Sobre a integração das mídias impressas ou televisivas com a utilização, por exemplo, dos vídeos caseiros, os alunos podem desenvolver pesquisas sobre diversos assuntos, fazendo e gravando entrevistas, fotografando, filmando, enfim, registrando tudo aquilo que consideram interessante para depois editarem filmes ou documentários. Poderão também escrever e montar jornais escritos, panfletos educativos, fazendo da aprendizagem um recurso para difundir o conhecimento adquirido. Com relação à utilização das mídias no processo de ensino-aprendizagem nas escolas, analise as sentenças a seguir: I- O professor precisa ser protagonista, mediando a cultura televisiva e as necessidades de desenvolvimento dos alunos. II- A integração das tecnologias em sala de aula introduz outro tipo de linguagem no processo de ensino-aprendizagem. III- É uma ferramenta que possibilita ao aluno um novo pensar e agir por meio da oralidade, das imagens e leitura, mantendo-o informado e estimulando-o como autor de textos. IV- As mídias apenas estimulam um processo de ensino-aprendizagem cada vez mais individualizado, pois os alunos estão cada vez mais passivos diante dos meios de comunicação. A)As sentenças III e IV estão corretas. B)As sentenças I, III e IV estão corretas. C)As sentenças I, II e III estão corretas. D)As sentenças II e IV estão corretas.
Temas como a globalização, a nova ordem mundial, engendrando novos conflitos e tensões, a atuação dos Estados Nações, a formação de blocos econômicos, a desterritorialização de muitos grupos humanos e as questões ambientais fazem parte da formação do cidadão na medida em que contribuem para a leitura do mundo atual. Estes temas estão constantemente sendo abordados pelas mídias, sendo a televisão uma das mídias mais acessíveis e assistidas pela maioria da população. Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o papel do professor frente a esta tecnologia: A) Precisa ser passivo e deixar que os alunos por si só decidam se a influência da mídia é positiva ou negativa em suas vidas. B)Precisa estar preparado para criticar o uso da televisão, orientando os alunos a utilizarem outros meios para adquirir conhecimento. C)Deve influenciar os alunos na escolha dos programas, privilegiando as telenovelas e os programas infantis. D)Deve ser protagonista e estar preparado para mediar a cultura televisiva e as necessidades de desenvolvimento dos alunos.
Os conhecimentos geográficos acumulados pelas civilizações orientais foram fundamentais para a elaboração dos conhecimentos básicos da ciência moderna. Inclusive foram utilizados pelos gregos, que se tornaram uma civilização dominante. As civilizações orientais permitiram também o desenvolvimento econômico com a troca de produtos que engendrou a intensificação das relações comercias entre os povos que viviam em áreas mais distantes. Referente aos conhecimentos geográficos e as civilizações orientais, analise as afirmativas a seguir: I- Os fenícios percorreram o Mediterrâneo e o mar Negro e, alcançando o sul da Espanha, atravessaram o estreito de Gibraltar e exploraram a costa europeia do Atlântico até a Alemanha e a Oceania, possivelmente até o Bratislava. Traziam em suas embarcações mercadorias inexistentes na bacia do Mediterrâneo que eram trocadas por outros produtos. II- No século VII a.C., a serviço do Faraó Nécao II, os fenícios fizeram a circunavegação da África. É importante destacar também que um faraó planejou construir um canal que cortasse o istmo de Suez, ligando os mares Negro e Vermelho, com a finalidade de estender as navegações mediterrâneas até o oceano Índico, detendo-se em seu propósito ao constatar que o nível do mar Vermelho era mais elevado do que do mar Negro e que a abertura do canal provocaria a invasão do mar Negro pelas águas do mar Vermelho e a consequente inundação das planícies costeiras, onde se localizavam importantes cidades e campos cultivados. III- Um exemplo típico da sistematização do conhecimento foram os estudos do rio Nilo, Tigre e Eufrates realizados pelas civilizações agrícolas da Mesopotâmia e do Egito. Os estudos levavam em conta a origem, a extensão e o regime dos rios no que tange à periodicidade e à variação do volume de água durante o ano. A)Somente a afirmativa III está correta. B)As afirmativas II e III estão corretas. C)As afirmativas I e III estão corretas. D)Somente a afirmativa I está correta.
