Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

1
Questão 01: Sabe-se que o Pacto de São José da Costa Rica estipula que os Estados Parte podem, em algumas circunstâncias, suspender as obrigações contraídas. Explique em qual situação esses direitos podem ser suspensos, e quais direitos compõe o chamado núcleo inderrogável de Direitos Humanos. 
Essas obrigações serão suspensas quando ameaçam a existência da nação. Por exemplo, Guerra civil, instabilidade política, pandemias (a situação deve ser proclamada OFICIALMENTE). 
Compõe o núcleo inderrogável os direitos a vida, proibição de tortura, escravidão e servidão, ninguém poderá ser preso apenas por não poder cumprir com uma obrigação contratual, direito ao reconhecimento de sua personalidade jurídica, direito a liberdade de pensamento, de consciência, de religião e etc. 
Questão 02: O Pacto de São José da Costa Rica prevê, em seu art. 4º§2º que nos países que não houverem abolido a pena de morte, esta só poderá ser imposta pelos delitos mais graves, em cumprimento de sentença final de tribunal competente e em conformidade com a lei que estabeleça tal pena, promulgada antes de haver o delito sido cometido. Diante disto, discorra: De acordo com o pacto a quem não pode ser aplicada a pena de morte? Quais delitos não permitem a sua aplicação em hipótese alguma?
Não pode ser aplicada a pena de morte a pessoas de idade inferior a 18 anos e não pode ser executada sobre mulheres grávidas. Em nenhum caso pode a pena de morte ser aplicada por delitos políticos, nem por delitos comuns conexos com delitos políticos.
Questão 03: O Pacto de São José da Costa Rica permite inspeções in locu, ainda que sem a anuência do Estado brasileiro? Discorra. 
Questão 04: quais situações não podem ser interpretadas enquanto trabalhos forçados para o Pacto de São José da Costa Rica? 
qualquer trabalho ou serviço normalmente exigido de um indivíduo que tenha sido encarcerado em cumprimento de decisão judicial ou que, tendo sido objeto de tal decisão, ache-se em liberdade condicional;
Todo o serviço de carácter militar; qualquer serviço exigido em casos de emergência ou de calamidade que ameacem o bem- estar da comunidade: qualquer trabalho ou serviço que faça parte das obrigações cívicas normais
Questão 05: Como o Pacto de São José da Costa Rica disciplina o Direito de Associação? É possível que este direito seja limitado ou obstado para algumas categorias? Explique. 
Todas as pessoas têm o direito de associar-se livremente com fins ideológicos, religiosos, políticos, econômicos, trabalhistas, sociais, culturais, desportivos ou de qualquer outra natureza. Entretanto, há a privação do exercício do direito de associação, aos membros das forças armadas e da polícia, visando afastar as armas do processo democrático.
Questão 06: Quem é competente para acionar a Corte Interamericana de Direitos Humanos? Explique e relacione as teorias do Jus Standi e Locus Standi.
Podem acionar a comissão IDH qualquer pessoa/ grupo de pessoas ou entidade não governamental. 
JUS STANDI é possibilidade de acionar uma corte internacional, pessoas físicas não tem essa capacidade no sistema interamericano. Todavia, no sistema europeu isto é possível. No LOCUS STANDI a vítima presumida tem o direito de participar do processo.
Questão 07: Explique como o Protocolo Adicional de São Salvador disciplina o Direito ao trabalho. 
Questão 08: Quais são os requisitos necessários para que pessoas ou grupos de pessoas peticionem perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos? 
Esgotamento dos recursos da jurisdição interna; a petição deve ser apresentada dentro do prazo de seis meses a partir da data que o presumido prejudicado foi notificado da decisão definitiva; a materia da petição da comunicação não pode estar presente em outra discussão no ambito internacional (não pode haver litispendencia internacional); requisitos formais: nome, nacionalidade, domicilio etc.
Questão 09: Explique as funções da Corte Interamenticana de Direitos Humanos e da Comissão Americana de Direitos Humanos, e a composição de cada um desses órgãos (número de membros e mandatos)
A Comissão e a Corte são compostas por 7 membros respectivamente, que atuam individualmente, sem estarem vinculados a governos específicos. Eles são nomeados e eleitos pelos Estados na Assembléia Geral da OEA, de acordo com o estabelecido na Convenção Americana. A duração do mandato dos membros da comissão é de 4 anos e que podem ser reeleitos por uma só vez. Os membros da Corte atuam por períodos de seis anos e também podem ser reeleitos por uma vez.  A Comissão é o órgão principal da OEA, cuja função primordial é promover a observância e a defesa dos direitos humanos, além de servir como órgão consultivo nessa matéria, incorporando a sua estrutura básica através da sua inclusão na Carta da Organização. A Corte é um órgão de caráter jurisdicional que foi criado pela Convenção com o objetivo de supervisionar o seu cumprimento, com uma função  complementar àquela conferida pela mesma Convenção à Comissão. A Corte tem dupla competência: contenciosa e executiva.
Questão 10: Sabe-se que a Corte IDH pode aplicar de ofício ou mediante requerimento da Comissão IDH o instituto das Medidas Provisórias. Quais são os requisitos necessários para aplicar tal medida? Discorra sobre. 
Em situações de gravidade ou urgência que podem causar danos irreparáveis a corte pode aplicar tutela de urgência para proteger os direitos dos envolvidos. Os requisitos necessários são: Extrema Gravidade; Urgência; Para evitar danos irreparáveis às pessoas.

Mais conteúdos dessa disciplina