Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO2 - Direito Administrativo para PM MG 2024

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Direito Administrativo - Poder Disciplinar
O Poder que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa refere-se ao
a) Poder de Polícia.
b) Poder Normativo.
c) Poder Disciplinar.
d) Poder Decorrente da Hierarquia.

Direito Administrativo - Poder Disciplinar
Pedro, agente público de agência reguladora estadual, é desafeto de Maria, cidadã que trabalha na esfera privada. No exercício de suas funções, Pedro determinou a imposição de sanção pecuniária a Maria, a despeito de não se fazerem presentes os requisitos para tanto. A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Certo
Errado

Direito Administrativo - Poder Disciplinar
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto abaixo. “Poder é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar aos servidores públicos e demais pessoas sujeitos à disciplina administrativa; é o caso dos estudantes de uma escola pública.”
a) Normativo – advertências
b) Disciplinar – advertências
c) Normativo – penalidades
d) Disciplinar – penalidades

Direito Administrativo - Poder Disciplinar
Como se denomina o poder administrativo que trata da faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores da Administração Pública?
a) Discricionário.
b) Hierárquico.
c) Disciplinar.
d) Regulamentador.
e) De Polícia.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA) pode exigir de particulares o cumprimento de normas de segurança contra incêndio e emergências nas edificações de todo o território estadual com fundamento, precipuamente, no poder
a) regulamentar.
b) discricionário.
c) hierárquico.
d) disciplinar.
e) de polícia.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
Relativamente ao poder de polícia da Administração Pública,
a) a polícia administrativa deve atuar preventiva e repressivamente quando há ilícito penal.
b) cabe à polícia judiciária proibir o porte de arma de fogo ou a direção de veículos automotores.
c) restringe-se a sua atuação ao âmbito da polícia judiciária, sendo vedado o seu exercício em se tratando de polícia administrativa.
d) é a atividade do Estado consistente em limitar o exercício do interesse público em detrimento dos direitos individuais do cidadão.
e) é a atividade do Estado por meio da qual se limita ou disciplina o exercício de direitos em benefício do interesse público.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
De acordo com a definição de Hely de Lopes Meirelles, o poder de polícia é a “a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”. O poder de polícia apresenta o atributo da
a) repressão.
b) prevenção.
c) indelegabilidade.
d) autoexecutoriedade.
e) vinculação do ato administrativo.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
A respeito do Poder de Polícia, Celso Antônio Bandeira de Melo (2021, p.785) declara que “Através da Constituição e das leis os cidadãos recebem uma série de direitos. Cumpre ressaltar, todavia, que o seu exercício seja compatível com o bem-estar social. Em suma, é necessário que o uso da liberdade e da propriedade seja entrosado com a utilidade coletiva, de tal modo que não implique uma barreira capaz de obstar à realização dos objetivos públicos.” Avalie as seguintes afirmacoes:
I. O poder de polícia é a atividade do Estado que consiste em limitar o exercício dos direitos individuais em favor do interesse público.
II. São características do poder de polícia a discricionariedade e a autoexecutoriedade ou exigibilidade, prescindindo de coercibilidade.
III. Pode-se conceituar o poder de polícia como um direito do particular em não fazer algo, pois libera a conduta individual a ser exercida em conformidade com o interesse do particular.
IV. O poder de polícia se reparte entre Legislativo (que elabora e aprova a lei) e o Executivo (que a regulamenta, a aplica e a controla).
V. O poder de polícia, para que não seja exercido com abuso ou desvio, deve ser praticado levando-se em conta a necessidade e a eficácia, prescindindo da proporcionalidade.
a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) I e III.
e) II e V.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
A atividade da Administração Pública que se expressa por meio de atos normativos ou concretos, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, ou condicionando a propriedade dos indivíduos mediante ações fiscalizadoras, preventivas e repressivas, em razão de interesse público concernente à segurança, à ordem, à tranquilidade pública ou ao respeito aos direitos individuais e coletivos, consiste no poder
a) de polícia.
b) hierárquico.
c) disciplinar.
d) regulamentar.
e) normativo.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
Para que exerça adequadamente suas funções, a administração pública é constituída de poderes, dentre os quais, o poder de polícia, por meio do qual poderá,
a) em nome do interesse público, restringir e condicionar a liberdade e a propriedade dos indivíduos.
b) em nome da legalidade, publicar atos normativos, criando novos direitos.
c) em nome da moralidade, inovar ao aplicar sanções administrativas, já que a conduta do administrado não precisa estar previamente prevista em lei como infração administrativa.
d) em nome da publicidade, realizar atividades de polícia judiciária e, assim, investigar infrações penais praticadas por particulares.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
A humanidade vem enfrentando situação de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus. Com base em lei, autoridade estadual competente estabeleceu regularmente a medida do uso obrigatório de máscaras de proteção individual em locais públicos, com base em evidências científicas e em análises sobre as informações estratégicas em saúde, limitadas no tempo e no espaço ao mínimo indispensável à promoção e à preservação da saúde pública. De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, o poder administrativo que diretamente embasou a citada medida é o poder
a) disciplinar, que permite a regulamentação da vida em sociedade, com a fixação de sanções pelo descumprimento das normas.
b) hierárquico, que permite a regulamentação da vida em sociedade, mediante normas verticalmente impostas pelo poder público, em prol do interesse público.
c) de saúde pública, que permite limitar a liberdade individual, em prol do interesse público, sob pena de cometimento de crime de responsabilidade.
d) de gestão, que permite a edição de atos normativos de gestão para limitar a propriedade e liberdade individuais, em prol do interesse da coletividade.
e) de polícia, que permite a estipulação de restrições e limitações ao exercício de liberdades individuais, em razão da supremacia do interesse público.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
Ao restringir direitos individuais em nome do interesse público, sobretudo de forma preventiva e com caráter de autoexecutoriedade, a administração pública exerce
a) atividade de polícia judiciária.
b) atividade disciplinar.
c) poder hierárquico.
d) poder de polícia.
e) poder regulamentar.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
Os poderes da administração pública são prerrogativas asseguradas no ordenamento jurídico com vista à defesa do interesse público e à garantia dos direitos fundamentais e da democracia. Entre esses poderes, aquele que é caracterizado por condicionar o uso e o gozo de bens e direitos pelos particulares, em prol da coletividade, é o
a) poder regulamentar.
b) poder de polícia.
c) poder hierárquico.
d) poder disciplinar.
e) poder extroverso.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
Sobre o Poder de Polícia exercido pela Administração Pública, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Atua para a punição de agentes públicos que se recusarem a executar as tarefas em conformidade com as determinações superiores, desde que manifestamente legais.
b) Restringe direitos individuais, interferindo na órbita do interesse privado, para salvaguardar o interesse público.
c) Admite até o emprego da força pública para o seu normal cumprimento, quando houver resistência por parte do administrado.
d) Impede ou paralisa atividades antissociais.
e) Limita o uso, gozo e disposição da propriedade e restringe o exercício da liberdade dos indivíduos em benefício do interesse público.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
Os poderes administrativos, que são irrenunciáveis, surgem como consequência dos interesses representados pela Administração quando atua. Marque a alternativa CORRETA que apresenta o poder conferido ao administrador para limitar ou disciplinar direito para a preservação dos interesses da coletividade:
a) Disciplinar.
b) Normativo ou regulamentar.
c) De polícia.
d) Hierárquico.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
Assinale a alternativa abaixo que apresenta a atividade estatal do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.
a) Poder Hierárquico
b) Poder Normativo
c) Poder Disciplinar
d) Poder de Polícia

Assinale a alternativa correta.
I. A autoexecutoriedade e a coercibilidade.
II. A polícia judiciária rege-se pelo Direito Processual Penal, incidindo sobre pessoas.
III. A polícia judiciária rege-se pelo Direito Processual Penal, incidindo sobre pessoas.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
d) Apenas a afirmativa I está correta
e) Apenas a afirmativa II está correta

Sobre o poder de polícia, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O poder de polícia administrativa não se confunde com a polícia judiciária, pois esta última tem por finalidade a repressão a ilícitos penais, sendo estudada pelo direito processual penal.
b) O poder de polícia administrativa pode ocorrer de forma preventiva, repressiva ou fiscalizadora.
c) O poder de polícia tem como atributo ou característica geral a discricionariedade.
d) O poder de polícia tem como atributo ou característica geral a coercibilidade.
e) O poder de polícia não pode ser autoexecutório, sob pena de usurpação do Poder Judiciário.

Quanto ao poder de polícia podemos afirmar que:
a) O poder de polícia é exclusivo dos órgãos policiais do estado;
b) Poder de Polícia significa toda e qualquer ação do Estado.
c) O Poder de Polícia apresenta as seguintes características: Legalidade, Ostensividade e Universalidade.
d) O poder de polícia é universal e ilimitado.
e) Poder de Polícia é a atividade administrativa, consistente no poder de restringir e condicionar o exercício dos direitos individuais em nome do interesse coletivo.

Analise as afirmativas abaixo sobre situações que implicam prisão administrativa e assinale a opção correta.
I- Prisão do estrangeiro ordenada pelo Ministro da Justiça, nos procedimentos de deportação e expulsão.
II- Prisão administrativa comum, que pode ser decretada, até pelo prazo de três meses, contra remisses ou omissos em devolver dinheiro público apropriado ou desviado indevidamente.
III- Prisão civil do devedor de alimentos.
IV- Prisão do falido que faltar com seus deveres.
V- Prisão do depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.
a) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas III e V são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas IV e V são verdadeiras.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Direito Administrativo - Poder Disciplinar
O Poder que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa refere-se ao
a) Poder de Polícia.
b) Poder Normativo.
c) Poder Disciplinar.
d) Poder Decorrente da Hierarquia.

Direito Administrativo - Poder Disciplinar
Pedro, agente público de agência reguladora estadual, é desafeto de Maria, cidadã que trabalha na esfera privada. No exercício de suas funções, Pedro determinou a imposição de sanção pecuniária a Maria, a despeito de não se fazerem presentes os requisitos para tanto. A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Certo
Errado

Direito Administrativo - Poder Disciplinar
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto abaixo. “Poder é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar aos servidores públicos e demais pessoas sujeitos à disciplina administrativa; é o caso dos estudantes de uma escola pública.”
a) Normativo – advertências
b) Disciplinar – advertências
c) Normativo – penalidades
d) Disciplinar – penalidades

Direito Administrativo - Poder Disciplinar
Como se denomina o poder administrativo que trata da faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores da Administração Pública?
a) Discricionário.
b) Hierárquico.
c) Disciplinar.
d) Regulamentador.
e) De Polícia.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA) pode exigir de particulares o cumprimento de normas de segurança contra incêndio e emergências nas edificações de todo o território estadual com fundamento, precipuamente, no poder
a) regulamentar.
b) discricionário.
c) hierárquico.
d) disciplinar.
e) de polícia.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
Relativamente ao poder de polícia da Administração Pública,
a) a polícia administrativa deve atuar preventiva e repressivamente quando há ilícito penal.
b) cabe à polícia judiciária proibir o porte de arma de fogo ou a direção de veículos automotores.
c) restringe-se a sua atuação ao âmbito da polícia judiciária, sendo vedado o seu exercício em se tratando de polícia administrativa.
d) é a atividade do Estado consistente em limitar o exercício do interesse público em detrimento dos direitos individuais do cidadão.
e) é a atividade do Estado por meio da qual se limita ou disciplina o exercício de direitos em benefício do interesse público.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
De acordo com a definição de Hely de Lopes Meirelles, o poder de polícia é a “a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”. O poder de polícia apresenta o atributo da
a) repressão.
b) prevenção.
c) indelegabilidade.
d) autoexecutoriedade.
e) vinculação do ato administrativo.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
A respeito do Poder de Polícia, Celso Antônio Bandeira de Melo (2021, p.785) declara que “Através da Constituição e das leis os cidadãos recebem uma série de direitos. Cumpre ressaltar, todavia, que o seu exercício seja compatível com o bem-estar social. Em suma, é necessário que o uso da liberdade e da propriedade seja entrosado com a utilidade coletiva, de tal modo que não implique uma barreira capaz de obstar à realização dos objetivos públicos.” Avalie as seguintes afirmacoes:
I. O poder de polícia é a atividade do Estado que consiste em limitar o exercício dos direitos individuais em favor do interesse público.
II. São características do poder de polícia a discricionariedade e a autoexecutoriedade ou exigibilidade, prescindindo de coercibilidade.
III. Pode-se conceituar o poder de polícia como um direito do particular em não fazer algo, pois libera a conduta individual a ser exercida em conformidade com o interesse do particular.
IV. O poder de polícia se reparte entre Legislativo (que elabora e aprova a lei) e o Executivo (que a regulamenta, a aplica e a controla).
V. O poder de polícia, para que não seja exercido com abuso ou desvio, deve ser praticado levando-se em conta a necessidade e a eficácia, prescindindo da proporcionalidade.
a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) I e III.
e) II e V.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
A atividade da Administração Pública que se expressa por meio de atos normativos ou concretos, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, ou condicionando a propriedade dos indivíduos mediante ações fiscalizadoras, preventivas e repressivas, em razão de interesse público concernente à segurança, à ordem, à tranquilidade pública ou ao respeito aos direitos individuais e coletivos, consiste no poder
a) de polícia.
b) hierárquico.
c) disciplinar.
d) regulamentar.
e) normativo.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
Para que exerça adequadamente suas funções, a administração pública é constituída de poderes, dentre os quais, o poder de polícia, por meio do qual poderá,
a) em nome do interesse público, restringir e condicionar a liberdade e a propriedade dos indivíduos.
b) em nome da legalidade, publicar atos normativos, criando novos direitos.
c) em nome da moralidade, inovar ao aplicar sanções administrativas, já que a conduta do administrado não precisa estar previamente prevista em lei como infração administrativa.
d) em nome da publicidade, realizar atividades de polícia judiciária e, assim, investigar infrações penais praticadas por particulares.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
A humanidade vem enfrentando situação de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus. Com base em lei, autoridade estadual competente estabeleceu regularmente a medida do uso obrigatório de máscaras de proteção individual em locais públicos, com base em evidências científicas e em análises sobre as informações estratégicas em saúde, limitadas no tempo e no espaço ao mínimo indispensável à promoção e à preservação da saúde pública. De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, o poder administrativo que diretamente embasou a citada medida é o poder
a) disciplinar, que permite a regulamentação da vida em sociedade, com a fixação de sanções pelo descumprimento das normas.
b) hierárquico, que permite a regulamentação da vida em sociedade, mediante normas verticalmente impostas pelo poder público, em prol do interesse público.
c) de saúde pública, que permite limitar a liberdade individual, em prol do interesse público, sob pena de cometimento de crime de responsabilidade.
d) de gestão, que permite a edição de atos normativos de gestão para limitar a propriedade e liberdade individuais, em prol do interesse da coletividade.
e) de polícia, que permite a estipulação de restrições e limitações ao exercício de liberdades individuais, em razão da supremacia do interesse público.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
Ao restringir direitos individuais em nome do interesse público, sobretudo de forma preventiva e com caráter de autoexecutoriedade, a administração pública exerce
a) atividade de polícia judiciária.
b) atividade disciplinar.
c) poder hierárquico.
d) poder de polícia.
e) poder regulamentar.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
Os poderes da administração pública são prerrogativas asseguradas no ordenamento jurídico com vista à defesa do interesse público e à garantia dos direitos fundamentais e da democracia. Entre esses poderes, aquele que é caracterizado por condicionar o uso e o gozo de bens e direitos pelos particulares, em prol da coletividade, é o
a) poder regulamentar.
b) poder de polícia.
c) poder hierárquico.
d) poder disciplinar.
e) poder extroverso.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
Sobre o Poder de Polícia exercido pela Administração Pública, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Atua para a punição de agentes públicos que se recusarem a executar as tarefas em conformidade com as determinações superiores, desde que manifestamente legais.
b) Restringe direitos individuais, interferindo na órbita do interesse privado, para salvaguardar o interesse público.
c) Admite até o emprego da força pública para o seu normal cumprimento, quando houver resistência por parte do administrado.
d) Impede ou paralisa atividades antissociais.
e) Limita o uso, gozo e disposição da propriedade e restringe o exercício da liberdade dos indivíduos em benefício do interesse público.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
Os poderes administrativos, que são irrenunciáveis, surgem como consequência dos interesses representados pela Administração quando atua. Marque a alternativa CORRETA que apresenta o poder conferido ao administrador para limitar ou disciplinar direito para a preservação dos interesses da coletividade:
a) Disciplinar.
b) Normativo ou regulamentar.
c) De polícia.
d) Hierárquico.

Direito Administrativo - Poder de Polícia
Assinale a alternativa abaixo que apresenta a atividade estatal do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.
a) Poder Hierárquico
b) Poder Normativo
c) Poder Disciplinar
d) Poder de Polícia

Assinale a alternativa correta.
I. A autoexecutoriedade e a coercibilidade.
II. A polícia judiciária rege-se pelo Direito Processual Penal, incidindo sobre pessoas.
III. A polícia judiciária rege-se pelo Direito Processual Penal, incidindo sobre pessoas.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
d) Apenas a afirmativa I está correta
e) Apenas a afirmativa II está correta

Sobre o poder de polícia, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O poder de polícia administrativa não se confunde com a polícia judiciária, pois esta última tem por finalidade a repressão a ilícitos penais, sendo estudada pelo direito processual penal.
b) O poder de polícia administrativa pode ocorrer de forma preventiva, repressiva ou fiscalizadora.
c) O poder de polícia tem como atributo ou característica geral a discricionariedade.
d) O poder de polícia tem como atributo ou característica geral a coercibilidade.
e) O poder de polícia não pode ser autoexecutório, sob pena de usurpação do Poder Judiciário.

Quanto ao poder de polícia podemos afirmar que:
a) O poder de polícia é exclusivo dos órgãos policiais do estado;
b) Poder de Polícia significa toda e qualquer ação do Estado.
c) O Poder de Polícia apresenta as seguintes características: Legalidade, Ostensividade e Universalidade.
d) O poder de polícia é universal e ilimitado.
e) Poder de Polícia é a atividade administrativa, consistente no poder de restringir e condicionar o exercício dos direitos individuais em nome do interesse coletivo.

Analise as afirmativas abaixo sobre situações que implicam prisão administrativa e assinale a opção correta.
I- Prisão do estrangeiro ordenada pelo Ministro da Justiça, nos procedimentos de deportação e expulsão.
II- Prisão administrativa comum, que pode ser decretada, até pelo prazo de três meses, contra remisses ou omissos em devolver dinheiro público apropriado ou desviado indevidamente.
III- Prisão civil do devedor de alimentos.
IV- Prisão do falido que faltar com seus deveres.
V- Prisão do depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.
a) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas III e V são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas IV e V são verdadeiras.

Prévia do material em texto

401) 
402) 
403) 
404) 
Direito Administrativo para PM MG 2024
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3qmjR
Ordenação: Por Matéria e Assunto
www.tecconcursos.com.br/questoes/1231522
DIRENS Aeronáutica - EAGS (EEAR)/EEAR/Administração/2016
Direito Administrativo - Poder Disciplinar
O Poder que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos
servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa refere-se ao
a) Poder de Polícia.
b) Poder Normativo.
c) Poder Disciplinar.
d) Poder Decorrente da Hierarquia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1619223
CEBRASPE (CESPE) - PT (CBM CE)/CBM CE/2015
Direito Administrativo - Poder Disciplinar
Pedro, agente público de agência reguladora estadual, é desafeto de Maria, cidadã que trabalha na
esfera privada. No exercício de suas funções, Pedro determinou a imposição de sanção pecuniária a
Maria, a despeito de não se fazerem presentes os requisitos para tanto.
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
 
Caso houvesse motivos para a aplicação da sanção, o ato praticado por Pedro teria caracterizado
exercício do poder disciplinar.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/179753
CEBRASPE (CESPE) - PT (PM CE)/PM CE/2014
Direito Administrativo - Poder Disciplinar
Julgue o item seguinte, a respeito do poder disciplinar e dos atos administrativos.
 
O poder disciplinar fundamenta tanto a aplicação de sanções às pessoas que tenham vínculo com a
administração, caso dos servidores públicos, como às que, não estando sujeitas à disciplina interna da
administração, cometam infrações que atentem contra o interesse coletivo.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1242101
DIRENS Aeronáutica - EAGS (EEAR)/EEAR/Administração/2013
Direito Administrativo - Poder Disciplinar
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto abaixo.
“Poder é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar 
aos servidores públicos e demais pessoas sujeitos à disciplina administrativa; é o caso dos estudantes de
uma escola pública.”
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3qmjR
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1231522
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1619223
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/179753
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1242101
405) 
406) 
407) 
408) 
a) Normativo – advertências
b) Disciplinar – advertências
c) Normativo – penalidades
d) Disciplinar – penalidades
www.tecconcursos.com.br/questoes/2044956
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Contabilidade/2012
Direito Administrativo - Poder Disciplinar
Como se denomina o poder administrativo que trata da faculdade de punir internamente as
infrações funcionais dos servidores da Administração Pública?
a) Discricionário.
b) Hierárquico.
c) Disciplinar.
d) Regulamentador.
e) De Polícia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2756947
CEBRASPE (CESPE) - Of BM (CBM PA)/CBM PA/Combatente/2024
Direito Administrativo - Poder de Polícia
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA) pode exigir de particulares o
cumprimento de normas de segurança contra incêndio e emergências nas edificações de todo o território
estadual com fundamento, precipuamente, no poder
a) regulamentar.
b) discricionário.
c) hierárquico.
d) disciplinar.
e) de polícia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2348499
FCC - Sold (PM BA)/PM BA/2023
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Relativamente ao poder de polícia da Administração Pública,
a) a polícia administrativa deve atuar preventiva e repressivamente quando há ilícito penal.
b) cabe à polícia judiciária proibir o porte de arma de fogo ou a direção de veículos automotores.
c) restringe-se a sua atuação ao âmbito da polícia judiciária, sendo vedado o seu exercício em se
tratando de polícia administrativa.
d) é a atividade do Estado consistente em limitar o exercício do interesse público em detrimento dos
direitos individuais do cidadão.
e) é a atividade do Estado por meio da qual se limita ou disciplina o exercício de direitos em
benefício do interesse público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2370098
Instituto Consulplan - Of (CBM SC)/CBM SC/2023
Direito Administrativo - Poder de Polícia
De acordo com a definição de Hely de Lopes Meirelles, o poder de polícia é a “a faculdade de que
dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e
direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”.*
 
*(MEIRELLES, Hely. Direito Administrativo Brasileiro. 33ª edição. São Paulo: Malheiros, 2007, P. 131.)
 
O poder de polícia apresenta o atributo da
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2044956
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2756947
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2348499
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2370098
409) 
410) 
a) repressão.
b) prevenção.
c) indelegabilidade.
d) autoexecutoriedade.
e) vinculação do ato administrativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2570786
NUCEPE UESPI - Sold (CBM PI)/CBM PI/2023
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A respeito do Poder de Polícia, Celso Antônio Bandeira de Melo (2021, p.785) declara que “Através
da Constituição e das leis os cidadãos recebem uma série de direitos. Cumpre ressaltar, todavia, que o
seu exercício seja compatível com o bem-estar social. Em suma, é necessário que o uso da liberdade e
da propriedade seja entrosado com a utilidade coletiva, de tal modo que não implique uma barreira
capaz de obstar à realização dos objetivos públicos.”
 
MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2021.
 
Avalie as seguintes afirmações:
 
I. O poder de polícia é a atividade do Estado que consiste em limitar o exercício dos direitos
individuais em favor do interesse público.
 
II. São características do poder de polícia a discricionariedade e a autoexecutoriedade ou
exigibilidade, prescindindo de coercibilidade.
 
III. Pode-se conceituar o poder de polícia como um direito do particular em não fazer algo, pois
libera a conduta individual a ser exercida em conformidade com o interesse do particular.
 
IV. O poder de polícia se reparte entre Legislativo (que elabora e aprova a lei) e o Executivo (que a
regulamenta, a aplica e a controla).
 
V. O poder de polícia, para que não seja exercido com abuso ou desvio, deve ser praticado levando-
se em conta a necessidade e a eficácia, prescindindo da proporcionalidade.
 
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações corretas.
a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) I e III.
e) II e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1907040
UFMT - Sold (PM MT)/PM MT/2022
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A atividade da Administração Pública que se expressa por meio de atos normativos ou concretos,
limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, ou condicionando a propriedade dos indivíduos
mediante ações fiscalizadoras, preventivas e repressivas, em razão de interesse público concernente à
segurança, à ordem, à tranquilidade pública ou ao respeito aos direitos individuais e coletivos, consiste
no poder
a) de polícia.
b) hierárquico.
c) disciplinar.
d) regulamentar.
e) normativo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2570786
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1907040
411) 
412) 
413) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1909488
FADESP - CHO (PMPA)/PM PA/Administração /"Sem Especialidade"/2022
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Para que exerça adequadamente suas funções, a administração pública é constituída de poderes,
dentre os quais, o poder de polícia, por meio do qual poderá,
a) em nome do interesse público, restringir e condicionar a liberdade e a propriedade dos indivíduos.
b) em nome da legalidade, publicar atos normativos, criando novos direitos.
c) em nome da moralidade, inovar ao aplicar sanções administrativas, já que a conduta do
administrado não precisa estar previamente prevista em leicomo infração administrativa.
d) em nome da publicidade, realizar atividades de polícia judiciária e, assim, investigar infrações
penais praticadas por particulares.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1928319
FGV - Alun Of (PM AM)/PM AM/2022
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A humanidade vem enfrentando situação de emergência de saúde pública de importância
internacional decorrente do novo coronavírus. Com base em lei, autoridade estadual competente
estabeleceu regularmente a medida do uso obrigatório de máscaras de proteção individual em locais
públicos, com base em evidências científicas e em análises sobre as informações estratégicas em saúde,
limitada no tempo e no espaço ao mínimo indispensável à promoção e à preservação da saúde pública.
 
De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, o poder administrativo que diretamente embasou a
citada medida é o poder
a) disciplinar, que permite a regulamentação da vida em sociedade, com a fixação de sanções pelo
descumprimento das normas.
b) hierárquico, que permite a regulamentação da vida em sociedade, mediante normas verticalmente
impostas pelo poder público, em prol do interesse público.
c) de saúde pública, que permite limitar a liberdade individual, em prol do interesse público, sob
pena de cometimento de crime de responsabilidade.
d) de gestão, que permite a edição de atos normativos de gestão para limitar a propriedade e
liberdade individuais, em prol do interesse da coletividade.
e) de polícia, que permite a estipulação de restrições e limitações ao exercício de liberdades
individuais, em razão da supremacia do interesse público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2181708
CEBRASPE (CESPE) - Of (PM RO)/PM RO/Combatente/2022
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Ao restringir direitos individuais em nome do interesse público, sobretudo de forma preventiva e
com caráter de autoexecutoriedade, a administração pública exerce
a) atividade de polícia judiciária.
b) atividade disciplinar.
c) poder hierárquico.
d) poder de polícia.
e) poder regulamentar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2182003
CEBRASPE (CESPE) - Of (CBM RO)/CBM RO/Combatente/2022
Direito Administrativo - Poder de Polícia
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1909488
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1928319
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2181708
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2182003
414) 
415) 
416) 
417) 
418) 
Os poderes da administração pública são prerrogativas asseguradas no ordenamento jurídico com
vista à defesa do interesse público e à garantia dos direitos fundamentais e da democracia. Entre esses
poderes, aquele que é caracterizado por condicionar o uso e o gozo de bens e direitos pelos particulares,
em prol da coletividade, é o
a) poder regulamentar.
b) poder de polícia.
c) poder hierárquico.
d) poder disciplinar.
e) poder extroverso.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1723206
UFMT - Sg (CBM MT)/CBM MT/2021
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Sobre o Poder de Polícia exercido pela Administração Pública, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Atua para a punição de agentes públicos que se recusarem a executar as tarefas em conformidade
com as determinações superiores, desde que manifestamente legais.
b) Restringe direitos individuais, interferindo na órbita do interesse privado, para salvaguardar o
interesse público.
c) Admite até o emprego da força pública para o seu normal cumprimento, quando houver
resistência por parte do administrado.
d) Impede ou paralisa atividades antissociais.
e) Limita o uso, gozo e disposição da propriedade e restringe o exercício da liberdade dos indivíduos
em benefício do interesse público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1730640
CEBRASPE (CESPE) - Of (PM AL)/PM AL/2021
Direito Administrativo - Poder de Polícia
No que se refere ao direito administrativo, julgue o item a seguir.
 
Em regra, a competência para o exercício do poder de polícia é do ente federativo que tem legitimidade
para disciplinar a matéria.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1730772
CEBRASPE (CESPE) - Sold (PM AL)/PM AL/2021
Direito Administrativo - Poder de Polícia
No que se refere aos preceitos relacionados ao direito administrativo, julgue o item a seguir.
 
O poder de polícia, dada a sua potencial capacidade de restrição a direitos individuais, limita-se às
corporações policiais propriamente ditas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1815929
CRS (PM MG) - Of (PM MG)/PM MG/Cadete/2021
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Os poderes administrativos, que são irrenunciáveis, surgem como consequência dos interesses
representados pela Administração quando atua. Marque a alternativa CORRETA que apresenta o poder
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1723206
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1730640
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1730772
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1815929
419) 
420) 
421) 
conferido ao administrador para limitar ou disciplinar direito para a preservação dos interesses da
coletividade:
a) Disciplinar.
b) Normativo ou regulamentar.
c) De polícia.
d) Hierárquico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1107833
IBFC - Sold (PM BA)/PM BA/2020
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Acerca dos Poderes da Administração Pública, em especial o Poder de Polícia, analise as afirmativas
abaixo.
 
I. A polícia administrativa rege-se pelo Direito Administrativo, incidindo sobre bens, direitos ou
atividades.
 
II. Costuma-se apontar como atributos do poder de polícia a discricionariedade, a
autoexecutoriedade e a coercibilidade.
 
III. A polícia judiciária rege-se pelo Direito Processual Penal, incidindo sobre pessoas.
 
Assinale a alternativa correta.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
d) Apenas a afirmativa I está correta
e) Apenas a afirmativa II está correta
www.tecconcursos.com.br/questoes/1478856
DIRENS Aeronáutica - EAGS (EEAR)/EEAR/Administração/2020
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Assinale a alternativa abaixo que apresenta a atividade estatal do Estado consistente em limitar o
exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.
a) Poder Hierárquico
b) Poder Normativo
c) Poder Disciplinar
d) Poder de Polícia
www.tecconcursos.com.br/questoes/699085
CEBRASPE (CESPE) - Sold (PM AL)/PM AL/Combatente/2018
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Acerca da administração pública e de suas funções, julgue o item a seguir.
 
A autoexecutoriedade, atributo do poder de polícia, confere à administração pública a execução de suas
decisões por meios próprios, desde que autorizada por lei ou que seja verificada hipótese de medida
urgente, sem a necessidade de consulta prévia ao Poder Judiciário.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/704134
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1107833
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1478856
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/699085
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/704134
422) 
423) 
424) 
425) 
426) 
IAUPE - Of (CBM PE)/CBM PE/Aspirante/2018
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Sobre o poder de polícia, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O poder de polícia administrativa não se confunde com a polícia judiciária, pois esta última tem
por finalidade a repressão a ilícitos penais, sendo estudada pelo direito processual penal.
b) O poder de polícia administrativa pode ocorrer de forma preventiva, repressiva ou fiscalizadora.
c) O poder de polícia tem como atributo ou característica geral a discricionariedade.
d) O poder de polícia tem como atributo ou característica geral a coercibilidade.
e) O poder de polícia não pode ser autoexecutório, sob pena de usurpação do Poder Judiciário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1387296
IBADE - Sold (PM CE)/PM CE/2018
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Julgue o item.
 
Poder de Polícia é a atividade da Administração Pública que,limitando ou disciplinando direitos,
interesses ou liberdades individuais dos particulares, regula a prática do ato ou abstenção de fato, em
razão do interesse da coletividade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1613367
DEIP PMPI - Sarg (PM PI)/PM PI/2018
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Quanto ao poder de polícia podemos afirmar que:
a) O poder de polícia é exclusivo dos órgãos policiais do estado;
b) Poder de Polícia significa toda e qualquer ação do Estado.
c) O Poder de Polícia apresenta as seguintes características: Legalidade, Ostensividade e
Universalidade.
d) O poder de polícia é universal e ilimitado.
e) Poder de Polícia é a atividade administrativa, consistente no poder de restringir e condicionar o
exercício dos direitos individuais em nome do interesse coletivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1621163
IBADE - Sold (CBM CE)/CBM CE/2018
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Julgue o próximo item, referente a fontes, princípios e poderes administrativos.
 
O Poder de Polícia é limitado pela necessidade, proporcionalidade e eficácia.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1999456
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Secretariado/2018
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Analise as afirmativas abaixo sobre situações que implicam prisão administrativa e assinale a opção
correta.
 
I- Prisão do estrangeiro ordenada pelo Ministro da Justiça, nos procedimentos de deportação e
expulsão.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1387296
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1613367
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1621163
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1999456
427) 
428) 
429) 
II- Prisão administrativa comum, que pode ser decretada, até pelo prazo de três meses, contra
remisses ou omissos em devolver dinheiro público apropriado ou desviado indevidamente.
 
III- Prisão civil do devedor de alimentos.
 
IV- Prisão do falido que faltar com seus deveres.
 
V- Prisão do depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.
a) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas III e V são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas IV e V são verdadeiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/219830
CEBRASPE (CESPE) - Of (CBM AL)/CBM AL/Combatente/2017
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Julgue o próximo item, relativo aos princípios e aos poderes administrativos.
 
Na prevenção e no combate a incêndios, os bombeiros militares exercem o poder de polícia, podendo até
restringir temporariamente liberdades individuais, por meio de atribuições que lhe são legalmente
conferidas, visando à garantia do direito à propriedade e à segurança pública.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/219831
CEBRASPE (CESPE) - Of (CBM AL)/CBM AL/Combatente/2017
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Julgue o próximo item, relativo aos princípios e aos poderes administrativos.
 
O poder de polícia tem como pressuposto o princípio da legalidade, uma vez que se trata de atividade
estatal incidente sobre a liberdade e a propriedade, somente podendo ocorrer com base no que
predispuser a lei.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/443527
FUNRIO - Cad (PM GO)/PM GO/2017
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Da relação a seguir, assinale a alternativa que representa uma das manifestações do poder de
polícia administrativa.
a) Agir de modo a garantir a segurança pública, sendo possível afastar a razoabilidade para alcançar
a finalidade pretendida.
b) Executar ordem de prisão temporária, de modo a garantir o sucesso das investigações do
inquérito policial.
c) Executar ordem judicial de reintegração de posse, de maneira a garantir a ordem pública e a
propriedade privada.
d) Editar portaria regulamentando o exercício do direito de manifestação nas vias públicas, em dias
úteis.
e) Efetuar a cobrança de preço público ou tarifa, em decorrência de contrato de concessão
administrativa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/219830
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/219831
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/443527
430) 
431) 
432) 
433) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/526766
FCC - Sold (PM)/PM AP/2017
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Constitui exemplo do exercício do poder de polícia, titularizado pela Administração, a
a) interdição de estabelecimento comercial que esteja atuando em desacordo com normas de
proteção a incêndios.
b) suspensão do direito de contratar com a Administração aplicado a empresas que tenham atuado
em conluio para fraudar licitações.
c) cassação de aposentadoria de inativo que venha a ser condenado por crime praticado contra a
Administração.
d) edição de decreto para restruturação do setor de inteligência da Polícia Militar.
e) detenção de policial militar por ato de indisciplina ou insubordinação, caracterizado como motim.
www.tecconcursos.com.br/questoes/552277
CEBRASPE (CESPE) - Sold (PM AL)/PM AL/Combatente/2017
Direito Administrativo - Poder de Polícia
No que se refere aos princípios e poderes da administração pública e ao serviço público, julgue o
item a seguir.
 
Os atributos do poder de polícia da administração pública incluem a discricionariedade, observada, por
exemplo, na concessão de licença para dirigir veículos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1009206
IBFC - Sold (CBM BA)/CBM BA/2017
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Considere a expressão “Administração Pública” e assinale a alternativa correta sobre como se
denomina a atividade de execução das chamadas limitações administrativas, que são restrições impostas
por lei ao exercício de direitos individuais em benefício do interesse coletivo.
a) Serviço vinculado
b) Polícia administrativa
c) Regulação legal
d) Atividade interventiva
e) Fiscalização
www.tecconcursos.com.br/questoes/1910379
CONSULPLAN - CHO (PMPA)/PM PA/Administração/"Sem Especialidade"/2017
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Sobre o poder de polícia, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O poder de polícia abrange atividades exercidas pela administração pública.
 
II. O Poder Legislativo, no exercício do poder de polícia que incube ao Estado, cria, por lei, as
chamadas limitações administrativas ao exercício das liberdades públicas.
 
III. A administração pública, no exercício da parcela que lhe é outorgada pelo poder de polícia,
regulamenta as leis e controla a sua aplicação, preventivamente ou repressivamente.
 
IV. O poder de polícia abrange atividades de execução e de regulamentação das leis em que ele se
fundamenta, bem como a própria atividade de edição dessas leis, desempenhada pelo Poder
Legislativo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/526766
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/552277
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1009206
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1910379
434) 
435) 
436) 
 
V. O poder de polícia não é inerente à atividade administrativa. A administração pública não pode
exercer o poder de polícia sobre todas as condutas ou situações particulares que possam afetar
interesses da coletividade.
 
