Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

membro inferior
Artéria ilíaca comum que se divide em externa e interna. (saber apenas qual é qual, não precisa detalhar os ramos de cada uma)
Coxa: identificar artéria femoral, veia femoral e a veia safena magna que desemboca na veia femoral no triângulo femoral. 
Joelho: Art poplítea 
Perna: arte tibial anterior, posterior e fibular (lembrando que a continuação direta da art poplítea é a tibial posterior) 
Região Abdominal 
Aorta abdominal: 
- Tronco celíaco 
- ⁠mesenterica superior e inferior 
- ⁠art renal esquerda e direita 
- ⁠art gonal direita e esquerda (e aqui cuidado!! As artérias gonadais dir e esq são ramos diretos da aorta abdominal, mas no caso da veia gonadal o negócio muda, a veia gonadal direita desemboca na veia cava inf diretamente, mas a gonadal esquerda desemboca na veia renal esquerda.)
Sobre as veias da região abdominal e membro inferior:
Veia cava inferior 
Veia renal esq e direita 
Veias gonadais 
Veia ilíaca comum 
Veia ilíaca externa e interna 
Veia femoral 
Veia safena magna
Lembrando:
As veias fazem o caminho inverso das artérias, geralmente recebem o mesmo nome da artéria que acompanham. As artérias se ramificam e as veias se confluem ( se juntam, desembocam umas nas outras )
Membro Superior 
Artéria Subclávia 
Artéria Axilar 
Art braquial (continuação da art axilar quando ela passa a nível do borde inferior do musculo redondo maior ou peitoral menor (vai depender do autor)) 
Art braquial profunda 
Art radial 
Art ulnar 
Art interóssea anterior e posterior 
Arco palmar superficial e profundo 
Rede venosa dorsal da mão (dela irá partir a basílica e a cefálica, irão ter um trajeto póstero medial e lateral respectivamente.) 
Veia cefálica (nasce da cara lateral da rede venosa dorsal, ascende pelo antebraço em sentido posterolateral, inclina-se para a face anterior do antebraço e ascende superficialmente pelo borde lateral do Ms Biceps braquial, pecorre pelo sulco deltopeitoral e perfura a fáscia clavipeitoral e drena na primeira parte da veia axiliar) 
Veia basílica (nasce da cara medial da rede venosa dorsal, ascende pelo antebraço em sentido posteromedial, inclina-se para a face anterior no cotovelo. No braço, perfura a fáscia do braço e no terço médio recebe a veia braquial para formar a veia axilar) 
Veia Intermédia do antebraço (aqui pode variar segundo o autor) 
Veia Intermédia cefálica e basílica 
Veias perfurantes 
Obs: as veias cefálicas e basílica, assim como as intermédias fazem parte do que chamamos de veias superficiais, elas se comunicam com as veias profundas através das veias perfurantes.

Mais conteúdos dessa disciplina