Logo Passei Direto
Buscar

PROVA - AVP2024_3-1

User badge image
Romulopassei

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Uma moeda, para desempenhar suas três funções, deve possuir algumas características físicas e econômicas essenciais. Quanto às características econômicas, a moeda deve possuir custo de estocagem e custo de transação aproximadamente nulo.
Ainda assim, analise as afirmativas abaixo quanto a este assunto: I. Uma questão relevante quanto à função reserva de valor é a sua vulnerabilidade quanto à inflação. II. A terceira e última função da moeda é a reserva de valor, que refere-se a trocas indiretas e, em última análise, ao permitir que vendas e compras sejam feitas em datas diferentes, a moeda exerce a função meio de pagamento. III. A segunda função da moeda é a unidade de conta. Esta função expressa a ideia de que a moeda é a expressão geral de valor, é uma referência para todas as demais mercadorias. IV. A moeda de conta, ou unidade de conta contratual, é a representação intangível da moeda. É verdadeiro o que se afirma em:
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

Referem-se às instituições financeiras públicas ou privadas que recebem recursos dos poupadores e disponibiliza, via crédito, para aqueles que precisam de recursos (BACEN, 2021).
Tal afirmação se refere ao:
a. Bancos de investimento
b. Bancos industriais
c. Bancos comerciais
d. Bancos exclusivos
e. Bancos múltiplos

Esse é um fenômeno bastante perverso, pois alia desemprego com inflação. A teoria clássica não conseguia responder às causas deste fenômeno ocorrido em vários países a partir da década de 1960. Isso ocorria porque, para esta escola de pensamento, uma retração do produto iria reduzir os preços via redução da demanda agregada.
Tal afirmação se refere ao termo:
a. Deflação
b. Hiperinflação
c. Inflação
d. Estagflação
e. Recessão

Outro modelo derivado de críticas à teoria da preferência pela liquidez é a abordagem de estoques de Baumol-Tobin quanto à demanda por moeda para transação. Diferentemente do proposto por Keynes, em que a demanda por moeda para transação é proporcional à renda do agente econômico, o modelo de Baumol-Tobin propõe que, além da renda, a demanda por moeda transacional depende também da taxa de juros. Logo, a demanda por moeda para transação, segundo a abordagem de estoques, pode ser expressa pela equação: ????????=????(????,????).
Assim, com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. O argumento de que a demanda por moeda transacional é influenciada também pela taxa de juros se justifica pelo fato de que o indivíduo racional se comporta de modo a manter retenções mínimas de estoque monetário, que possibilitam, ao mesmo tempo, o giro normal de suas transações, mas também aproveitar os ganhos resultantes da aplicação em títulos que rendem juros. PORTANTO, II. Os agentes buscarão minimizar os custos de oportunidade relacionados à manutenção de saldos monetários ociosos (CARVALHO et al., 2007). A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

A tese da independência do Banco Central refere-se ao grau de autonomia das autoridades monetárias e à independência para perseguir a estabilidade de preços, ainda que sacrifique objetivos diversos das autoridades políticas.
Dito isto, analise as afirmativas abaixo: I. A tese se sustenta na análise empírica de que quanto maior autonomia das autoridades monetárias menor a taxa de inflação. II. A fundamentação teórica da tese da independência do Banco Central está centrada na curva de Phillips de longo prazo vertical (política monetária não afeta as variáveis reais, exceto temporariamente devido a erros nas expectativas) e no trinômio credibilidade, reputação e delegação. III. O trinômio credibilidade, reputação e delegação é elemento chave para o desenvolvimento da tese de independência do Banco Central. IV. Por meio dos mecanismos propostos pela tese de independência do Banco Central, a política monetária deve ser delegada à autoridade monetária competente. Esta, por sua vez, deve manter sua reputação e credibilidade com as regras monetárias vigentes, visando assim manter estabilidade na inflação e menor variabilidade no produto. Assinale a opção correta:
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Apenas I, II e III estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

A moeda para os monetaristas ganha relevância, deixa de ser apenas uma figurante, submetida ao comportamento da política fiscal. Para os monetaristas a moeda importa e a política monetária, ainda que temporariamente, é capaz de afetar as variáveis reais, com implicações no volume de emprego.
Dentre os vários estudiosos que formam a escola monetarista, não há como deixar de mencionar seu principal expoente: Milton Friedman. Diante disso, analise as afirmativas abaixo: I. Ferrenho crítico às políticas keynesianas e ao intervencionismo estatal dominantes nas décadas de 1950 e 1960, Friedman ganhou notoriedade e se transformou num dos economistas mais influentes do pensamento econômico. II. Friedman utilizou o termo natural para distinguir o desemprego derivado das características estruturais e institucionais de uma economia, daquele derivado de ações intervencionistas-monetárias. III. O pensamento de Friedman e da escola monetarista, de forma geral, está fundamentado apenas na taxa natural de desemprego. IV. O pensamento de Friedman e da escola monetarista, de forma geral, está fundamentado apenas na curva de Phillips. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

É claro que o SFN não surgiu do dia para noite. Ele é fruto de um processo que evolui continuamente. Tanto é assim que até hoje temos vivenciado inúmeras inovações por ele promovidas.
Assim quanto ao SFN, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso: ( ) É o SFN que promove o afastamento e segregação financeira, isto é, a polaridade entre tomadores e credores de recursos. ( ) Promover condições para financiar o crescimento da economia, é o principal objetivo do SFN. ( ) Pode-se dividir o SFN em dois subsistemas: subsistema de supervisão ou normativo e subsistema operativo. ( ) O SFN é composto por apenas o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional. Assinale a alternativa correta:
a. V, V, F, F.
b. F, F, V, V.
c. F, V, V, F.
d. F, V, F, V.
e. V, F, V, F.

