderúrgico por poses das empresas. Numerosos produtos podem ser reutilizados com o aço e o ferro, tais como autopeças, grades, alicerces de construção, etc., sendo o leque bem amplo. ( REFERENCIAR )
EXEMPLO FUNDAMENTADO
(IMAGEM E RESUMO DE PROCESSO)
Parte Pedro: BENEFÍCIOS
A SÓ BIOLOGIA (2019) afirma que o processo de reciclagem em si não somente ajuda a preservar o meio ambiente, como também gera riquezas. A reciclagem de matérias diversos como por exemplo o vidro, plástico e alumínio contribuem na diminuição significativa da poluição do solo, ar e água. Neste mesmo contexto as indústrias que se adaptam aos novos conceitos sustentáveis, tendem a gerar grandes benefícios para si mesmas como a redução de custos de produção e consequentemente maior lucratividade nos negócios.
Ainda se tratando dos benéficos gerais da reciclagem a SÓ BIOLOGIA (2019) completa dizendo que podermos ir além se formos cada vez mais sustentáveis. A geração de empregos nas áreas; a economia de energia e agua; a melhor utilização dos depósitos de lixo e as campanhas educativas sobre o assunto, são outros benefícios que trazem novas esperanças de um mundo melhor para todos. 
De acordo com a Faciles Negociação de Sucatas Industriais (2017) o metal é muito utilizado em diversos produtos e processos da indústria moderna, devido a sua alta resistência e durabilidade. Porém o descarte e mineração do mesmo acaba por causar diversos danos aos recursos naturais do planeta e até mesmo a qualquer ser que viva perto de mineradoras deste material, o que então se faz necessário e essencial a reciclagem do insumo supra.
A Faciles Negociação de Sucatas Industriais (2019) ainda afirma que por ser 100% reciclável o metal é muito utilizado neste tipo de processo, pois tal processo pode ser feito inúmeras vezes, sem que o metal perca suas devidas propriedades. Grandes vantagens podem ser ganhadas ao se reciclar os metais, tais como a diminuição do consumo dos recursos naturais como por exemplo a bauxita (recurso não renovável que necessita de mais de cinco toneladas para produzir apenas uma tonelada de alumínio); a diminuição de áreas degradadas; aumento de vida útil dos lixões; economia de energia e por fim e não menos importante a redução de custos nos processos produtivos.
PAÍSES REFERÊNCIA
Enquanto ainda são rascunhados planos setoriais de logística reversa pelo Brasil, previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, outros países já vêm apresentando um crescimentosuperior de 50% nas taxas de reciclagem, movimentando até mesmo um mercado bilionário, confirma Vanessa Barbosa (2016).
A revista EXAME (2016) afirma que 35% de todo lixo que é gerado nas cidades geram receita ao ganhar vida nova. A boa gestão de resíduos sólidos feitos pela União Europeia já chegou a gerar 1% do PIB do bloco, ou seja, pode-se afirmar que 2 milhões de empregos e a renda de 145 bilhões de euros por ano são benefícios gerados através deste processo.
Austrália, Alemanha, Bélgica, Holanda e Suíça são países citados como referência e inspiração pela revista EXAME (2016) por conseguiram entender que é necessário ir além de entender as metas mandatórias e ambiciosas do bloco, que determinam 50% de reciclagem de lixo urbano até 2020. A vontade política e a participação civil deram o devido e novo valor ao lixo, tais exemplos deveriam inspirar nosso país, o Brasil, que ainda só recicla 13% dos seus resíduos urbanos.
A Biblioteca Virtual de São Paulo (2017) constatou que a reciclagem de metais é muito importante para industrias que trabalham com o insumo supra. Por serem mais convenientes para o processo de fundição, as sucatas geralmente são as mais utilizadas nos processos produtivos, porque elas não perdem a qualidade quando recicladas em relação ao metal produzido com minérios extraídos da natureza. Segundos dados do setor, estima-se que cera de 67% do ferro que as indústrias utilizam são provenientes da reciclagem.
Ainda de acordo com a Biblioteca Virtual de São Paulo (2017), se tratando da reciclagem de alumínio, o Brasil pode ser citado como um país referência. Cerca de 98% deste material é coletado e passa pelo processo de reciclagem até virarem novas embalagens. Além disso, pelo processo de reciclagem de alumínio as indústrias tendem a ter grande economia de energia, pois tal processo consome apenas 5% da energia pela produção primaria. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
http://www.ambientelegal.com.br/did-da-sobrecarga-da-terra-2019-os-recursos-naturais-estao-acabando-cada-vez-mais-cedo/ - Deise Aur/Greenme (2019)
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/reciclagem/reciclagem2.php - SÓ BIOLOGIA (2019)
https://faciles.com.br/compra/reciclagem-de-metais-para-meio-ambiente-e-industria/ - Faciles Negociação de Sucatas Industriais (2017).
https://exame.abril.com.br/mundo/15-paises-que-dao-licao-em-reciclagem-de-lixo/ - Vanessa Barbosa (2016)
https://exame.abril.com.br/mundo/15-paises-que-dao-licao-em-reciclagem-de-lixo/ - EXAME (2016)
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/meio-ambiente/reciclagem-metal.php - Biblioteca Virtual de São Paulo (2017)
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007
https://www.fragmaq.com.br/blog/afinal-importancia-reciclagem-meio-ambiente/ 
https://www.fragmaq.com.br/blog/reciclagem-de-sucata/ 
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/reciclagem/reciclagem6.php 
https://www.ufrgs.br/napead/projetos/reciclagem-materiais-metalicos/pag7.php REF JÉSSICA.
http://www.ifba.edu.br/metalografia/arq/gusa.pdf - REFERENCIA ALINE.
___________________________________________________________________________
 Alunos do 10º período do Curso de Engenharia de Produção das Faculdades Promove de Sete Lagoas.
2 Orientador do Curso de Engenharia de Produção das Faculdades Promove de Sete Lagoas.
image1.gif

Mais conteúdos dessa disciplina