Buscar

Elementos da Paisagem da Barra

Prévia do material em texto

Neste trabalho, iremos fazer uma análise visual e cartográfica da paisagem urbana do bairro da Barra localizado na cidade de Salvador na Bahia, com base nos conceitos abordados por Gordon Cullen e Kevin Lynch. Gordon Cullen tem a preocupação de analisar as questões relativas à estética da paisagem urbana, expondo e sistematizando os elementos que a compõe. A cartografia em si é um instrumento de análise insuficiente quando se trata da cidade e todos os seus aspectos. A análise do espaço urbano por um ponto de vista panorâmico pode ser totalmente diferente do que do ponto de vista real da experimentação e das perspectivas. A contribuição que Cullen e Lynch vêm trazer a arquitetura e urbanismo é a possibilidade sistematizar algo mais abstrato e até então não explorado tão objetivamente. Decompor a paisagem e o modo de percepção do ambiente em fenômenos e elementos verificáveis.
Justificativa
- Apreensão dos conceitos abordados nas obras A Imagem da Cidade (Kevin Lynch) e Paisagem urbana (Gordon Cullen).
- Aplicação dos conhecimentos e técnicas de cartografia adquiridos durante o semestre e percepção desta para a importância da compreensão do espaço urbano.
- Compreender como as imagens auxiliam na leitura do espaço urbano e como percebemos e fazemos uso desses elementos inconscientemente.
- Ser capaz de identificar os elementos que compõem a paisagem e dominar os instrumentos de análise para futuras aplicações em projetos ou análises críticas e concientes do espaço urbano.
ANÁLISE VISUAL COM BASE NOS CONCEITOS DE KEVIN LYNCH
BAIRRO
VIAS
LIMITES
Ladeira da Barra
Muros separando os desnivelamentos da pista.
PONTOS NODAIS
Arredores do Shopping Barra
Áreas de apropriação urbana e intensa movimentação nos arredores dos pontos de ônibus em frente ao Shopping Barra.
ANÁLISE VISUAL COM BASE NOS CONCEITOS DE GORDON CULLEN
MARCOS VISUAIS
Farol da Barra
Cartão postal e principal ponto sociocultural da cidade de Salvador. Posição privilegiada de destaque na paisagem, e ambiente agradável. Apropriação do entorno pela população, servindo como ponto de encontro.
Forte de Santa Maria
Importante ponto de referência e marco histórico.
Edifício Oceania 
Primeiro “arranha-céu” residencial da Bahia, destaca-se pelo seu valor histórico e cultural, seu estilo e pela grande escala, desproporcional em relação a todos os outros edifícios do entorno. 
APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO
Praia do Farol da Barra
Praia apropriada principalmente devido a posição de ligação entre 2 fortíssimos marcos da cidade: O Morro do Cristo e o Farol da Barra.
Praia do Porto da Barra
Umas das praias mais famosas e apropriadas de Salvador. Podemos presencias movimentação em qualquer dia da semana, principalmente aos finais de semana.
Largo do Porto da Barra
Pessoas reúnem-se no largo para socializar, beber ou tomar um sorvete durante um dia na praia.
PONTOS FOCAIS
É o símbolo vertical de convergência associados com recintos (quebras de continuidade por edificações verticais ou por limitações geográficas que formam cantos, áreas livres de convergência de pedestres e carros). Marco visual ao redor do qual há uma apropriação do espaço pelos pedestres.
Cristo
Jovens se reúnem em torno do Cristo durante o pôr-do-sol.
LETTERING E PROPAGANDA
Monte Pascoal Praia Hotel
 
Letreiros
CONFINAMENTO
Rua Cézar Zama
Confinamento logo na entrada da rua, da orla em sentido à parte interna do bairro, provocada por 3 prédios altos e próximos um do outro.
CONTINUIDADE
Muro na Ladeira da Barra
Intervalo rítmico contínuo.
ELEMENTOS MARCANTES
Edifício Oceania 
Primeiro “arranha-céu” residencial da Bahia, destaca-se pelo seu valor histórico, seu estilo e pela grande escala, desproporcional em relação a todos os outros edifícios do entorno. 
 
