Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Educação e Dominação
Filosofia = reflexão
O desvelamento é uma possibilidade do pensamento e possibilidade mais fundante do pensar filosófico que somente se plenifica se a interrogação da verdade for desdobrada no âmbito da ontologia
substantivo feminino
1.
FILOSOFIA
segundo o aristotelismo, parte da filosofia que tem por objeto o estudo das propriedades mais gerais do ser, apartada da infinidade de determinações que, ao qualificá-lo particularmente, ocultam sua natureza plena e integral.
2.
FILOSOFIA
no heideggerianismo, reflexão a respeito do sentido abrangente do ser, como aquilo que torna possível as múltiplas existências [Opõe-se à tradição metafísica que, em sua orientação teológica, teria transformado o ser em geral num mero ente com atributos divinos.].
Ontologia é o ramo da Filosofia que estuda a natureza do ser, da existência e da própria realidade.
A Ontologia é classificada na filosofia como o ramo geral da metafísica (diferente da Cosmologia, Psicologia e Teologia, que são ramos específicos), pois se ocupa dos temas mais abrangentes e abstratos da área.
Por esse motivo, é comum que os termos Ontologia e Metafísica sejam utilizados como sinônimos, embora o primeiro esteja inserido no segundo.
A palavra Ontologia é formada do grego ontos (ser) e logia (estudos), e engloba as questões gerais relacionadas ao significado do ser e da existência.
Algumas das perguntas fundamentais desta área são:
· O que pode ser considerado existente?
· O que significa ser?
· Quais entidades existem e por quê?
· Quais são os vários modos de existência?
Ao longo do tempo, inúmeros filósofos utilizaram metodologias e classificações diferentes para responder a essas e outras perguntas.
A Ontologia na história da Filosofia
Este termo foi popularizado graças ao filósofo alemão Christian Wolff, que a definiu como philosophia prima (filosofia primeira) ou ciência do ser enquanto ser.
No século XIX, ela foi transformada por neoescolásticos na primeira ciência racional que abordava os gêneros supremos do ser.
A corrente filosófica conhecida como idealismo alemão, de Hegel, partiu da ideia de autoconsciência para recuperar a ontologia como "lógica do ser".
A descoberta da verdade é inerente ao tempo, à época em que ela é verificada, portanto mutável e dinâmica de acordo com o período em que buscada.
Não há teoria nem prática pura como apresentadas por um programa pré determinado, o ser humano absorve conhecimentos e experiências ao longo da vida e suas atitudes são desenvolvidas “contaminadas” por essas experiências.
Enquanto filosofia da educação, a filosofia é a busca do desvelamento do ser e do sentido do educar que se processa
Educação, libertação, dominação e cultura são fenômenos que constituem um todo, segundo a autora.
Reflexão do texto: “Uma educação libertadora numa cultura dominada” 
Autenticidade: resgate da nossa cultura
Inautenticidade: retrata a cultura dominada por influências externas
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina