Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considere o seguinte extrato de texto: "O upgrading é o movimento em direção às atividades produtivas de maior valor agregado, ao aprimoramento da tecnologia, conhecimento e competências." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em 02 fev. 2016. Após a leitura do extrato anterior e, de acordo com o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política sobre os tipos de upgrading, analise as seguintes proposições:
Estão corretas as proposições:
I. Upgrading em processos refere-se à capacidade das firmas ou indústrias de conseguir transformar inputs em outputs de forma mais eficiente, por meio da reorganização do sistema de produção ou introduzindo tecnologia superior.
II. Upgrading em produtos envolve a mudança para linhas de produtos simples e do cotidiano, sem a necessidade de utilização de produtos sofisticados.
III. Upgrading intersetorial ocorre quando as firmas utilizam o conhecimento adquirido no desempenho de certas funções dentro da cadeia para se fixarem dentro do sistema.
A III, apenas.
B I e II, apenas.
C I e III, apenas.
D II, apenas.
E I, apenas.

Considere a seguinte passagem de texto: “A primeira linha divisória do Brasil foi o Tratado de Tordesilhas, que delimitava as terras que pertenciam ao reino de Portugal e as do reino da Espanha. Com o passar do tempo, os limites internacionais foram redesenhados conforme os interesses políticos e econômicos vigentes em cada época. Os tratados de Utrecht, de Santo Ildefonso, de Madrid testemunharam a evolução e a expansão do território brasileiro.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, Eloisa Maieski. A faixa de fronteira sob o contexto da integração econômica. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, UFPR, 2015.
De acordo com o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, em 1534, a Coroa Portuguesa decide territorializar definitivamente o Brasil e cria um sistema político-administrativo colonial descentralizado. Como se chama esse sistema criado em 1534? Leia as alternativas a seguir e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta:
A Cotas territoriais.
B Capitanias hereditárias.
C Municípios.
D Distritos federais.
E Território de expansão.

Leia a seguinte passagem: “A crescente atenção sobre a localização da atividade econômica tem sido dada à estreita associação entre concentração espacial de atividades econômicas, em particular as indústrias, crescimento econômico que tem ao longo do tempo estimulado o estudo locacional. Até então, para efeito de estudos no campo do desenvolvimento econômico, tratam de explicar a formação espacial do sistema econômico para, em seguida, sugerir possíveis meios de intervenção com o objetivo de reduzir os desníveis econômicos e sociais gerados pela concentração das atividades produtivas.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DONDA JÚNIOR, Alberto. Fatores Influentes no processo de escolha da localização agroindustrial no Paraná: Estudo de caso de uma agroindústria de aves. Dissertação (Mestrado). UFSC: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2002. p. 20.
Segundo as teorias clássicas de localização e, conforme o estudado no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, relacione os principais modelos criados e os teóricos apresentados a seguir às características das respectivas teorias e aos trabalhos desenvolvidos por esses teóricos:
1. Alfred Weber.
2. Walter Christaller.
3. Teoria da Localização Industrial.
4. Teoria dos Lugares Centrais.
( ) Desenvolveu a Teoria de Lugares Centrais. Esse pesquisador trabalha com os conceitos de centralidade, região complementar e hierarquia que compõem os alicerces de sua teoria. A noção de centralidade resulta da organização em torno de um núcleo.
( ) Desenvolveu a Teoria da Localização Industrial, que defende a ideia de implementar uma unidade industrial em um local que gerasse o menor custo possível.
( ) Esse modelo considera as características (peso ou qualidade) dos insumos e de outras matérias-primas como fatores de localização industrial.
( ) Três conceitos são essenciais para a compreensão deste modelo: o de centralidade, o de limite e o de raio.

Leia atentamente o texto abaixo: “Sob a perspectiva do upgrading industrial analisa-se as mudanças de mix de produtos e mudanças na natureza e composição de atividades dentro das empresas, até os deslocamentos ou mudanças de posicionamento nas cadeias de formação de valor. Estas mudanças podem incluir uma nova configuração de funções e uma nova estrutura.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOREIRA, Juan Ricardo Cruz. Industrial Upgrading nas cadeias produtivas globais: reflexões a partir das indústrias têxteis e do vestiário de Honduras e do Brasil. Tese (Doutorado) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, USP, 2013, p.115.
De acordo com o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, relacione os modelos analíticos pertinentes ao upgrading industrial às suas respectivas descrições:
1. Global commodity chains ou cadeias globais de commodities.
2. Global value chains ou cadeias globais de valor.
3. Global production networks ou redes de produção globais.
( ) É uma rede de trabalho e processos de produção, cujo resultado final é um produto acabado.
( ) Está relacionada ao conceito de circuitos espaciais de produção, porque houve a transformação do produto.
( ) Refere-se a uma série de atividades necessárias para conduzir um produto, desde a sua concepção, design, marketing até produção, distribuição e pós-venda.
( ) É o modelo por meio do qual é possível analisar a integração econômica e a sua relação com as assimetrias do desenvolvimento econômico e social.