Pousada Manga Rosa
A edificação funciona como um marco na esquina. Com cores vivas e estilo diferenciado, destaca-se de todas as edificações ao seu redor, de aspecto velho e cru e cinzento. Além disso a praça que se encontra em sua frente ajuda a dirercionarmos a atenção a esse elemento, deixando-o visível na perspectiva.
 
Edifício Contrastante pelas cores fortes em meio a paisagem sem vida
Subida da rua Carlos Chiacchio
A direção e o enquadramento induzem o olhar para o prédio, que contrasta do seu arredor pela centralização na perspectiva do passante e pela verticalidade.
Bifurcação
Bifurcação entre rua Maceió (esquerda) e rua Belo Horizonte (direita), que caracteriza-se por árvores frontosas como elemento marcante principal, facilitando a orientação e dando riqueza de variedade a paisagem.
TIPOLOGIA
Tipos de arquitetura que compõem a paisagem. Suas principais características que tornam o ambiente único e reconhecível. Importante elemento de formação da identidade do bairro e da cidade. Com base nas análises separamos o bairro da Barra em duas tipologias básicas. A primeira formada por prédios heterogênios, alternando-se entre históricos, velhos, novos, de diferentes estilos, de baixa ou média verticalidade. É formada por comércio e residência, mas predominantemente edificações comerciais. Fica realmente difícil de separalos em áreas, pois são bem distribuidos entre eles. A segunda tipologia característica é a de prédios com alta verticalidade. Predominantemente residenciais, ficam no miolo do bairro e formam um contorno bem definido, erguendo-se repentinamente e saltando ao olhar do observador atento.
Rua Afonso Celso
As ruas próximas a orla, apresentam uma tipologia relativamente heterogênea, alternando-se entre prédios antigos e novos, de baixa e alguns de média verticalidade (que não chegam a compor barreiras visuais).
Apelo Vertical
A área residencial no miolo do bairro, caracteriza-se por edificios de forte apelo vertical, contrastando com o padrão do resto do local. Apresentam uma fronteira nítida.
VISÃO SERIAL
Refere-se a uma sucessão de imagens e elementos que vão surgindo durante um percurso de forma espontânea e torna o passeio rico evitando a monotonia paisagística. A continuidade pode provocar uma sensação de expectativa que é saciada no momento de sua ruptura e surgimento de outro elemento escondido mais adiante no percurso. No bairro em estudo, temos uma visão serial interessante principalmente no percurso pela orla, em que o contorno singular permite que elementos importantíssimos como marcos da cidade vão surgindo subitamente em nosso campo de visão.
Descida da rua Carlos Chiacchio
Sucessão de elementos e paisagens distintas vão surgindo durante o percurso. Podemos notar a diferença no padrão de tipologias da imagem no começo e no final do trajeto, terminando em um importante e agradável marco visual que transmite conforto e segurança emocional pelo reconhecimento e capacidade de uma orientação conciente.
LINHA DE FORÇA
O bairro apresenta forte identidade morfológica. O litoral da Barra representa uma das mais fortes linhas de força da cidade de Salvador. Seu contorno singular e ambiente geográfico propício foi um dos pontos escolhidos para dar início à cidade, mais especificamente o Porto da Barra, que foi ponto estratégico de defesa das terras conquistadas pelos portugueses. Hoje, é um importante marco da paisagem urbana da cidade e suas praias apresentam grande apropriação pela população local e turistas.
Linha de Força litorânea da Barra
Caracterização morfológica do bairro.
CONFLITOS VISUAIS
Em alguns locais, elementos sobrepõem-se ou são poluídos visualmente por fiações de postes cruzados.
Rua Miguel Burnier
Poluição visual por fiações
Cruzamento no Jardim Brasil
BARREIRAS
Diferentemente do conceito de Lynch de limites, não podemos considerar as “barreiras” um conceito similar. Segundo Cullen, as barreiras são limitações morfológicas naturais ou artificiais que servem para impedir apenas o acesso físico da pessoa, mas liberando o acesso visual da paisagem.
Balaustrada
Permite o acesso visual, porém, barra o acesso físico.
BARREIRA VISUAL
Rua Professor Lemosde Brito
Limite com desnível formando uma barreira visual à área de propriedade da Marinha.

Continue navegando