O BACEN, criado pela Lei 4.595/64, é uma autarquia federal, vinculada – mas não subordinada – ao Ministério da Economia, responsável por ser o guardião dos valores do Brasil.
Assim, quanto a este órgão pertencente ao SFN, analise as afirmativas abaixo: I. O Banco Central (BACEN) limita o processo multiplicador de moeda, como, por exemplo, aumentando as reservas compulsórias. II. É competência deste órgão regular e administrar o SFN; III. É o Bacen quem autoriza as emissões de papel-moeda; IV. Cabe ao Bacen fixar as diretrizes e normas da política cambial. É verdadeiro o que se afirma em:
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

O processo pelo qual as mudanças na política monetária afetam a demanda agregada é denominado de mecanismos de transmissão da política monetária (DORNBUSCH; FISCHER; STARTZ, 2011). Carvalho et al. (2007) apresentam três mecanismos de transmissão da política monetária: (a) canal do valor dos ativos; (b) canal do crédito; (c) canal da taxa de câmbio.
Deste modo, quanto ao canal do valor dos ativos, analise as afirmativas abaixo: Assinale a alternativa correta:
I. Se dá, principalmente, pelo efeito-riqueza resultante da variação dos preços dos ativos.
II. Também é fácil de perceber a dinâmica deste canal, pois, quando a taxa de juros é alterada pela autoridade monetária, todas as demais taxas de juros do mercado são impactadas, inclusive aquelas que remuneram os empréstimos e financiamentos.
III. Pode ainda alterar a própria disponibilidade do crédito, pois, com taxas de juros mais altas, os bancos podem restringir a oferta de crédito devido ao maior risco envolvido na operação.
IV. Trata-se do mecanismo criado pela liberalização financeira internacional.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Apenas I é correta.
e. Apenas II e III estão corretas.

Outro importante índice de preço da economia brasileira é o Índice Geral de Preços (IGP). Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o IGP é calculado desde o final dos anos de 1940 para ser uma medida abrangente do movimento de preços. O IGP é a média aritmética ponderada de outros três índices de preços: (a) Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA); (b) Índice de Preços ao Consumidor (IPC); e (c) Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) (FGV, 2021). Além disso, os diferentes períodos de coleta das informações do IGP geram três versões.
Quanto a este assunto, relacione a coluna da direita com a da esquerda: 1. Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) ( ) coletado entre os dias 10 e 11 e divulgado dia 20. 2. Índice Geral de Preços 10 (IGP-10) ( ) registra as variações dos preços entre dias 1 e 30 e é divulgado dia 10. 3. Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI ( ) - coletado entre os dias 21 e 20 e divulgado dia 30. Assinale a alternativa correta:
a. 2, 1, 3.
b. 3, 2, 1.
c. 1, 2, 3.
d. 2, 3, 1.
e. 3, 1, 2.

A economia monetária é um ramo da macroeconomia, logo, suas discussões e teorias estão intrinsecamente associadas. A macroeconomia estuda a dinâmica da economia por meio dos agregados econômicos. Esse estudo fundamenta-se na ideia de que é possível explicar a operação da economia sem que haja a necessidade de compreender o comportamento de cada indivíduo ou empresa que dela participa (SANDRONI, 2003).
Diante deste cenário, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) O próprio início da ciência econômica, fundamentalmente proveniente da escola marginalista, cujos principais pensadores são Adam Smith, David Ricardo e John Stuart Mill, já se preocupava com o crescimento econômico por meio de uma visão macroscópica.
( ) Com a revolução clássica, que teve início no final do século XIX, cujos principais nomes são William Stanley Jevons, Carl Menger e Leon Walras, a preocupação com o nível agregado perdeu força e a ótica microeconômica passou a ser o foco da análise econômica.
( ) Durante a revolução marginalista, a preocupação com o nível macroeconômico sobrevivia com a escola clássica e seus desdobramentos, entre os quais a teoria quantitativa da moeda, que será abordada ao longo deste curso.
( ) Denominada teoria quantitativa da moeda, embora discutida e aceita por vários autores da época, somente ficou conhecida e popularizada pelo trabalho desenvolvido por Irving Fisher em 1911, em que é assumida a neutralidade da moeda, ou seja, a política monetária somente provoca variações nos preços, sendo, portanto, incapaz de afetar as variáveis reais.
a. F, F, F, F.
b. F, F, V, V.
c. V, V, V, V.
d. F, V, F, V.
e. V, F, F, V.

Pelo bem e pelo mal, o mundo gira! Já dizia o filósofo grego Platão: “a necessidade é a mãe da invenção”. Mais uma vez, essa máxima se aplica, pois, com a complexa situação vivida na década de 1930, período entre Guerras Mundiais e o Crash de 1929, a teoria econômica estava descolada da realidade. Diante deste “hiato existencial”, a macroeconomia e, consequentemente, a economia monetária, em detrimento da visão marginalista, ganham novo fôlego com o famoso trabalho Teoria do Emprego, do Juro e da Moeda (1936) de John Maynard Keynes, também denominado como revolução keynesiana.
Assim, quanto a este período, analise as afirmativas abaixo:
I. Entre as várias inovações propostas por Keynes, uma muito importante é a preferência pela liquidez – visão alternativa à teoria quantitativa da moeda.
II.Pela teoria keynesiana, a moeda desempenha papel duplo: (a) meio de pagamento; e, (b) reserva de valor, e o seu retorno não vem por compensação pecuniária, mas sim na forma de um prêmio de liquidez.
III.Igual na visão clássica, Keynes propõe que a política monetária é um importante instrumento de política econômica capaz de influenciar as variáveis reais, ou seja, a moeda não é neutra coisa nenhuma.
IV.Dada sua dimensão e inovação, a revolução keynesiana torna-se importante por seus desdobramentos. Isto porque os diversos questionamentos e interpretações dela decorrentes impulsionaram, de forma significativa, a teoria monetária.
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas I é correta.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas III e IV estão corretas.

Entre outras atribuições, o Banco Central (BACEN) limita o processo multiplicador de moeda, como, por exemplo, aumentando as reservas compulsórias. Entretanto, o papel do BACEN é muito mais amplo e, não à toa, é denominado autoridade monetária.
No cumprimento de assegurar o equilíbrio monetário, o BACEN adota os objetivos. Quanto a esses objetivos, analise as afirmativas abaixo:
I. Zelar pela adequada liquidez da economia;
II. Manter as reservas internacionais do país em nível satisfatório;
III. Assegurar a formação de poupança em níveis apropriados;
IV. Garantir a estabilidade e o aperfeiçoamento do sistema financeiro nacional.
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Na visão de Keynes, a política monetária é capaz de afetar as variáveis reais, como, por exemplo, reduzir o desemprego. Entretanto, os seguidores de Keynes não formam um grupo homogêneo. Há, portanto, diferentes interpretações decorrentes das ideias apresentadas por Keynes. Dentre elas, a corrente que veio se convencionar de síntese neoclássica (ou velho-keynesiana).
Assim, analise as afirmativas abaixo:
I. O principal modelo originado dessa corrente é o famoso modelo IS-LM (Análise Hicks-Hansen) (1937).
II. O receituário de política monetária de Keynes é radicalmente igual do receituário sugerido pelos velhos-keynesianos, que formam a corrente que se tornou conhecida como síntese neoclássica.
III. O receituário proposto pelo velho-keynesianismo advém da constatação empírica de que a função demanda por bens de capital exibe uma baixa elasticidade de juros.
IV. De acordo com a corrente keynesiana (velhos-keynesianos), a política monetária tem efeito desprezível sobre as decisões de investimento e, consequentemente, reduzido efeito sobre as variáveis reais.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

Nas últimas décadas, em vários países, a taxa de desemprego ficou bem acima da taxa natural. Dada a propriedade da estabilidade, a taxa de desemprego não poderia se distanciar da taxa natural por longos períodos, logo, o que ocorreu foi a elevação da taxa natural. Uma possível explicação para o ocorrido em muitos países é que longos períodos de desemprego elevado aumentam a taxa natural.
Como se chama o fenômeno descrito acima?
a. Rompimento do desemprego
b. Interesse do desemprego
c. Apogeu do desemprego
d. Histerese do desemprego
e. Desinteresse do desemprego

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Uma moeda, para desempenhar suas três funções, deve possuir algumas características físicas e econômicas essenciais. Quanto às características econômicas, a moeda deve possuir custo de estocagem e custo de transação aproximadamente nulo.
Ainda assim, analise as afirmativas abaixo quanto a este assunto: I. Uma questão relevante quanto à função reserva de valor é a sua vulnerabilidade quanto à inflação. II. A terceira e última função da moeda é a reserva de valor, que refere-se a trocas indiretas e, em última análise, ao permitir que vendas e compras sejam feitas em datas diferentes, a moeda exerce a função meio de pagamento. III. A segunda função da moeda é a unidade de conta. Esta função expressa a ideia de que a moeda é a expressão geral de valor, é uma referência para todas as demais mercadorias. IV. A moeda de conta, ou unidade de conta contratual, é a representação intangível da moeda. É verdadeiro o que se afirma em:
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

Referem-se às instituições financeiras públicas ou privadas que recebem recursos dos poupadores e disponibiliza, via crédito, para aqueles que precisam de recursos (BACEN, 2021).
Tal afirmação se refere ao:
a. Bancos de investimento
b. Bancos industriais
c. Bancos comerciais
d. Bancos exclusivos
e. Bancos múltiplos

Esse é um fenômeno bastante perverso, pois alia desemprego com inflação. A teoria clássica não conseguia responder às causas deste fenômeno ocorrido em vários países a partir da década de 1960. Isso ocorria porque, para esta escola de pensamento, uma retração do produto iria reduzir os preços via redução da demanda agregada.
Tal afirmação se refere ao termo:
a. Deflação
b. Hiperinflação
c. Inflação
d. Estagflação
e. Recessão

Outro modelo derivado de críticas à teoria da preferência pela liquidez é a abordagem de estoques de Baumol-Tobin quanto à demanda por moeda para transação. Diferentemente do proposto por Keynes, em que a demanda por moeda para transação é proporcional à renda do agente econômico, o modelo de Baumol-Tobin propõe que, além da renda, a demanda por moeda transacional depende também da taxa de juros. Logo, a demanda por moeda para transação, segundo a abordagem de estoques, pode ser expressa pela equação: ????????=????(????,????).
Assim, com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. O argumento de que a demanda por moeda transacional é influenciada também pela taxa de juros se justifica pelo fato de que o indivíduo racional se comporta de modo a manter retenções mínimas de estoque monetário, que possibilitam, ao mesmo tempo, o giro normal de suas transações, mas também aproveitar os ganhos resultantes da aplicação em títulos que rendem juros. PORTANTO, II. Os agentes buscarão minimizar os custos de oportunidade relacionados à manutenção de saldos monetários ociosos (CARVALHO et al., 2007). A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

A tese da independência do Banco Central refere-se ao grau de autonomia das autoridades monetárias e à independência para perseguir a estabilidade de preços, ainda que sacrifique objetivos diversos das autoridades políticas.
Dito isto, analise as afirmativas abaixo: I. A tese se sustenta na análise empírica de que quanto maior autonomia das autoridades monetárias menor a taxa de inflação. II. A fundamentação teórica da tese da independência do Banco Central está centrada na curva de Phillips de longo prazo vertical (política monetária não afeta as variáveis reais, exceto temporariamente devido a erros nas expectativas) e no trinômio credibilidade, reputação e delegação. III. O trinômio credibilidade, reputação e delegação é elemento chave para o desenvolvimento da tese de independência do Banco Central. IV. Por meio dos mecanismos propostos pela tese de independência do Banco Central, a política monetária deve ser delegada à autoridade monetária competente. Esta, por sua vez, deve manter sua reputação e credibilidade com as regras monetárias vigentes, visando assim manter estabilidade na inflação e menor variabilidade no produto. Assinale a opção correta:
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Apenas I, II e III estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