Estão corretas as afirmativas
a) I, II, III, IV e V.
b) I e III, apenas.
c) II e V, apenas.
d) III, IV e V, apenas.
e) I, II, III e IV, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/402837
VUNESP - Tec Adm (PM SP)/PM SP/2016
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Acerca dos poderes e princípios da Administração Pública, é correto afirmar que
a) quando agentes de fiscalização interditam estabelecimento porque se verificou que não havia
alvará de funcionamento, tem-se claramente o poder de polícia caracterizado, que é atribuído à
Administração Pública.
b) o poder hierárquico estabelece que se pode punir infrações funcionais dos servidores.
c) a Administração Pública direta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal
e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade,moralidade, publicidade e
eficiência, sendo facultada à Administração indireta a observância de tais princípios.
d) os poderes exercidos pela Administração são ilimitados, em decorrência do princípio da
supremacia do interesse público sobre o privado.
e) poder vinculado é aquele conferido à Administração Pública para o controle interno, atribuindo
funções a seus órgãos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/746031
FADESP - Sold (PM PA)/PM PA/Masculino e Feminino/2016
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Em relação ao poder de polícia do Estado, é possível afirmar que
a) caracteriza-se pela condução ao poder judiciário dos infratores da ordem jurídica penal.
b) caracteriza-se pela faculdade dada pela lei ao administrador público de distribuir e escalonar suas
funções.
c) é um mecanismo de que dispõe a Administração Pública de limitar o abuso do exercício de direitos
individuais em benefício do interesse da coletividade.
d) caracteriza-se pela possibilidade conferida à Administração Pública de aplicar penalidades aos seus
agentes por desrespeito a uma atribuição funcional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/403301
VUNESP - Tec Adm (PM SP)/PM SP/2015
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Sobre o poder de polícia, é correto dizer que
a) é exclusivo das Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal.
b) é inerente e se difunde por toda a Administração Pública.
c) os atos praticados com fundamento nele não são sujeitos ao controle do Poder Judiciário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/402837
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/746031
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/403301
437) 
438) 
439) 
440) 
d) é a faculdade de explicar a lei, por meio de atos normativos, para a sua correta execução.
e) é um poder inerente e privativo do Chefe do Executivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/490178
CRS (PM MG) - Of (PM MG)/PM MG/Cadete/2015
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A respeito das características do poder de polícia, analise as assertivas abaixo e marque a
alternativa CORRETA:
a) A autoexecutoriedade não depende de autorização de nenhum outro Poder, independente da lei
autorizar o administrador a praticar o ato de forma imediata.
b) Não é possível afirmar que o poder de polícia tanto pode ser discricionário como vinculado.
c) Se a atividade corresponder a um poder decorrente do ius imperii estatal, há de ser desempenhada
de forma a obrigar todos a observarem os seus comandos. Trata-se da discricionariedade do poder de
polícia.
d) A coercibilidade está dissociada da autoexecutoriedade. O ato de polícia é autoexecutório
independentemente de sua força coercitiva.
www.tecconcursos.com.br/questoes/818061
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Serviços Jurídicos/2015
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Marque a alternativa que não contenha uma característica do poder de polícia.
a) Veracidade.
b) Coercibilidade.
c) Discricionariedade.
d) Autoexecutoriedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1603930
INCAB (ex-FUNCAB) - Alun Of (PM AC)/PM AC/Combatente/2015
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Quanto aos poderes da Administração Pública, a restrição do uso e gozo da liberdade e também da
propriedade, em favor do interesse coletivo, caracteriza o poder:
a) hierárquico.
b) de polícia.
c) disciplinar.
d) constituinte.
e) regulamentar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1618078
CEBRASPE (CESPE) - Sold (CBM CE)/CBM CE/2015
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Acerca de aspectos diversos do direito administrativo, o próximo item apresenta uma situação
hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
 
Durante a realização de uma ação fiscalizadora, um agente da autoridade de trânsito selecionou
aleatoriamente um carro, entre aqueles que passavam no local, para uma averiguação mais detalhada.
Nessa situação, ao selecionar esse automóvel, o agente exerceu o poder de polícia, que tem como um de
seus atributos a discricionariedade.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/490178
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/818061
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1603930
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1618078
441) 
442) 
443) 
444) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1710196
Marinha - QT (Marinha)/Marinha/Direito/2015
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Com relação ao Direito Administrativo, à Lei nº 9784/99 e à legislação aplicável, coloque F (falso)
ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção correta.
( ) A discricionariedade é uma das características do poder de polícia e se caracteriza pela possibilidade
que tem a Administração de não depender da intervenção do Poder Judiciário para executar suas
decisões.
( ) Por razões de conveniência e oportunidade, a doutrina pátria admite que o Poder Judiciário e a
Administração possam proceder à revogação, com efeitos ex nunc, de atos administrativos, ou seja, sem
considerar os efeitos produzidos.
( ) A autoridade administrativa superior, para delegar a edição de atos de caráter normativo, deverá
publicar portaria de delegação no Diário Oficial da União, garantindo que os interessados tomem
conhecimento do ato, em conformidade com o princípio da publicidade.
( ) Se decisão penal absolutória afirmar a inexistência do fato atribuído ao servidor ou excluí-lo
expressamente da condição de autor do fato, haverá repercussão no âmbito da Administração.
( ) Pode, dependendo do motivo da absolvição, o servidor absolvido no crime ser punido na esfera
administrativa, ou seja, a instância penal não obrigará a esfera administrativa.
a) (V) (F) (V) (F) (F)
b) (F) (F) (F) (V) (V)
c) (V) (V) (V) (F) (F)
d) (F) (V) (V) (F) (F)
e) (V) (V) (F) (V) (V)
www.tecconcursos.com.br/questoes/257652
CEBRASPE (CESPE) - PT (CBM CE)/CBM CE/2014
Direito Administrativo - Poder de Polícia
No que se refere ao poder disciplinar e ao poder de polícia administrativa, julgue o item a seguir à
luz da doutrina de referência.
Um dos meios de atuação do poder de polícia de que se utiliza o Estado é a edição de atos normativos
mediante os quais se cria limitações administrativas ao exercício dos direitos e das atividades individuais.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/257653
CEBRASPE (CESPE) - PT (CBM CE)/CBM CE/2014
Direito Administrativo - Poder de Polícia
No que se refere ao poder disciplinar e ao poder de polícia administrativa, julgue o item a seguir à
luz da doutrina de referência.
 
Ao apreender mercadorias deterioradas em um estabelecimento comercial, a administração pública
exerce o poder disciplinar, que se caracteriza pela aplicação de penalidades estabelecidas com base na
natureza e na gravidade da infração cometida.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/261683
VUNESP - Tec Adm (PM SP)/PM SP/2014
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de
bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado, é chamada de
a) poder vinculante.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1710196
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/257652
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/257653
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/261683
445) 
446) 
447) 
b) poder de polícia.
c) poder autônomo.
d) poder legislativo.
e) poder judiciário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/490077
CRS (PM MG) - Of (PM MG)/PM MG/Cadete/2014
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Sabendo-se que a Administração Pública, no exercício de seu poder de polícia, possui prerrogativas
de impor limites ao indivíduo em favor do bem-estar coletivo, assinale, dentre as alternativas abaixo,
aquela que representa a atuação do Estado quando investido dessa atribuição:
a) Poder que cabe ao chefe do Poder Executivo da União, dos Estados, e dos Municípios de editar
normas complementares à Lei, para sua fiel execução.
b) O Poder que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos
servidores públicose demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.
c) Poder de editar atos administrativos de efeito interno tais como resoluções, portarias e instruções.
d) Atividade da administração pública que cria taxas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/611305
NUCEPE UESPI - Of (CBM PI)/CBM PI/"Sem Área"/2014
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Em relação ao Poder de Polícia, assinale a alternativa incorreta.
a) O poder de polícia administrativa, tendo em vista os meios de atuação, pode ser originário ou
outorgado.
b) No exercício do poder de polícia, a Administração pode ditar e executar medidas restritivas de
direito individual em benefício do bem-estar da coletividade e da preservação do Estado.
c) O ato de apreensão de remédios por um fiscal, por apresentarem prazo de validade vencido e
estarem expostos na prateleira de uma farmácia, é exemplo do poder de polícia da administração
pública.
d) O poder de polícia deve atender ao interesse público, sendo injustificável o seu exercício para
beneficiar pessoa determinada.
e) Poder de polícia é o poder reconhecido juridicamente à Administração Pública, de modo implícito
ou explícito, que consiste na liberdade de praticar atos administrativos com autoridade, de acordo
com a conveniência, a oportunidade e o conteúdo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/643900
IAUPE - Of (PM PE)/PM PE/Aspirante/2014
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A respeito do poder de polícia, assinale a alternativa CORRETA.
a) O poder de polícia pode condicionar o exercício de um direito individual, mas não pode restringir o
direito de propriedade.
b) A fixação do horário bancário para atendimento ao público é da competência dos Estados.
c) Uma diferenciação entre a polícia administrativa e a polícia judiciária é que esta atua de forma
preventiva e repressiva, e aquela, somente preventivamente.
d) A atividade do poder de polícia se efetiva por meio de atos concretos, mas não, por atos
normativos de conteúdo genérico.
e) Exemplo de ato de consentimento do poder de polícia é a licença, que é ato administrativo
vinculado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/490077
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/611305
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/643900
448) 
449) 
450) 
451) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1343393
Marinha - Of Int (Marinha)/Marinha/Administração/2014
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Em relação ao Poder de Polícia, assinale a opção correta.
a) A autoexecutoriedade é uma das principais características do Poder de Polícia.
b) A delegação do Poder de Polícia ocorre por meio de ato administrativo.
c) É a faculdade de que dispõe a Administração Pública para restringir, ilimitadamente, o uso e o
gozo de bens.
d) A Polícia Administrativa é exercida exclusivamente por órgãos de segurança pública como a Polícia
Militar.
e) O princípio da proporcionalidade não se aplica ao Poder de Polícia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2061291
CRH PMRO - Sarg (PM RO)/PM RO/2014
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Segundo o Direito Administrativo Brasileiro, julgue o item subsequente
 
Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito,
interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em razão de interesse público
concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao
exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à
tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/450046
FUNIVERSA - Sold (PM DF)/PM DF/Combatente/2013
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A atividade do Estado que consiste na limitação do exercício dos direitos individuais em benefício
do interesse público caracteriza-se como poder
a) regulamentar.
b) vinculado.
c) disciplinar.
d) de polícia.
e) hierárquico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/490825
CRS (PM MG) - Of (PM MG)/PM MG/Cadete/2013
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Considerando que o poder de polícia é uma prerrogativa de direito público que, com base na lei,
autoriza a Administração Pública a restringir o uso e o gozo da liberdade e da propriedade em favor do
interesse da coletividade, marque a alternativa CORRETA.
a) É cabível a cobrança de tarifa para atividade a ser exercida pelo poder público no exercício do
poder de polícia, desde que, efetivamente, tenha sido executada a atividade, ou preço público, caso
não tenha ocorrido a prestação da atividade.
b) Os denominados atos fiscalizatórios de polícia tem o caráter unicamente repressivo, vez que, em
face da transgressão da norma de polícia, redunda na aplicação de sanção sem qualquer caráter
educativo.
c) No exercício do poder de polícia administrativa, a Administração pode atuar de duas maneiras:
editando atos normativos de conteúdo genérico, abstrato e impessoal; e, criando atos concretos,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1343393
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2061291
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/450046
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/490825
452) 
453) 
454) 
455) 
como os atos de licença e autorizações.
d) A polícia administrativa é atividade que se exaure em si mesma, ou seja, inicia e termina no
âmbito da Administração, incidindo unicamente sobre os indivíduos, independente da atividade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1617551
INCAB (ex-FUNCAB) - Sold (PM CE)/PM CE/2013
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Sobre os princípios básicos da Cidadania e sobre o Policial Militar como instrumento dos Direitos
Humanos e da Cidadania, julgue o seguinte item.
 
Dentro dos limites legais, deve-se usar o poder de polícia de forma discricionária, através de critérios
técnicos, de oportunidade e de justiça.
 
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1617620
INCAB (ex-FUNCAB) - Sold (PM CE)/PM CE/2013
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Julgue o seguinte item, que abordam o tema Estado Democrático de Direito.
 
O poder de polícia, espécie de atividade administrativa, no âmbito do Estado Democrático de Direito deve
ser exercido dentro dos estritos limites da lei, ou, em caso de discricionariedade, sem desvio ou abuso de
poder, ainda que eventuais excessos possam ser admitidos, desde que haja a finalidade de atender ao
interesse público.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1617689
INCAB (ex-FUNCAB) - Sold (PM CE)/PM CE/2013
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Julgue o item seguinte, consoante às técnicas policiais militares.
 
São atributos do poder de polícia: a Discricionariedade, competindo ao policial aferir e valorar a atividade
policiada, segundo critérios de conveniência, oportunidade e justiça, inclusive quanto à sanção de polícia
a ser imposta, tudo nos limites da lei; a Autoexecutoriedade, pois o ato de polícia independe de prévia
aprovação ou autorização do Poder Judiciário para ser concretizado; Coercibilidade, considerando que o
ato de polícia é imperativo, admitindo-se o emprego de força para concretizá-lo.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1625240
CPCV UERR - Sold (PM RR)/PM RR/2013
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A Administração Pública está exercendo seu poder de polícia quando:
a) Utiliza a faculdade de avocar e o autocontrole pela via recursal.
b) Pune o servidor por descumprimento de seus deveres funcionais.
c) Fiscaliza bares e restaurantes.
d) Autoriza um comerciante a colocar 7 mesas em frente ao seu estabelecimento comercial.
e) Edita normas gerais e abstratas que permitam o cumprimento das leis.
www.tecconcursos.com.br/questoes/362041
CEBRASPE (CESPE) - Of BM (CBM DF)/CBM DF/Complementar/Direito/2011
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1617551
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1617620
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1617689
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1625240
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/362041456) 
457) 
458) 
459) 
Direito Administrativo - Poder de Polícia
No que se refere aos poderes da administração pública, julgue o item que se segue.
 
O denominado poder de polícia da administração pública tanto pode ser discricionário quanto vinculado.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/404345
VUNESP - Tec Adm (PM SP)/PM SP/2011
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A “atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou
liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à
segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de
atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade
pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos” decorre do poder
administrativo denominado
a) poder normativo.
b) poder regulamentar.
c) poder de polícia.
d) poder disciplinar.
e) poder hierárquico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/486811
FUMARC - Of (PM MG)/PM MG/Cadete/2011
Direito Administrativo - Poder de Polícia
O texto abaixo é atinente à questão. Leia-o, atentamente.
“...os entes estatais tem inerentes a eles esses poderes como instrumento para buscar a finalidade
pública, dependendo, a sua utilização, das respectivas competências fixadas e estabelecidas na
Constituição... Maria Sylvia Zanella Di Pietro, com bastante nitidez, ratifica o caráter de instrumento
afirmando que todos eles encerram prerrogativas de autoridade as quais, por isso mesmo, só podem ser
exercidas nos limites da lei.”
 
(BRUNO, Reinaldo Moreira. Direito Administrativo Didático. 2ª Edição: Del Rey, Belo Horizonte, 2008, p.88)
 
É atributo do Poder de Polícia Administrativa:
a) O princípio da autotutela, que garante a capacidade da Administração de tratar de seus próprios
assuntos, inclusive de sua autofiscalização e controle.
b) A autoexecutoriedade, que é a oportunidade de decidir sobre quais campos atuar, sem limitações
de legitimidade.
c) A coercibilidade, que é a capacidade de materializar os mandamentos por meio da imposição de
força, se for necessário.
d) A discricionariedade, que é a liberdade de escolher os objetos de decisão, independentemente da
competência específica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1348092
Marinha - Of Int (Marinha)/Marinha/Administração/2011
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/404345
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/486811
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1348092
460) 
461) 
462) 
No direito administrativo brasileiro, de acordo com Mello (2010), a atividade estatal de condicionar a 
 e a ajustando-as aos interesses coletivos designa-se 'poder de polícia'. A
expressão, tomada nesse sentido amplo, abrange tanto atos do Legislativo quanto do Executivo
 
a) criminalidade/violência
b) emancipação/autonomia
c) produção/exportação
d) liberdade/propriedade
e) imigração/deportação
www.tecconcursos.com.br/questoes/1736672
Marinha - QT (Marinha)/Marinha/Administração/2011
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.
 
No direito administrativo brasileiro, de acordo com Mello (2010), a atividade estatal de condicionar a 
 e a ajustando-as aos interesses coletivos designa-se 'poder de polícia'. A
expressão, tomada nesse sentido amplo, abrange tanto atos do Legislativo quanto do Executivo.
a) criminalidade/violência
b) emancipação/autonomia
c) produção/exportação
d) liberdade/propriedade
e) imigração/deportação
www.tecconcursos.com.br/questoes/356343
INCAB (ex-FUNCAB) - Sold (PM GO)/PM GO/Combatente/2010
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Em relação aos Poderes Administrativos, pode-se afirmar que:
a) no exercício do poder regulamentar, a Administração Pública edita atos gerais que equivalem à lei
em sentido estrito.
b) o poder hierárquico não confere ao agente em plano superior o poder de fiscalização das
atividades exercidas por agentes a ele subordinados.
c) o poder de polícia é uma prerrogativa pública que autoriza a Administração, com base na lei, a
restringir direitos individuais em favor do interesse da coletividade.
d) o poder discricionário autoriza que sejam editados atos administrativos contrários à lei.
e) no exercício do poder disciplinar, podem ser aplicadas sanções aos agentes públicos infratores não
previstas em lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/455029
CEBRASPE (CESPE) - Of (PM DF)/PM DF/Administração/2010
Direito Administrativo - Poder de Polícia
No que concerne aos princípios, aos poderes e à organização da administração pública, julgue o
item seguinte.
 
Considere que o órgão responsável pela fiscalização sanitária de determinado município, ao inspecionar
determinado restaurante, tenha constatado que o estabelecimento não atendia aos requisitos mínimos de
higiene e segurança para o público. Considere, ainda, que o agente público responsável pela fiscalização
tenha aplicado multa e interditado o estabelecimento até que as irregularidades fossem sanadas. Nessa
situação, a administração pública exerceu seu poder de polícia.
Certo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1736672
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/356343
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/455029
463) 
464) 
465) 
466) 
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/582629
CEBRASPE (CESPE) - Sold (PM DF)/PM DF/Combatente/2009
Direito Administrativo - Poder de Polícia
O fiscal de posturas de um município embargou determinada obra e autuou o responsável em
razão de a construção estar em desacordo com o código de obras vigente.
Com relação a essa situação hipotética e aos poderes administrativos, julgue o item seguinte.
O fiscal de posturas praticou o ato no exercício do poder de polícia.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/582630
CEBRASPE (CESPE) - Sold (PM DF)/PM DF/Combatente/2009
Direito Administrativo - Poder de Polícia
O fiscal de posturas de um município embargou determinada obra e autuou o responsável em
razão de a construção estar em desacordo com o código de obras vigente.
Com relação a essa situação hipotética e aos poderes administrativos, julgue o item seguinte.
 
Na situação apresentada, tem-se exemplo típico de exercício do poder hierárquico da administração.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/528134
CPCON UEPB - Sold (PM PB)/PM PB/Combatente/2008
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Sobre “Poder de Polícia”, é correto afirmar que é
a) o poder exercido pelo policiamento ostensivo.
b) o poder que é dado ao Comando Militar para combater o crime.
c) a capacidade que o poder público delega aos seus agentes para limitar direitos individuais, em
benefício da coletividade.
d) o poder de prender, autuar e de vigilância da Polícia Militar.
e) a forma de a Administração Municipal assegurar a segurança da cidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1313497
DECEx - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Direito/2008
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Assinale a alternativa que apresenta característica inafastável do poder de polícia.
a) Auto-executoriedade.
b) Decorrente de um vínculo especial, previsto em estatuto ou contrato.
c) Exercido pela Administração Pública (polícia administrativa), é eminentemente repressivo.
d) É passível de controle somente pelo Poder Judiciário.
e) Expressa-se apenas por atos de competência discricionária.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/582629
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/582630
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/528134
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1313497
467) 
468) 
469) 
470) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1371110
CEBRASPE (CESPE) - Sold (PM CE)/PM CE/2008
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Com relação aos atributosdo poder de polícia e à preservação da ordem pública, julgue o seguinte
item.
 
Quando um policial age orientando-se pelos critérios de conveniência e de oportunidade, ele está
fazendo uso do atributo de coercibilidade do poder de polícia.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1371112
CEBRASPE (CESPE) - Sold (PM CE)/PM CE/2008
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Com relação aos atributos do poder de polícia e à preservação da ordem pública, julgue o seguinte
item.
 
Em situação de anormalidade, a ordem pública deve ser restabelecida mediante ações preventivas, com
atitudes dissuasivas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2348501
FCC - Sold (PM BA)/PM BA/2023
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Na hipótese de o administrador público praticar conduta fora dos limites da lei, expressa ou
implicitamente, produzindo resultado ilegítimo, haverá
a) exercício regular de direito.
b) aplicação regular de prerrogativa.
c) uso do poder-dever ínsito ao agente público.
d) abuso de poder.
e) utilização do direito administrativo de agir.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2570803
NUCEPE UESPI - Sold (CBM PI)/CBM PI/2023
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
A respeito do abuso de poder, Fernanda Marinela Sousa Santos (2011, p. 225) alega que “Usar
normalmente o poder público é uma prerrogativa, é empregá-lo segundo as normas legais, a moral da
instituição, a finalidade do ato e as exigências do interesse público, devendo ser utilizado em benefício da
coletividade administrativa. Entretanto, nem sempre o administrador utiliza adequadamente esse
instrumento, caracterizando o que se denomina abuso de poder."
 
SANTOS, Fernanda Marinela Sousa. Direito Administrativo. São Paulo: SaraivaJur, 2011.
 
Avalie as seguintes afirmações:
 
I. A ausência de legitimidade por parte da conduta do administrador coloca-a na ilegalidade e
configura-se como abuso de poder.
 
II. Configura-se como abuso de poder a conduta ilícita do agente público dentro dos limites
administrativos.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1371110
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1371112
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2348501
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2570803
471) 
472) 
473) 
III. O agente público, dentro de sua competência, mesmo afastando-se do interesse público que
deve nortear todo o desempenho administrativo, não pratica abuso de poder.
 
IV. O agente pratica abuso de poder ao atuar dentro dos limites legais e do permitido no gozo de
suas faculdades administrativas.
 
V. A discricionariedade administrativa é necessária na prática rotineira das atividades da
Administração, e, para afastar o abuso de poder, deverá ser demarcada pela finalidade pública e pelo
bem comum.
 
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações corretas.
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e V.
d) I e III.
e) I e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/128823
IDECAN - Of (PM MS)/PM MS/2022
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
O oficial Francisco de Assis, valendo-se de sua função administrativa na Corporação, atuou
diretamente para que fosse desapropriado um imóvel pertencente a Caio, que era seu inimigo desde
criança. Nesse caso, é possível afirmar que houve:
a) excesso de poder.
b) abuso de punir.
c) desvio de poder.
d) uso indevido do poder disciplinar.
e) supremacia do interesse público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1909489
FADESP - CHO (PMPA)/PM PA/Administração /"Sem Especialidade"/2022
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
O abuso de poder por parte do agente público ocorre quando este:
a) agir conforme as atribuições que lhe são conferidas por lei.
b) exercer atividades que a lei não lhe conferiu.
c) praticar ato com fim diverso da sua vontade.
d) praticar ato objetivando atingir os fins da lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1942912
IBFC - ASC (CBM AC)/CBM AC/2022
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
O abuso de poder é o gênero que possui como espécies o desvio de poder e o excesso de poder.
Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
 
( ) O excesso de poder ocorre quando o agente público excede os limites de sua competência.
 
( ) O desvio de poder ocorre quando o agente público pratica o ato com finalidade diversa da que
decorre implícita ou explicitamente da lei.
 
( ) Tanto o excesso como o desvio do poder são vícios relativos ao objeto do ato administrativo.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/128823
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1909489
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1942912
474) 
475) 
476) 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V - V - V
b) V - F - F
c) F - F - V
d) V - V - F
www.tecconcursos.com.br/questoes/2181706
CEBRASPE (CESPE) - Of (PM RO)/PM RO/Combatente/2022
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Por ter praticado infração fiscal, José foi autuado, de forma válida, pela servidora pública Mariana.
Posteriormente, ele tomou posse em cargo que lhe permitiu remover Mariana de sua lotação, visando
não ao interesse público, mas à retaliação da servidora. Nessa situação hipotética, o ato administrativo
de remoção da servidora poderá ser julgado defeituoso por
a) incompetência.
b) excesso de poder.
c) vício relativo à finalidade.
d) vício de forma.
e) excesso de motivação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2181709
CEBRASPE (CESPE) - Of (PM RO)/PM RO/Combatente/2022
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Acerca do uso e do abuso de poder na administração pública, assinale a opção correta.
a) O exercício de poder por agentes públicos é considerado prerrogativa e, ao mesmo tempo,
privilégio.
b) Os atos que o agente público, no exercício do cargo, praticar com uso do poder que a lei lhe
confere serão atribuíveis diretamente à sua pessoa física.
c) Violação da proporcionalidade do exercício do poder e uso desarrazoado de força contra
administrados são formas de abuso de poder.
d) O controle judicial do abuso de poder deve dar-se sempre por meio de ações cíveis, como o
mandado de segurança.
e) Só se configura abuso de poder quando a administração pública age de forma comissiva.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2189561
Instituto AOCP - Sold (CBM GO)/CBM GO/Combatente/2022
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Assinale a alternativa correta acerca do direito administrativo.
a) O abuso de poder pode ser classificado em desvio e excesso de poder, sendo que este último
caracteriza um vício de competência.
b) É vedado ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.
c) O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, vedada a sua prorrogação.
d) As empresas públicas e as sociedades de economia mista são criadas mediante lei específica.
e) A revogação do ato administrativo consiste na sua retirada do ordenamento jurídico por motivos de
legalidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2181706
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2181709
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2189561
477) 
478) 
479) 
480) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1730774
CEBRASPE (CESPE) - Sold (PM AL)/PM AL/2021
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
No que se refere aos preceitos relacionados ao direito administrativo, julgue o item a seguir.
 
O abuso de poder pode ser caracterizado ainda que o agente público atue dentro dos limites da sua
competência.Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/644858
IBFC - Sold (CBM SE)/CBM SE/2018
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
No que se refere ao abuso de poder, tal como posicionado no âmbito do Direito Administrativo,
assinale a alternativa incorreta:
a) No desvio de poder, a autoridade age fora dos limites da sua competência, mas o ato atende ao
interesse público, sem ferir o escopo objetivado pela lei
b) O abuso de poder é a conduta do gestor público demarcada pela ilegalidade, a qual pode se
manifestar pela ausência de competência, pelo não atendimento do interesse público e por meio da
omissão
c) A omissão específica possui o condão de caracterizar abuso de poder em razão do dever-poder ou
poder- dever de agir do Estado, em especial quando a lei assim o determina
d) A lei que versa sobre o processo administrativo no âmbito federal, estabelece a possibilidade de
convalidação de atos demarcados por vícios sanáveis, desde que tal condição não importe em gerar
prejuízo a terceiros nem lesão ao interesse público
www.tecconcursos.com.br/questoes/645007
IBFC - Of (CBM SE)/CBM SE/Cadete - Aluno Oficial/2018
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Assinale a alternativa correta sobre o uso do Poder pela Administração Pública.
a) É uma atividade limitada e incondicionada
b) É um dever condicionado e ilimitado
c) É uma diretriz ilimitada e incondicionada
d) Trata-se de prerrogativa limitada e condicionada
www.tecconcursos.com.br/questoes/704230
IAUPE - Of (PM PE)/PM PE/Aspirante/2018
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Sobre o abuso de poder, analise as afirmativas a seguir:
I. O abuso de poder é espécie do gênero excesso, podendo ser conceituado quando o agente busca
alcançar o fim diverso daquele que a lei lhe permitiu.
II. O desvio de poder também é conhecido como desvio de finalidade. Trata-se de conduta mais
visível nos atos discricionários.
III. O agente público que atua com abuso de poder, por qualquer de suas formas, deve ter a sua
conduta submetida à revisão judicial ou administrativa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1730774
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/644858
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/645007
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/704230
481) 
482) 
483) 
IV. A invalidação da conduta abusiva não se submete à autotutela administrativa.
Estão CORRETAS
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1385036
IBADE - Sold (PM CE)/PM CE/2018
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Julgue o item.
 
O abuso de poder é um ato ilícito e ocorre quando uma autoridade ou um agente público, embora
competente para a prática de um ato, ultrapassa os limites das suas atribuições ou se desvia das
finalidades administrativas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/219828
CEBRASPE (CESPE) - Of (CBM AL)/CBM AL/Combatente/2017
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Em abril de 2017, o plenário do Senado Federal aprovou, por 54 votos a 19, o controverso projeto
de lei que propõe regular o crime de abuso de autoridade e revogar a atual legislação que trata do
assunto. Antes de ser convertido em lei, o texto depende de aprovação da Câmara dos Deputados.
 
Internet: www.conjur.com.br (com adaptações).
 
Considerando que o crime de abuso de autoridade possa resultar do abuso de poder por agente público,
julgue o item seguinte, à luz dos princípios da administração pública.
 
A ilicitude de atos contaminados por abuso de poder decorre de sua relação direta com o princípio da
moralidade, também conhecido como princípio da proibição de excesso.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/219829
CEBRASPE (CESPE) - Of (CBM AL)/CBM AL/Combatente/2017
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Em abril de 2017, o plenário do Senado Federal aprovou, por 54 votos a 19, o controverso projeto
de lei que propõe regular o crime de abuso de autoridade e revogar a atual legislação que trata do
assunto. Antes de ser convertido em lei, o texto depende de aprovação da Câmara dos Deputados.
 
Internet: www.conjur.com.br (com adaptações).
 
Considerando que o crime de abuso de autoridade possa resultar do abuso de poder por agente público,
julgue o item seguinte, à luz dos princípios da administração pública.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1385036
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/219828
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/219829
484) 
485) 
486) 
O desvio de poder e o excesso de poder são espécies de abuso de poder que podem resultar em abuso
de autoridade.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/823202
VUNESP - Alun Of (PM SP)/PM SP/2016
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Considere a seguinte situação hipotética:
Governador do Estado de São Paulo declara que a construção de teatro com grande capacidade em
Município de pequeno porte, com recursos públicos estaduais, deu-se para atender a um pedido da sogra
dele.
Diante dessa constatação, seria possível aplicar aos fatos hipotéticos o previsto na Lei Estadual
nº10.177/1998 para fins de decretar a invalidação dos atos administrativos praticados no caso, pois estes
desatenderam os pressupostos legais e regulamentares de sua edição, por
a) incompetência do agente que o emanou.
b) impropriedade do objeto.
c) omissão de formalidades ou procedimentos essenciais.
d) desvio de poder.
e) falta ou insuficiência de motivação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1620307
CEBRASPE (CESPE) - PT (CBM CE)/CBM CE/2016
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Acerca do direito disciplinar militar, julgue o item a seguir.
 
Um ato administrativo ficará caracterizado como desvio de poder por falta de elemento relativo à
finalidade de interesse público, quando quem o praticou violou o princípio básico da eficiência.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1344381
Marinha - Of Int (Marinha)/Marinha/Administração/2015
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Segundo Carvalho Filho (2014), com relação aos poderes dos agentes públicos, assinale a opção
correta.
a) Excesso de poder é a forma de abuso de poder própria da atuação do agente público e pode
ocorrer quando este invade indevidamente as atribuições cometidas a outro agente.
b) Desvio de poder é uma das formas de abuso de poder, e se caracteriza pela invocação, pelo agente
público, do exercício de atividades que a lei não lhe conferiu.
c) A discricionariedade do agente público não se submete ao controle judiciário quanto à finalidade da
conduta, mas somente no tocante à oportunidade e à conveniência.
d) Poder de polícia é a prerrogativa conferida ao agente público de complementar as leis, a fim de
permitir sua efetiva aplicação.
e) A autoexecutoriedade é a característica do poder de polícia administrativo que representa o grau
de imperatividade de que se revestem os atos de polícia.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/823202
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1620307
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1344381
487) 
488) 
489) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1619231
CEBRASPE (CESPE) - PT (CBM CE)/CBM CE/2015
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Pedro, agente público de agência reguladora estadual, é desafeto de Maria, cidadã que trabalha na
esfera privada. No exercício de suas funções, Pedro determinou a imposiçãode sanção pecuniária a
Maria, a despeito de não se fazerem presentes os requisitos para tanto.
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
 
A sanção pecuniária imposta por Pedro é ato administrativo praticado com desvio de finalidade e em
afronta à impessoalidade, o que a torna nula.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/489592
CRS (PM MG) - Of (PM MG)/PM MG/Cadete/2014
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
“Nem sempre o poder é utilizado de forma adequada pelos administradores. Como a atuação
destes deve sujeitar-se aos parâmetros legais, a conduta abusiva não pode merecer aceitação no mundo
jurídico, devendo ser corrigida na via administrativa ou judicial. A utilização do poder, portanto, deve
guardar conformidade com o que a lei dispuser.” Carvalho Filho (2012, p.46).
 
A conduta abusiva dos administradores pode decorrer de duas causas: excesso de poder e desvio de
poder. Marque a alternativa CORRETA que se refere a uma dessas formas:
a) Entende-se por desvio de poder quando o agente atua fora dos limites de sua competência.
b) Constitui excesso de poder quando a autoridade policial se excede no uso da força para praticar
ato de sua competência ou, por exemplo, a autoridade, competente para aplicar uma pena de
suspensão, impõe pena mais grave, que não é de sua atribuição.
c) Embora dentro de sua competência, o agente afastando-se do interesse público que deve nortear
todo o desempenho administrativo, age com excesso de poder.
d) No Brasil, o excesso perpetrado pela autoridade no exercício do poder regulamentar pode dar
ensejo exclusivamente ao controle externo de competência do poder judiciário e ao controle interno,
isto é, àquele realizado pela própria administração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/533694
MS CONCURSOS - Sarg (PM PE)/PM PE/2010
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Considerando que o uso do poder é prerrogativa da autoridade que deverá empregá-lo nos justos
limites da norma legal, da moral, da finalidade do ato e do interesse público, analise as alternativas
abaixo acerca do uso anormal do poder, e assinale a alternativa INCORRETA.
a) O excesso de poder é o gênero do uso anormal do poder, enquanto que suas espécies são o
desvio de finalidade e o abuso de poder.
b) A autoridade, dentro dos limites de sua competência, ao praticar o ato por motivos diversos dos
visados pela lei, estará cometendo desvio de poder.
c) Incidirá em excesso de poder a autoridade que, embora competente, exorbite no uso de suas
faculdades administrativas.
d) Igualmente cometerá desvio de poder a autoridade que praticar o ato, dentro dos limites de sua
competência, mas com fins contrários aos exigidos pelo interesse público.
e) Ao atuar além de sua competência, em frontal descumprimento da lei, estará a autoridade agindo
com excesso de poder.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1619231
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/489592
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/533694
490) 
491) 
492) 
493) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/717153
IESES - Of (PM SC)/PM SC/2010
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Leia atentamente as proposições abaixo e assinale a que se apresentar correta:
a) O princípio da publicidade pode ser reclamado, sem prejuízo de outros meios legais, através de
dois instrumentos básicos: o direito de petição e as certidões.
b) Os órgãos públicos não possuem capacidade processual para figurar como parte em processos
judiciais. Nem mesmo à Assembleia Legislativa Estadual, elevado órgão do Poder Público
constitucionalmente reconhecido, é dado estar em juízo, defendendo seus interesses.
c) Os serviços públicos essenciais, como os de fornecimento de água e luz, remunerados por tarifa,
não admitem suspensão por falta de pagamento, e o corte, por esse comprovado motivo, realizado
pela concessionária do serviço público, enseja reparação por danos morais.
d) Caracteriza-se o excesso de poder quando o agente, embora dentro de sua competência, afasta-
se do interesse público que deve imantar a atividade administrativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1369041
Marinha - Of Int (Marinha)/Marinha/Administração/2010
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Quanto às formas de abuso de poder, quando o Agente Público, embora atuando dentro de sua
competência, afasta-se do interesse público que deve nortear todo o desempenho administrativo, diz-se
que o Agente atuou com:
a) excesso de poder.
b) desvio de poder.
c) excesso de capacidade.
d) excesso de competência.
e) desvio de função.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2077713
FSADU (UFMA) - Sold (CBM GO)/CBM GO/Combatente/2010
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
O policial ou bombeiro militar que utiliza viatura policial para buscar seu filho na escola, de acordo
com o direito administrativo, pratica:
a) ato lícito porque é a comum em outras instituições.
b) desvio de poder ou finalidade.
c) ato impunível na esfera administrativa, apesar de imoral.
d) omissão.
e) prevaricação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/582627
CEBRASPE (CESPE) - Sold (PM DF)/PM DF/Combatente/2009
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
Rodrigo, tenente da PMDF, e sua namorada foram assistir a um filme que estava em cartaz.
Rodrigo, que comprou apenas o ingresso de sua namorada, mostrou sua identidade funcional e entrou
sem pagar o ingresso.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/717153
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1369041
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2077713
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/582627
494) 
495) 
 
Considerando a situação hipotética acima descrita e os princípios da administração pública, julgue o item
a seguir.
 
Rodrigo agiu com desvio de poder, visto que se valeu de prerrogativa legal para atingir fim pessoal não
amparado pelo ordenamento jurídico.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/717865
ACAFE - Of (PM SC)/PM SC/2009
Direito Administrativo - Abuso de Poder: Excesso de Poder e Desvio de Finalidade (Poderes
da Administração)
 
Considere uso e abuso do poder e analise as afirmações a seguir.
 
l O poder administrativo outorgado ao agente público lhe confere a faculdade de atuar em favor da
coletividade.
 
ll Caso o agente público permaneça omisso em hipótese de previsão legal de prazo para sua
atuação, o terceiro prejudicado tem direito à ação de indenização em face do agente inerte.
 
lll Mandado de Segurança é uma das vias de invalidação do ato praticado com abuso de poder pelo
agente público.
 
lV O agente público labora com excesso de poder quando busca alcançar fim diverso do interesse
público e atua com desvio de poder quando age fora dos limites de sua competência administrativa.
 
