Prévia do material em texto
Prova Impressa GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:958122) Peso da Avaliação 2,00 Prova 81137393 Qtd. de Questões 2 Nota 10,00 O surgimento da vigilância em saúde ambiental ocorreu no âmbito das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), apesar de que a relação entre o ambiente e o padrão de saúde de uma população define um campo de conhecimento referido como saúde ambiental ou saúde e ambiente, sendo que essas questões em torno da problemática ambiental e seu impacto na saúde acentuou-se nas últimas décadas. Diante do exposto, disserte sobre a evolução histórica da vigilância em saúde. Resposta esperada As questões ambientais que envolvem a saúde eram vistas como problemas relacionadas ao saneamento básico (lixo, esgoto, água etc.). O início da produção industrial ocorreu na década de 1970 quando apareceram problemas ambientais e condições ambientais adversas como riscos à saúde, foi então que surgiu a preocupação e a necessidade de relacionar o assunto ambiental na saúde pública, ampliando desta forma, o modelo da vigilância em saúde. Minha resposta Durante a década de 70 no princípio da produção industrial este período foi marcado com vários problemas ambientas desencadeando riscos a saúde pública .O pais estava em transformação econômica não tinha o plano de políticas públicas voltada para saúde em prol do meio ambiente ,modelo econômico sustentável não avia sido criado ,decorrer deste período que se viu necessário de implementar o meio ambiente juntamente com a saúde pública. Entretanto foi durante Conferência Pan-Americana que inicio a vigilância ambiental em saúde no BRASIL. Retorno da correção Parabéns, acadêmico, sua resposta atingiu os objetivos da questão e você contemplou o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. As ações da vigilância sanitária são reconhecidas como sendo a área mais antiga da Saúde Pública, relatando atividades no controle das impurezas nas águas, da salubridade nas cidades, da prática de barbeiros, boticários e cirurgiões, da circulação de mercadorias e pessoas. A história da Vigilância Sanitária brasileira perfaz medo em função das doenças e da morte, muitas tragédias, mas também conquistas e desafios aliados ao descaso das autoridades sanitárias que no passado isolavam os doentes como método de cura. Disserte sobre a evolução histórica da vigilância sanitária no Brasil. VOLTAR A+ Alterar modo de visualização 1 2 Resposta esperada *No Brasil, a Vigilância Sanitária se originou embasada na Teoria dos Miasmas, e posteriormente com a Teoria Uni Causal, aliada à descoberta da bactéria. *Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a Vigilância Sanitária foi definida como o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. *As primeiras ações realizadas no Brasil voltadas para a vigilância sanitária se deram no contexto da chegada da corte portuguesa em 1808. *Em 1832, sua atuação ficou mais definida com o código de posturas do Rio de Janeiro, que instituiu normas para o exercício da medicina e da farmácia, juntamente ao controle de medicamentos e de alimentos. *E, em 1889, foi regularizado o serviço da polícia sanitária nas administrações regionais mediante adoção de ações para impedir o desenvolvimento de epidemias. *Somente em 1914 é que se regulamentou a diretoria geral de saúde pública, com o foco em ações de vigilância e polícia sanitária nos portos, domicílios e lugares públicos. *A partir disso, várias instituições foram criadas, muitas normas e legislações estabelecidas, gerando significativas mudanças em sua concepção, estrutura e forma de atuação como instituição. Minha resposta A evolução da vigilância sanitária no Brasil deu inicio após a chegada da família real Portuguesa no ano de 1808. Na época se teve ações de controle sanitário de produtos comercializados e consumidos e também dos os comércios responsáveis por suas produções ,combate de doenças epiderme. No Rio de Janeiro no ano 1832 sua ações foram consolidadas com normas nas áreas medicina e farmácia medicamentos e alimentos. Durante o ano de 1889 se estabeleceu regularmente o trabalho de policia sanitária para impedir os agravos das epidemias. No ano de 1914 que regularizou a diretoria geral de saúde pública, voltada a fiscalizar portos, domicílios e lugares públicos. Retorno da correção Parabéns, acadêmico, sua resposta atingiu os objetivos da questão e você contemplou o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Imprimir