Buscar

rewspiraç..

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
URI – Universidade regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Departamento da Saúde – Curso de Ed. Física (Lic. – Bacharelado)
Sistema Respiratório
Anatomia Humana – Profª Núbia Freitas
*
O sistema respiratório está formado por: Vias respiratórias: cavidades nasais, nasofaringe, traquéia, árvore bronquial; que conduzem, aquecem, umedecem e filtram o ar inalado de partículas de pó e gases irritantes, antes de sua chegada à parte pulmonar. Parte respiratória dos pulmões, formada pelos pulmões com os bronquíolos respiratórios, os alvéolos pulmonares e o tecido elástico. Todas as vias respiratórias, das narinas até os bronquíolos terminais, se mantêm úmidas pela presença de uma capa de células (epitélio) que produz uma substância chamada muco. O muco umedece o ar e impede que as delicadas paredes alveolares se sequem, ao mesmo tempo que apanha as partículas de pó e substâncias estranhas. Também há células ciliadas. Os cílios são espécies de pelos na superfície da célula que têm um movimento ondulatório. Esses movimentos fazem com que o muco flua lentamente até a laringe. Depois o muco e as partículas que leva presas são deglutidas ou expelidas pela tosse. 
Sistema respiratório
A função básica do sistema respiratório é suprir o organismo com oxigênio e dele remover o produto gasoso do metabolismo celular, o gás carbônico. 
Duas Caras 
*
Respiração Intracelular
Uma vez dentro da célula, o oxigênio vai reagir com a glicose (dentro de uma organela chamada mitocôndria) e vai surgir a energia e o gás carbônico. A energia é aproveitada e o CO2 sai da célula, vai pro sangue, pro pulmão e por fim para o ambiente.
Equação da respiração:
O2 + C6H12O6 (glicose) -> CO2 + H2O + ENERGIA (em forma de ATP)
*
As partes dos sistema respiratório
Acho que a parte mais conhecida é o pulmão, mas existem também outras partes: as narinas, a cavidade nasal, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos, os alvéolos e por último, mas não menos importante, o pulmão. Na verdade, o pulmão é composto por vasos sanguíneos, bronquíolos e alvéolos...
Narinas: São os dois buracos no nariz, é por lá que o ar entra. Aqueles pelinhos no nariz são o primeiro filtro. Eles vão reter (segurar) as sujeiras maiores como outros pelos, flocos de poeira, etc. Por isso, lembre-se, ao "podar" os pelinhos, não corte tudo, esses pelos são um importante filtro!
Cavidade nasal: A cavidade nasal fica logo depois das narinas. Lá está o segundo filtro: um muco que vai reter as sujeiras que passaram no primeiro filtro. Também ocorrem na cavidade nasal, outros dois processos: o umidecimento e o aquecimento do ar que entra. Pra quê isso? Bem, um ar frio e seco dificulta a troca gasosa (passagem de oxigênio e gás carbônico pelos alvéolos e capilares).Os dois processos (umidecimento e aquecimento) são facilitados pela quantidade de vasos sanguíneos presentes nas cavidades nasais. Esses vasos trazem umidade e calor do corpo.
Faringe: A faringe é um local comum para o sistema digestório e respiratório, ou seja, é um local por onde passa o ar e o alimento.
Laringe: Como então o alimento não entra no pulmão? Isso é por conta da laringe e de sua "tampa" chamada epiglote. Apesar de seu nome esquisito, essa tampa é muito importante, é ela que não deixa o alimento entrar na própria laringe e na traquéia.
*
Traquéia: A traquéia é basicamente um tubo que liga a laringe aos brônquios. A traquéia não se fecha graças à anéis de cartilagem em forma de C. Estes anéis estão presentes na traquéia, nos brônquios e nos bronquíolos. Também estão presentes na traquéia os cílios e um muco. Possíveis sujeiras grudam nesse muco e são levadas pelos cílios para a laringe onde são engolidos (passam para o esôfago).
Brônquios: Já bem perto do pulmão, a traquéia se divide e se transforma em brônquios. Os brônquios tem a mesma função da traquéia: cílios, muco, anéis... Eles dividem o ar entre os dois pulmões.
Bronquíolos: Como o nome diz, são pequenos brônquios, eles também possuem cílios, muco e anéis. Sua função é levar o ar até os alvéolos.
*
Alvéolos: Finalmente chegamos no local onde ocorre a HEMATOSE. A hematose é a troca de gases entre os alvéolos e o sangue. Assim, o oxigênio sai dos alvéolos e entra no sangue e o gás carbônico sai do sangue e entra nos alvéolos. 
O alvéolo é mais ou menos como uma bola circulada de vasos sanguíneos bem pequenos: os capilares. 
Dentro do alvéolo existe o terceiro filtro: macro células chamadas macrófagos. Esses macrófagos ficam rondando os alvéolos e "capturando" sujeiras que conseguiram passar pelo primeiro e segundo filtro. Essa captura ocorre por fagocitose
*
Laringe vista de frente e de perfil 
*
Imagens laringoscópicas da laringe. A)-Glote na posição de repouso; B) Glote durante a atividade. 1)-Glote; 2)-Cordas vocais; 3)-Epiglote; 4)-Comissura anterior; 5)-Cartilagens aritenóides; 6)-Comissura posterior 
*
É uma estrutura alongada de forma irregular que conecta a faringe com a traquéia. Tem um esqueleto formado por diversas peças cartilaginosas e elásticas, unidas por tecido conjuntivo fibroelástico. Seu contorno se percebe desde fora pelo que se chama a "noz" ou "pomo-de-adão"; contém as cordas vocais, pregas de epitélio que vibram ao passar o ar entre elas, produzindo o som.
*
A laringe é continuada pela traquéia, que é conduto músculo-membranoso, longo de 22 centímetros no homem e de 18 centímetros na mulher. Da traquéia distingue-se uma parte que faz continuação direta à laringe e que está situada ainda no pescoço ( porção cervical ) e uma parte que está situada no tórax ( porção torácica ). A traquéia tem a forma de um cilindro e apresenta uma seqiiência de relevos e de depressões devidas à presença dos anéis cartilaginososJ em número variável de 12 a 16, unidos entre si por tecido fibroso. A traquéia está destinada unicamente à passagem do ar. A sua porção cervical pode ser sede de uma conhecida intervenção cirúrgica chamada traqueotomia. Esta operação tem a finalidade de restabelecer a passagem do ar quando as vias respiratórias estão obstruídas ao nível da laringe. A traquéia está revestida, também ela, no seu interior, por uma mucosa, cujas células têm a característica de serem ciliadas: graças a esses cílios, finíssimos, ela se opõe à entrada de eventuais partículas estranhas. Estas são expulsas das vias respiratórias pela tosse. 
Vias de acesso do ar nos pulmões 1)Laringe; 2)Traquéia; 3)Brônquio esquerdo; 4)Brônquio direito 
*
Árvore brônquica
*
*
*
O sistema respiratório e a sua posição na caixa torócica: A-Pulmões vistos por fora; B-Pulmões em secção. 
*
Relações da pleura e do pericárdio com os órgãos torácicos. 1-Coração; 2-Pulmão direito; 3-Pulmão esquerdo; 4-Traquéia; 5-Parede torácica; 6-Costela; 7-Pleura; 8-Pericárdio; 9-Diafragma 
*
Alvéolos pulmonares
*
Hematose- difusão
*
*
Atividade dos músculos respiratórios
 
Os músculos respiratórios: -diafragma
 -intercostais
Centro respiratório- Bulbo
Córtex cerebral
Intercostais EXTERNOS: aumentam o volume da caixa torácica o que
torna a pressão no interior MENOR que o ar atmosférico.
Intercostais INTERNOS: a pressão interna aumenta e o ar é expirado.
*
Pendúnculo pulmonar : 1-Aorta; 2-Artéria pulmonar; 3-Veias pulmonares; 4-Pulmões; 5-Coração 
*
Movimentos da caixa torácica Vista de frente (à esquerda) e de perfil (à direita) A-Inspiração; B-Expiração 
*
Lobo pulmonar e alvéolos. Estrutura e vascularização. 1-Artéria pulmonar; 2-Veia pulmonar; 3-Ramificação brônquica; 4-Lóbulo pulmonar 
*
*
Trocas gasosas no organismo: 1-Pulmões; 2-Hematose Hb + 402 = HbOg; 3-Veia pulmonar; 4-Aorta; 5-O2 dissolvido -HbOg; 6-Células e tecidos; 7-Respiração dos tecidos HbOgs = Hb + 402; 8-Eliminação do anidrido carbônico Hb + C02 = HmC02; 9-Anidrido carbônico dissolvido, bicarbonatos, HbC02; 10-Veia cava; 11-Artéria pulmonar . 
*
Integração Pequena Circulação e Respiração
*
*
Carboemoglobina
hemácia
Hb+CO2
Hb+O2
oxiemoglobina
Hb
*
Hematose
*
O transporte de gases respiratórios
O transporte de gás oxigênio é processado através de 4 etapas:
-inspiração;
-hematose;
-formação de oxiemoglobina;
-transporte e difusão desse gás para os tecidos.
*
Transporte de gases
Sangue: Plasma (parte líquida do sg)
 Hemácias (glóbulos vermelhos)
Hemácias—hemoglobina(Hb)—afinidade com o O2—cada molécula de Hb pode combinar com 4 de O2—OXIEMOGLOBINA—liberado nos tecidos---Energia—CO2---onde de 15 a 23% se ligam a hemoglobina—CARBOEMOGLOBINA---7% são transportados dissolvidos no plasma e 70% são transportados na forma de íon bicarbonato, dissolvidos no plasma.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando