Logo Passei Direto
Buscar

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL

Ferramentas de estudo

Mês do Cliente Passei Direto

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Sobre a etapa da preparação do planejamento participativo, podemos afirmar que: I – Momento em que será estudado as etapas e fundamentos do processo de planejamento: II – Etapa em que é definida o marco referencial do planejamento; III – Momento em que os participantes devem tomar conhecimento do papel do planejamento como ferramenta capaz de transformar a realidade. IV – Etapa que pode contar com a participação de uma equipe técnica responsável. Assinale a alternativa correta:

a. Apenas I e III estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I está correta.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Porque o modelo de planejamento participativo é mais defendido quando se trata de assuntos sociais?

a. Pois este modelo de planejamento tomadas de decisão esteja nas mãos da população, pois ela tem conhecimento real das necessidades, e que o Poder público deve ser mero coadjuvante neste processo.
b. Pois o planejamento participativo se utiliza de estratégias operacionais para definir e estabelecer metas e objetivos propostos pelo Poder público para o bem estar da população.
c. Pelo seu enfoque voltado a promoção da cidadania e à englobar todos os atores sociais nos processos de tomada de decisão referentes as ações que possam fomentar o bem estar social.
d. Por sua visão sistêmica dos problemas sociais, que direciona as tomadas de decisão para as mãos do Poder Público, que segundo este modelo de planejamento, está apto para tal
e. Pela sua origem empresarial, adota sua posição estratégica frente aos problemas e dificuldades sociais.

é uma prática atual, o assistente tem em na prática do planejamento a possibilidade que antes não lhe era permitido, a possibilidade de prever situações adversas.

II – Todo profissional de serviço social dever entender a funcionalidade do planejamento para a viabilidade do seu trabalho de intervenção, pois permite a antecipação de ações de modo que esta intervenção cumpra seu objetivo.

III – O ato de planejar representa, tanto para a vida em geral, quanto para o profissional do serviço social, a possibilidade de organização de recursos e previsão de circunstancias que poderão ser enfrentadas ao longo de qualquer tipo de situação.

IV – A ato planejar surgiu de uma necessidade do profissional do serviço social organizar os procedimento de intervenção de modo a prever possíveis adversidades no decorrer do processo, e a partir do sucesso no serviço social a pratica de planejamento foi adotada em organizações diversas. Assinale a alternativa correta:

a. Apenas a alternativa I está correta.
b. Apenas a II e a III estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

O que entendemos pelo termo tecnocracia?

a. É uma doutrina política em que os gestores são escolhidos pelo voto popular, muitas vezes sem muitas habilidades, nem aptidão para exercer as funções que lhes são atribuídas.
b. É o sistema social em que os cargos públicos de gestão da sociedade são indicados pelo chamando apadrinhamento.
c. É a filosofia em o poder de gerir a sociedade deve ser exercido pelas grandes e mais poderosas corporações dominantes no mercado.
d. Nada mais é que um sistema social em que o gerenciamento da sociedade e do poder público é realizado por técnicos, especialistas e cientistas.
e. É a ideologia social que acredita que os gestores sociais devem ser escolhidos por voto popular de acordo com as suas habilidades e conhecimento prévio da função que irá ocupar.

Qual a importância de se realizar a avaliação das políticas públicas?

a. Para que se tenha conhecimento de quais foram os resultados encontrados em relação aos objetivos e metas que foram propostas pelo planejamento.
b. Coletar dados dom o intuito de estabelecer parâmetros na formulação de novas políticas publicas e avaliar quais os principais atributos devem ser levados em consideração para que esta população seja beneficiada.
c. Regular quais os integrantes da população realmente têm necessidade de ser beneficiado pela política pública em questão, evitando irregularidades.
d. Para que seja possível fazer levantamentos demográficos sobre a situação social da população.
e. Levantar dados de qual é o perfil da população que está inserida em programas sociais para que estas políticas sejam melhor direcionadas.