Considere o trecho a seguir: “Tudo isto lança muita luz sobre o espírito com que os povos da Europa abordam a América. A ideia de povoar não ocorre inicialmente a nenhum. É o comércio que os interessa, e daí o relativo desprezo por estes territórios primitivos e vazios que formam a América; e inversamente, o prestígio do Oriente, onde não faltava objeto para atividades mercantis.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRADO JUNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. 26 ed. Ed. Brasiliense. p.19.
De acordo com os conteúdos estudados no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, qual fator colaborou com os ataques de outras nações europeias, entre 1500 e 1530, à costa brasileira?
A O comércio de especiarias.
B A eficiência portuguesa.
C A ineficiência do Estado português.
D A política capitalista.
E A ligação diplomática entre portugueses e espanhóis.

Leia a passagem de texto: “As teorias da localização das atividades econômicas poderiam ser classificadas em dois grupos: no primeiro, as teorias que consideram os mercados consumidores uniformes, ou seja, os consumidores se concentram em pontos discretos do espaço geográfico (Thünen e Weber); no segundo, as teorias que consideram os consumidores dispersos em áreas de mercado de diversos tamanhos (Christaller, Lösch, entre outros).” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, C. M. C. Teorias da localização e a organização espacial da economia. In: Economia regional: teorias e métodos de análise. HADDAD, Paulo Roberto (Org.) Fortaleza: BNB. ETENE, 1989, p. 73.
Tendo em vista os conteúdos apresentados no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política sobre Christaller e Weber, associe, corretamente, as principais características de cada teoria de localização aos respectivos teóricos:
1. Christaller
2. Weber
( ) Autor responsável pelo desenvolvimento da teoria dos lugares centrais.
( ) Autor responsável pelo desenvolvimento da teoria de localização de indústria.
( ) Os lugares centrais são capazes de acumular uma ampla oferta de funções, produtos e serviços. Assim como os demais teóricos de localização, ele também desenvolveu sua teoria considerando inicialmente apenas o impacto da distância na formação de áreas de mercado.
( ) Utiliza-se de três conceitos básicos: centralidade (P), limite (L) e raio (R). Podemos definir a centralidade pela localização do ponto de venda dos produtos. O limite define a área reconhecida como “mercado mínimo” de uma empresa, e o raio indica a extensão do mercado para um determinado produto.
( ) Este autor considera em seu modelo o custo de transporte e as características (como peso e qualidade) dos insumos e das matérias-primas.

as proposições verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Preocupados com a ameaça de ocupação por parte de outras nações europeias, Portugal decidiu, então, territorializar definitivamente o Brasil, oferecendo enormes quantidades de terras aos donatários e permitindo-lhes não somente atuar na exploração dos recursos naturais, mas também exercer a propriedade e a soberania sobre as terras. Assim, em 1534, a Coroa portuguesa estabeleceu um sistema político-administrativo colonial descentralizado no Brasil, composto por 15 capitanias hereditárias.
II. ( ) Acompanhada da divisão político-administrativa do Brasil Colônia em capitanias hereditárias, surgiu também a difusão da atividade cafeeira no litoral brasileiro. Ao se tornar colônia de Portugal, o Brasil se inseriu na divisão internacional do trabalho, dedicando-se, principalmente, à produção do café.
III. ( ) Na base da economia colonial, encontrava-se a produção da cana-de-açúcar que, por sua vez, necessitava de extensas áreas cultiváveis e de um número significativo de trabalhadores. Os senhores de engenho eram os grandes proprietários de terras e os principais administradores da atividade açucareira no Brasil Colônia.
IV. ( ) A atividade açucareira poderia ser realizada por pequenos agricultores de forma isolada. Além disso, o comércio da cana-de-açúcar era monopólio da Coroa espanhola.
V. ( ) Sob o ponto de vista social, o trabalho com a cana-de-açúcar continuou a ser realizado de forma livre pelos indígenas, assim como fora no período da atividade madeireira.
A F - F - F - F - V
B F - V - F - F - V
C V - V - F - F - V
D V - V - V - F - F
E V - F - V - F - V

