Buscar

ATIVIDADE - formataçã

Prévia do material em texto

�Faculdade Adventista da Bahia – FADBA
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Br 101 - Km 197 - Caixa Postal 18 - Capoeiruçu - Cachoeira – Bahia CEP: 44.300-000
Tel.: (75) 3425-8018 - www.adventista.edu.br
	Disciplina: 
	Docente: Daniela Reis
	Período/Turma: 
	Data: 
	Estudantes: ________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE APLICAÇÃO 
 (Formatação, citações e referências)
1. Agora que já sabe formatar, vamos citar? A seguir estão algumas citações. Reformule-as inserindo autor, ano e página quando necessário. 
CITAÇÃO INDIRETA:
O desenvolvimento de qualquer ação geralmente é precedido por uma reflexão entre a subjetividade e a objetividade. Este é o momento em que todas as variáveis são consideradas para que os resultados sejam ótimos. Em se tratando da produção do conhecimento científico tudo começa com um planejamento.
Autor: Celso Vasconcelos.
Ano: 2003.
1ª forma:
CITAÇÃO INDIRETA:
O projeto de pesquisa é o primeiro ato de formalização de uma investigação científica, que por sua vez se manifesta por meio de um plano de ação sistemático que expõe os passos, recursos, bem como as etapas de um estudo a ser efetivado. É também considerado como um documento científico em que se encontram explicitadas as ações a serem desenvolvidas no decorrer da pesquisa.
Autor: Luiz Pereira Leite e Danilo Cerqueira.
Ano: 2008.
1ª forma:
CITAÇÃO DIRETA CURTA:
Deve-se procurar na justificativa responder a seguinte pergunta: por que esta pesquisa ou estudo está sendo desenvolvido e não outro qualquer? 
Autor: Anselmo Rodrigues.
Ano: 2010.
Página: 15.
1ª forma:
CITAÇÃO DIRETA CURTA:
A justificativa apresenta também algumas características: contextualização do tema (cultural, social, econômica, etc.), possíveis contribuições do estudo, a relevância geral e casos particulares do tema.
Autor: Cláudio Medeiros.
Ano: 2009.
Página: 207.
1ª forma:
CITAÇÃO DIRETA LONGA:
Além disso, alguns cuidados devem ser tomados na escolha do tema como escolha um tema que lhe agrade, identifique o significado e relevância do tema, pense no tempo disponível que você possui, faça uma estimativa de quanto precisa investir, verifique a disponibilidade de material teórico sobre o tema. Estes são aspectos essenciais a serem contemplados.
Autor: Alda Alves Mazzoti e Tarso Silva.
Ano: 2012.
Página: 102.
1ª forma:
CITAÇÃO DIRETA LONGA:
Nesta etapa do projeto, de forma sintética, devem ser apresentadas as principais ideias contidas em teses, dissertações, artigos, livros, dentre outras fontes concernentes aos aspectos constitutivos do tema. Quando o pesquisador inicia a seleção do material a ser investigado, e que se manifesta de forma impressa ou virtual, reconhece que sobre o tema que destrinchará, outros autores já construíram uma base, um referencial que viabiliza novas discussões, análises, apropriações e aplicações.
Autor: André Marconi.
Ano: 2006.
Página: 54.
1ª forma:
2. Use para a construção da referência, a ficha catalográfica expressa a seguir:
FICHA CATALOGRÁFICA:
Referência: 
Quais os elementos obrigatórios para a construção de uma referência de livro? Assinale a alternativa que expressa estes elementos na ordem correta:
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.
NOME COMPLETO, Título. Local e ano.
Título: subtítulo. Local: Editora, ano. SOBRENOME, Nome.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.
NOME COMPLETO. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.
A seguir estão 5 referências de capítulos de livro. Identifique e assinale a alternativa que apresenta o capítulo referenciado adequadamente: 
REIS, Daniela; MATOS, Sara. Uma abordagem metodológica. In. REIS, Daniela (Org.). Metodologia da Pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Artes Médicas, 2013.
BARRETO, Luanna. Métodos qualitativos. In. DANIELA REIS, Metodologia da Pesquisa. Salvador, 2012.
MATOS, Sara. Métodos quantitativos. In. REIS, Daniela. Metodologia da Pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Artes Médicas, 2013.
REIS, Daniela. Abordagens multimetodológicas em pesquisa. In. DANIELA REIS, Metodologia da Pesquisa. Salvador, 2012.
BARRETO, Luana; MATOS, Sara. Pesquisa em enfermagem. In. DANIELA REIS, Tipos de pesquisa. São Paulo: Artes Médicas, 2013.

Continue navegando