O que entendemos por Terceiro Setor da economia?

a. São organizações sem fins lucrativos, que não são públicas nem privadas, e exercem funções diversas do Estado na sociedade, sempre visando o bem estar da sociedade.
b. É o conjunto de organizações privadas que tem por objetivo realizar ações sociais para a promoção do bem estar da população.
c. Grupo de entidades governamentais que promovem ações de arrecadação de donativos e distribuição para comunidades carentes.
d. São organizações sem fins lucrativos, que não são públicas nem privadas, e exercem funções diversas do Estado na sociedade, sempre visando o bem estar da sociedade.
e. São entidades sem fins lucrativos que tem por objetivo de lutar pela formulação de políticas públicas mais justas e igualitárias, além de realizar o monitoramento e avaliação destas políticas.

A que se resumia a participação popular dentro de um planejamento tecnocrático?

a. O planejamento tecnocrático, pela sua confiança técnica, tornou-se centralizador, ou seja, tornou a participação popular pequena ou praticamente nula.
b. Neste Sistema social, imperava uma atuante participação popular, devido a sua característica descentralizadora.
c. Devido ao caráter descentralizador e sua fragilidade técnica, o planejamento tecnocrático não permitia que o povo tivesse qualquer poder de decisão dentro do planejamento.
d. No planejamento tecnocrático, existia uma grande interação entre a gestão e o povo, que possui praticamente metade do poder de decisão dentro do planejamento.
e. Por ser formado basicamente por técnicos, o planejamento tecnocrático tem um forte embasamento que visava o desenvolvimento social, o que dava certa liberdade e aumentava a participação popular

Como serviço social contribui para a promoção da cidadania?

O profissional do serviço social atua como agente responsável pelas tomadas de decisão dentro de um processo decisório que tem por função beneficiar a sociedade, de forma que a população não se envolva nessas decisões, promovendo a cidadania.

Incentivando a população através do incentivo ao voto nas eleições municipais, e de modo que essa população exerça seu direito a decisão, e dessa forma exerça a cidadania.

De um modo geral o serviço social não atua para promoção da cidadania, nem mesmo tem foco neste aspecto, porém isto acontece indiretamente quando este serviço atua na promoção de políticas sociais.

Empoderando e incentivando a sociedade a fazer parte do processo decisório das mudanças e da organização de suas cidades.

Formulando políticas públicas e inclusão social e incentivando a sociedade a ficar fora das decisões, de forma a empoderar o poder público.

a. O profissional do serviço social atua como agente responsável pelas tomadas de decisão dentro de um processo decisório que tem por função beneficiar a sociedade, de forma que a população não se envolva nessas decisões, promovendo a cidadania.
b. Incentivando a população através do incentivo ao voto nas eleições municipais, e de modo que essa população exerça seu direito a decisão, e dessa forma exerça a cidadania.
c. De um modo geral o serviço social não atua para promoção da cidadania, nem mesmo tem foco neste aspecto, porém isto acontece indiretamente quando este serviço atua na promoção de políticas sociais.
d. Empoderando e incentivando a sociedade a fazer parte do processo decisório das mudanças e da organização de suas cidades.

Sobre a evolução dos modelos de planejamento no Brasil podemos afirmar:

I – O modelo patrimonialista, a participação popular nas tomadas de decisão era praticamente nula, tendo o cidadão como um financiador.

II – A evolução dos modelos de planejamento buscavam corrigir as falhas dos modelos de planejamento anterior.

III – Passou por três importantes momentos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.

IV – O modelo gerencial apresentou grande mudança em relação aos outros modelos, transformando o cliente-usuário.

Assinale a alternativa correta:

a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I está correta.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre a etapa da preparação do planejamento participativo, podemos afirmar que: I – Momento em que será estudado as etapas e fundamentos do processo de planejamento: II – Etapa em que é definida o marco referencial do planejamento; III – Momento em que os participantes devem tomar conhecimento do papel do planejamento como ferramenta capaz de transformar a realidade. IV – Etapa que pode contar com a participação de uma equipe técnica responsável. Assinale a alternativa correta:

a. Apenas I e III estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I está correta.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Porque o modelo de planejamento participativo é mais defendido quando se trata de assuntos sociais?