Leia a seguinte passagem: “Um clássico exemplo aplicável à economia dos dias de hoje é o Iphone. Até a sua criação, ninguém queria um produto igual a ele exatamente porque este produto não existia e as pessoas não imaginavam nada igual. Foi logo após seu lançamento que todos começaram a desejar ter um Iphone, ou seja, a oferta cria a sua própria demanda”.
Uma característica importante da lógica do sistema de mercado é a lei da oferta e demanda. Sobre esta lei, conforme o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, analise as proposições que seguem:
I. Sob o ponto de vista da oferta, quanto maior for o preço que o consumidor estiver disposto a pagar, por exemplo, pelo quilo da batata, maior será à disposição do produtor – ou fornecedor – para produzir mais batatas.
II. Quando as dinâmicas da oferta e da demanda representam, respectivamente, as preferências de fornecedores e consumidores, temos o preço tarifado pelo governo.
III. Sob o ponto de vista da oferta, quanto menor for o preço que o consumidor estiver disposto a pagar, por exemplo, pelo quilo da batata, menor será a disposição do fornecedor para produzir mais batatas.
A III, apenas.
B I e II, apenas.
C I, II, III
D I, III, apenas.
E I, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considere o seguinte extrato de texto: "O upgrading é o movimento em direção às atividades produtivas de maior valor agregado, ao aprimoramento da tecnologia, conhecimento e competências." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em 02 fev. 2016. Após a leitura do extrato anterior e, de acordo com o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política sobre os tipos de upgrading, analise as seguintes proposições:
Estão corretas as proposições:
I. Upgrading em processos refere-se à capacidade das firmas ou indústrias de conseguir transformar inputs em outputs de forma mais eficiente, por meio da reorganização do sistema de produção ou introduzindo tecnologia superior.
II. Upgrading em produtos envolve a mudança para linhas de produtos simples e do cotidiano, sem a necessidade de utilização de produtos sofisticados.
III. Upgrading intersetorial ocorre quando as firmas utilizam o conhecimento adquirido no desempenho de certas funções dentro da cadeia para se fixarem dentro do sistema.
A III, apenas.
B I e II, apenas.
C I e III, apenas.
D II, apenas.
E I, apenas.

Considere a seguinte passagem de texto: “A primeira linha divisória do Brasil foi o Tratado de Tordesilhas, que delimitava as terras que pertenciam ao reino de Portugal e as do reino da Espanha. Com o passar do tempo, os limites internacionais foram redesenhados conforme os interesses políticos e econômicos vigentes em cada época. Os tratados de Utrecht, de Santo Ildefonso, de Madrid testemunharam a evolução e a expansão do território brasileiro.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, Eloisa Maieski. A faixa de fronteira sob o contexto da integração econômica. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, UFPR, 2015.
De acordo com o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, em 1534, a Coroa Portuguesa decide territorializar definitivamente o Brasil e cria um sistema político-administrativo colonial descentralizado. Como se chama esse sistema criado em 1534? Leia as alternativas a seguir e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta:
A Cotas territoriais.
B Capitanias hereditárias.
C Municípios.
D Distritos federais.
E Território de expansão.

Leia a seguinte passagem: “A crescente atenção sobre a localização da atividade econômica tem sido dada à estreita associação entre concentração espacial de atividades econômicas, em particular as indústrias, crescimento econômico que tem ao longo do tempo estimulado o estudo locacional. Até então, para efeito de estudos no campo do desenvolvimento econômico, tratam de explicar a formação espacial do sistema econômico para, em seguida, sugerir possíveis meios de intervenção com o objetivo de reduzir os desníveis econômicos e sociais gerados pela concentração das atividades produtivas.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DONDA JÚNIOR, Alberto. Fatores Influentes no processo de escolha da localização agroindustrial no Paraná: Estudo de caso de uma agroindústria de aves. Dissertação (Mestrado). UFSC: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2002. p. 20.
Segundo as teorias clássicas de localização e, conforme o estudado no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, relacione os principais modelos criados e os teóricos apresentados a seguir às características das respectivas teorias e aos trabalhos desenvolvidos por esses teóricos:
1. Alfred Weber.
2. Walter Christaller.
3. Teoria da Localização Industrial.
4. Teoria dos Lugares Centrais.
( ) Desenvolveu a Teoria de Lugares Centrais. Esse pesquisador trabalha com os conceitos de centralidade, região complementar e hierarquia que compõem os alicerces de sua teoria. A noção de centralidade resulta da organização em torno de um núcleo.
( ) Desenvolveu a Teoria da Localização Industrial, que defende a ideia de implementar uma unidade industrial em um local que gerasse o menor custo possível.
( ) Esse modelo considera as características (peso ou qualidade) dos insumos e de outras matérias-primas como fatores de localização industrial.
( ) Três conceitos são essenciais para a compreensão deste modelo: o de centralidade, o de limite e o de raio.

