Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Objetivo: Desenvolver uma compreensão abrangente sobre a importância dos líderes religiosos em diferentes tradições religiosas.  Habilidades da BNCC alcançadas: (EF07ER03) Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas. (EF07ER04) Exemplificar líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade.
LÍDERES RELIGIOSOS E SUA IMPORTÂNCIA
Os líderes religiosos têm a função de preservar e compartilhar os princípios religiosos, sendo responsáveis por transmitir a palavra sagrada que deve ser preservada e propagada.
Líder Religioso do Cristianismo
Jesus Cristo é o líder central do Cristianismo, considerado o Filho de Deus pelos cristãos. Para o Cristianismo, Deus enviou seu único filho Jesus para salvar a humanidade. Cristo seria o encarregado de difundir o amor e a palavra de Deus. Com a intensa propagação das suas ideias, pregava a paz, harmonia, amor e respeito entre os homens. Para a religião cristã, Jesus Cristo veio à Terra para redimir a humanidade do pecado através de sua morte na cruz e de sua ressurreição dos mortos, oferecendo a salvação e a vida eterna a todos que acreditam nele e seguem seus ensinamentos.
Líder Religioso do Islamismo
Maomé (570-632) foi um líder religioso, político e o fundador da religião islâmica. É conhecido por ter sido o profeta do Islamismo, a segunda maior religião da atualidade. Os muçulmanos acreditam que ele foi o escolhido para receber e pregar a mensagem de Alá, seu Deus. Seus ensinamentos estão em um livro conhecido como Alcorão. Sua importância para o Islã é imensa, não apenas como seu profeta fundador, mas como um exemplo vivo de como os muçulmanos devem viver suas vidas em conformidade com os ensinamentos de Deus.
Seus ensinamentos formam a base da lei islâmica e influenciam todos os aspectos da vida dos muçulmanos, desde orações e rituais até questões sociais e políticas.
Líder Religioso do Judaísmo
Moisés é considerado o líder religioso do Judaísmo. Na visão judaica, Deus é o criador do universo e é quem influencia a sociedade humana. Os judeus seguem os ensinamentos da Torá.  Moisés é reconhecido como o líder que orienta, organiza e define o curso de toda a tradição judaica e da comunidade de Israel.
Além de Moisés ser uma figura importante no Judaísmo, ele também tem muita relevância no Cristianismo e Islamismo. Essa admiração em outras religiões ocorre porque suas ações e ensinamentos são considerados fundamentais para a compreensão da vontade divina e para a orientação espiritual dos seguidores. Assim, a imagem de Moisés transcende as fronteiras religiosas, unindo diferentes crenças em torno de sua importância e influência na história da fé e da humanidade.
ATIVIDADE 
1. Na sua opinião, qual a importância dos líderes religiosos para uma sociedade?
2. Pesquise e escreva abaixo outros líderes religiosos do Cristianismo que você conhece.
3. De acordo com o texto, por que Jesus Cristo é considerado um líder tão importante para os cristãos?
4. Como os ensinamentos de Maomé são transmitidos aos seguidores do Islã?
7. Qual a importância da transmissão da palavra sagrada pelos líderes religiosos aos fiéis?
8. Identifique o livro sagrado das religiões abaixo:
a) Cristianismo.
b) Islamismo.
c) Judaísmo.
9. Qual o líder religioso que você mais admira? Por quê?
11. Relacione o líder religioso às suas características. 
(A) Jesus (B) Maomé (C) Moisés
(     ) Passou 23 anos recebendo as revelações de Alá. Após o contato com esses ensinamentos, reunia-se com os seguidores e reproduzia tudo que o divino teria lhe dito. 
(     ) Veio à Terra para redimir a humanidade do pecado através de sua morte na cruz e ressurreição dos mortos, oferecendo a salvação e a vida eterna a todos que acreditam nele e seguem seus ensinamentos.
(     )  É lembrado por sua notável liderança na condução dos israelitas à libertação da escravidão no Egito e por ter recebido os Dez Mandamentos no Monte Sinai.

Mais conteúdos dessa disciplina