A abordagem crítica, em Geografia, advém de uma postura crítica radical, frente à Geografia existente (seja a Tradicional ou a Pragmática), a qual será levada ao nível de ruptura com o pensamento anterior. No entanto, o designativo de crítica diz respeito, principalmente, a uma postura frente à realidade e à ordem constituída. Sobre a abordagem crítica em geografia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Propõe uma crítica radical à sociedade (particularmente à sociedade capitalista), através da análise do espaço organizado e das formas de apropriação da natureza. ( ) Aplica à análise geográfica os mesmos princípios de hipótese e comprovação, de causa e efeito, das ciências naturais e das ciências exatas. ( ) Atribui maior importância aos aspectos físicos e biológicos da natureza, interpretando a realidade socioeconômica como determinada pelo meio natural. ( ) Considera a organização do espaço como decorrente das forças naturais e políticas, mas despreza os aspectos econômicos como organizadores do espaço geográfico. A)F - F - V - V. B)V - V - F - F. C)F - V - F - V. D)V - F - F - F.
Os jogos de regras podem denotar uma importância maior devido às suas características e implicações ou ideologia implícita. Caberá ao professor refletir com seus alunos sobre as diferentes possibilidades de aprendizagem a serem desenvolvidas e potencializadas por meio da inclusão de regras fixas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os principais objetivos da inclusão dos jogos de regras no ensino da geografia escolar: A)Criar oportunidades para desenvolver habilidades de ação e de tomada de decisões sobre algumas esferas sociais, como, por exemplo, caminhadas de acordo com orientações pré-estabelecidas, baseadas nos pontos cardeais. B)Mobilizar a atenção para a necessidade de nos sujeitarmos a determinados padrões e comportamentos pré-estabelecidos pela sociedade, que são imutáveis. C)Criar oportunidades para os estudantes compreenderem a necessidade de cumprir determinações pré-estabelecidas, e a possibilidade de mudança diante da discussão das mesmas em grupo, democraticamente. Desenvolver um raciocínio lógico, afetivo e social, para a convivência em grupo, respeitando direitos e deveres, exercendo sua cidadania, no convívio em família, comunidades e na nação. D)Criar oportunidades para os estudantes compreenderem os significados dos símbolos, os quais representam a associação entre o mundo físico e material e o mundo social e cultural. Desenvolver e trabalhar a imaginação para a representação das paisagens e lugares através de reinos fantasias.
A geografia como ciência surgiu na Europa, no decorrer dos séculos XVIII e XIX e aos poucos, conforme as escolas foram se institucionalizando, a disciplina foi sendo ministrada tanto no Ensino Fundamental, secundário e instituições superiores. No Brasil, a geografia foi se desenvolvendo nos moldes da geografia francesa, principalmente nas universidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A Revolução de 1930 marca o fim do predomínio do poder político das oligarquias agrárias e ascensão da burguesia e a classe média. É o período histórico em que a urbanização e a industrialização se aceleraram, contribuindo para a expansão da escolarização e do ensino da geografia. ( ) Como foi influenciada pelo pensamento da escola clássica francesa, até por volta de 1956, pode-se afirmar que era um ensino baseado em livros didáticos, era baseado em descrições, principalmente do espaço natural. ( ) Preocupou-se com a unificação do território brasileiro e com a conquista de um lugar privilegiado junto às demais nações. ( ) A geografia estudada, principalmente nas universidades de São Paulo e Rio de Janeiro, foi valorizada como ciência, concomitantemente com a criação da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Uma família, ao entrar em férias, resolve viajar por três cidades. De acordo com o mapa de escala 1/200.000, a primeira cidade fica a 14 cm do ponto onde eles estão, a segunda cidade fica a 8 cm da primeira cidade, e a última fica a 25 cm da segunda. Utilize o cálculo de escala para saber quantos quilômetros essa família irá percorrer nas três cidades em um dia de viagem e assinale a alternativa CORRETA: A)28 km. B)44 km. C)50 km. D)94 km.
O espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em termos gerais, ele se difere do espaço natural em função do fato deste não sofrer diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano. Diante do assunto exposto, analise as afirmativas a seguir: I- Existem vários conceitos de espaço geográfico, variando conforme a abordagem e a corrente de pensamento empregada. II- O espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas antrópicas. III- O espaço geográfico é o palco somente das realizações da natureza, no entanto abriga todas as partes do planeta passíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas inúmeras especialidades da cultura humana. IV- Espaço geográfico é o lugar onde os seres vivos, inclusive os humanos, buscam instituir laços afetivos relacionados à competição entre as espécies. A)As afirmativas I e II estão corretas. B)As afirmativas I e III estão corretas. C)As afirmativas II e IV estão corretas. D)As afirmativas II e III estão corretas.
A cartografia, enquanto um dos objetos de estudo da Geografia escolar, faz parte do currículo das séries iniciais. Compreender a linguagem cartográfica possibilita que a criança desenvolva a percepção do seu espaço de vivência, para mais tarde ter capacidade cognitiva mais complexa sobre suas aplicações e possibilidades de entendimento do espaço. A respeito do ensino da cartografia nas séries iniciais, analise as sentenças a seguir: I- Cabe ao professor informar que mapa é um instrumento que traz informações, não apenas uma ilustração. II- O professor pode utilizar-se de vários recursos que envolvam a iniciação à leitura cartográfica, tais como jornais, televisão, internet etc., como forma de enriquecer suas aulas. III- O mapa é, imprescindivelmente, a única linguagem a ser utilizada nas aulas de Geografia, nas séries iniciais. IV- A cartografia auxilia a criança no entendimento, através de uma representação esquemática da superfície terrestre, de fenômenos físicos, naturais e culturais. A)As sentenças I, III e IV estão corretas. B)As sentenças I, II e IV estão corretas. C)As sentenças I, II e III estão corretas. D)As sentenças II, III e IV estão corretas.
(ENADE, 2005) O espaço geográfico é, em pleno sentido do termo, um produto social, porque resulta do trabalho que a sociedade organiza para alcançar seus objetivos. Esta compreensão a respeito do espaço geográfico: A)Baseia-se no determinismo geográfico, que considera o trabalho como categoria determinante na estruturação do espaço geográfico, já que é através dele que os homens modelam as formas espaciais. B)Baseia-se na fenomenologia, que considera espaço geográfico como fenômeno produzido pela sociedade através de diferentes modos de compreensão e de elaboração da realidade. C)Opõe-se à da corrente de pensamento positivista, que a partir de uma visão empirista e naturalista, entende o espaço geográfico considerando a dicotomia Homem-Natureza, sendo o homem apenas um dado do lugar. D)Opõe-se à da corrente de pensamento marxista, que critica a dicotomia Homem-Natureza, preocupando-se em desvendar as máscaras sociais contidas no espaço geográfico, que revelam compromissos sociais do discurso geográfico.
(ENADE, 2011) Desde os primeiros meses de vida do ser humano, delineiam-se as impressões e percepções referentes ao domínio espacial, as quais se desenvolvem por intermédio de sua interação com o meio. A construção da noção de espaço em Geografia requer longa preparação e estímulo por parte do indivíduo. Trata-se de aprendizado que se inicia: A)Na escola, onde deve ocorrer a aprendizagem espacial organizada para a compreensão das formas pelas quais a sociedade constrói e organiza o seu espaço. B)No trabalho da Geografia como ciência voltada para a análise da realidade social quanto à sua configuração espacial, social, política e sociológica. C)Na análise geográfica da organização social do trabalho, que se faz por meio de um ato social e leva a transformações territoriais. D)Na série adiantada do Ensino Fundamental, já que o professor dos anos iniciais pouco aprende em seu curso de formação sobre como levar o aluno a dominar conceitos espaciais.