Leia atentamente o texto abaixo: “Sob a perspectiva do upgrading industrial analisa-se as mudanças de mix de produtos e mudanças na natureza e composição de atividades dentro das empresas, até os deslocamentos ou mudanças de posicionamento nas cadeias de formação de valor. Estas mudanças podem incluir uma nova configuração de funções e uma nova estrutura.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOREIRA, Juan Ricardo Cruz. Industrial Upgrading nas cadeias produtivas globais: reflexões a partir das indústrias têxteis e do vestiário de Honduras e do Brasil. Tese (Doutorado) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, USP, 2013, p.115.
De acordo com o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, relacione os modelos analíticos pertinentes ao upgrading industrial às suas respectivas descrições:
1. Global commodity chains ou cadeias globais de commodities.
2. Global value chains ou cadeias globais de valor.
3. Global production networks ou redes de produção globais.
( ) É uma rede de trabalho e processos de produção, cujo resultado final é um produto acabado.
( ) Está relacionada ao conceito de circuitos espaciais de produção, porque houve a transformação do produto.
( ) Refere-se a uma série de atividades necessárias para conduzir um produto, desde a sua concepção, design, marketing até produção, distribuição e pós-venda.
( ) É o modelo por meio do qual é possível analisar a integração econômica e a sua relação com as assimetrias do desenvolvimento econômico e social.

Considere o trecho a seguir: “Tudo isto lança muita luz sobre o espírito com que os povos da Europa abordam a América. A ideia de povoar não ocorre inicialmente a nenhum. É o comércio que os interessa, e daí o relativo desprezo por estes territórios primitivos e vazios que formam a América; e inversamente, o prestígio do Oriente, onde não faltava objeto para atividades mercantis.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRADO JUNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. 26 ed. Ed. Brasiliense. p.19.
De acordo com os conteúdos estudados no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, qual fator colaborou com os ataques de outras nações europeias, entre 1500 e 1530, à costa brasileira?
A O comércio de especiarias.
B A eficiência portuguesa.
C A ineficiência do Estado português.
D A política capitalista.
E A ligação diplomática entre portugueses e espanhóis.

Leia a passagem de texto: “As teorias da localização das atividades econômicas poderiam ser classificadas em dois grupos: no primeiro, as teorias que consideram os mercados consumidores uniformes, ou seja, os consumidores se concentram em pontos discretos do espaço geográfico (Thünen e Weber); no segundo, as teorias que consideram os consumidores dispersos em áreas de mercado de diversos tamanhos (Christaller, Lösch, entre outros).” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, C. M. C. Teorias da localização e a organização espacial da economia. In: Economia regional: teorias e métodos de análise. HADDAD, Paulo Roberto (Org.) Fortaleza: BNB. ETENE, 1989, p. 73.
Tendo em vista os conteúdos apresentados no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política sobre Christaller e Weber, associe, corretamente, as principais características de cada teoria de localização aos respectivos teóricos:
1. Christaller
2. Weber
( ) Autor responsável pelo desenvolvimento da teoria dos lugares centrais.
( ) Autor responsável pelo desenvolvimento da teoria de localização de indústria.
( ) Os lugares centrais são capazes de acumular uma ampla oferta de funções, produtos e serviços. Assim como os demais teóricos de localização, ele também desenvolveu sua teoria considerando inicialmente apenas o impacto da distância na formação de áreas de mercado.
( ) Utiliza-se de três conceitos básicos: centralidade (P), limite (L) e raio (R). Podemos definir a centralidade pela localização do ponto de venda dos produtos. O limite define a área reconhecida como “mercado mínimo” de uma empresa, e o raio indica a extensão do mercado para um determinado produto.
( ) Este autor considera em seu modelo o custo de transporte e as características (como peso e qualidade) dos insumos e das matérias-primas.