V Reserva do possível é uma construção doutrinária que condiciona a averiguação da legalidade da
atuação estatal à existência de recursos públicos disponíveis para tanto.
 
Estão corretas somente as afirmações:
a) I - II - IV
b) I - III - V
c) II - III
d) III - V
e) IV - V
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2724233
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Administração/2023
Direito Administrativo - Deveres da Administração
“O Estado, num sentido amplo, é a sociedade política e juridicamente organizada em determinado
território, dotado de soberania; o governo, por sua vez, é o núcleo estratégico ocupado de forma
temporária por indivíduos que definem os objetivos, diretrizes e metas do Estado; e administração
pública é a máquina estatal que viabiliza a vontade política do governo.”
 
(MATIAS-PEREIRA, J. Curso de Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 4 ed. São
Paulo:
Atlas, 2018, p.75).
 
Com base no texto acima, preencha as lacunas da assertiva abaixo.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/717865
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2724233
496) 
497) 
498) 
A necessidade de se tornar a administração pública coordenada e ágil é definida como dever
de . Tal dever está permeado por uma razoável liberdade de atuação que é identificada
como poder .
 
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
a) eficiência / discricionário
b) lealdade / regulamentar
c) probidade / discricionário
d) agir / hierárquico
www.tecconcursos.com.br/questoes/1795892
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Administração/2021
Direito Administrativo - Deveres da Administração
Nas sentenças abaixo, estão retratadas situações de trabalho de um servidor público de âmbito
genérico e, imediatamente após a ação, um tema que pode explicar a respectiva ação, de acordo com os
Deveres do Administrador Público.
Corretamente expressa essa relação proposta:
a) Uma vez convocado, ele teve que relatar para seu superior como foi a sua operação efetuada.
Prestar contas.
b) Depois de vários anos de trabalho, reuniu documentação para comprovar seu tempo de serviço e
dedicação. Probidade.
c) Quando tentou esquivar-se novamente de estar à frente de uma operação relativa ao seu posto,
foi advertido por seu superior imediato. Dever de agir.
d) Teve sua ficha de desempenho analisada e verificou-se que sempre fora um profissional pontual e
prestativo ao longo do seu tempo de serviço. Eficiência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1486056
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Administração/2020
Direito Administrativo - Deveres da Administração
A qualidade da ação pública, sendo uma atividade organizacional, é pautada pela entrega de
benefícios ao usuário cidadão, executados pelo funcionário público devidamente empossado e com suas
responsabilidades em plena operação e articulação. Frente às suas atividades, descritas em seu cargo,
um funcionário público possui limites operacionais compatíveis com tal descrição.
 
Sobre os deveres do administrador público, é correto afirmar que
a) reatividade e seletividade são conteúdos a serem observados quando há uma necessidade de
celeridade e preferência de resultados.
b) para promover os interesses particulares que se opõem ao interesse público, tem-se o poder de
agir que deve se converter no dever de agir.
c) os poderes e deveres do administrador público são os expressos em lei, impostos pela moral
administrativa e exigidos pelo interesse da coletividade.
d) o dever de agir deverá ser feito em prol do bem público e representa um direito privado que se
opõe aos interesses patrimoniais em detrimento da coletividade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1906133
UFMT - Sold (CBM MT)/CBM MT/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
No regime jurídico-administrativo, encontram-se os Poderes da Administração, que consistem em
prerrogativas conferidas ao Poder Público para assegurar o exercício de suas funções na busca do
atendimento ao interesse público. Sobre tais Poderes, numere a coluna de acordo com as informações.
 
1. Poder hierárquico
2. Poder Regulamentar
3. Poder de Polícia
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1795892
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1486056
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1906133
499) 
500) 
4. Poder Disciplinar
 
( ) É o poder conferido ao administrador público de editar normas complementares à lei,
permitindo a sua fiel execução.
 
( ) É o poder conferido ao administrador, a fim de distribuir e escalonar as funções dos órgãos
públicos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, exercendo faculdades de dar ordens e de
fiscalizar, bem como as de delegar e avocar atribuições.
 
( ) É o poder conferido à Administração Pública, que lhe permite punir a prática de infrações
cometidas por servidores ou demais pessoas ligadas aos órgãos e serviços administrativos.
 
( ) É a atividade da Administração Pública, que se expressa por meio de atos normativos ou
concretos, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, ou condicionando a propriedade
dos indivíduos mediante ações fiscalizadoras, preventivas e repressivas.
 
Marque a sequência correta.
a) 2, 1, 4, 3
b) 3, 4, 2, 1
c) 4, 3, 2, 1
d) 3, 1, 4, 2
e) 2, 4, 1, 3
www.tecconcursos.com.br/questoes/2063639
Instituto AOCP - Sold (PM GO)/PM GO/Combatente/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Assinale a alternativa correta acerca do direito administrativo.
a) Compete privativamente ao Presidente da República dispor, mediante decreto, sobre a extinção de
funções ou cargos públicos, quando preenchidos.
b) É da competência exclusiva do Poder Judiciário sustar os atos normativos do Poder Executivo que
exorbitem do poder regulamentar.
c) O entendimento majoritário da doutrina interpreta os atos decorrentes do poder disciplinar como
discricionários, inclusive no que tange à opção de sancionar ou não o agente infrator.
d) A discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade são elementos (requisitos) dos atos
administrativos.
e) Prevalece o entendimento de que a aposentadoria de servidor público caracteriza ato complexo,
haja vista depender da manifestação da entidade administrativa a que o agente é subordinado e da
aprovação do respectivo Tribunal de Contas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2063667
Instituto AOCP - Sold (PM GO)/PM GO/Músico/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Em relação aos poderes administrativos e à responsabilidade civil do Estado, analise as assertivas e
assinale a alternativa que aponta as corretas.
 
I. Os regulamentos autônomos atuam substituindo a lei, com a aptidão de inovar o ordenamento
jurídico, determinando normas sobre matérias não disciplinadas em lei.
 
II. Do poder disciplinar decorre o escalonamento no plano vertical dos órgãos e agentes da
Administração, objetivando a organização da função administrativa.
 
III. Em manifestações em que haja tumulto ou conflitos entre policiais e manifestantes, o Estado
responde subjetivamente em relação aos profissionais da imprensa feridos por agentes policiais
durante a cobertura jornalística.
 
IV. Quanto aos atos legislativos típicos, assim considerados aqueles que obedecem às regras do
processo legislativo e estipulam normas gerais e abstratas, como regra geral, inexiste
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2063639
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2063667
501) 
502) 
503) 
responsabilidade civil do Estado por sua edição.
a) Apenas I e IV.
b) Apenas II e III.
c) Apenas II e IV.
d) Apenas I, II e III.
e) Apenas I, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2193686
FCC - Sold (PM)/PM AP/Combatente/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
No que diz respeito aos poderes da Administração pública, poder
a) vinculado é a faculdade de que dispõe a Administração pública para, à vista de determinada
situação, selecionar uma entre várias soluções juridicamente possíveis e admitidas, ou seja, é aquele
em que o agente administrativo usa de uma razoável liberdade de atuação, podendo valorar a
conveniência e a oportunidade da prática do ato, quanto ao seu motivo e, sendo o caso, escolher,
dentro dos limites legais, o seu conteúdo.
b) disciplinar é aquele que está fundado no fato de que na Administração pública existem níveis de
subordinação entre órgãos e agentes públicos, no âmbito de uma mesma pessoa jurídica, onde
agentes e órgãos de uma mesma entidade estão verticalmente escalonados, cabendo aos superiores
exercer as prerrogativas sobre seus subordinados de dar ordens, fiscalizar, controlar, aplicar sanções,
delegar e avocar competências.
c) hierárquico é o que cabe à Administração pública para apurar infrações e aplicar penalidade aos
servidores públicos e demais pessoas desde que sujeitas à disciplina administrativa,isto é,
particulares a ela ligados mediante algum vínculo jurídico específico.
d) regulamentar é aquele que confere aos chefes do Executivo a atribuição para criar leis, assim
definidas como atos normativos de natureza originária ou primária, que inaugura ou inova na ordem
jurídica, disciplinando matéria constitucional, criando direitos e impondo obrigações a toda população.
e) de polícia é a atividade da Administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse
ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público
concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado,
ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à
tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1723209
UFMT - Sg (CBM MT)/CBM MT/2021
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Para que a Administração Pública possa executar as tarefas que lhe competem e, entre elas, fazer
prevalecer o interesse público ao privado, o ordenamento lhe confere poderes. São Poderes
Administrativos:
a) De Controle, Regimental, Jurisdicional, Hierárquico.
b) Originário, Regulamentar, Disciplinar, De Controle.
c) Regulamentar, Disciplinar, Hierárquico, De Polícia.
d) De Polícia, Regimental, Originário, Punitivo.
e) Hierárquico, Punitivo, Jurisdicional, Originário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1107962
IBFC - Sold (CBM BA)/CBM BA/2020
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Sobre os poderes da Administração Pública e as diretrizes do Direito Administrativo, analise as
afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2193686
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1723209
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1107962
504) 
505) 
 
( ) Poder disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades
aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.
 
( ) O poder disciplinar é idêntico ao poder de polícia, não havendo diferenças.
 
( ) O poder normativo pode ser caracterizado como a emanação de atos com efeitos gerais e
abstratos, que não podem contrariar a lei.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V, V, V 
b) V, V, F 
c) V, F, V
d) F, F, V
e) F, V, V
www.tecconcursos.com.br/questoes/688151
CRS (PM MG) - Of (PM MG)/PM MG/Cadete/2018
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
“Os poderes administrativos são os meios ou instrumentos jurídicos através dos quais a
Administração Pública (as entidades administrativas, os órgãos e os agentes públicos) exerce a atividade
administrativa na gestão dosinteresses coletivos.”
Sobre os poderes administrativos analise os itens a seguir e ao final marque a alternativa CORRETA:
I. Embora o vocábulo “poder” dê a impressão de que se trata de faculdade da Administração, na
realidade trata-se de poder-dever.
II. O desvio de poder ou o excesso do poder são formas de abuso de poder.
III. O poder de polícia pode apresentar um sentido negativo, na medida em que o Poder Público, de
regra, não pretende uma atuação do particular. Nesse caso, a administração pública pretende, sim,
uma abstenção do particular.
IV. O Poder disciplinar como sendo uma espécie de poder administrativo, é aquele que confere à
Administração Pública a capacidade de ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades
administrativas no âmbito interno da Administração.
V. O Poder regulamentar é privativo do poder legislativo.
a) Há apenas dois itens corretos.
b) Há apenas um item incorreto.
c) Todos os itens são corretos.
d) Há apenas três itens corretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/704135
IAUPE - Of (CBM PE)/CBM PE/Aspirante/2018
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Sobre poder hierárquico e disciplinar, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O poder hierárquico e o disciplinar incidem tanto na administração direta quanto na indireta.
b) No poder hierárquico, podem ocorrer os institutos da delegação e da avocação, de acordo com
regras e limitações impostas por lei.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/688151
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/704135
506) 
507) 
508) 
509) 
c) O poder hierárquico trata da atribuição pública de aplicação de sanções e penalidades, apurando
infrações de servidores ou outros submetidos à disciplina da Administração, não se confundindo com
o poder disciplinar.
d) O Processo Administrativo Disciplinar – PAD decorre do poder disciplinar.
e) O poder disciplinar está sujeito tanto ao controle realizado pela própria administração pública
quanto pelo judiciário, este último ocorre quando a conduta do administrador foge à legalidade ou
aplica sanções com inobservância ao princípio da proporcionalidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/768320
Instituto AOCP - Of (PM SC)/PM SC/2018
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Assinale a alternativa correta segundo as disposições do Direito Administrativo.
a) Leis que proíbam o nepotismo na Administração Pública não são de iniciativa exclusiva do Chefe
do Poder Executivo, podendo, desse modo, ser propostas pelos parlamentares.
b) Para se coibir a prática, a vedação ao nepotismo exige a edição de lei formal no respectivo ente
federado.
c) Compete privativamente ao Presidente da República dispor, mediante decreto, sobre a extinção de
funções ou cargos públicos, quando preenchidos.
d) Poder disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades
aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas ou não à disciplina interna da Administração.
e) A anulação é o desfazimento do ato administrativo por razões de conveniência e oportunidade,
podendo ser feita pela própria Administração Pública, com fundamento no seu poder de autotutela
ou, ainda, pelo Poder Judiciário, mediante provocação dos interessados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1625782
CPCV UERR - Sold (PM RR)/PM RR/2018
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Sobre os poderes da Administração Pública, aponte a alternativa correta:
a) A discricionariedade e a autoexecutoriedade são atributos do poder de polícia.
b) Através do poder regulamentar, pode Administração Pública limitar o uso e o gozo de bens,
atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade.
c) O poder discricionário tem o condão de relativizar o princípio da legalidade.
d) No poder discricionário, a lei confere a Administração Pública, para a prática de atos
administrativos, a liberdade de escolha quanto à sua conveniência, oportunidade e finalidade.
e) O poder de polícia pode ser integralmente delegado a pessoas jurídicas de direito privado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1999448
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Secretariado/2018
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Qual opção apresenta um poder que NÃO é inserido no contexto dos poderes administrativos, os
quais são característicos do Executivo e se prestam para o desempenho de suas atribuições próprias?
a) hierárquico.
b) político.
c) disciplinar.
d) regulamentar.
e) de policia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/446834
IBADE - Of (PM RJ)/PM RJ/Aluno-Oficial PM/2017
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Assinale a opção correta acerca dos poderes disciplinar, hierárquico, regulamentar e de polícia.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/768320
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1625782
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1999448
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/446834
510) 
511) 
a) Polícia administrativa possui o atributo da imperatividade, sendo usado nas hipóteses de
autorização legal.
b) Decisão do Tribunal de Contas da União,em sede de licitação, não se vincula ao resultado de
processo administrativo disciplinar.
c) É impossível a extinção de cargos e funções públicas vagos por meio de decreto.
d) Há relação de hierarquia entre a Administração direta e as entidades da Administração indireta.
e) Admite-se a delegação do exercício na ordem de polícia, bem como na sanção.
www.tecconcursos.com.br/questoes/611105
NUCEPE UESPI - Sold (CBM PI)/CBM PI/2017
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Sobre os poderes administrativos, assinale a alternativa CORRETA:
a) A interdição de um estabelecimento empresarial que viole normas sanitárias é emanação do poder
disciplinar.
b) O exercício do poder hierárquico compreende a possibilidade de delegação e avocação de
atribuições.
c) O poder de polícia somente se revela por intermédio de atos normativos de caráter geral e
abstrato.
d) O exercício dos poderes administrativos se constitui em mera faculdade para o agente público, de
modo que este é soberano para decidir livremente sobre o seu exercício
www.tecconcursos.com.br/questoes/644232
IAUPE - Of (PM PE)/PM PE/Administração/2017
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Sobre os poderes da administração pública, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Poder disciplinar: poder-dever da Administração Pública de processar e de punir internamente as
infrações funcionais dos servidores, mediante a norma disciplinadora. É considerado como
supremacia especial do Estado.
 
II. Poder de polícia: trata-se da atividade da administração pública que, limita ou disciplina direito,
interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público
concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado,
ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à
tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
 
III. Poder hierárquico: é o poder da Administração Pública de dispor para organizar e distribuir as
funções de seus órgãos, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro
de pessoal.
 
Está CORRETO o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e III.
e) III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/745898
FADESP - Alun Of (PM PA)/PM PA/2016
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/611105
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/644232
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/745898
512) 
513) 
514) 
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
É correto afirmar que
a) a Constituição Federal veda a acumulação remunerada de cargos públicos na Administração
Direta, mas permite tal acumulação para as subsidiárias das sociedades de economia mista, desde
que comprovada a compatibilidade de horários.
b) a Constituição Federal estabelece o prazo de validade de concurso público de dois anos, podendo
ser prorrogado uma única vez por igual período.
c) a organização da administração pública direta, no que se refere à estruturação dos órgãos e
competência, é matéria reservada à lei.
d) a interdição de um estabelecimento comercial por agentes de vigilância sanitária é manifestação
típica do poder de polícia da Administração Pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1323088
INCAB (ex-FUNCAB) - AOBMEC (CBM AC)/CBM AC/2015
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
De acordo com os poderes disciplinar, hierárquico e discricionário, assinale a opção correta.
a) O controle judicial pode adentrar no terreno que a lei reservou aos agentes administrativos,
perquirindo os critérios de conveniência e oportunidade.
b) Os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade podem ensejar o controle da
discricionariedade.
c) No campo disciplinar, o funcionário nunca pode questionar a legalidade de uma ordem
manifestamente ilegal.
d) Admite-se a delegação de atribuições de um poder para outro, como também permite delegação
de atos de natureza política.
e) Pela falta residual, não compreendida na absolvição pelo juízo criminal, não se permite a punição
administrativa do servidor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/611304
NUCEPE UESPI - Of (CBM PI)/CBM PI/"Sem Área"/2014
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Com relação aos Poderes da Administração Pública, analise as afirmações abaixo.
1) A Administração Pública, como resultado do poder hierárquico, é dotada da prerrogativa de
ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades de seus órgãos e agentes no seu ambiente
interno.
2) A Administração Pública, por meio do regular uso do poder disciplinar, apura infrações e aplica
penalidades aos servidores públicos e às demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.
3) Poder vinculado é aquele que a lei confere à Administração Pública para a prática de ato de sua
competência, determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização.
4) A revisão dos atos subordinados configura uma das faculdades do poder regulamentar.
Estão corretas, apenas:
a) 1, 2 e 3.
b) 1 e 4.
c) 1, 2 e 4.
d) 2 e 3.
e) 3 e 4.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1323088
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/611304
515) 
516) 
517) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/403703
VUNESP - Tec Adm (PM SP)/PM SP/2013
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
As prerrogativas de delegar, avocar atribuições, dar ordens e fiscalizar atividades de órgãos
subordinados, bem como o dever de apurar infrações funcionais e aplicar sanções administrativas aos
agentes públicos decorrem, respectivamente, dos poderes administrativos denominados
a) poder disciplinar e poder hierárquico.
b) poder de regulamentar e poder de polícia.
c) poder hierárquico e poder disciplinar.
d) poder de polícia e poder disciplinar.
e) poder hierárquico e poder normativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/450049
FUNIVERSA - Sold (PM DF)/PM DF/Combatente/2013
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Relativamente aos poderes da administração pública, assinale a alternativa correta.
a) Poder vinculado é aquele em que a administração pública obriga-se a praticar determinado ato,
cumprindo fielmente o que a lei impõe. Todavia, caso o agente público, no cumprimento do ato,
verifique que ação contrária ao dispositivo legal atenderá com maior efetividade ao interesse público,
poderá agir de forma distinta da lei, prestando a devida justificativa.
b) Poder hierárquico é aquele de que dispõe o Executivo para organizar e distribuir as funções de
seus órgãos, regulamentando os direitos e deveres de seus agentes, sendo característica desse poder
a possibilidade de o superior hierárquico aplicar sanções disciplinares aos seus subordinados.
c) Poder disciplinar refere-se ao dever de punição em face do cometimento de faltas ou infringência
aos deveres funcionais por agentes públicos, estendendo-se também à sanção de condutas
particulares, uma vez que o interesse público prevalece sobre o particular.
d) Também denominado poder normativo, o poder regulamentar é o poder que detém o chefe do
Executivo de detalhar a lei para sua correta execução, ou de expedir decretos autônomos para
disciplinar matéria de sua competência.
e) O poder de polícia da Administração, em regra, tem natureza repressiva, sendo executado por
órgãos de segurança da administração pública, incidindo sobre a pessoa que pratica ilícito penal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/402929
VUNESP - Tec Adm (PM SP)/PM SP/2010
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Quanto aos poderes administrativos, assinale a alternativa correta.
a) O poder discricionário é o conferido à Administração para a prática de atos vinculados, ou seja, é
aquele em que o agente administrativo dispõe de uma razoável liberdade de atuação.
b) O poder hierárquivo não permiteà Administração estabelecer relações de subordinação, tampouco
de controle e correção entre seus diversos órgãos e agentes.
c) O poder disciplinar autoriza a Administração a punir infrações administrativas cometidas por
servidores e particulares, mesmo sem qualquer vínculo jurídico específico entre ambos.
d) São prerrogativas de direito privado que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para
o fim de permitir que o Estado alcance seus fins.
e) O poder regulamentar é a atribuição do Chefe do Executivo para a edição de decretos e
regulamentos visando à fiel execução das leis.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/403703
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/450049
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/402929
518) 
519) 
520) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/533693
MS CONCURSOS - Sarg (PM PE)/PM PE/2010
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Acerca das espécies de poderes administrativos, analise e correlacione as duas colunas abaixo
assinalando a alternativa CORRETA.
 
