Logo Passei Direto
Buscar

CPET - ATIVIDADE DE PESQUISA III - ORIENTAÇÕES DA ATIVIDADE

User badge image
Igor Lima

em

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 
TRABALHO DE PESQUISA III
Aluno(a).: IGOR DA SILVA LIMA
Polo.: CPET
Disciplina.: TRABALHO DE PESQUISA
Atividade.:
Análise Técnica em Segurança
INSTRUÇÕES.:
- Dentre as funções do Técnico em Segurança do Trabalho esta orientar e dar embasamento técnico no âmbito da segurança sobre procedimentos seguros a serem adotados no ambiente de trabalho.
Você está sendo contratado para assumir a função de Técnico em Segurança do Trabalho em um canteiro de obras com previsão de uma edificação de 18 andares, durante a reunião da equipe no canteiro é chamada a pauta para divisão da referida obra em 5 fases: Mobilização do canteiro, fundação, estrutura, acabamento e desmobilização do canteiro. A fase de mobilização do canteiro terá uma duração de 35 dias e utilizará 20 colaboradores. A fase de fundação terá uma duração de 4 meses e utilizará 50 colaboradores. A fase de estrutura terá uma duração de 10 meses e utilizará 110 colaboradores. A fase de acabamento terá uma duração de 8 meses e utilizará 290 colaboradores. A fase de desmobilização do canteiro terá uma duração de 1 mês e utilizara 25 colaboradores.
Tendo como dados complementares que a força de trabalho é proporcional entre homens e mulheres (logo 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino) e que as fases não se misturam, logo uma dará início ao termino da anterior. 
Dentre as dúvidas levantadas durante a reunião para o Setor de Segurança a qual deverá ser formulada de forma técnica e repassada ao email do Setor de engenharia é:
- O técnico de edificações sinalizou que na fase de desmobilização não haverá necessidade de PCMAT implantado na obra devido ao baixo numero de colaboradores utilizados na operação e ser final de obra e o risco ser reduzido no canteiro;
- Que analisando as informações da projeção da obra percebe-se o maior vulto de colaboradores no canteiro será na fase de acabamento, que o engenheiro devido o dimensionamento do canteiro já acha por bem deixar desenhado o espaço destinado a área de vivência e gostaria que o Setor de Segurança repasse a quantidade mínima de chuveiros a ser adquirido para tal caso, a ser cotado pelo setor de compras, repassado ao almoxarifado e instalação por supervisão do mestre de obras.
- E solicita ao Setor de Segurança a definição do quadro de pessoal, se necessitará ter um SESMT implantado em todas as fases da obra e se será necessário ter a presença de um engenheiro de segurança do trabalho no local.
Desta forma redija um texto no qual irá responder as dúvidas do engenheiro da obra, com base nas informações fornecidas, utilizando embasamento técnico (Consultando fontes da atividade como Norma Regulamentadora, Código de obras, ABNT quando necessário etc.). 
Quanto mais bem elaborado for o relatório (rico em detalhes) maior a possibilidade de obter nota melhor.
- As questões ortográficas serão analisadas e serão levadas em conta na correção da atividade.
- O arquivo deverá ser enviado no Formato PDF. e posteriormente anexado com nome: “TRABALHO DE PESQUISA III – NOME DO ALUNO”.
LEMBRE – SE DE PREEENCHER O CABEÇALHO DESSA FOLHA E ELA SER A PRIMERA PÁGINA DE SEU TRABALHO
BOA SORTE !
Com base nas informações e duvidas do engenheiro, pode ser feito essa analise com o auxilo das Nr-s que traz fatores para implementação de medidas de segurança e bem estar do trabalhador, sem assim formulo esse relatório.
Necessidade de PCMAT na fase de desmobilização:
· O técnico de edificações mencionou que não seria necessário implantar o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) durante a fase de desmobilização, devido ao baixo número de colaboradores e ao risco reduzido no canteiro.Embasamento técnico: 
· O PCMAT é obrigatório para obras com 20 ou mais trabalhadores, mas a NR-18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, não especifica a obrigatoriedade durante a desmobilização. No entanto, é importante considerar que mesmo nessa fase, medidas de segurança devem ser adotadas para proteger os trabalhadores.
Quantidade mínima de chuveiros na área de vivência durante a fase de acabamento:
· O engenheiro deseja saber a quantidade mínima de chuveiros a ser adquirida para a área de vivência durante a fase de acabamento.
· Embasamento técnico: A NR-24 estabelece que a área de vivência deve ter um chuveiro para cada grupo de 10 trabalhadores ou fração. Considerando 290 colaboradores na fase de acabamento, serão necessários pelo menos 29 chuveiros.
Quadro de pessoal e presença de SESMT e engenheiro de segurança:
· O Setor de Segurança deve definir o quadro de pessoal e a necessidade de implantar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) em todas as fases da obra. Além disso, o engenheiro quer saber se é necessário ter um engenheiro de segurança do trabalho no local.
· Embasamento técnico:
· O SESMT é obrigatório em empresas com grau de risco 3 ou 4, e a construção civil geralmente se enquadra nesses graus. Portanto, é recomendável implantar o SESMT em todas as fases da obra.
· Quanto ao engenheiro de segurança do trabalho, a NR-4 estabelece que empresas com mais de 20 trabalhadores devem tê-lo. Dado o porte da obra, é aconselhável contar com a presença desse profissional.
NR 18 - CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO 
18.2 Campo de aplicação 18.2.1 Esta norma se aplica às atividades da indústria da construção constantes da seção “F” do Código Nacional de Atividades Econômicas - CNAE e às atividades e serviços de demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edifícios em geral e de manutenção de obras de urbanização.
18.3.1 A organização da obra deve: a) vedar o ingresso ou a permanência de trabalhadores no canteiro de obras sem que estejam resguardados pelas medidas previstas nesta NR; b) fazer a Comunicação Prévia de Obras em sistema informatizado da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho - SIT, antes do início das atividades, de acordo com a legislação vigente.
18.4.6.1 As tarefas a serem executadas mediante a adoção de soluções alternativas devem estar expressamente previstas em procedimentos de segurança do trabalho, nos quais devem constar: a) os riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores estarão expostos; b) a descrição dos equipamentos e das medidas de proteção coletiva a serem implementadas; c) a identificação e a indicação dos EPI a serem utilizados; d) a descrição de uso e a indicação de procedimentos quanto aos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e EPI, conforme as etapas das tarefas a serem realizadas; e) a descrição das medidas de prevenção a serem observadas durante a execução dos serviços, dentre outras medidas a serem previstas e prescritas por profissional legalmente habilitado em segurança do trabalho. 18.4.6.2 As tarefas envolvendo soluções alternativas somente devem ser iniciadas com autorização especial, precedida de análise de risco e permissão de trabalho, que contemple os treinamentos, os procedimentos operacionais, os materiais, as ferramentas e outros dispositivos necessários à execução segura da tarefa. 18.5.1 As áreas de vivência devem ser projetadas de forma a oferecer, aos trabalhadores, condições mínimas de segurança, de conforto e de privacidade e devem ser mantidas em perfeito estado de conservação, higiene e limpeza, contemplando as seguintes instalações: a) instalação sanitária; b) vestiário; c) local para refeição; d) alojamento, quando houver trabalhador alojado. 18.5.2 As instalações da área de vivência devem atender, no que for cabível, ao disposto na NR-24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho). 18.5.3 A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, bacia sanitária sifonada, dotada de assento com tampo, e mictório, na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração. 18.5.4 É obrigatória, quando o caso exigir, a instalaçãode alojamento, no canteiro de obras ou fora dele, contemplando as seguintes instalações: a) cozinha, quando houver preparo de refeições; b) local para refeição; c) instalação sanitária; d) lavanderia, dotada de meios adequados para higienização e passagem das roupas; e) área de lazer, para recreação dos trabalhadores alojados, podendo ser utilizado o local de refeição para este fim.
NR 24 - CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO 
24.1 Objetivo e campo de aplicação 24.1.1 Esta norma estabelece as condições mínimas de higiene e de conforto a serem observadas pelas organizações, devendo o dimensionamento de todas as instalações regulamentadas por esta NR ter como base o número de trabalhadores usuários do turno com maior contingente. 24.1.1.1 Para efeitos desta NR, trabalhadores usuários, doravante denominados trabalhador, é o conjunto de todos os trabalhadores no estabelecimento que efetivamente utilizem de forma habitual as instalações regulamentadas nesta NR. 24.2 Instalações sanitárias 24.2.1 Todo estabelecimento deve ser dotado de instalação sanitária constituída por bacia sanitária sifonada, dotada de assento com tampo, e por lavatório. 24.2.1.1 As instalações sanitárias masculinas devem ser dotadas de mictório, exceto quando essencialmente de uso individual, observando-se que 
os estabelecimentos construídos até 23/09/2019 devem possuir mictórios dimensionados de acordo com o previsto na NR-24, com redação dada pela Portaria MTb nº 3.214/1978. b) os estabelecimentos construídos a partir de 24/09/2019 devem possuir mictórios na proporção de uma unidade para cada 20 (vinte) trabalhadores ou fração, até 100 (cem) trabalhadores, e de uma unidade para cada 50 (cinquenta) trabalhadores ou fração, no que exceder. 
Chuveiros 24.3.5 Será exigido, para cada grupo de trabalhadores ou fração, 1 (um) chuveiro para cada: a) 10 (dez) trabalhadores, nas atividades laborais em que haja exposição e manuseio de material infectante, substâncias tóxicas, irritantes ou aerodispersóides, que impregnem a pele e roupas do trabalhador; b) 20 (vinte) trabalhadores, nas atividades laborais em que haja contato com substâncias que provoquem deposição de poeiras que impregnem a pele e as roupas do trabalhador, ou que exijam esforço físico ou submetidas a condições ambientais de calor intenso. 24.3.5.1 Nas atividades em que há exigência de chuveiros, estes devem fazer parte ou estar anexos aos vestiários. 24.3.6 Os compartimentos destinados aos chuveiros devem: a) ser individuais e mantidos em condição de conservação, limpeza e higiene.
NR 04 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO 
4.1 Objetivo 4.1.1 Esta Norma estabelece os parâmetros e os requisitos para constituição e manutenção dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador. 4.2 Campo de aplicação 4.2.1 As organizações e os órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como os órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, que possuam empregados,regidos pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 - Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, devem constituir e manter os SESMT, no local de trabalho, nos termos definidos nesta NR. 4.3 Competência, composição e funcionamento 4.3.1 Compete aos SESMT: a) elaborar ou participar da elaboração do inventário de riscos; b) acompanhar a implementação do plano de ação do Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR; c) implementar medidas de prevenção de acordo com a classificação de risco do PGR e na ordem de prioridade estabelecida na Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01) - Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais; 
4.3.2 O SESMT deve ser composto por médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnico de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e auxiliar/técnico em enfermagem do trabalho, obedecido o Anexo II. 
4.4.3 A organização deve constituir SESMT regionalizado quando possuir estabelecimento que se enquadre no Anexo II e outro(s) estabelecimento(s) que não se enquadre(m), devendo o primeiro estender a assistência em segurança e saúde aos demais e considerar o somatório.
4.6.1 A organização deve registrar os SESMT de que trata esta NR por meio de sistema eletrônico disponível no portal gov.br. 4.6.1.1 A organização deve informar e manter atualizados os seguintes dados: a) número de Cadastro de Pessoa Física - CPF dos profissionais integrantes do SESMT; b) qualificação e número de registro dos profissionais; c) grau de risco estabelecido, conforme item 4.5.1 e seus subitens e o número de trabalhadores atendidos, por estabelecimento; e d) horário de trabalho dos profissionais do SESMT.
Com esses fundamentos sabemos o que devemos fazer para implantar as medidas de segurança e bem estar dos colaboradores da empresa.
A empresa coanorte, localizada em sinop mt , na rua colonizadora enio pepino próximo ao cidade alta ,
autorizou a visita em sua obra sede, colaborando com o desenvolvimento do relatório, com sua equipe de segurança, naõ foi autorizada fotos da obra e da equipe.
4

Mais conteúdos dessa disciplina