as proposições verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Preocupados com a ameaça de ocupação por parte de outras nações europeias, Portugal decidiu, então, territorializar definitivamente o Brasil, oferecendo enormes quantidades de terras aos donatários e permitindo-lhes não somente atuar na exploração dos recursos naturais, mas também exercer a propriedade e a soberania sobre as terras. Assim, em 1534, a Coroa portuguesa estabeleceu um sistema político-administrativo colonial descentralizado no Brasil, composto por 15 capitanias hereditárias.
II. ( ) Acompanhada da divisão político-administrativa do Brasil Colônia em capitanias hereditárias, surgiu também a difusão da atividade cafeeira no litoral brasileiro. Ao se tornar colônia de Portugal, o Brasil se inseriu na divisão internacional do trabalho, dedicando-se, principalmente, à produção do café.
III. ( ) Na base da economia colonial, encontrava-se a produção da cana-de-açúcar que, por sua vez, necessitava de extensas áreas cultiváveis e de um número significativo de trabalhadores. Os senhores de engenho eram os grandes proprietários de terras e os principais administradores da atividade açucareira no Brasil Colônia.
IV. ( ) A atividade açucareira poderia ser realizada por pequenos agricultores de forma isolada. Além disso, o comércio da cana-de-açúcar era monopólio da Coroa espanhola.
V. ( ) Sob o ponto de vista social, o trabalho com a cana-de-açúcar continuou a ser realizado de forma livre pelos indígenas, assim como fora no período da atividade madeireira.
A F - F - F - F - V
B F - V - F - F - V
C V - V - F - F - V
D V - V - V - F - F
E V - F - V - F - V

Leia a seguinte passagem: “Um clássico exemplo aplicável à economia dos dias de hoje é o Iphone. Até a sua criação, ninguém queria um produto igual a ele exatamente porque este produto não existia e as pessoas não imaginavam nada igual. Foi logo após seu lançamento que todos começaram a desejar ter um Iphone, ou seja, a oferta cria a sua própria demanda”.
Uma característica importante da lógica do sistema de mercado é a lei da oferta e demanda. Sobre esta lei, conforme o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, analise as proposições que seguem:
I. Sob o ponto de vista da oferta, quanto maior for o preço que o consumidor estiver disposto a pagar, por exemplo, pelo quilo da batata, maior será à disposição do produtor – ou fornecedor – para produzir mais batatas.
II. Quando as dinâmicas da oferta e da demanda representam, respectivamente, as preferências de fornecedores e consumidores, temos o preço tarifado pelo governo.
III. Sob o ponto de vista da oferta, quanto menor for o preço que o consumidor estiver disposto a pagar, por exemplo, pelo quilo da batata, menor será a disposição do fornecedor para produzir mais batatas.
A III, apenas.
B I e II, apenas.
C I, II, III
D I, III, apenas.
E I, apenas.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Geografia Econômica
Considere o seguinte extrato de texto: 
“O upgrading é o movimento em direção às atividades produtivas de maior valor agregado, ao aprimoramento da tecnologia, conhecimento e competências.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <https://estrategiaparatodos.wordpress.com/2015/04/16/upgrading-em-cadeias-globais-de-valor-gvc>. Acesso em 02 fev. 2016. 
Após a leitura do extrato anterior e, de acordo com o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política sobre os tipos de upgrading, analise as seguintes proposições:
I. Upgrading em processos refere-se à capacidade das firmas ou indústrias de conseguir transformar inputs em outputs de forma mais eficiente, por meio da reorganização do sistema de produção ou introduzindo tecnologia superior.
II. Upgrading em produtos envolve a mudança para linhas de produtos simples e do cotidiano, sem a necessidade de utilização de produtos sofisticados.
III. Upgrading intersetorial ocorre quando as firmas utilizam o conhecimento adquirido no desempenho de certas funções dentro da cadeia para se fixarem dentro do sistema. 
Estão corretas as proposições:
	
	A
	III, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	II, apenas.
	