A moeda para os monetaristas ganha relevância, deixa de ser apenas uma figurante, submetida ao comportamento da política fiscal. Para os monetaristas a moeda importa e a política monetária, ainda que temporariamente, é capaz de afetar as variáveis reais, com implicações no volume de emprego.
Dentre os vários estudiosos que formam a escola monetarista, não há como deixar de mencionar seu principal expoente: Milton Friedman. Diante disso, analise as afirmativas abaixo: I. Ferrenho crítico às políticas keynesianas e ao intervencionismo estatal dominantes nas décadas de 1950 e 1960, Friedman ganhou notoriedade e se transformou num dos economistas mais influentes do pensamento econômico. II. Friedman utilizou o termo natural para distinguir o desemprego derivado das características estruturais e institucionais de uma economia, daquele derivado de ações intervencionistas-monetárias. III. O pensamento de Friedman e da escola monetarista, de forma geral, está fundamentado apenas na taxa natural de desemprego. IV. O pensamento de Friedman e da escola monetarista, de forma geral, está fundamentado apenas na curva de Phillips. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

É claro que o SFN não surgiu do dia para noite. Ele é fruto de um processo que evolui continuamente. Tanto é assim que até hoje temos vivenciado inúmeras inovações por ele promovidas.
Assim quanto ao SFN, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso: ( ) É o SFN que promove o afastamento e segregação financeira, isto é, a polaridade entre tomadores e credores de recursos. ( ) Promover condições para financiar o crescimento da economia, é o principal objetivo do SFN. ( ) Pode-se dividir o SFN em dois subsistemas: subsistema de supervisão ou normativo e subsistema operativo. ( ) O SFN é composto por apenas o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional. Assinale a alternativa correta:
a. V, V, F, F.
b. F, F, V, V.
c. F, V, V, F.
d. F, V, F, V.
e. V, F, V, F.

O BACEN, criado pela Lei 4.595/64, é uma autarquia federal, vinculada – mas não subordinada – ao Ministério da Economia, responsável por ser o guardião dos valores do Brasil.
Assim, quanto a este órgão pertencente ao SFN, analise as afirmativas abaixo: I. O Banco Central (BACEN) limita o processo multiplicador de moeda, como, por exemplo, aumentando as reservas compulsórias. II. É competência deste órgão regular e administrar o SFN; III. É o Bacen quem autoriza as emissões de papel-moeda; IV. Cabe ao Bacen fixar as diretrizes e normas da política cambial. É verdadeiro o que se afirma em:
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

O processo pelo qual as mudanças na política monetária afetam a demanda agregada é denominado de mecanismos de transmissão da política monetária (DORNBUSCH; FISCHER; STARTZ, 2011). Carvalho et al. (2007) apresentam três mecanismos de transmissão da política monetária: (a) canal do valor dos ativos; (b) canal do crédito; (c) canal da taxa de câmbio.
Deste modo, quanto ao canal do valor dos ativos, analise as afirmativas abaixo: Assinale a alternativa correta:
I. Se dá, principalmente, pelo efeito-riqueza resultante da variação dos preços dos ativos.
II. Também é fácil de perceber a dinâmica deste canal, pois, quando a taxa de juros é alterada pela autoridade monetária, todas as demais taxas de juros do mercado são impactadas, inclusive aquelas que remuneram os empréstimos e financiamentos.
III. Pode ainda alterar a própria disponibilidade do crédito, pois, com taxas de juros mais altas, os bancos podem restringir a oferta de crédito devido ao maior risco envolvido na operação.
IV. Trata-se do mecanismo criado pela liberalização financeira internacional.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Apenas I é correta.
e. Apenas II e III estão corretas.

Outro importante índice de preço da economia brasileira é o Índice Geral de Preços (IGP). Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o IGP é calculado desde o final dos anos de 1940 para ser uma medida abrangente do movimento de preços. O IGP é a média aritmética ponderada de outros três índices de preços: (a) Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA); (b) Índice de Preços ao Consumidor (IPC); e (c) Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) (FGV, 2021). Além disso, os diferentes períodos de coleta das informações do IGP geram três versões.
Quanto a este assunto, relacione a coluna da direita com a da esquerda: 1. Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) ( ) coletado entre os dias 10 e 11 e divulgado dia 20. 2. Índice Geral de Preços 10 (IGP-10) ( ) registra as variações dos preços entre dias 1 e 30 e é divulgado dia 10. 3. Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI ( ) - coletado entre os dias 21 e 20 e divulgado dia 30. Assinale a alternativa correta:
a. 2, 1, 3.
b. 3, 2, 1.
c. 1, 2, 3.
d. 2, 3, 1.
e. 3, 1, 2.

A economia monetária é um ramo da macroeconomia, logo, suas discussões e teorias estão intrinsecamente associadas. A macroeconomia estuda a dinâmica da economia por meio dos agregados econômicos. Esse estudo fundamenta-se na ideia de que é possível explicar a operação da economia sem que haja a necessidade de compreender o comportamento de cada indivíduo ou empresa que dela participa (SANDRONI, 2003).
Diante deste cenário, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) O próprio início da ciência econômica, fundamentalmente proveniente da escola marginalista, cujos principais pensadores são Adam Smith, David Ricardo e John Stuart Mill, já se preocupava com o crescimento econômico por meio de uma visão macroscópica.
( ) Com a revolução clássica, que teve início no final do século XIX, cujos principais nomes são William Stanley Jevons, Carl Menger e Leon Walras, a preocupação com o nível agregado perdeu força e a ótica microeconômica passou a ser o foco da análise econômica.
( ) Durante a revolução marginalista, a preocupação com o nível macroeconômico sobrevivia com a escola clássica e seus desdobramentos, entre os quais a teoria quantitativa da moeda, que será abordada ao longo deste curso.
( ) Denominada teoria quantitativa da moeda, embora discutida e aceita por vários autores da época, somente ficou conhecida e popularizada pelo trabalho desenvolvido por Irving Fisher em 1911, em que é assumida a neutralidade da moeda, ou seja, a política monetária somente provoca variações nos preços, sendo, portanto, incapaz de afetar as variáveis reais.
a. F, F, F, F.
b. F, F, V, V.
c. V, V, V, V.
d. F, V, F, V.
e. V, F, F, V.