a. Pois este modelo de planejamento tomadas de decisão esteja nas mãos da população, pois ela tem conhecimento real das necessidades, e que o Poder público deve ser mero coadjuvante neste processo.
b. Pois o planejamento participativo se utiliza de estratégias operacionais para definir e estabelecer metas e objetivos propostos pelo Poder público para o bem estar da população.
c. Pelo seu enfoque voltado a promoção da cidadania e à englobar todos os atores sociais nos processos de tomada de decisão referentes as ações que possam fomentar o bem estar social.
d. Por sua visão sistêmica dos problemas sociais, que direciona as tomadas de decisão para as mãos do Poder Público, que segundo este modelo de planejamento, está apto para tal
e. Pela sua origem empresarial, adota sua posição estratégica frente aos problemas e dificuldades sociais.

é uma prática atual, o assistente tem em na prática do planejamento a possibilidade que antes não lhe era permitido, a possibilidade de prever situações adversas.

II – Todo profissional de serviço social dever entender a funcionalidade do planejamento para a viabilidade do seu trabalho de intervenção, pois permite a antecipação de ações de modo que esta intervenção cumpra seu objetivo.

III – O ato de planejar representa, tanto para a vida em geral, quanto para o profissional do serviço social, a possibilidade de organização de recursos e previsão de circunstancias que poderão ser enfrentadas ao longo de qualquer tipo de situação.

IV – A ato planejar surgiu de uma necessidade do profissional do serviço social organizar os procedimento de intervenção de modo a prever possíveis adversidades no decorrer do processo, e a partir do sucesso no serviço social a pratica de planejamento foi adotada em organizações diversas. Assinale a alternativa correta:

a. Apenas a alternativa I está correta.
b. Apenas a II e a III estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

O que entendemos pelo termo tecnocracia?

a. É uma doutrina política em que os gestores são escolhidos pelo voto popular, muitas vezes sem muitas habilidades, nem aptidão para exercer as funções que lhes são atribuídas.
b. É o sistema social em que os cargos públicos de gestão da sociedade são indicados pelo chamando apadrinhamento.
c. É a filosofia em o poder de gerir a sociedade deve ser exercido pelas grandes e mais poderosas corporações dominantes no mercado.
d. Nada mais é que um sistema social em que o gerenciamento da sociedade e do poder público é realizado por técnicos, especialistas e cientistas.
e. É a ideologia social que acredita que os gestores sociais devem ser escolhidos por voto popular de acordo com as suas habilidades e conhecimento prévio da função que irá ocupar.

Qual a importância de se realizar a avaliação das políticas públicas?

a. Para que se tenha conhecimento de quais foram os resultados encontrados em relação aos objetivos e metas que foram propostas pelo planejamento.
b. Coletar dados dom o intuito de estabelecer parâmetros na formulação de novas políticas publicas e avaliar quais os principais atributos devem ser levados em consideração para que esta população seja beneficiada.
c. Regular quais os integrantes da população realmente têm necessidade de ser beneficiado pela política pública em questão, evitando irregularidades.
d. Para que seja possível fazer levantamentos demográficos sobre a situação social da população.
e. Levantar dados de qual é o perfil da população que está inserida em programas sociais para que estas políticas sejam melhor direcionadas.

O que entendemos por Terceiro Setor da economia?

a. São organizações sem fins lucrativos, que não são públicas nem privadas, e exercem funções diversas do Estado na sociedade, sempre visando o bem estar da sociedade.
b. É o conjunto de organizações privadas que tem por objetivo realizar ações sociais para a promoção do bem estar da população.
c. Grupo de entidades governamentais que promovem ações de arrecadação de donativos e distribuição para comunidades carentes.
d. São organizações sem fins lucrativos, que não são públicas nem privadas, e exercem funções diversas do Estado na sociedade, sempre visando o bem estar da sociedade.
e. São entidades sem fins lucrativos que tem por objetivo de lutar pela formulação de políticas públicas mais justas e igualitárias, além de realizar o monitoramento e avaliação destas políticas.