	E
	I, apenas.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 2/10 - Geografia Econômica
Considere a seguinte passagem de texto: 
“A primeira linha divisória do Brasil foi o Tratado de Tordesilhas, que delimitava as terras que pertenciam ao reino de Portugal e as do reino da Espanha. Com o passar do tempo, os limites internacionais foram redesenhados conforme os interesses políticos e econômicos vigentes em cada época. Os tratados de Utrecht, de Santo Ildefonso, de Madrid testemunharam a evolução e a expansão do território brasileiro.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  ANTUNES, Eloisa Maieski. A faixa de fronteira sob o contexto da integração econômica. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, UFPR, 2015. 
De acordo com o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, em 1534, a Coroa Portuguesa decide territorializar definitivamente o Brasil e cria um sistema político-administrativo colonial descentralizado. Como se chama esse sistema criado em 1534? Leia as alternativas a seguir e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta:
	
	A
	Cotas territoriais.
	
	B
	Capitanias hereditárias.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	Municípios.
	
	D
	Distritos federais.
	
	E
	Território de expansão.
Questão 3/10 - Geografia Econômica
Leia a seguinte passagem: 
“A crescente atenção sobre a localização da atividade econômica tem sido dada à estreita associação entre concentração espacial de atividades econômicas, em particular as indústrias, crescimento econômico que tem ao longo do tempo estimulado o estudo locacional. Até então, para efeito de estudos no campo do desenvolvimento econômico, tratam de explicar a formação espacial do sistema econômico para, em seguida, sugerir possíveis meios de intervenção com o objetivo de reduzir os desníveis econômicos e sociais gerados pela concentração das atividades produtivas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DONDA JÚNIOR, Alberto. Fatores Influentes no processo de escolha da localização agroindustrial no Paraná: Estudo de caso de uma agroindústria de aves. Dissertação (Mestrado). UFSC: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2002. p. 20. 
Segundo as teorias clássicas de localização e, conforme o estudado no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, relacione os principais modelos criados e os teóricos apresentados a seguir às características das respectivas teorias e aos trabalhos desenvolvidos por esses teóricos:
1. Alfred Weber.
2. Walter Christaller.
3. Teoria da Localização Industrial.
4. Teoria dos Lugares Centrais.
( ) Desenvolveu a Teoria de Lugares Centrais. Esse pesquisador trabalha com os conceitos de centralidade, região complementar e hierarquia que compõem os alicerces de sua teoria. A noção de centralidade resulta da organização em torno de um núcleo.
(  )  Desenvolveu a Teoria da Localização Industrial, que defende a ideia de implementar uma unidade industrial em um local que gerasse o menor custo possível.
(  ) Esse modelo considera as características (peso ou qualidade) dos insumos e de outras matérias-primas como fatores de localização industrial.
(  ) Três conceitos são essenciais para a compreensão deste modelo: o de centralidade, o de limite e o de raio. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Você não pontuou essa questão
	
	A
	2 – 1 – 3 - 4
	
	B
	2 – 4 – 1 - 3
	
	C
	4 – 3 -  1 - 2
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	1 -  2 – 3 - 4
	
	E
	2 – 4 – 3 - 1
Questão 4/10 - Geografia Econômica
Leia atentamente o texto abaixo: 
“Sob a perspectiva do upgrading industrial analisa-se as mudanças de mix de produtos e mudanças na natureza e composição de atividades dentro das empresas, até os deslocamentos ou mudanças de posicionamento nas cadeias de formação de valor. Estas mudanças podem incluir uma nova configuração de funções e uma nova estrutura”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOREIRA, Juan Ricardo Cruz. Industrial Upgrading nas cadeias produtivas globais: reflexões a partir das indústrias têxteis e do vestiário de Honduras e do Brasil. Tese (Doutorado) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, USP, 2013, p.115. 
De acordo com o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, relacione os modelos analíticos pertinentes ao upgrading industrial às suas respectivas descrições:
1. Global commodity chains ou cadeias globais de commodities.
2. Global value chains ou cadeias globais de valor.
3. Global production networks ou redes de produção globais.
(  ) É uma rede de trabalho e processos de produção, cujo resultado final é um produto acabado.
(  ) Está relacionada ao conceito de circuitos espaciais de produção, porque houve a transformação do produto.
(  ) Refere-se a uma série de atividades necessárias para conduzir um produto, desde a sua concepção, design, marketing até produção, distribuição e pós-venda. 
(  ) É o modelo por meio do qual é possível analisar a integração econômica e a sua relação com as assimetrias do desenvolvimento econômico e social. 
Agora, selecione a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 1 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1 - 2
	
	C
	2 -  1 -  2 - 3
	
	D
	3 – 3 – 1 – 2
	
	E
	1 – 1 – 2 - 3
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 5/10 - Geografia Econômica
Considere o trecho a seguir: 
“Tudo isto lança muita luz sobre o espírito com que os povos da Europa abordam a América. A ideia de povoar não ocorre inicialmente a nenhum. É o comércio que os interessa, e daí o relativo desprezo por estes territórios primitivos e vazios que formam a América; e inversamente, o prestígio do Oriente, onde não faltava objeto para atividades mercantis.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRADO JUNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. 26 ed. Ed. Brasiliense. p.19. 
De acordo com os conteúdos estudados no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, qual fator colaborou com os ataques de outras nações europeias, entre 1500 e 1530, à costa brasileira?
	