Sobre a integração das mídias impressas ou televisivas com a utilização, por exemplo, dos vídeos caseiros, os alunos podem desenvolver pesquisas sobre diversos assuntos, fazendo e gravando entrevistas, fotografando, filmando, enfim, registrando tudo aquilo que consideram interessante para depois editarem filmes ou documentários. Poderão também escrever e montar jornais escritos, panfletos educativos, fazendo da aprendizagem um recurso para difundir o conhecimento adquirido. Com relação à utilização das mídias no processo de ensino-aprendizagem nas escolas, analise as sentenças a seguir: I- O professor precisa ser protagonista, mediando a cultura televisiva e as necessidades de desenvolvimento dos alunos. II- A integração das tecnologias em sala de aula introduz outro tipo de linguagem no processo de ensino-aprendizagem. III- É uma ferramenta que possibilita ao aluno um novo pensar e agir por meio da oralidade, das imagens e leitura, mantendo-o informado e estimulando-o como autor de textos. IV- As mídias apenas estimulam um processo de ensino-aprendizagem cada vez mais individualizado, pois os alunos estão cada vez mais passivos diante dos meios de comunicação. A)As sentenças III e IV estão corretas. B)As sentenças I, III e IV estão corretas. C)As sentenças I, II e III estão corretas. D)As sentenças II e IV estão corretas.
Temas como a globalização, a nova ordem mundial, engendrando novos conflitos e tensões, a atuação dos Estados Nações, a formação de blocos econômicos, a desterritorialização de muitos grupos humanos e as questões ambientais fazem parte da formação do cidadão na medida em que contribuem para a leitura do mundo atual. Estes temas estão constantemente sendo abordados pelas mídias, sendo a televisão uma das mídias mais acessíveis e assistidas pela maioria da população. Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o papel do professor frente a esta tecnologia: A) Precisa ser passivo e deixar que os alunos por si só decidam se a influência da mídia é positiva ou negativa em suas vidas. B)Precisa estar preparado para criticar o uso da televisão, orientando os alunos a utilizarem outros meios para adquirir conhecimento. C)Deve influenciar os alunos na escolha dos programas, privilegiando as telenovelas e os programas infantis. D)Deve ser protagonista e estar preparado para mediar a cultura televisiva e as necessidades de desenvolvimento dos alunos.
Os conhecimentos geográficos acumulados pelas civilizações orientais foram fundamentais para a elaboração dos conhecimentos básicos da ciência moderna. Inclusive foram utilizados pelos gregos, que se tornaram uma civilização dominante. As civilizações orientais permitiram também o desenvolvimento econômico com a troca de produtos que engendrou a intensificação das relações comercias entre os povos que viviam em áreas mais distantes. Referente aos conhecimentos geográficos e as civilizações orientais, analise as afirmativas a seguir: I- Os fenícios percorreram o Mediterrâneo e o mar Negro e, alcançando o sul da Espanha, atravessaram o estreito de Gibraltar e exploraram a costa europeia do Atlântico até a Alemanha e a Oceania, possivelmente até o Bratislava. Traziam em suas embarcações mercadorias inexistentes na bacia do Mediterrâneo que eram trocadas por outros produtos. II- No século VII a.C., a serviço do Faraó Nécao II, os fenícios fizeram a circunavegação da África. É importante destacar também que um faraó planejou construir um canal que cortasse o istmo de Suez, ligando os mares Negro e Vermelho, com a finalidade de estender as navegações mediterrâneas até o oceano Índico, detendo-se em seu propósito ao constatar que o nível do mar Vermelho era mais elevado do que do mar Negro e que a abertura do canal provocaria a invasão do mar Negro pelas águas do mar Vermelho e a consequente inundação das planícies costeiras, onde se localizavam importantes cidades e campos cultivados. III- Um exemplo típico da sistematização do conhecimento foram os estudos do rio Nilo, Tigre e Eufrates realizados pelas civilizações agrícolas da Mesopotâmia e do Egito. Os estudos levavam em conta a origem, a extensão e o regime dos rios no que tange à periodicidade e à variação do volume de água durante o ano. A)Somente a afirmativa III está correta. B)As afirmativas II e III estão corretas. C)As afirmativas I e III estão corretas. D)Somente a afirmativa I está correta.
A abordagem crítica, em Geografia, advém de uma postura crítica radical, frente à Geografia existente (seja a Tradicional ou a Pragmática), a qual será levada ao nível de ruptura com o pensamento anterior. No entanto, o designativo de crítica diz respeito, principalmente, a uma postura frente à realidade e à ordem constituída. Sobre a abordagem crítica em geografia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Propõe uma crítica radical à sociedade (particularmente à sociedade capitalista), através da análise do espaço organizado e das formas de apropriação da natureza. ( ) Aplica à análise geográfica os mesmos princípios de hipótese e comprovação, de causa e efeito, das ciências naturais e das ciências exatas. ( ) Atribui maior importância aos aspectos físicos e biológicos da natureza, interpretando a realidade socioeconômica como determinada pelo meio natural. ( ) Considera a organização do espaço como decorrente das forças naturais e políticas, mas despreza os aspectos econômicos como organizadores do espaço geográfico. A)F - F - V - V. B)V - V - F - F. C)F - V - F - V. D)V - F - F - F.
Os jogos de regras podem denotar uma importância maior devido às suas características e implicações ou ideologia implícita. Caberá ao professor refletir com seus alunos sobre as diferentes possibilidades de aprendizagem a serem desenvolvidas e potencializadas por meio da inclusão de regras fixas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os principais objetivos da inclusão dos jogos de regras no ensino da geografia escolar: A)Criar oportunidades para desenvolver habilidades de ação e de tomada de decisões sobre algumas esferas sociais, como, por exemplo, caminhadas de acordo com orientações pré-estabelecidas, baseadas nos pontos cardeais. B)Mobilizar a atenção para a necessidade de nos sujeitarmos a determinados padrões e comportamentos pré-estabelecidos pela sociedade, que são imutáveis. C)Criar oportunidades para os estudantes compreenderem a necessidade de cumprir determinações pré-estabelecidas, e a possibilidade de mudança diante da discussão das mesmas em grupo, democraticamente. Desenvolver um raciocínio lógico, afetivo e social, para a convivência em grupo, respeitando direitos e deveres, exercendo sua cidadania, no convívio em família, comunidades e na nação. D)Criar oportunidades para os estudantes compreenderem os significados dos símbolos, os quais representam a associação entre o mundo físico e material e o mundo social e cultural. Desenvolver e trabalhar a imaginação para a representação das paisagens e lugares através de reinos fantasias.
A geografia como ciência surgiu na Europa, no decorrer dos séculos XVIII e XIX e aos poucos, conforme as escolas foram se institucionalizando, a disciplina foi sendo ministrada tanto no Ensino Fundamental, secundário e instituições superiores. No Brasil, a geografia foi se desenvolvendo nos moldes da geografia francesa, principalmente nas universidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A Revolução de 1930 marca o fim do predomínio do poder político das oligarquias agrárias e ascensão da burguesia e a classe média. É o período histórico em que a urbanização e a industrialização se aceleraram, contribuindo para a expansão da escolarização e do ensino da geografia. ( ) Como foi influenciada pelo pensamento da escola clássica francesa, até por volta de 1956, pode-se afirmar que era um ensino baseado em livros didáticos, era baseado em descrições, principalmente do espaço natural. ( ) Preocupou-se com a unificação do território brasileiro e com a conquista de um lugar privilegiado junto às demais nações. ( ) A geografia estudada, principalmente nas universidades de São Paulo e Rio de Janeiro, foi valorizada como ciência, concomitantemente com a criação da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Uma família, ao entrar em férias, resolve viajar por três cidades. De acordo com o mapa de escala 1/200.000, a primeira cidade fica a 14 cm do ponto onde eles estão, a segunda cidade fica a 8 cm da primeira cidade, e a última fica a 25 cm da segunda. Utilize o cálculo de escala para saber quantos quilômetros essa família irá percorrer nas três cidades em um dia de viagem e assinale a alternativa CORRETA: A)28 km. B)44 km. C)50 km. D)94 km.
O espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em termos gerais, ele se difere do espaço natural em função do fato deste não sofrer diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano. Diante do assunto exposto, analise as afirmativas a seguir: I- Existem vários conceitos de espaço geográfico, variando conforme a abordagem e a corrente de pensamento empregada. II- O espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas antrópicas. III- O espaço geográfico é o palco somente das realizações da natureza, no entanto abriga todas as partes do planeta passíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas inúmeras especialidades da cultura humana. IV- Espaço geográfico é o lugar onde os seres vivos, inclusive os humanos, buscam instituir laços afetivos relacionados à competição entre as espécies. A)As afirmativas I e II estão corretas. B)As afirmativas I e III estão corretas. C)As afirmativas II e IV estão corretas. D)As afirmativas II e III estão corretas.
A cartografia, enquanto um dos objetos de estudo da Geografia escolar, faz parte do currículo das séries iniciais. Compreender a linguagem cartográfica possibilita que a criança desenvolva a percepção do seu espaço de vivência, para mais tarde ter capacidade cognitiva mais complexa sobre suas aplicações e possibilidades de entendimento do espaço. A respeito do ensino da cartografia nas séries iniciais, analise as sentenças a seguir: I- Cabe ao professor informar que mapa é um instrumento que traz informações, não apenas uma ilustração. II- O professor pode utilizar-se de vários recursos que envolvam a iniciação à leitura cartográfica, tais como jornais, televisão, internet etc., como forma de enriquecer suas aulas. III- O mapa é, imprescindivelmente, a única linguagem a ser utilizada nas aulas de Geografia, nas séries iniciais. IV- A cartografia auxilia a criança no entendimento, através de uma representação esquemática da superfície terrestre, de fenômenos físicos, naturais e culturais. A)As sentenças I, III e IV estão corretas. B)As sentenças I, II e IV estão corretas. C)As sentenças I, II e III estão corretas. D)As sentenças II, III e IV estão corretas.
(ENADE, 2005) O espaço geográfico é, em pleno sentido do termo, um produto social, porque resulta do trabalho que a sociedade organiza para alcançar seus objetivos. Esta compreensão a respeito do espaço geográfico: A)Baseia-se no determinismo geográfico, que considera o trabalho como categoria determinante na estruturação do espaço geográfico, já que é através dele que os homens modelam as formas espaciais. B)Baseia-se na fenomenologia, que considera espaço geográfico como fenômeno produzido pela sociedade através de diferentes modos de compreensão e de elaboração da realidade. C)Opõe-se à da corrente de pensamento positivista, que a partir de uma visão empirista e naturalista, entende o espaço geográfico considerando a dicotomia Homem-Natureza, sendo o homem apenas um dado do lugar. D)Opõe-se à da corrente de pensamento marxista, que critica a dicotomia Homem-Natureza, preocupando-se em desvendar as máscaras sociais contidas no espaço geográfico, que revelam compromissos sociais do discurso geográfico.
(ENADE, 2011) Desde os primeiros meses de vida do ser humano, delineiam-se as impressões e percepções referentes ao domínio espacial, as quais se desenvolvem por intermédio de sua interação com o meio. A construção da noção de espaço em Geografia requer longa preparação e estímulo por parte do indivíduo. Trata-se de aprendizado que se inicia: A)Na escola, onde deve ocorrer a aprendizagem espacial organizada para a compreensão das formas pelas quais a sociedade constrói e organiza o seu espaço. B)No trabalho da Geografia como ciência voltada para a análise da realidade social quanto à sua configuração espacial, social, política e sociológica. C)Na análise geográfica da organização social do trabalho, que se faz por meio de um ato social e leva a transformações territoriais. D)Na série adiantada do Ensino Fundamental, já que o professor dos anos iniciais pouco aprende em seu curso de formação sobre como levar o aluno a dominar conceitos espaciais.