Pelo bem e pelo mal, o mundo gira! Já dizia o filósofo grego Platão: “a necessidade é a mãe da invenção”. Mais uma vez, essa máxima se aplica, pois, com a complexa situação vivida na década de 1930, período entre Guerras Mundiais e o Crash de 1929, a teoria econômica estava descolada da realidade. Diante deste “hiato existencial”, a macroeconomia e, consequentemente, a economia monetária, em detrimento da visão marginalista, ganham novo fôlego com o famoso trabalho Teoria do Emprego, do Juro e da Moeda (1936) de John Maynard Keynes, também denominado como revolução keynesiana.
Assim, quanto a este período, analise as afirmativas abaixo:
I. Entre as várias inovações propostas por Keynes, uma muito importante é a preferência pela liquidez – visão alternativa à teoria quantitativa da moeda.
II.Pela teoria keynesiana, a moeda desempenha papel duplo: (a) meio de pagamento; e, (b) reserva de valor, e o seu retorno não vem por compensação pecuniária, mas sim na forma de um prêmio de liquidez.
III.Igual na visão clássica, Keynes propõe que a política monetária é um importante instrumento de política econômica capaz de influenciar as variáveis reais, ou seja, a moeda não é neutra coisa nenhuma.
IV.Dada sua dimensão e inovação, a revolução keynesiana torna-se importante por seus desdobramentos. Isto porque os diversos questionamentos e interpretações dela decorrentes impulsionaram, de forma significativa, a teoria monetária.
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas I é correta.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas III e IV estão corretas.

Entre outras atribuições, o Banco Central (BACEN) limita o processo multiplicador de moeda, como, por exemplo, aumentando as reservas compulsórias. Entretanto, o papel do BACEN é muito mais amplo e, não à toa, é denominado autoridade monetária.
No cumprimento de assegurar o equilíbrio monetário, o BACEN adota os objetivos. Quanto a esses objetivos, analise as afirmativas abaixo:
I. Zelar pela adequada liquidez da economia;
II. Manter as reservas internacionais do país em nível satisfatório;
III. Assegurar a formação de poupança em níveis apropriados;
IV. Garantir a estabilidade e o aperfeiçoamento do sistema financeiro nacional.
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Na visão de Keynes, a política monetária é capaz de afetar as variáveis reais, como, por exemplo, reduzir o desemprego. Entretanto, os seguidores de Keynes não formam um grupo homogêneo. Há, portanto, diferentes interpretações decorrentes das ideias apresentadas por Keynes. Dentre elas, a corrente que veio se convencionar de síntese neoclássica (ou velho-keynesiana).
Assim, analise as afirmativas abaixo:
I. O principal modelo originado dessa corrente é o famoso modelo IS-LM (Análise Hicks-Hansen) (1937).
II. O receituário de política monetária de Keynes é radicalmente igual do receituário sugerido pelos velhos-keynesianos, que formam a corrente que se tornou conhecida como síntese neoclássica.
III. O receituário proposto pelo velho-keynesianismo advém da constatação empírica de que a função demanda por bens de capital exibe uma baixa elasticidade de juros.
IV. De acordo com a corrente keynesiana (velhos-keynesianos), a política monetária tem efeito desprezível sobre as decisões de investimento e, consequentemente, reduzido efeito sobre as variáveis reais.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

Nas últimas décadas, em vários países, a taxa de desemprego ficou bem acima da taxa natural. Dada a propriedade da estabilidade, a taxa de desemprego não poderia se distanciar da taxa natural por longos períodos, logo, o que ocorreu foi a elevação da taxa natural. Uma possível explicação para o ocorrido em muitos países é que longos períodos de desemprego elevado aumentam a taxa natural.
Como se chama o fenômeno descrito acima?
a. Rompimento do desemprego
b. Interesse do desemprego
c. Apogeu do desemprego
d. Histerese do desemprego
e. Desinteresse do desemprego

Prévia do material em texto

<p>Painel / Meus cursos / EMCE / 📝 AVALIAÇÕES 2024/3 / PROVA - AVP2024/3</p><p>Iniciado em quinta, 5 set 2024, 20:55</p><p>Estado Finalizada</p><p>Concluída em quinta, 5 set 2024, 21:19</p><p>Tempo</p><p>empregado</p><p>23 minutos 27 segundos</p><p>Avaliar 4,80 de um máximo de 6,00(80%)</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 1/16</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=1894</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=1894#section-4</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=215488</p><p>Questão 1</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,40 de 0,40</p><p>Uma moeda, para desempenhar suas três funções, deve possuir algumas características</p><p>físicas e econômicas essenciais. Quanto às características econômicas, a moeda deve possuir</p><p>custo de estocagem e custo de transação aproximadamente nulo</p><p>Ainda assim, analise as afirmativas abaixo quanto a este assunto:</p><p>I. Uma questão relevante quanto à função reserva de valor é a sua vulnerabilidade quanto à</p><p>inflação.</p><p>II. A terceira e última função da moeda é a reserva de valor, que refere-se a trocas indiretas e,</p><p>em última análise, ao permitir que vendas e compras sejam feitas em datas diferentes, a</p><p>moeda exerce a função meio de pagamento.</p><p>III. A segunda função da moeda é a unidade de conta. Esta função expressa a ideia de que a</p><p>moeda é a expressão geral de valor, é uma referência para todas as demais mercadorias.</p><p>IV. A moeda de conta, ou unidade de conta contratual, é a representação intangível da moeda.</p><p>É verdadeiro o que se afirma em:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Apenas I, II e IV estão corretas.</p><p>b. Apenas II e III estão corretas.</p><p>c. Todas as alternativas estão corretas.</p><p>d. Apenas I, III e IV estão corretas. </p><p>e. Apenas I e II estão corretas.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é: Apenas I, III e IV estão corretas.</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 2/16</p><p>Questão 2</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,40 de 0,40</p><p>Referem-se às instituições financeiras públicas ou privadas que recebem recursos dos</p><p>poupadores e disponibiliza, via crédito, para aqueles que precisam de recursos (BACEN, 2021).</p><p>Tal afirmação se refere ao:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Bancos exclusivos</p><p>b. Bancos múltiplos</p><p>c. Bancos comerciais </p><p>d. Bancos industriais</p><p>e. Bancos de investimento</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é: Bancos comerciais</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 3/16</p><p>Questão 3</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,40 de 0,40</p><p>Esse é um fenômeno bastante perverso, pois alia desemprego com inflação. A teoria clássica</p><p>não conseguia responder às causas deste fenômeno ocorrido em vários países a partir da</p><p>década de 1960. Isso ocorria porque, para esta escola de pensamento, uma retração do</p><p>produto iria reduzir os preços via redução da demanda agregada.</p><p>Tal afirmação se refere ao termo:</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Deflação</p><p>b. Hiperinflação</p><p>c. Inflação</p><p>d. Estagflação </p><p>e. Recessão</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é: Estagflação</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 4/16</p><p>Questão 4</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,40 de 0,40</p><p>Outro modelo derivado de críticas à teoria da preferência pela liquidez é a abordagem de</p><p>estoques de Baumol-Tobin quanto à demanda por moeda para transação. Diferentemente do</p><p>proposto por Keynes, em que a demanda por moeda para transação é proporcional à renda do</p><p>agente econômico, o modelo de Baumol-Tobin propõe que, além da renda, a demanda por</p><p>moeda transacional depende também da taxa de juros. Logo, a demanda por moeda para</p><p>transação, segundo a abordagem de estoques, pode ser expressa pela equação: 𝑀𝑑=𝑓(𝑌,𝑟).</p><p>Assim, com base nesta informação analise as asserções abaixo:</p><p>I. O argumento de que a demanda por moeda transacional é influenciada também pela taxa de</p><p>juros se justifica pelo fato de que o indivíduo racional se comporta de modo a manter retenções</p><p>mínimas de estoque monetário, que possibilitam, ao mesmo tempo, o giro normal de suas</p><p>transações, mas também aproveitar os ganhos resultantes da aplicação em títulos que rendem</p><p>juros.</p><p>PORTANTO,</p><p>II. Os agentes buscarão minimizar os custos de oportunidade relacionados à manutenção de</p><p>saldos monetários ociosos (CARVALHO et al., 2007).</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa</p><p>correta da I.</p><p>b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.</p><p>c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.</p><p></p><p>d. As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa</p><p>correta da I.</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 5/16</p><p>Questão 5</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,40 de 0,40</p><p>A tese da independência do Banco Central refere-se ao grau de autonomia das autoridades</p><p>monetárias e à independência para perseguir a estabilidade de preços, ainda que sacrifique</p><p>objetivos diversos das autoridades políticas.</p><p>Dito isto, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I. A tese se sustenta na análise empírica de que quanto maior autonomia das autoridades</p><p>monetárias menor a taxa de inflação.</p><p>II. A fundamentação teórica da tese da independência do Banco Central está centrada na curva</p><p>de Phillips de longo prazo vertical (política monetária não afeta as variáveis reais, exceto</p><p>temporariamente devido a erros nas expectativas) e no trinômio credibilidade, reputação e</p><p>delegação.</p><p>III. O trinômio credibilidade, reputação e delegação é elemento chave para o desenvolvimento</p><p>da tese de independência do Banco Central.</p><p>IV. Por meio dos mecanismos propostos pela tese de independência do Banco Central, a</p><p>política monetária deve ser delegada à autoridade monetária competente. Esta, por sua vez,</p><p>deve manter sua reputação e credibilidade com as regras monetárias vigentes, visando assim</p><p>manter estabilidade na inflação e menor variabilidade no produto.</p><p>Assinale a opção correta:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Apenas II e III estão corretas.</p><p>b. Todas as alternativas estão corretas. </p><p>c. Apenas III e IV estão corretas.</p><p>d. Apenas I, II e III estão corretas.</p><p>e. Apenas I, III e IV estão corretas.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 6/16</p><p>Questão 6</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,40 de 0,40</p><p>A moeda para os monetaristas ganha relevância, deixa de ser apenas uma figurante,</p><p>submetida ao comportamento da política fiscal. Para os monetaristas a moeda importa e a</p><p>política monetária, ainda que temporariamente, é capaz de afetar as variáveis reais, com</p><p>implicações no volume de emprego.</p><p>Dentre os vários estudiosos que formam a escola monetarista, não há como deixar de</p><p>mencionar seu principal expoente: Milton Friedman.</p><p>Diante disso, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I. Ferrenho crítico às políticas keynesianas e ao intervencionismo estatal dominantes nas</p><p>décadas de 1950 e 1960, Friedman ganhou notoriedade e se transformou num dos</p><p>economistas mais influentes do pensamento econômico.</p><p>II. Friedman utilizou o termo natural para distinguir o desemprego derivado das características</p><p>estruturais e institucionais de uma economia, daquele derivado de ações intervencionistas-</p><p>monetárias.</p><p>III. O pensamento de Friedman e da escola monetarista, de forma geral, está fundamentado</p><p>apenas na taxa natural de desemprego.</p><p>IV. O pensamento de Friedman e da escola monetarista, de forma geral, está fundamentado</p><p>apenas na curva de Phillips.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Apenas</p><p>III e IV estão corretas.</p><p>b. Apenas I e II estão corretas. </p><p>c. Apenas I, II e IV estão corretas.</p><p>d. Todas as alternativas estão corretas.</p><p>e. Apenas II e III estão corretas.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é: Apenas I e II estão corretas.</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 7/16</p><p>Questão 7</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,40 de 0,40</p><p>É claro que o SFN não surgiu do dia para noite. Ele é fruto de um processo que evolui</p><p>continuamente. Tanto é assim que até hoje temos vivenciado inúmeras inovações por ele</p><p>promovidas.</p><p>Assim quanto ao SFN, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e</p><p>“F” para falso:</p><p>( ) É o SFN que promove o afastamento e segregação financeira, isto é, a polaridade entre</p><p>tomadores e credores de recursos.</p><p>( ) Promover condições para financiar o crescimento da economia, é o principal objetivo do</p><p>SFN.</p><p>( ) Pode-se dividir o SFN em dois subsistemas: subsistema de supervisão ou normativo e</p><p>subsistema operativo.</p><p>( ) O SFN é composto por apenas o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. V, V, F, F.</p><p>b. F, F, V, V.</p><p>c. F, V, V, F. </p><p>d. F, V, F, V.</p><p>e. V, F, V, F.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é: F, V, V, F.</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 8/16</p><p>Questão 8</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,40</p><p>O BACEN, criado pela Lei 4.595/64, é uma autarquia federal, vinculada – mas não subordinada</p><p>– ao Ministério da Economia, responsável por ser o guardião dos valores do Brasil.</p><p>Assim, quanto a este órgão pertencente ao SFN, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I. O Banco Central (BACEN) limita o processo multiplicador de moeda, como, por exemplo,</p><p>aumentando as reservas compulsórias.</p><p>II. É competência deste órgão regular e administrar o SFN;</p><p>III. É o Bacen quem autoriza as emissões de papel-moeda;</p><p>IV. Cabe ao Bacen fixar as diretrizes e normas da política cambial.</p><p>É verdadeiro o que se afirma em:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Apenas I, II e IV estão corretas.</p><p>b. Apenas I e II estão corretas.</p><p>c. Apenas II e III estão corretas.</p><p>d. Todas as alternativas estão corretas. </p><p>e. Apenas I, III e IV estão corretas.</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é: Apenas I e II estão corretas.</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 9/16</p><p>Questão 9</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,40</p><p>O processo pelo qual as mudanças na política monetária afetam a demanda agregada é</p><p>denominado de mecanismos de transmissão da política monetária (DORNBUSCH; FISCHER;</p><p>STARTZ, 2011). Carvalho et al. (2007) apresentam três mecanismos de transmissão da política</p><p>monetária: (a) canal do valor dos ativos; (b) canal do crédito; (c) canal da taxa de câmbio.</p><p>Deste modo, quanto ao canal do valor dos ativos, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I. Se dá, principalmente, pelo efeito-riqueza resultante da variação dos preços dos ativos.</p><p>II. Também é fácil de perceber a dinâmica deste canal, pois, quando a taxa de juros é</p><p>alterada pela autoridade monetária, todas as demais taxas de juros do mercado são</p><p>impactadas, inclusive aquelas que remuneram os empréstimos e financiamentos.</p><p>III. Pode ainda alterar a própria disponibilidade do crédito, pois, com taxas de juros mais</p><p>altas, os bancos podem restringir a oferta de crédito devido ao maior risco envolvido na</p><p>operação.</p><p>IV. Trata-se do mecanismo criado pela liberalização financeira internacional.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Todas as alternativas estão corretas.</p><p>b. Apenas II e III estão corretas. </p><p>c. Apenas III e IV estão corretas.</p><p>d. Apenas I é correta.</p><p>e. Apenas I e II estão corretas.</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é: Apenas I é correta.</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 10/16</p><p>Questão 10</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,40 de 0,40</p><p>Outro importante índice de preço da economia brasileira é o Índice Geral de Preços (IGP).</p><p>Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o IGP é calculado desde o final dos anos de</p><p>1940 para ser uma medida abrangente do movimento de preços. O IGP é a média aritmética</p><p>ponderada de outros três índices de preços: (a) Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA); (b)</p><p>Índice de Preços ao Consumidor (IPC); e (c) Índice Nacional de Custo da Construção (INCC)</p><p>(FGV, 2021).</p><p>Além disso, os diferentes períodos de coleta das informações do IGP geram três versões.</p><p>Quanto a este assunto, relacione a coluna da direita com a da esquerda:</p><p>1. Índice Geral de Preços do Mercado</p><p>(IGP-M)</p><p>( ) coletado entre os dias 10 e 11 e</p><p>divulgado dia 20.</p><p>2. Índice Geral de Preços 10 (IGP-10) ( ) registra as variações dos preços entre</p><p>dias 1 e 30 e é divulgado dia 10.</p><p>3. Índice Geral de Preços</p><p>Disponibilidade Interna (IGP-DI</p><p>( ) - coletado entre os dias 21 e 20 e</p><p>divulgado dia 30.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. 2, 1, 3.</p><p>b. 3, 2, 1.</p><p>c. 1, 2, 3.</p><p>d. 2, 3, 1. </p><p>e. 3, 1, 2.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é: 2, 3, 1.</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 11/16</p><p>Questão 11</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,40 de 0,40</p><p>A economia monetária é um ramo da macroeconomia, logo, suas discussões e teorias estão</p><p>intrinsecamente associadas. A macroeconomia estuda a dinâmica da economia por meio dos</p><p>agregados econômicos. Esse estudo fundamenta-se na ideia de que é possível explicar a</p><p>operação da economia sem que haja a necessidade de compreender o comportamento de</p><p>cada indivíduo ou empresa que dela participa (SANDRONI, 2003).</p><p>Diante deste cenário, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e</p><p>“F” para falso:</p><p>( ) O próprio início da ciência econômica, fundamentalmente proveniente da escola</p><p>marginalista, cujos principais pensadores são Adam Smith, David Ricardo e John Stuart Mill, já</p><p>se preocupava com o crescimento econômico por meio de uma visão macroscópica.