	A
	O comércio de especiarias.
	
	B
	A eficiência portuguesa.
	
	C
	A ineficiência do Estado português.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	A política capitalista.
	
	E
	A ligação diplomática entre portugueses e espanhóis.
Questão 6/10 - Geografia Econômica
Leia a passagem de texto: 
“As teorias da localização das atividades econômicas poderiam ser classificadas em dois grupos: no primeiro, as teorias que consideram os mercados consumidores uniformes, ou seja, os consumidores se concentram em pontos discretosdo espaço geográfico (Thünen e Weber); no segundo, as teorias que consideram os consumidores dispersos em áreas de mercado de diversos tamanhos (Christaller, Lösch, entre outros)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, C. M. C. Teorias da localização e a organização espacial da economia. In: Economia regional: teorias e métodos de análise. HADDAD, Paulo Roberto (Org.) Fortaleza: BNB. ETENE, 1989, p. 73. 
Tendo em vista os conteúdos apresentados no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política sobre Christaller e Weber, associe, corretamente, as principais características de cada teoria de localização aos respectivos teóricos:
1. Christaller
2. Weber
(  ) Autor responsável pelo desenvolvimento da  teoria dos lugares centrais.
(  ) Autor responsável pelo desenvolvimento da teoria de localização de indústria.
(  ) Os lugares centrais são capazes de acumular uma ampla oferta de funções, produtos e serviços. Assim como os demais teóricos de localização, ele também desenvolveu sua teoria considerando inicialmente apenas o impacto da distância na formação de áreas de mercado.
(  ) Utiliza-se de três conceitos básicos: centralidade (P), limite (L) e raio (R). Podemos definir a centralidade pela localização do ponto de venda dos produtos. O limite define a área reconhecida como “mercado mínimo” de uma empresa, e o raio indica a extensão do mercado para um determinado produto.
(  ) Este autor considera em seu modelo o custo de transporte e as características (como peso e qualidade) dos insumos e das matérias-primas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 1 - 1 -  2
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	2 -  1 – 2 – 1 - 1
	
	C
	2 – 2 – 2 – 1 - 1
	
	D
	2 – 1 – 2 -  1 - 2
	
	E
	2 – 2 – 2 – 1 - 1
Questão 7/10 - Geografia Econômica
Leia atentamente o excerto a seguir: 
“Nas décadas de 60 e 70, o IBGE despontou como um dos núcleos difusores da geografia quantitativa brasileira, junto ao Núcleo de Rio Claro, formado por professores da UNESP, como Antonio Christofoletti e Alexandre Filizola Diniz. A geografia quantitativa que se difunde no IBGE possuiu sua identidade costurada à história desta instituição, que por sua vez, conecta-se à história do país.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LAMEGO, Mariana. O IBGE e a geografia quantitativa brasileira: Terra Brasilis (Nova Série) [Online], número 03, 2014, disponível em: http://terrabrasilis.revues.org/1015 . Acesso em: 05 fev. 2016. 
Conforme apresentado no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, o movimento de renovação, conhecido como geografia quantitativa, também pode ter outras denominações. Leia as alternativas a seguir e, na sequência, assinale aquela que apresenta, de forma correta, uma das denominações possíveis:
	
	A
	Geografia cultural.
	
	B
	Geografia física.
	
	C
	Geografia teorética.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Geografia socioambiental.
	
	E
	Geografia urbana.
Questão 8/10 - Geografia Econômica
Leia a seguinte citação: 
“[...] a decisão ocorreu porque os integrantes do mercado comum sul-americano consideraram a destituição de Fernando Lugo na última semana uma ruptura da ordem democrática”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/internacional/>. Acesso em 05 fev. 2016. 
Durante a história do Mercosul, em 2012 tivemos um episódio em que um país esteve suspenso entre junho de 2012 e julho de 2013. O fato ocorreu em função de o país ter sido acusado de ferir o Protocolo de Ushuaia, no que se refere à democracia como condição básica para participação de um Estado no Mercosul. Qual foi o país suspenso? Leia as alternativas a seguir e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta. Use, como referência para a sua resposta, os conteúdos apresentados no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política sobre o mesmo tema:
	
	A
	Brasil.
	