I – Poder vinculado.
II – Poder discricionário.
III – Poder regulamentar.
IV – Poder disciplinar.
 
1 – Poder indelegável a qualquer subordinado, pelo qual o Chefe do Executivo vem a explicar a lei
para sua correta execução.
2 – É aquele que a lei confere à Administração Pública para a prática de ato de sua competência
determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização.
3 – É a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores da Administração.
4 – É aquele concedido à Administração, para a prática de atos administrativos com liberdade na
escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo.
 
a) I1, II2, III4 e IV3.
b) I2, II4, III3 e IV1
c) I3, II1, III2 e IV4
d) I2, II4, III1 e IV3.
e) I4, II3, III1 e IV2.
www.tecconcursos.com.br/questoes/717154
IESES - Of (PM SC)/PM SC/2010
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Leia atentamente as proposições abaixo e assinale a que se apresentar correta:
a) O Administrador Público, para atuar, conta com o poder discricionário, que é insuscetível de
fiscalização pelo Poder Judiciário.
b) Do poder hierárquico não se infere a possibilidade de revisão dos atos praticados por agentes de
nível hierárquico mais baixo.
c) O poder regulamentar conferido ao Administrador Público ostenta natureza jurídica originária ou
primária.
d) Há indevida intromissão do Poder Judiciário na esfera de atuação do Poder Executivo, quando este
exerce a fiscalização de atos discricionários, partindo exclusivamente do exame de conveniência e
oportunidade do ato editado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/454364
CEBRASPE (CESPE) - Of (PM DF)/PM DF/Administração/2001
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Poderes da Administração
Julgue os itens abaixo, relativos aos poderes administrativos e aos agentes públicos.
 
I. Considere a situação hipotética a seguir. Nélio, proprietário da fazenda Mundão de Areia,
encontrava-se em dificuldades financeiras, de modo que decidiu vender aquelas terras. Após dois
anos de infrutíferas tentativas de alienação, Nélio procurou o Instituto Nacional de Colonização e
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/533693
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/717154
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/454364
521) 
Reforma Agrária (INCRA), oferecendo sua propriedade para desapropriação, argumentando existirem
conflitos agrários na região em que se localizava. Como o superintendente do INCRA era amigo de
Nélio, a fazenda Mundão de Areia, com área total de 1.000 hectares, foi efetivamente desapropriada,
embora apenas 200 hectares fossem constituídos de solo próprio para a produção agropecuária,
sendo a área restante constituída de terreno arenoso, inservível, portanto, ao programa de reforma
agrária.
 
Nessa situação, considerando que os agentes públicos não tenham exorbitado dos limites de sua
competência, mas tenham, sim, praticado o ato de desapropriação por motivos diversos dos
objetivados pela lei e exigidos pelo interesse público, então os agentes do INCRA agiram com
excesso de poder.
 
II. Considere a situação hipotética abaixo. Exercitando regularmente o poder de polícia de que é
investida, uma delegacia regional do trabalho impôs multa a determinada empresa que não estava
concedendo aos seus empregados o intervalo mínimo para alimentação e descanso no curso da
jornada de trabalho.
 
Nessa situação, caso houvesse resistência da empresa infratora em pagar a multa que lhe fora
imposta, a própria administração promoveria a execução forçada para receber o valor devido, não
sendo o caso de se valer da via judicial em face dos atributos da auto-executoriedade e da
coercibilidade do exercício do poder de polícia. A empresa poderia, contudo, valer-se das formas de
controle dos atos administrativos para efeito de obstar a execução.
 
III. No exercício do poder discricionário, a atividade administrativa levada a cabo por um agente
público não fica adstrita à competência, à forma e à finalidade do ato extraídas de disposições legais.
Portanto, é por meio da discricionariedade do administrador que se viabiliza a gestão pública, haja
vista a impossibilidade de as leis preverem todos os atos da rotina administrativa.
 
IV. Todo agente público vincula-se ao Estado por meio de ato ou procedimento legal denominado
investidura, sendo esta necessária para efeito do exercício de cargo efetivo de carreira, para o qual
seja necessária prévia aprovação em concurso público, bem assim do exercício de cargo
comissionado, declarado em lei de livre nomeação e exoneração.
 
V. Caso o Distrito Federal (DF) suprimisse cargos públicos da estrutura de suas secretarias, não
haveria ofensa aos direitos de seus titulares, haja vista os cargos pertencerem ao Estado, e não aos
agentes que os exercem.
 
Estão certos apenas os itens
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV. 
d) III e V.
e) IV e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1909483
FADESP - CHO (PMPA)/PM PA/Administração /"Sem Especialidade"/2022
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
A administração pública é estruturada em administração direta e indireta em todas as esferas
(federal, estadual, distrital e municipal). A administração pública direta se caracteriza por ser composta
por:
a) órgãos que, em regra, não possuem personalidade jurídica própria.
b) órgãos cujas competências são definidas em planos de governos.
c) órgãos que podem ser criados ou extintos, no âmbito federal, por decreto emitido pelo chefe do
Poder Executivo.
d) órgãos aos quais se pode atribuir a responsabilidade decorrente dos atos dos agentes públicos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1909483
522) 
523) 
524) 
525) 
526) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2321249
IBADE - Of (PM PB)/PM PB/2022
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
Segundo ensinamento do Direito Administrativo, compõem a Administração Direta:
a) Sociedades de economia mista.
b) Empresas públicas.
c) Órgãos públicos.
d) Autarquias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1730642
CEBRASPE (CESPE) - Of (PM AL)/PM AL/2021
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
No que se refere ao direito administrativo, julgue o item a seguir.
 
A administração direta é composta por órgãos dotados de personalidade jurídica que desempenham
funções administrativas próprias.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1794453
FGV - Sold (PM CE)/PM CE/2021
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
No contexto da organização administrativa do Estado, e a responsabilidade pela instrumentalização
das diretrizes estatais, a Polícia Militar do Ceará é um exemplo de
a) órgão público.
b) entidade administrativa.
c) fundação concedente.
d) entidade política.
e) associação pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1987489
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Contabilidade/2021
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
De acordocom o Decreto-Lei nº 200/1967, as atividades da Administração Federal obedecerão aos
seguintes princípios fundamentais:
a) organização; coordenação; centralização; tutela; delegação de competência.
b) coordenação; desconcentração; delegação de competência; controle; moralidade.
c) planejamento; coordenação; descentralização; delegação de competência; controle.
d) descentralização; organização; controle; direção; delegação de competência.
e) controle; delegação de competência; desconcentração; planejamento; legalidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1107963
IBFC - Sold (CBM BA)/CBM BA/2020
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
Os órgãos públicos não possuem personalidade jurídica. Sobre o assunto, assinale a alternativa que
apresenta um exemplo de órgão público.
a) Banco do Brasil
b) Caixa Econômica Federal
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2321249
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1730642
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1794453
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1987489
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1107963
527) 
528) 
529) 
c) Ministério da Justiça e Segurança Pública
d) Petrobrás
e) Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
www.tecconcursos.com.br/questoes/1086989
IBADE - Of (PM RJ)/PM RJ/Aluno-Oficial PM/2019
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
Atente para trecho a seguir: "(...) pessoas despersonalizadas - são compostas por agentes -
pessoas físicas - cujas condutas retratam a vontade do Estado - pessoa jurídica de direito público". Trata-
se de um importante conceito do doutrinador José M. Pinheiro Madeira, em sua obra Administração
Pública, Tomo I, pág. 863, 12ª. Edição, Rio de Janeiro: FreitasBastos,2014.
 
O fragmento acima se refere ao conceito de:
a) Órgão Público.
b) Pessoa de direito privado.
c) Autarquia.
d) Fundação pública.
e) Pessoa de direito público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/443267
FUNRIO - Sold (PM GO)/PM GO/Combatente/2017
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
Na noção de Administração Pública direta, incluem-se as/os
a) autarquias.
b) empresas públicas.
c) sociedades de economia mista.
d) fundações públicas, tanto de direito público quanto de direito privado.
e) órgãos e secretarias vinculados à chefia do Poder Executivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/443520
FUNRIO - Cad (PM GO)/PM GO/2017
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
[...] são centros de competências instituídos para o desempenho de funções estatais,através de
seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem.
 
MEIRELES, Hery Lopes. Direito administrativo brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2009.
 
Essa afirmação se refere ao conceito de
a) função pública.
b) pessoa de direito público.
c) agente público.
d) serviço público
e) órgão público.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1086989
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/443267
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/443520
530) 
531) 
532) 
533) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1910373
CONSULPLAN - CHO (PMPA)/PM PA/Administração/"Sem Especialidade"/2017
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
Sobre o Estado, Governo e Administração Pública, seus elementos, poderes e organização;
natureza, fins e princípios, é INCORRETO afirmar que
a) a criação formal de órgãos, bem como sua extinção independe de lei.
b) os órgãos públicos são resultado do processo de desconcentração e não possuem personalidade
jurídica.
c) um órgão é um agregado despersonalizado de competências demarcado na estrutura interna de
certa pessoa jurídica.
d) os órgãos públicos podem firmar, por meio de seus administradores, contratos de gestão com
outros órgãos ou com pessoas jurídicas.
e) muito se discute sobre o surgimento do Estado e suas atribuições; ocorre que o Estado se faz
presente por meio dos atos das pessoas naturais que agem no exercício das competências dele, pois
pessoas jurídicas são meras abstrações e quem pratica os atos, por óbvio, sempre é um ser humano.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1603928
INCAB (ex-FUNCAB) - Alun Of (PM AC)/PM AC/Combatente/2015
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
O conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função administrativa denomina-se:
a) Governo.
b) Administração Pública.
c) Poder Executivo.
d) Soberania.
e) Estado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1992249
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Contabilidade/2015
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
A Administração Pública Direta se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa
a) da Presidência da República e dos Ministérios.
b) das Fundações e Empresas Públicas.
c) das Sociedades de Economia Mista e dos Ministérios.
d) das Autarquias e fundações.
e) da Presidência da República e autarquias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2638988
IDECAN - Of (CBM PB)/CBM PB/Administrativo/2015
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
O termo administração pública pode designar a estrutura organizacional dos entes políticos,
referindo‐se às entidades administrativas, órgãos e agentes públicos. Nessa acepção, a administração
pública foi compreendida em seu sentido
a) formal.
b) material.
c) objetivo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1910373
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1603928
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1992249
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2638988
534) 
535) 
536) 
537) 
d) funcional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2000021
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Secretariado/2014
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
Assinale a opção que apresenta um exemplo de órgão da administração pública direta:
a) Embrapa.
b) Petrobras.
c) FUNAI.
d) Banco do Brasil.
e) Marinha do Brasil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2062756
INCAB (ex-FUNCAB) - Of (CBM RO)/CBM RO/Combatente/2014
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
Compõem a denominada Administração Pública Direta:
a) autarquias.
b) fundações públicas.
c) Ministérios da União.
d) sociedades de economia mista.
e) empresas públicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1348789
Marinha - Of Int (Marinha)/Marinha/Administração/2012
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
Órgãos são unidades abstratas que sintetizam os varias círculos de atribuições do Estado. Quanto
às funções que exercem, os órgãos que expressam decisões estatais para o cumprimento dos fins da
pessoa jurídica são tradicionalmente classificados em
a) consultivos.
b) verificadores.
c) ativos.
d) contenciosos.
e) de controle.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2049129
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Secretariado/2012
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
A Administração Direta corresponde à atuação direta pelo próprio Estado por suas entidades
estatais,que são:
a) União, Estados-Membros, Municípios e Distrito Federal.
b) Executivo, Legislativo e Judiciário.
c) Tribunal de Contas da União e Órgãos de Controle Interno dos Estados-Membros.
d) Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira.
e) Territórios e Agências Reguladoras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/362046
CEBRASPE (CESPE) - Of BM (CBM DF)/CBM DF/Complementar/Direito/2011
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2000021
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2062756
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1348789
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2049129
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/362046
538) 
539) 
540) 
541) 
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
Julgue o item a seguir, relativo à administração pública direta e indireta.
 
Quanto à posição estatal, a doutrina destaca que os órgãos públicos superiores são considerados órgãos
de direção, controle e comando sujeitos à subordinação e ao controle hierárquico de umachefia e não
possuem autonomia administrativa e financeira.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1348130
Marinha - Of Int (Marinha)/Marinha/Administração/2011
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
Dentre as diferentes taxonomias relativas aos órgãos públicos da organização administrativa do
Estado brasileiro, tem-se a classificação quanto às funções que exercem. De acordo com Mello (2010),
expressam decisões estatais para o cumprimento dos fins da pessoa jurídica, esses órgãos são
classificados como
a) de controle.
b) simples.
c) verificadores.
d) ativos.
e) colegiais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1736719
Marinha - QT (Marinha)/Marinha/Administração/2011
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
Dentre as diferentes taxonomias relativas aos órgãos públicos da organização administrativa do
Estado brasileiro, tem-se a classificação quanto às funções que exercem. De acordo com Mello (2010),
expressam decisões estatais para o cumprimento dos fins da pessoa jurídica, esses órgãos são
classificados como
a) de controle.
b) simples.
c) verificadores.
d) ativos.
e) colegiais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/455028
CEBRASPE (CESPE) - Of (PM DF)/PM DF/Administração/2010
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
No que concerne aos princípios, aos poderes e à organização da administração pública, julgue o
item seguinte.
 
As secretarias de segurança pública estaduais são consideradas pessoas jurídicas de natureza pública,
dotadas de personalidade jurídica própria e com atribuições para atuar em prol do interesse público.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2002865
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Contabilidade/2010
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1348130
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1736719
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/455028
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2002865
542) 
543) 
544) 
545) 
546) 
Assinale a opção que apresenta uma entidade estatal que dispõe de soberania.
a) União.
b) Estado.
c) Município.
d) Estatal.
e) Distrito Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/433273
FCC - Sold (PM BA)/PM BA/2009
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
Com relação à Classificação dos Órgãos Públicos, quanto à posição estatal, as Casas Legislativas e
as Secretarias de Estado são, respectivamente, órgãos
a) independentes e superiores.
b) independentes e autônomos.
c) autônomos e superiores.
d) autônomos e independentes.
e) superiores e subalternos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1238032
DIRENS Aeronáutica - EAGS (EEAR)/EEAR/Administração/2004
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
 
O Comando da Aeronáutica pertence à(ao)
a) Ministério da Aeronáutica
b) Administração Direta
c) Infraero
d) Administração Pública Autárquica.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1354460
Marinha - Of Int (Marinha)/Marinha/Ciências Contábeis/2004
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
Com relação à estrutura da Administração Pública do Brasil, assinale a opção correta.
A Advocacia Geral da União está compreendida na Administração
a) Direta.
b) Indireta.
c) das Empresas Públicas.
d) das Fundações.
e) das Autarquias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1354493
Marinha - Of Int (Marinha)/Marinha/Ciências Contábeis/2004
Direito Administrativo - Administração Direta (Órgãos Públicos)
Com relação à estrutura da Administração Pública Federal no Brasil, pode-se afirmar que a
Controladoria Geral da União integra a Administração
a) Direta.
b) Indireta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/433273
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1238032
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1354460
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1354493
547) 
548) 
549) 
c) das Empresas Públicas.
d) das Fundações.
e) das Autarquias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2756938
CEBRASPE (CESPE) - Of BM (CBM PA)/CBM PA/Combatente/2024
Direito Administrativo - Administração Indireta
A entidade da administração indireta cuja área de atuação deve ser definida mediante lei
complementar é o(a)
a) partido político.
b) autarquia.
c) fundação pública.
d) empresa pública.
e) sociedade de economia mista.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2775262
Instituto AOCP - Of (PM PE)/PM PE/Aspirante/2024
Direito Administrativo - Administração Indireta
Em relação à organização administrativa e aos serviços públicos, analise as assertivas e assinale a
alternativa que aponta as corretas.
 
I. Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa
pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último
caso, definir as áreas de sua atuação.
 
II. Conforme entendimento do STF, as sociedades de economia mista, desde que prestem serviço
público essencial em regime de exclusividade e sem intuito lucrativo, submetem-se ao regime
constitucional de precatórios para o adimplemento de seus débitos.
 
III. Nos termos da Lei nº 8.987/1995, a concessão de serviço público deve ser precedida de
licitação, na modalidade concorrência ou leilão.
 
IV. Para a Lei nº 8.987/1995, serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade,
continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e
modicidade das tarifas. A eficiência, nesse caso, compreende a modernidade das técnicas, do
equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e expansão do serviço.
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e IV.
c) Apenas III e IV.
d) Apenas I, II e III.
e) Apenas II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2508162
CRS (PM MG) - Of (PM MG)/PM MG/Cadete/2023
Direito Administrativo - Administração Indireta
Considerando a Administração Pública Indireta, enumere a 2ª (segunda) coluna de acordo com a
1ª (primeira), relacionando cada entidade pública ao seu conceito, e, ao final, responda o que se pede:
 
( 1 ) Autarquia
( 2 ) Empresa pública
( 3 ) Sociedade de economia mista
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2756938
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2775262
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2508162
550) 
551) 
( 4 ) Fundação pública
 
( ) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital
exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja
levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de
qualquer das formas admitidas em direito.
 
( ) Serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para
executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor
funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
 
( ) A entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em
virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução
por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido
pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras
fontes.
 
( ) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de
atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam
em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.
 
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.
a) 3, 2, 1, 4.
b) 2, 1, 4, 3.
c) 4, 3, 2, 1.
d) 1, 4, 3, 2.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2544713
CEBRASPE (CESPE) - Of (PM SC)/PM SC/2023
Direito Administrativo - Administração Indireta
São pessoas jurídicas de direito público criadas por meio de lei, visando ao desempenho de funções
próprias e típicas do Estado, a exemplo do BancoCentral do Brasil, as
a) sociedades de economia mista.
b) permissionárias de serviço público.
c) autarquias.
d) empresas públicas.
e) consórcios públicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2620412
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Ciências Contábeis/2023
Direito Administrativo - Administração Indireta
Assinale a alternativa que apresenta categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica
própria, da Administração Indireta.
a) Presidência da República e Sociedades de Economia Mista.
b) Ministérios e Empresas Públicas.
c) Secretaria do Tesouro Nacional e Agências Reguladoras.
d) Ministérios e Autarquias.
e) Autarquias e Fundações Públicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1907035
UFMT - Sold (PM MT)/PM MT/2022
Direito Administrativo - Administração Indireta
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2544713
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2620412
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1907035
552) 
553) 
554) 
555) 
Sobre as autarquias que integram a Administração Pública indireta, marque V para as afirmativas
verdadeiras e F para as falsas.
( ) São pessoas jurídicas de direito público criadas por lei para executar funções próprias e típicas
do Estado.
( ) São dotadas de autonomia orçamentária, financeira e administrativa, além de quadro de
pessoal próprio.
( ) O patrimônio pertencente às autarquias é integrado por bens públicos, qualificados como
impenhoráveis e insuscetíveis de aquisição por usucapião.
( ) Os dirigentes das autarquias são hierarquicamente subordinados aos gestores dos órgãos da
Administração Pública direta a que tais entidades estão vinculadas.
Assinale a sequência correta.
a) V, F, F, V
b) V, V, V, F
c) F, V, V, F
d) V, F, V, F
e) F, V, F, V
www.tecconcursos.com.br/questoes/1942915
IBFC - ASC (CBM AC)/CBM AC/2022
Direito Administrativo - Administração Indireta
No que se refere à Administração Pública Indireta, assinale a alternativa que apresente
corretamente uma pessoa jurídica que a integra.
a) Sociedade de economia mista
b) Município
c) Ministério Público
d) Ministério do Trabalho e Previdência
www.tecconcursos.com.br/questoes/1942916
IBFC - ASC (CBM AC)/CBM AC/2022
Direito Administrativo - Administração Indireta
A Administração Pública Indireta é formada por pessoas jurídicas de Direito Privado e pessoas
jurídicas de Direito Público. Assinale a alternativa que apresente corretamente uma pessoa jurídica de
Direito Privado integrante da Administração Pública Indireta.
a) Autarquia
b) Empresa Pública
c) Entidade religiosa
d) Cooperativa
www.tecconcursos.com.br/questoes/2058495
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Administração/2022
Direito Administrativo - Administração Indireta
O Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, que dispõe sobre a organização da
Administração Federal e estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa. Segundo este Decreto,
quais são as categorias de entidades dotadas de personalidade jurídica própria que compreende a
Administração Indireta?
 
Marque a sequência correta.
a) Autarquias / Empresas Públicas / Fundações Públicas.
b) Empresas Públicas / Sociedades de Economia Mista / Fundações Públicas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1942915
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1942916
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2058495
556) 
557) 
558) 
c) Autarquias / Sociedades de Economia Mista / Fundações Públicas / Empresas Públicas.
d) Fundações Públicas / Sociedades de Economia Mista / Autarquias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2063663
Instituto AOCP - Sold (PM GO)/PM GO/Músico/2022
Direito Administrativo - Administração Indireta
“[...] entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e
com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito
Federal ou pelos Municípios.”
 
No que concerne à organização administrativa do Estado, é correto afirmar que o fragmento acima
descreve as
a) fundações públicas.
b) sociedades de economia mista.
c) organizações da sociedade civil de interesse público.
d) autarquias.
e) empresas públicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2189366
Instituto AOCP - Cad (CBM GO)/CBM GO/2022
Direito Administrativo - Administração Indireta
“A Organização Administrativa é a estruturação do Estado. Seu estudo é o conhecimento acerca
das pessoas, entidades e órgãos que irão desempenhar a função administrativa para formação do
modelo do aparelho administrativo do Estado.”
 
Posto isso, no que tange à organização administrativa, é correto afirmar que o Corpo de Bombeiros
Militar do Estado de Goiás, a Universidade Federal de Goiás e o IBAMA possuem natureza jurídica,
respectivamente, de
a) autarquia, sociedade de economia mista e órgão público.
b) fundação pública, autarquia e fundação pública.
c) fundação pública, órgão público e sociedade de economia mista.
d) órgão público, autarquia e autarquia.
e) órgão público, fundação pública e empresa pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2241217
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Contabilidade/2022
Direito Administrativo - Administração Indireta
Em relação à Administração Indireta, assinale a opção que completa corretamente as lacunas da
sentença abaixo.
 
Considera-se o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita
próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor
funcionamento, gestão administrativa e financeira
a) Serviço Social / centralizada
b) Empresa Pública / descentralizada
c) Fundação Pública / centralizada
d) Sociedade de Economia Mista/ descentralizada
e) Autarquia / descentralizada
www.tecconcursos.com.br/questoes/2241289
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2063663
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2189366
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2241217
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2241289
559) 
560) 
561) 
562) 
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Contabilidade/2022
Direito Administrativo - Administração Indireta
Assinale a opção que apresenta um exemplo de sociedade de economia mista.
a) Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
b) Banco do Brasil.
c) Banco Central do Brasil.
d) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
e) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
www.tecconcursos.com.br/questoes/2302164
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Ciências Contábeis/2022
Direito Administrativo - Administração Indireta
Para os fins do Decreto-Lei nº 200/1967, considera-se autarquia:
a) a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital
exclusivo da União ou de suas entidades da Administração Indireta, criada por lei para desempenhar
atividades de natureza empresarial que o Governo seja levado a exercer, por motivos de conveniência
ou contingência administrativa, podendo tal entidade revestir- -se de qualquer das formas admitidas
em direito.
b) a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital
exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja
levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa, podendo revestir-se de
qualquer das formas admitidas em direito.
c) o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para
executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento,
gestão administrativa e financeira descentralizada.
d) a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de
atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam
em sua maioria à União ou à entidade da Administração Indireta.
e) a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em
virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividadesque não exijam execução por
órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido
pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras
fontes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1794455
FGV - Sold (PM CE)/PM CE/2021
Direito Administrativo - Administração Indireta
Considere uma situação na qual o Governo do Ceará tenha a intenção de criar uma empresa
pública de fomento, visando a auxiliar o desenvolvimento do Estado.
 
Acerca dessa empresa pública, assinale a afirmativa correta.
a) Será uma pessoa jurídica de direito privado, devendo sua criação ser autorizada por lei.
b) Será uma pessoa jurídica de direito público, devendo ser criada por lei específica.
c) Será um consórcio interno, devendo ser criado por decreto.
d) Será uma delegatária, devendo ser instituída por convênio.
e) Não possuirá personalidade jurídica, devendo ter a criação autorizada por portaria.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1794458
FGV - Sold (PM CE)/PM CE/2021
Direito Administrativo - Administração Indireta
Acerca da organização administrativa, analise as afirmativas a seguir.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2302164
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1794455
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1794458
563) 
564) 
I. As autarquias devem ser criadas com o objetivo precípuo de explorar atividade econômica de
utilidade pública.
 
II. As fundações públicas possuem natureza jurídica de organização social.
 
III. As sociedades de economia mista podem ser responsáveis pela prestação de serviços públicos.
 
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1795909
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Administração/2021
Direito Administrativo - Administração Indireta
Associe corretamente as informações sobre Tipos de Organizações ao seu respectivo exemplo.
TIPOS DE ORGANIZAÇÕES
(1) Autarquias
(2) Fundações
(3) Empresas Públicas
(4) Agências Reguladoras
(5) Sociedades de Economia Mista
( ) Sã
( ) De
( ) Re
coletiv
( ) São
admin
( ) Fora
norma
A sequência correta dessa ordenação é
a) (1); (3); (2); (5); (4).
b) (3); (4); (5); (1); (2).
c) (4); (5); (1); (2); (3).
d) (5); (2); (4); (3); (1
www.tecconcursos.com.br/questoes/1820708
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Ciências Contábeis/2021
Direito Administrativo - Administração Indireta
Para fins do Decreto Lei no 200/67 e alterações posteriores, o serviço autônomo, criado por lei,
com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da
Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira
descentralizada é denominado de
a) Empresa pública.
b) Autarquia.
c) Sociedade de economia mista.
d) Fundação.
e) Sociedade de economia pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1987233
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Contabilidade/2021
Direito Administrativo - Administração Indireta
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1795909
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1820708
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1987233
565) 
566) 
567) 
568) 
As entidades paraestatais são autônomas, administrativamente e financeiramente, têm patrimônio
próprio e operam em regime da iniciativa particular, na forma de estatutos, ficando sujeitas apenas à
supervisão do órgão da entidade estatal a que se encontrem vinculadas, para o controle de desempenho
estatutário. Assim, assinale a opção que apresenta um exemplo de entidade paraestatal.
a) Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
b) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
c) Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
d) Caixa Econômica Federal
e) Banco do Brasil
www.tecconcursos.com.br/questoes/1987483
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Contabilidade/2021
Direito Administrativo - Administração Indireta
Com base no Decreto-Lei nº 200/1967, a Administração federal compreende a Administração Direta
e Indireta. No que diz respeito às Entidades que compõem a Administração Indireta, assinale a opção
correta.
a) Empresa pública: entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos,
criada em virtude de autorização legislativa.
b) Fundação pública: o serviço autônomo, criado por Lei, com personalidade jurídica, patrimônio e
receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública que requeiram, para seu
melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
c) Autarquia: entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e
capital exclusivo da União.
d) Sociedade de economia mista: entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada
por lei para exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com
direito a voto pertençam em sua maioria à União ou entidade da Administração Indireta.
e) Consórcio Público: cooperação federativa de Entidades de direito privado que integram um ajuste,
por meio do qual devem ser constituídas e reguladas as obrigações que um ente da federação tem
para com outro ente da federação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1364660
VUNESP - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Direito/2020
Direito Administrativo - Administração Indireta
É correto afirmar sobre a organização da Administração Pública Direta e Indireta:
a) são órgãos obrigatórios das sociedades de economia mista o Conselho Fiscal e o Conselho de
Administração, independentemente do seu porte e faturamento.
b) as organizações sociais integram a Administração Pública Indireta e gozam de autonomia
financeira, operacional e orçamentária, assim como as empresas públicas.
c) as sociedades de economia mista são consideradas entes paraestatais não integrantes de
Administração Pública Direta ou Indireta, uma vez que gozam de personalidade jurídica própria de
direito privado.
d) as empresas estatais são criadas por lei, assim como as autarquias, mas diferentemente destas
gozam de autonomia financeira e patrimonial.
e) a criação de órgãos públicos está ligada à ideia de descentralização administrativa, na medida em
que possibilitam a criação de novas personalidades jurídicas vinculadas finalisticamente ao ente
público criador.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1400440
CRS (PM MG) - Of (PM MG)/PM MG/Cadete/2020
Direito Administrativo - Administração Indireta
De acordo com as entidades da Administração Pública Indireta, marque a alternativa CORRETA.
a) A autarquia é pessoa jurídica de direito público, já a fundação e o consórcio público a lei permite
ser apenas pessoa de direito privado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1987483
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1364660
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1400440
569) 
570) 
b) Compõem a Administração Indireta, no direito positivo brasileiro, as autarquias, as fundações
instituídas pelo Poder Público, as sociedades de economia mista, as empresas públicas, as
subsidiárias dessas empresas e os consórcios públicos.
c) As pessoas jurídicas instituídas pelo Estado no regime de direito público não apresentam
personalidade jurídica própria, patrimônio próprio, capacidade de autoadministração e receita própria.
d) Os consórcios públicos são sempre pessoas jurídicas de direito privado, em que há conjugação de
capital público e privado, com a finalidade de atuação como empresa concessionária de serviços
públicos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1486089
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Administração/2020
Direito Administrativo - Administração Indireta
Leia o texto a seguir.
 
Entenda a Diferença Entre Administração Direta e Indireta
 
A administração pública, por sua vez, refere-se à gestão de empresas e instituições públicas e
governamentais.
 
Sua verba é destinada ao Estado e tem como propósito diminuir a burocracia do que diz respeito aos
direitos e ao bem comum da sociedade em áreas como saúde,educação, segurança e cultura. É dentro
da administração pública que se enquadram os conceitos de administração direta e indireta.
 
Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/entenda-diferenca-
entre-administracao-diretae- indireta>. Acesso em: 13 fev. 2020.
 
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A administração indireta ocorre quando o Estado transmite a realização de determinadas funções
para outras pessoas jurídicas que possuem autonomia administrativa e financeira, mas não política,
 
PORQUE
 
II. existem algumas categorias que têm personalidade jurídica própria: as autarquias, as empresas
públicas, as sociedades de economia mistas e as fundações públicas.
 
Sobre essas asserções, é correto afirmar que a/as
a) primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda, falsa.
b) primeira é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira.
c) duas são verdadeiras e a segunda é a causa da primeira.
d) duas são verdadeiras e a segunda não é a causa da primeira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1975222
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Contabilidade/2020
Direito Administrativo - Administração Indireta
Com relação às autarquias, assinale a opção correta.
a) O patrimônio inicial da autarquia é oriundo da entidade privada a que se vincula.
b) As despesas relativas a compras, serviços e obras não estão sujeitas às normas de licitação.
c) Os atos dos seus dirigentes não estão sujeitos a mandato de segurança.
d) Regem-se por seus contratos sociais, registrados na Junta Comercial ou Registro Civil.
e) A sua criação é feita por lei, mas a organização e regulamentação se fazem por decreto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1975419
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Contabilidade/2020
Direito Administrativo - Administração Indireta
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1486089
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1975222
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1975419
571) 
572) 
573) 
O Decreto-lei nº 200/67. dispõe sobre a organização da Administração Federal, e no seu Art. 4°
menciona as entidades que compõem a administração indireta. A entidade dotada de personalidade
jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a
exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de
conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito, denomina-
se:
a) a Autarquia.
b) o Serviço Social.
c) a Fundação Pública.
d) a Sociedade de Economia Mista.
e) a Empresa Pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1086998
IBADE - Of (PM RJ)/PM RJ/Aluno-Oficial PM/2019
Direito Administrativo - Administração Indireta
Assinale a alternativa que indica pessoa jurídica que possui exclusivamente personalidade jurídica
de direito privado.
a) Corporação pública.
b) Empresa pública.
c) Autarquia fundacional.
d) Agência reguladora.
e) Departamento público.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1298265
DECEx - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Administração/2019
Direito Administrativo - Administração Indireta
O Decreto-Lei 200, de 25 de fevereiro de 1967, e atualizações mostra que a Administração Federal
compreende a Administração Direta, constituída dos serviços integrados na estrutura administrativa da
Presidência da República e dos Ministérios e a Indireta, que compreende as seguintes categorias de
entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:
 
I. autarquias;
 
II. empresas públicas;
 
III. sociedades de economia mista;
 
IV. fundações públicas;
 
V. Instituições Comunitárias de Ensino Superior.
 
Analise os itens acima e assinale
a) se apenas os itens I e II estiverem corretos.
b) se apenas os itens I, II, III e IV estiverem corretos.
c) se apenas os itens II, III, IV e V estiverem corretos.
d) se todos os itens estiverem corretos.
e) se nenhum item estiver correto.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1086998
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1298265
574) 
575) 
576) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1298455
DECEx - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Ciências Contábeis/2019
Direito Administrativo - Administração Indireta
O Decreto-Lei 200 “dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para
a Reforma Administrativa e dá outras providências”. Em relação à Administração Federal, assinale a
alternativa correta.
a) A Administração Direta compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de
personalidade jurídica própria: autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia
mista.
b) A Administração Direta constitui-se dos serviços integrados na estrutura administrativa da
Presidência da República e dos Ministérios.
c) A autarquia é uma entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio
próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o
Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa, podendo
revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.
d) Empresa Pública é uma entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei
para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com
direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta.
e) A execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente centralizada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1613530
DEIP PMPI - Cab (PM PI)/PM PI/2019
Direito Administrativo - Administração Indireta
Assinale a alternativa que não contém uma categoria de entidade da administração indireta:
a) Autarquias;
b) Fundações Públicas;
c) Sociedade de Economia Mista;
d) Empresas Públicas;
e) Secretaria de Estado da Saúde;
www.tecconcursos.com.br/questoes/1987262
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Contabilidade/2019
Direito Administrativo - Administração Indireta
Apesar de ter sido editado há mais de 50 anos, o DecretoLei nº 200/1967 ainda é uma das maiores
referências de consolidação legislativa sobre a organização da Administração Federal, assim como
contém importantes normas de Direito Financeiro. No tocante às disposições contidas nesse decreto
quanto à organização da Administração Federal, assinale a opção correta.
a) É vedado ao Presidente da República, aos Ministros de Estado e, em geral, às autoridades da
Administração Federal delegar competência para a prática de atos administrativos.
b) Cabe ao Poder legislativo regular a estruturação, as atribuições e funcionamento dos órgãos da
Administração Federal.
c) As entidades compreendidas na Administração Indireta vinculam-se ao Ministério em cuja área de
competência estiver enquadrada sua principal atividade.
d) O controle na Administração Federal é exercido de maneira exclusiva pelos órgãos próprios do
sistema de contabilidade e auditoria.
e) O planejamento, a impessoalidade, a descentralização e a eficiência são exemplos de princípios
fundamentais a serem observados nas atividades da Administração Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/644856
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1298455
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1613530
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1987262
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/644856
577) 
578) 
579) 
580) 
IBFC - Sold (CBM SE)/CBM SE/2018
Direito Administrativo - Administração Indireta
Levando em consideração o tema da “administração indireta”, assinale a alternativa incorreta:
a) A fundação deve possuir como escopo a realização de atividades de cunho educacional, cultural,
social, tais como, assistência social, saúde, cultura e educação
b) São consideradas entidades da Administração Indireta a Autarquia, a Empresa Pública, a
Sociedade de Economia Mista e as Fundações Públicas
c) Agência reguladora é um qualificativo outorgado às fundações ou autarquias, que continuam a
exercer atividades de competência exclusiva do Estado, mas com maior autonomia financeira e
gerencial
d) Consideram-sesociedades de economia mista, com a participação de particulares e do Poder
Público no seu capital, as pessoas jurídicas de direito privado, criadas para a realização de atividade
econômica de interesse público
www.tecconcursos.com.br/questoes/663324
IBFC - Sold (PM SE)/PM SE/Combatente/2018
Direito Administrativo - Administração Indireta
Integram a administração indireta, na qualidade de pessoas jurídicas de direito privado:
a) as sociedades de economia mista e as empresas públicas
b) as autarquias e as fundações de direito privado
c) as agências reguladoras e as agências executivas
d) os órgãos do terceiro setor e os consórcios públicos
www.tecconcursos.com.br/questoes/693757
IBADE - Of (CBM PB)/CBM PB/Administrativo/2018
Direito Administrativo - Administração Indireta
Marque a única alternativa que compõe entidades que integram a Administração Indireta.
a) Ministérios da Justiça e Autarquias
b) Fundações Públicas e Empresas Públicas
c) Sociedade de economia mista e Organizações Sociais
d) Organizações Sociais e Socíedades de economia mista
www.tecconcursos.com.br/questoes/714844
IADES - Sold (PM DF)/PM DF/Músico/2018
Direito Administrativo - Administração Indireta
No que se refere à administração indireta, as entidades públicas possuem personalidade jurídica
própria diversa dos entes centrais. Sendo assim, em que pese a relação entre os entes centrais e as
entidades públicas, eis que existe um vínculo de
a) subordinação.
b) autonomia.
c) hierarquia.
d) controle finalístico.
e) preponderância de interesses.
www.tecconcursos.com.br/questoes/814823
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/663324
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/693757
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/714844
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/814823
581) 
582) 
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Serviços Jurídicos/2018
Direito Administrativo - Administração Indireta
Associe as duas colunas, relacionando as denominações referentes às pessoas jurídicas, com seus
respectivos conceitos.
DENOMINAÇÕES DE PESSOAS JURÍDICAS
(1) Autarquia
(2) Empresa Pública
(3) Fundação Pública
(4) Sociedade de Economia Mista
 
CONCEITOS
 
( ) Pessoa jurídica de direito privado, integrante da Administração Indireta do Estado, criada por
autorização legal, sob forma de sociedade anônima, cujo controle acionário pertença ao poder
público, com o objetivo de exercer atividades gerais de caráter econômico ou, em algumas situações,
preste serviços públicos.
( ) Pessoa jurídica de direito privado, integrante da Administração Indireta do Estado, criada por
autorização legal, sob qualquer forma jurídica adequada à sua natureza, para que o Governo exerça
atividades gerais de caráter econômico ou, em certas situações, preste serviços públicos.
( ) Pessoa jurídica de direito público, integrante da Administração Indireta do Estado, com criação
e extinção por lei específica,possui capacidade de autoadministração, encarregada do desempenho
descentralizado de atividades administrativas típicas do Poder Público, sujeitando-se a controle pelo
ente criador.
( ) A entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em
virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução
por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido
pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras
fontes.
 
A sequência correta dessa associação é
a) (1); (3); (4); (2).
b) (2); (1); (3); (4).
c) (3); (4); (1); (2).
d) (4); (2); (1); (3).
www.tecconcursos.com.br/questoes/1296832
DECEx - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Administração/2018
Direito Administrativo - Administração Indireta
São características da Fundação Pública:
a) Personalidade jurídica de direito público e com fins lucrativos.
b) Autonomia administrativa e funcionamento custeado pela União e de outras fontes.
c) Funcionamento custeado por doações e personalidade jurídica de direito privado.
d) Criada em virtude de autorização legislativa e ofertante de serviço autônomo.
e) Sem fins lucrativos e sem autonomia administrativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1296864
DECEx - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Administração/2018
Direito Administrativo - Administração Indireta
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1296832
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1296864
583) 
584) 
As entidades da administração indireta prestam serviços públicos com base em legislação própria,
mantêm um regime de relações de trabalho diferenciado em relação ao dos funcionários da
administração direta no que se refere a garantias e direitos ligados à previdência social. Assim, associar
as formas como se apresentam às características de cada uma:
 
1. Autarquias.
( ) Entidades dotadas de
personalidade jurídica de direito
privado, com patrimônio próprio e
capital exclusivo da União, do Estado
ou do município, criadas para explorar
a atividade econômica que o governo
se vê obrigado a exercer por
conveniência administrativa ou
econômica.
2. Fundações.
( ) São serviços autônomos, criados
por lei específica, com personalidade
de direito público, patrimônio e
receitas próprios, que requerem, para
seu melhor funcionamento. gestão
administrativa e financeira
descentralizada.
3. Economias
Mistas.
( ) Dotadas de personalidade jurídica
de direito privado, instituídas por meio
de autorização legislativa e registro
em órgão próprio para exploração de
atividade econômica.
4. Empresas
Públicas.
( ) São entidades criadas por lei
específica, com personalidade jurídica
de direito público, patrimônio e receita
próprios. Caracterizam-se por
desenvolver uma série de atividades
sem fins lucrativos, constituindo-se
em serviço autônomo, que resultam
na produção de bens de interesse
público.
 
a) 4 - 1 - 2 - 3.
b) 3 - 1 - 2 - 4.
c) 1 - 2 - 3 - 4.
d) 4 - 1 - 3 - 2.
e) 4 - 2 - 3 - 1.
www.tecconcursos.com.br/questoes/443290
FUNRIO - Sold (PM GO)/PM GO/Combatente/2017
Direito Administrativo - Administração Indireta
Consideram-se pessoas jurídicas de direito público interno, as/os
a) sociedades.
b) organizações religiosas.
c) partidos políticos.
d) autarquias.
e) empresas individuais de responsabilidade limitada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/446826
IBADE - Of (PM RJ)/PM RJ/Aluno-Oficial PM/2017
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/443290
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/446826
585) 
586) 
587) 
588) 
Direito Administrativo - Administração Indireta
A respeito das estatais - empresas públicas e sociedades de economia mista, é correto afirmar que:
a) o ente federativo pode criar estatais de direito público ou de direito privado.
b) fazem jus á imunidade tributária
c) praticam atividades exclusivas do estado
d) estão excluídas do processo falimentar.
e) inaplicáveis as normas de contratação e licitação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/476957
IADES - Of (PM DF)/PM DF/Capelão/Católico/2017
Direito Administrativo - Administração Indireta
No que se refere às empresas públicas e às sociedades de economia mista, assinale a alternativa
correta.
a) As empresas públicas e as sociedades de economia mista federais têm privilégio de foro perante a
Justiça Federal.
b) As sociedades de economia mista federais não gozam de privilégio de litigar perante a Justiça
Federal.
c) A despeito de serem regidas pelo Direito Privado, o capital das empresas públicas e das
sociedades de economia mista é exclusivamente público.
d) As empresas públicas organizam-se necessariamente na forma de sociedade anônima, enquanto,
para as sociedades de economia mista, não existe modelo específico.
e) Por terem capital exclusivamente público, as empresas públicas devem organizar-se
necessariamente na forma de sociedade anônima.
www.tecconcursos.com.br/questoes/552292
CEBRASPE (CESPE) - Sold (PM AL)/PM AL/Combatente/2017
Direito Administrativo - Administração Indireta
Com relação à administração diretae indireta, ao controle da administração pública e à
responsabilidade do Estado, julgue o item que se segue.
 
As autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista são
entidades da administração pública indireta.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/815079
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Administração/2017
Direito Administrativo - Administração Indireta
A respeito da organização da Administração Pública, está correto afirmar que
a) um consórcio público visa o interesse comum dos entes que dele participam sem, contudo,
permitir que haja transferência de bens.
b) a uma autarquia pode ser concedida isenção do pagamento de imposto que incida sobre imóvel
de sua propriedade, mesmo que não esteja em uso por ela.
c) uma empresa pública federal que seja ré em uma causa não sujeita à Justiça do Trabalho nem à
Justiça Eleitoral terá como foro competente a Justiça Federal.
d) à sociedade de economia mista não se exige que seja instituída exclusivamente como sociedade
anônima, mas se assim o for, a maioria do capital votante deverá ser público.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/476957
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/552292
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/815079
589) 
590) 
591) 
592) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/816493
DIRENS Aeronáutica - EAOAp (CIAAR)/CIAAR/Serviços Jurídicos/2017
Direito Administrativo - Administração Indireta
Leia atentamente o conceito descrito abaixo:
 
“Pessoa jurídica de direito privado, integrante da Administração Indireta do Estado, criada por
autorização legal, sob qualquer forma jurídica adequada a sua natureza, para que o Governo exerça
atividades gerais de caráter econômico ou, em certas situações preste serviços públicos.” (CARVALHO
FILHO, 2016, p.524)
 
Referente à Administração Pública, o conceito refere-se a qual pessoa jurídica?
a) Autarquia.
b) Fundação.
c) Empresa pública.
d) Sociedade de economia mista.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1307430
DECEx - CFO/QC (EsFCEx)/EsFCEx/Administração/2017
Direito Administrativo - Administração Indireta
Em conformidade com a norma que rege a organização da administração pública federal, pode-se
definir como característica da Fundação Pública e da Empresa Pública, respectivamente:
a) Gestão descentralizada - Governabilidade.
b) Patrimônio próprio - Governança corporativa.
c) Governança - Gestão descentralizada.
d) Autonomia administrativa - Patrimônio Próprio.
e) Governabilidade - Autonomia Administrativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2060371
Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Contabilidade/2017
Direito Administrativo - Administração Indireta
Como se denomina a entidade da Administração Indireta que é dotada de personalidade de direito
privado sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam, em sua maioria, à
União?
a) Autarquia.
b) Empresa Pública.
c) Fundação Pública.
d) Presidência da República.
e) Sociedade de Economia Mista.
www.tecconcursos.com.br/questoes/745901
FADESP - Alun Of (PM PA)/PM PA/2016
Direito Administrativo - Administração Indireta
Em relação à organização administrativa da Administração Pública Brasileira, é correto afirmar que
a) os dirigentes das empresas estatais, que não são empregados dessas empresas, não são
considerados celetistas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/816493
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1307430
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2060371
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/745901
593) 
594) 
595) 
b) uma das diferenças entre uma empresa pública e uma autarquia é que a autarquia compõe a
Administração Direta do Estado, ao passo que a empresa pública pertence à Administração Indireta.
c) as autarquias, por serem pessoas jurídicas de direito público, podem ser titulares de interesses
públicos; já as empresas públicas, sendo pessoas jurídicas de direito privado, podem apenas receber
qualificação para o exercício de atividades públicas.
d) as autarquias, fundações e empresas estatais, de acordo com o princípio da legalidade, devem ser
criadas por meio de lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1709950
Marinha - QT (Marinha)/Marinha/Direito/2016
Direito Administrativo - Administração Indireta
No tocante ao regime jurídico das autarquias, é correto afirmar que
a) não se submetem à lei de lícitações, não admitem nenhuma forma de contratação de seus
agentes que não seja por concurso público.
b) são pessoas jurídicas de direito exclusivamente administrativa e imunidade recíproca tributária.
c) podem ser criadas por decreto e se submetem ao regime de responsabilidade objetiva.
d) fazem parte da administração direta, mas não contratam por meio de licitação.
e) são pessoas jurídicas de direito público de capacidade política e são criadas por autorização legal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1323084
INCAB (ex-FUNCAB) - AOBMEC (CBM AC)/CBM AC/2015
Direito Administrativo - Administração Indireta
No que se refere à organização administrativa do Estado brasileiro, assinale a alternativa correta.
a) As entidades da administração pública indireta são criadas por decreto, por se tratar de uma
desconcentração política.
b) As autarquias devem explorar atividade econômica, sendo necessário o registro de seus atos
constitutivos.
c) A Câmara Municipal não tem personalidade jurídica e sim judiciária, podendo estar em Juízo
defendendo os seus interesses.
d) As sociedades de economia mista gozam de imunidade tributária, porque visam desempenhar
uma atividade tipicamente estatal.
e) A empresa pública, por ser pessoa jurídica de direito privado, podem se revestir apenas sob a
forma de S.A. (Sociedade Anônima).
www.tecconcursos.com.br/questoes/1344522
Marinha - Of Int (Marinha)/Marinha/Ciências Contábeis/2015
Direito Administrativo - Administração Indireta
Sobre a Organização Administrativa Brasileira, assinale a opção a que está de acordo com o
Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967.
a) Empresa Pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito público, com patrimônio
próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica.
b) Sociedade de Economia Mista é a entidade sem personalidade jurídica definida, criada por lei para
a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade limitada.
c) Autarquia é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito público, criada por lei, para
executar atividades atípicas da Administração Pública.
d) As entidades compreendidas na Administração Indireta, por serem independentes, não estão
vinculadas a nenhum Ministério, salvo quando houver determinação legal.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1709950
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1323084
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1344522
596) 
597) 
598) 
599) 
e) No caso da Sociedade de Economia Mista, quando a atividade for submetida a regime de
monopólio estatal, a maioria acionária caberá apenas à União, em caráter permanente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1603929
INCAB (ex-FUNCAB) - Alun Of (PM AC)/PM AC/Combatente/2015
Direito Administrativo - Administração Indireta
Integra a Administração Pública Indireta como pessoa jurídica de direito privado a:
a) agência reguladora.
b) fundação pública.
c) empresa pública.
d) autarquia.
e) associação pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1710176
Marinha - QT (Marinha)/Marinha/Direito/2015
Direito Administrativo - Administração Indireta
Considerando a doutrina, a jurisprudência e a legislação aplicável relativa à Administração Pública,
coloque F(falso) ou V (verdadeiro), e assinale, a seguir, a opção correta.
( ) Incide sobre as Autarquias a regra prevista no Código Civil, qual seja, a de que sua existência legal
começa com a inscrição no registro próprio, de seus contratos, atos constitutivos ou estatutos.
( ) As Sociedades de Economia Mista só têm foro na Justiça Federal, quando a União intervém como
assistente ou opoente.
( ) As Empresas Públicassão cotadas de personalidade jurídica de direito público. Embora já existentes
na Itália, Inglaterra, França e Alemanha, somente foram introduzidas no Brasil na década de 1950.
( ) Cabe Mandado de Segurança contra ato praticado em licitação promovida por Sociedade de Economia
Mista ou Empresa Pública.
( ) É competente a justiça comum para julgar as causas em que é parte Sociedade de Economia Mista.
a) (V) (F) (V) (F) (V)
b) (F) (V) (F) (V) (F)
c) (V) (F) (V) (F) (F)
d) (V) (V) (V) (F) (F)
e) (F) (V) (F) (V) (V)
www.tecconcursos.com.br/questoes/240112
VUNESP - 2º Ten (PM SP)/PM SP/Dentista Estagiário/2014
Direito Administrativo - Administração Indireta
São integrantes da Administração Pública Direta e Indireta, respectivamente,
a) o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e a Secretaria de Segurança Pública.
b) a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ).
c) a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) e a Polícia Militar do
Estado de São Paulo.
d) a Secretaria da Administração Penitenciária e a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
e) a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e a Polícia Civil do Estado de São Paulo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/611299
NUCEPE UESPI - Of (CBM PI)/CBM PI/"Sem Área"/2014
Direito Administrativo - Administração Indireta
Com relação às entidades da Administração Pública Indireta, é correto afirmar que:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1603929
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1710176
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/240112
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/611299
600) 
a) as sociedades de economia mista não estão submetidas aos princípios da Administração Pública,
exceto quando têm por objetivo prestar serviço público.
b) as sociedades de economia mista são constituídas com capital exclusivamente público, mas
administradas em conjunto pela Administração e pelos Administrados.
c) admite-se, na composição do capital das empresas públicas, a participação de capital privado,
desde que seja em percentual minoritário.
d) a Fundação é pessoa jurídica de direito privado com capital inteiramente público, podendo adotar
quaisquer das formas legais de organização das sociedades em geral.
e) as autarquias são pessoas jurídicas de direito público, criadas por lei específica, que têm por
objetivo a prestação de determinado serviço público descentralizado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1343711
Marinha - Of Int (Marinha)/Marinha/Ciências Contábeis/2014
Direito Administrativo - Administração Indireta
Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação aos conceitos que envolvem
a administração pública direta e indireta no âmbito da União, de acordo com Hely Lopes Meirelles,
assinalando a seguir a opção que apresenta a sequência correta.
 
( ) As autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista
apresentam três pontos em comum: criação por lei específica, personalidade jurídica e patrimônio
próprio.
( ) A autarquia, pessoa jurídica de Direito Público, realiza um serviço destacado da Administração
indireta, exercendo, assim, atividades típicas da Administração Pública.
( ) A fundação pública, pessoa jurídica de Direito Público, realiza atividades apenas de interesse
público.
( ) A empresa pública, pessoa jurídica de Direito Público, tem por finalidade a exploração de
atividade econômica por força de contingência ou de conveniência administrativa.
( ) A sociedade de economia mista, pessoa jurídica de Direito Privado, tem por objetivo a
exploração de atividade econômica, independente das circunstâncias que justificam a criação da
empresa pública.
a) (V) (V) (V) (F) (V)
b) (V) (F) (V) (F) (V)
c) (F) (F) (F) (V) (V)
d) (F) (V) (F) (F) (V)
e) (F) (F) (V) (V) (F)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1343711
Gabarito
401) C 402) Errado 403) Errado 404) D 405) C 406) E 407) E
408) D 409) C 410) A 411) A 412) E 413) D 414) B
415) A 416) Certo 417) Errado 418) C 419) A 420) D 421) Certo
422) E 423) Certo 424) E 425) Certo 426) A 427) Certo 428) Certo
429) D 430) A 431) Errado 432) B 433) E 434) A 435) C
436) B 437) Anulada 438) A 439) B 440) Certo 441) B 442) Certo
443) Errado 444) B 445) D 446) E 447) E 448) A 449) Certo
450) D 451) C 452) Certo 453) Errado 454) Certo 455) C 456) Certo
457) C 458) C 459) D 460) D 461) C 462) Certo 463) Certo
464) Errado 465) C 466) A 467) Errado 468) Errado 469) D 470) E
471) C 472) B 473) D 474) C 475) C 476) A 477) Certo
478) A 479) D 480) C 481) Certo 482) Errado 483) Certo 484) D
485) Errado 486) A 487) Certo 488) B 489) A 490) A 491) C
492) B 493) Certo 494) D 495) A 496) C 497) C 498) A
499) E 500) A 501) E 502) C 503) C 504) D 505) C
506) A 507) A 508) B 509) B 510) B 511) D 512) D
513) B 514) A 515) C 516) D 517) E 518) D 519) D
520) E 521) A 522) C 523) Errado 524) A 525) C 526) C
527) A 528) E 529) E 530) A 531) B 532) A 533) A
534) E 535) C 536) C 537) A 538) Certo 539) D 540) D
541) Errado 542) A 543) B 544) B 545) A 546) A 547) C
548) A 549) B 550) C 551) E 552) B 553) A 554) B
555) C 556) E 557) D 558) E 559) B 560) C 561) A
562) C 563) A 564) B 565) C 566) D 567) A 568) B
569) D 570) E 571) E 572) B 573) B 574) B 575) E
576) C 577) C 578) A 579) B 580) D 581) D 582) B
583) D 584) D 585) D 586) B 587) Certo 588) C 589) C
590) D 591) E 592) C 593) B 594) C 595) E 596) C
597) E 598) B 599) E 600) B

Mais conteúdos dessa disciplina