</p><p>( ) Com a revolução clássica, que teve início no final do século XIX, cujos principais nomes são</p><p>William Stanley Jevons, Carl Menger e Leon Walras, a preocupação com o nível agregado</p><p>perdeu força e a ótica microeconômica passou a ser o foco da análise econômica.</p><p>( ) Durante a revolução marginalista, a preocupação com o nível macroeconômico sobrevivia</p><p>com a escola clássica e seus desdobramentos, entre os quais a teoria quantitativa da moeda,</p><p>que será abordada ao longo deste curso.</p><p>( ) Denominada teoria quantitativa da moeda, embora discutida e aceita por vários autores da</p><p>época, somente ficou conhecida e popularizada pelo trabalho desenvolvido por Irving Fisher em</p><p>1911, em que é assumida a neutralidade da moeda, ou seja, a política monetária somente</p><p>provoca variações nos preços, sendo, portanto, incapaz de afetar as variáveis reais.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. F, F, F, F.</p><p>b. F, F, V, V. </p><p>c. V, V, V, V.</p><p>d. F, V, F, V.</p><p>e. V, F, F, V.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é: F, F, V, V.</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 12/16</p><p>Questão 12</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,40 de 0,40</p><p>Pelo bem e pelo mal, o mundo gira! Já dizia o filósofo grego Platão: “a necessidade é a mãe da</p><p>invenção”. Mais uma vez, essa máxima se aplica, pois, com a complexa situação vivida na</p><p>década de 1930, período entre Guerras Mundiais e o Crash de 1929, a teoria econômica</p><p>estava descolada da realidade. Diante deste “hiato existencial”, a macroeconomia e,</p><p>consequentemente, a economia monetária, em detrimento da visão marginalista, ganham novo</p><p>fôlego com o famoso trabalho Teoria do Emprego, do Juro e da Moeda (1936) de John Maynard</p><p>Keynes, também denominado como revolução keynesiana.</p><p>Assim, quanto a este período, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I. Entre as várias inovações propostas por Keynes, uma muito importante é a preferência pela</p><p>liquidez</p><p>– visão alternativa à teoria quantitativa da moeda.</p><p>II.Pela teoria keynesiana, a moeda desempenha papel duplo: (a) meio de pagamento; e, (b)</p><p>reserva de valor, e o seu retorno não vem por compensação pecuniária, mas sim na forma de</p><p>um prêmio de liquidez.</p><p>III.Igual na visão clássica, Keynes propõe que a política monetária é um importante instrumento</p><p>de política econômica capaz de influenciar as variáveis reais, ou seja, a moeda não é neutra</p><p>coisa nenhuma.</p><p>IV.Dada sua dimensão e inovação, a revolução keynesiana torna-se importante por seus</p><p>desdobramentos. Isto porque os diversos questionamentos e interpretações dela decorrentes</p><p>impulsionaram, de forma significativa, a teoria monetária.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Apenas I, II e IV estão corretas. </p><p>b. Apenas I e II estão corretas.</p><p>c. Apenas I é correta.</p><p>d. Todas as alternativas estão corretas.</p><p>e. Apenas III e IV estão corretas.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é: Apenas I, II e IV estão corretas.</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 13/16</p><p>Questão 13</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,40 de 0,40</p><p>Entre outras atribuições, o Banco Central (BACEN) limita o processo multiplicador de moeda,</p><p>como, por exemplo, aumentando as reservas compulsórias. Entretanto, o papel do BACEN é</p><p>muito mais amplo e, não à toa, é denominado autoridade monetária.</p><p>No cumprimento de assegurar o equilíbrio monetário, o BACEN adota os objetivos. Quanto a</p><p>esses objetivos, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I. Zelar pela adequada liquidez da economia;</p><p>II. Manter as reservas internacionais do país em nível satisfatório;</p><p>III. Assegurar a formação de poupança em níveis apropriados;</p><p>IV. Garantir a estabilidade e o aperfeiçoamento do sistema financeiro nacional.</p><p>É verdadeiro o que se afirma em:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Apenas I, III e IV estão corretas.</p><p>b. Apenas I e II estão corretas.</p><p>c. Apenas I, II e IV estão corretas.</p><p>d. Todas as alternativas estão corretas. </p><p>e. Apenas II e III estão corretas.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 14/16</p><p>Questão 14</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,40</p><p>Na visão de Keynes, a política monetária é capaz de afetar as variáveis reais, como, por</p><p>exemplo, reduzir o desemprego. Entretanto, os seguidores de Keynes não formam um grupo</p><p>homogêneo. Há, portanto, diferentes interpretações decorrentes das ideias apresentadas por</p><p>Keynes. Dentre elas, a corrente que veio se convencionar de síntese neoclássica (ou velho-</p><p>keynesiana).</p><p>Assim, analise as afirmativas abaixo:</p><p>I. O principal modelo originado dessa corrente é o famoso modelo IS-LM (Análise Hicks-</p><p>Hansen) (1937).</p><p>II. O receituário de política monetária de Keynes é radicalmente igual do receituário sugerido</p><p>pelos velhos-keynesianos, que formam a corrente que se tornou conhecida como síntese</p><p>neoclássica.</p><p>III. O receituário proposto pelo velho-keynesianismo advém da constatação empírica de que a</p><p>função demanda por bens de capital exibe uma baixa elasticidade de juros.</p><p>IV. De acordo com a corrente keynesiana (velhos-keynesianos), a política monetária tem efeito</p><p>desprezível sobre as decisões de investimento e, consequentemente, reduzido efeito sobre as</p><p>variáveis reais.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Todas as alternativas estão corretas.</p><p>b. Apenas I, II e IV estão corretas.</p><p>c. Apenas III e IV estão corretas.</p><p>d. Apenas II e III estão corretas. </p><p>e. Apenas I, III e IV estão corretas.</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é: Apenas I, III e IV estão corretas.</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 15/16</p><p>Questão 15</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,40 de 0,40</p><p>Nas últimas décadas, em vários países, a taxa de desemprego ficou bem acima da taxa</p><p>natural. Dada a propriedade da estabilidade, a taxa de desemprego não poderia se distanciar</p><p>da taxa natural por longos períodos, logo, o que ocorreu foi a elevação da taxa natural. Uma</p><p>possível explicação para o ocorrido em muitos países é que longos períodos de desemprego</p><p>elevado aumentam a taxa natural.</p><p>Como se chama o fenômeno descrito acima?</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>Escolha uma opção:</p><p>a. Desinteresse do desemprego</p><p>b. Histerese do desemprego </p><p>c. Interesse do desemprego</p><p>d. Rompimento do desemprego</p><p>e. Apogeu do desemprego</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é: Histerese do desemprego</p><p>13/09/24, 17:20 PROVA - AVP2024/3</p><p>https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=4344592 16/16</p>

Mais conteúdos dessa disciplina