	B
	Argentina.
	
	C
	Paraguai.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Uruguai.
	
	E
	Chile.
Questão 9/10 - Geografia Econômica
Atente para o seguinte excerto: 
“A leitura da formação territorial brasileira nos dois primeiros séculos de colonização sempre esteve pautada nos tratados de fronteira e/ou nos ciclos econômicos, produzindo a compreensão de que a sua principal característica foi uma ocupação filiforme e em arquipélago. Torna-se necessário superar essa compreensão, uma vez que novos estudos têm evidenciado intensa articulação política, econômica e social entre os primeiros núcleos coloniais, entre esses com a metrópole, com a bacia do Rio da Prata e com África, num processo de solidariedade espacial (territorial).” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  STRAFORINI, Rafael. A formação territorial brasileira nos dois primeiros séculos de colonização. Geo UERJ. Ano 10 - nº 18 - Vol. 1 - 1º semestre de 2008, p. 63. 
Conforme o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política sobre a formação socioterritorial do Brasil, analise as proposições que seguem. Na sequência, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Preocupados com a ameaça de ocupação por parte de outras nações europeias, Portugal decidiu, então, territorializar definitivamente o Brasil, oferecendo enormes quantidades de terras aos donatários e permitindo-lhes não somente atuar na exploração dos recursos naturais, mas também exercer a propriedade e a soberania sobre as terras. Assim, em 1534, a Coroa portuguesa estabeleceu um sistema político-administrativo colonial descentralizado no Brasil, composto por 15 capitanias hereditárias.
II. ( ) Acompanhada da divisão político-administrativa do Brasil Colônia em capitanias hereditárias, surgiu também a difusão da atividade cafeeira no litoral brasileiro. Ao se tornar colônia de Portugal, o Brasil se inseriu na divisão internacional do trabalho, dedicando-se, principalmente, à produção do café.
III. ( ) Na base da economia colonial, encontrava-se a produção da cana-de-açúcar que, por sua vez, necessitava de extensas áreas cultiváveis e de um número significativo de trabalhadores. Os senhores de engenho eram os grandes proprietários de terras e os principais administradores da atividade açucareira no Brasil Colônia.
IV. ( ) A atividade açucareira poderia ser realizada por pequenos agricultores de forma isolada. Além disso, o comércio da cana-de-açúcar era monopólio da Coroa espanhola.
V. ( ) Sob o ponto de vista social, o trabalho com a cana-de-açúcar continuou a ser realizado de forma livre pelos indígenas, assim como fora no período da atividade madeireira. 
Agora assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Você não pontuou essa questão
	
	A
	F - F - F - F - V
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	F - V - F - F - V
	
	C
	V - V - F - F - V
	
	D
	V - V - V - F - F
	
	E
	V - F - V - F - V
Questão 10/10 - Geografia Econômica
Leia a seguinte passagem: 
“Um clássico exemplo aplicável à economia dos dias de hoje é o Iphone. Até a sua criação, ninguém queria um produto igual a ele exatamente porque este produto não existia e as pessoas não imaginavam nada igual. Foi logo após seu lançamento que todos começaram a desejar ter um Iphone, ou seja, a oferta cria a sua própria demanda”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://economiasemsegredos.com/mercados-oferta-x-demanda/>. Acesso em 05 fev. 2016. 
Uma característica importante da lógica do sistema de mercado é a lei da oferta e demanda. Sobre esta lei, conforme o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, analise as proposições que seguem:
I. Sob o ponto de vista da oferta, quanto maior for o preço que o consumidor estiver disposto a pagar, por exemplo, pelo quilo da batata, maior será à disposição do produtor – ou fornecedor – para produzir mais batatas.
II. Quando as dinâmicas da oferta e da demanda representam,respectivamente, as preferências de fornecedores e consumidores, temos o preço tarifado pelo governo.
III. Sob o ponto de vista da oferta, quanto menor for o preço que o consumidor estiver disposto a pagar, por exemplo, pelo quilo da batata, menor será a disposição do fornecedor para produzir mais batatas. 
Estão corretas as preposições:
	
	A
	III, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	I, II, III
	
	D
	I, III, apenas.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	I, apenas.
image1.wmf
image2.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina