Logo Passei Direto
Buscar

5 - Indique quais são as medidas necessária para a manutenção e recuperação.

User badge image
Eliany Silva

em

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar esse MAPA? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
MAPA – MANUTENÇÃO E PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES - 53_2024
MAPA - MANUTENÇÃO E PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES
Olá, estudante! Seja bem-vindo à nossa atividade MAPA da disciplina Manutenção e Patologia das Edificações. A atividade tem como tema “Inspeção, avaliação e diagnóstico das patologias das edificações”, e está dividida em três etapas, com abordagem dos conteúdos que serão estudados ao longo de toda a disciplina de Manutenção e Patologia das Edificações. Para as três fases, serão necessárias o estudo e conhecimento das causas, formas de manutenção e produtos para correção de cada patologia apresentada no presente estudo de caso. Para tal, será essencial a elaboração do laudo com objetivo de identificar, diagnosticar e avaliar diversas patologias, vícios e falhas construtivas em edificações, indicando aos clientes as devidas medidas corretivas a serem adotadas em conformidade com as normas técnicas reguladoras da NBR/ABNT.
Todas as edificações devem ser inspecionadas para que continuem desempenhando as funções a que foram projetadas, fazendo com que os problemas patológicos sejam detectados e tomadas todas providencias cabíveis para estancar eventual processo de ruptura ou colapso estrutural.
A avaliação da condição do sistema estrutural se faz necessária principalmente quando esta vir a sofrer uma reforma, mudança de uso ou apresentar sintomas, os quais indiquem processo patológico de danos construtivos e estruturais, com danos parciais ou irreversíveis na edificação.
Bom trabalho!
Professora Amanda Soares.
INSTRUÇÕES DE ENTREGA
Este é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA disponibilizado. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
Não serão aceitas respostas que constam apenas o resultado, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta.
Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão.
Após inteiramente respondido, o Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDF, e apenas estes formatos serão aceitos.
O Modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura.
O Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "MAPA" desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!
Problemas frequentes a evitar:
Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.
Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?
Como enviar o arquivo:
Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão MAPA. No final da página, há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade.
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
Sobre plágio e outras regras:
Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor
A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
VOCÊ ESTÁ PREPARADO?
Nas próximas páginas, você será DESAFIADO! Como futuro engenheiro, queremos que você desenvolva habilidades essenciais para a sua jornada, como: analisar, sistematizar, refletir e tomar decisão.
Inspecionar, avaliar e diagnosticar as manifestações patológicas da construção são tarefas que devem ser realizadas sistematicamente e periodicamente, de modo a que os resultados e as ações de manutenções devem cumprir efetivamente a reabilitação da construção, sempre que for necessária.
Todos os Engenheiros e profissionais relacionados com a construção civil devem ter um conhecimento mínimo dos processos mais importantes de degradação, assim como dos elementos causadores. Visando à obtenção da durabilidade da edificação, sendo necessário à tomada de decisões corretas e no momento adequado.
Nossa atividade está dividida em três etapas. Você será desafiado(a) a avaliar, diagnosticar as manifestações patológicas e propor as medidas necessárias para manutenção e os produtos essenciais para a correção de cada situação apresentada neste trabalho. Dessa forma, seus conhecimentos serão colocados à prova! Você está preparado? Vamos lá!
INTRODUÇÃO
Toda edificação possui um ciclo de vida útil que varia de acordo com a durabilidade dos materiais empregados na construção, condições de uso e exposição e a realização ou não de manutenção periódica.
A manutenção é a combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um sistema em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida. Englobando o conjunto de ações que visam recuperar e conservar a capacidade funcional, de segurança e a habitabilidade dos sistemas e elementos construtivos. A falta de manutenção faz com que pequenas manifestações patológicas, que a princípio poderiam ter baixo custo de recuperação, evoluam e passem a ter alto custo de recuperação.
Portanto, a manutenção deve ser vista como investimento e não como custo, uma vez que agrega valor à edificação. Pode ser dividida em: preventiva, corretiva, preditiva, de melhoria e produtiva total, como descrito a seguir:
Manutenção preventiva: estratégia que previne a ocorrência da falha, atuando antes que a edificação e seus componentes atinjam níveis de qualidade insuficientes.
Manutenção corretiva: realizada após a ocorrência da patologia.
Manutenção preditiva: consiste em executar as atividades de manutenção preventiva, baseadas em um planejamento de inspeções, e que envolvem os diversos elementos ou sistemas da edificação.
Manutenção de melhoria: consiste na excelência nos trabalhos de manutenção, atuando com ações preventivas e corretivas, visando aumentar o desempenho da edificação, de forma que este se torne superior ao projetado.
Manutenção produtiva total: atua na correção de falhas, procurando as causas, buscando eliminar situações permanentes de mau desempenho, interferindo na aquisição de materiais e equipamentos, proporcionando feedback aos projetos originais, aprimorando procedimentos e visualizando a manutenção da edificação.
ESTUDO DE CASO
Você, engenheiro, é parte da equipe técnica da A.L.S. Engenharia Diagnóstica e ficou responsável pela identificação da manifestação patológica (ETAPA 1), descrever a manifestação patológica (ETAPA 2) e correção (ETAPA 3). Dessa forma, preencha as lacunas com a identificação da manifestação patológica do tópico objeto de estudo e faça as demais etapas. Para esta etapa, inicialmente você deverá elencar as possíveis causas das manifestações patológicas descritas no escopo deste trabalho. Descreva o mais detalhado possível e sempre referenciando ao longo do texto.
1) Manifestação observada na armadura: __________________
Fonte: https://www.asope.com.br/single-post/2018/04/24/Fissuras-por-ataque-de-cloretos. Acesso em: 5 jul. 2024
2) Manifestação observada no revestimento: ________________
Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Figura-5-pode-se-ver-claramente-o-desplacamento-do-revestimento-ceramico-ocasionando-um_fig3_284030267.Acesso em: 5 jul. 2024.
3) Manifestação observada no revestimento: ___________________
Fonte: https://www.solerpalau.com/es-es/blog/eflorescencias/. Acesso em: 5 jul. 2024.
A partir dessas imagens, você, responsável técnico, conseguirá realizar o diagnóstico e as tomadas de decisões para as demais etapas
Ao desenvolver o laudo técnico, você pode abordar
1 - Descrição dos danos e localização na estrutura (referenciando a Figura).
2 - Extensão e gravidade dos danos
3 - Técnicas e regiões de ensaio, medições e análises. Se houver necessidade de realização de ensaios técnicos, se sim, quais são esses ensaios e quais regiões devem ser delimitados.
4 - Estabelecer os graus de deterioração da estrutura ou seus elementos.
5 - Indique quais são as medidas necessária para a manutenção e recuperação.
6 - Materiais e equipamentos que devem ser utilizados para recuperação
ETAPA 1
Para essa primeira etapa, inicialmente, você, engenheiro, deverá realizar o diagnóstico das manifestações patológicas descrito no escopo deste trabalho, indicando o nome de cada patologia.
1)
2)
3)
ETAPA 2
Na segunda etapa, você, engenheiro, deverá descrever as manifestações patológicas descritas no escopo deste trabalho. Descreva o mais detalhado possível e sempre referenciando as imagens ao longo do texto.
1)
2)
3)
ETAPA 3
Por último, você, engenheiro, deverá descrever as medidas necessárias para recuperação (corretivas) das manifestações patológicas descritos no escopo deste trabalho. Descreva o mais detalhado possível e sempre referenciando as imagens ao longo do texto.
1)
2)
3)
image4.png
image5.jpeg
image1.png
image2.jpeg
image3.png
image6.png

Mais conteúdos dessa disciplina