Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
Curso de Licenciatura em Geografia
Disciplina de Antropologia, Ética e Cultura.
O ciclo 2 tratou de como foi a organização da vida do ser humano em sua relação consigo mesmo e com os outros ao longo da história ocidental, dando ênfase para o mundo atual. Destacou também a importância de reconhecer os desafios humanos no sentido de estabelecer caminhos de superação. Posto isso, redija um texto acadêmico, de 1 a 3 laudas, discorrendo a respeito das seguintes questões:
• Como têm sido as relações entre economia, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano nos períodos da Idade Moderna e da Idade Contemporânea?
• O que é considerado mais importante e quais são as dificuldades predominantes nas relações humanas nesses períodos?
 • Como a questão da verdade tem sido tratada recentemente, considerando o fenômeno da pós-verdade?
 • O que é pós-modernidade, ou modernidade líquida, e quais são as suas consequências para o ser humano.
 
Discente: Edgar Bruno Franke Serratto e Everton Luís Sanches.
Docente: Fernando Andrade de Morais - 8094789.
CLARETIANO – TAGUATINGA
2022
O ditado de que o conhecimento é o caminho para a descoberta nos guia ao longo dos anos e nos ajuda a resolver os problemas que enfrentamos, por outro lado, porém, o conhecimento também é responsável pelo caminho que os humanos decidem seguir em algum momento. A verdade é que o conhecimento sempre foi a chave para servir aos interesses humanos, independentemente da intenção. O desenvolvimento da sociedade passou por etapas e mudanças desde o início, retratando a complexidade da análise do comportamento humano, intimamente ligada ao desenvolvimento da tecnologia. Ao longo dos anos, a tecnologia às vezes foi uma causa porque influenciou o comportamento humano, e às vezes como resultado, o homem influenciou essa evolução, interferindo no progresso tecnológico.
Ao longo da história, as sociedades e suas instituições têm lutado para se adaptar às novas e inevitáveis reconfigurações sociais e culturais que foram surgindo ao longo do tempo, mantendo a cada momento sua própria especificidade e os “problemas” geram respostas únicas. A era atual é caracterizada pelo surgimento de uma sociedade pós-industrial, uma sociedade que valoriza tanto a informação e a tecnologia quanto o desejo de consumo. A obsolescência também rapidamente empurrou as engrenagens sociais, levando a grandes mudanças na sociedade. A importância do desenvolvimento tecnológico para o desenvolvimento humano é observada desde a antiguidade. As mudanças culturais, econômicas e sociais estão ocorrendo com a introdução de novas tecnologias, que fomentam práticas e hábitos diferentes. Nos tempos modernos, além do desenvolvimento de grandes navios e tecnologia náutica, também podemos observar o nascimento da impressão. As principais dificuldades nesse período estão relacionadas às doenças, pois a causa da maioria das doenças não é conhecida e o transporte é lento. Na contemporaneidade, temos à disposição uma gama de tecnologias inovadoras, como veículos, aviões, computadores e internet. Hoje, os desafios que enfrentamos estão principalmente relacionados à manutenção da paz global, superação da pobreza e combate a doenças que afetam a todos, como a corona vírus. Focar no que somos, nossos temas e origens, o quanto temos e para onde vamos é uma das marcas da ciência social em saúde. Esses antropólogos argumentam que a prática de saúde precisa ser compreendida por meio de conceitos de autonomia, coletividade, agência e prática, em oposição às visões biomédicas caracterizadas pelo universalismo, biólogos, individualismo e a-historicismo. Observou-se que, ao longo dos séculos, a tecnologia aumentou seu envolvimento como fator de progresso social e econômico mais recente, levando-nos a distorcer seu papel na avaliação do impacto ambiental do modo de produção capitalista.
Nesse ponto, é preciso examinar seu papel, partindo do pressuposto de que é a base de um modelo condenado por suas consequências desastrosas. Assim, no estágio da tecnologia sustentável, surge uma nova relação entre o progresso tecnológico e o progresso econômico, bem como entre estes e o meio ambiente e a sociedade, e a geração de novas tecnologias deve levar em conta o desenvolvimento sustentável em seu processo. Portanto, as etapas evolutivas da tecnologia estão intimamente relacionadas às diversas etapas da história humana – pré-história, antiga, medieval, moderna e contemporânea – que criam condições específicas para o progresso tecnológico em cada etapa.
Nos tempos modernos, além do desenvolvimento de grandes navios e tecnologia náutica, também podemos observar o nascimento da impressão. As principais dificuldades nesse período estão relacionadas às doenças, pois a causa da maioria das doenças não é conhecida e o transporte é lento. Na contemporaneidade, temos à disposição uma gama de tecnologias inovadoras, como veículos, aviões, computadores e internet. Hoje, os desafios que enfrentamos estão principalmente relacionados à manutenção da paz global, superação da pobreza e combate a doenças que afetam a todos.
A pós-verdade é vista como algo reflexivo, visto a presença do teor racional e reflexivo de cada um, de compreender a realidade. Todas as pessoas com base no seu discernimento e conhecimento social tendem a construía a sua própria verdade. É um fato de a sociedade não converge na busca de uma verdade universal, de forma a cada criar seu próprio conceito de verdade por meio de experiências e vivências.
Referências 
DANIEL, EUGENIO, Antropologia, Ética e cultura / EUGENIO DANIEL, EVERTON LUIS SANCHES, SAVIO CARLOS DESAN SCOPINHO – Batatais, SP: Claretiano, 2021.
ANGOTTI, J. A. P.; AUTH, M. A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, v.7, n.1, 2001. p.15-27, 2001.

Mais conteúdos dessa disciplina