A que se resumia a participação popular dentro de um planejamento tecnocrático?

a. O planejamento tecnocrático, pela sua confiança técnica, tornou-se centralizador, ou seja, tornou a participação popular pequena ou praticamente nula.
b. Neste Sistema social, imperava uma atuante participação popular, devido a sua característica descentralizadora.
c. Devido ao caráter descentralizador e sua fragilidade técnica, o planejamento tecnocrático não permitia que o povo tivesse qualquer poder de decisão dentro do planejamento.
d. No planejamento tecnocrático, existia uma grande interação entre a gestão e o povo, que possui praticamente metade do poder de decisão dentro do planejamento.
e. Por ser formado basicamente por técnicos, o planejamento tecnocrático tem um forte embasamento que visava o desenvolvimento social, o que dava certa liberdade e aumentava a participação popular

Como serviço social contribui para a promoção da cidadania?

O profissional do serviço social atua como agente responsável pelas tomadas de decisão dentro de um processo decisório que tem por função beneficiar a sociedade, de forma que a população não se envolva nessas decisões, promovendo a cidadania.

Incentivando a população através do incentivo ao voto nas eleições municipais, e de modo que essa população exerça seu direito a decisão, e dessa forma exerça a cidadania.

De um modo geral o serviço social não atua para promoção da cidadania, nem mesmo tem foco neste aspecto, porém isto acontece indiretamente quando este serviço atua na promoção de políticas sociais.

Empoderando e incentivando a sociedade a fazer parte do processo decisório das mudanças e da organização de suas cidades.

Formulando políticas públicas e inclusão social e incentivando a sociedade a ficar fora das decisões, de forma a empoderar o poder público.

a. O profissional do serviço social atua como agente responsável pelas tomadas de decisão dentro de um processo decisório que tem por função beneficiar a sociedade, de forma que a população não se envolva nessas decisões, promovendo a cidadania.
b. Incentivando a população através do incentivo ao voto nas eleições municipais, e de modo que essa população exerça seu direito a decisão, e dessa forma exerça a cidadania.
c. De um modo geral o serviço social não atua para promoção da cidadania, nem mesmo tem foco neste aspecto, porém isto acontece indiretamente quando este serviço atua na promoção de políticas sociais.
d. Empoderando e incentivando a sociedade a fazer parte do processo decisório das mudanças e da organização de suas cidades.

Sobre a evolução dos modelos de planejamento no Brasil podemos afirmar:

I – O modelo patrimonialista, a participação popular nas tomadas de decisão era praticamente nula, tendo o cidadão como um financiador.

II – A evolução dos modelos de planejamento buscavam corrigir as falhas dos modelos de planejamento anterior.

III – Passou por três importantes momentos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.

IV – O modelo gerencial apresentou grande mudança em relação aos outros modelos, transformando o cliente-usuário.

Assinale a alternativa correta:

a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I está correta.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Prévia do material em texto

<p>Iniciado em quinta, 5 set 2024, 18:56</p><p>Estado Finalizada</p><p>Concluída em quinta, 5 set 2024, 19:24</p><p>Tempo</p><p>empregado</p><p>28 minutos 15 segundos</p><p>Avaliar 0,70 de um máximo de 1,00(70%)</p><p>Questão 1</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,10</p><p>Os modelos de planejamento para o setor privado se estabelecerem de forma definitiva diante da necessidade de ordenar</p><p>procedimentos, prever os resultados e organizar os recursos frente a evolução dos processos produtivos. Quando comparados a</p><p>este setor privado, o planejamento no setor público trilhou caminhos diferentes, tendo que, a evolução dos modelos de</p><p>planejamento sempre se deu da necessidade do formato seguinte buscar a correção de falhas do sistema anterior. Em um</p><p>momento atual, em que a participação popular é uma realidade dentro dos processos de planejamento das politicas públicas,</p><p>temos o planejamento participativo. Este modelo de planejamento possui etapas distintas de modo a estimular a participação</p><p>neste processo de planejamento, dentre elas podemos destacar a etapa preparação do planejamento participativo.</p><p>Sobre a etapa da preparação do planejamento participativo, podemos afirmar que:</p><p>I   – Momento em que será estudado as etapas e fundamentos do processo de planejamento:</p><p>II – Etapa em que é definida o marco referencial do planejamento;</p><p>III – Momento em que os participantes devem tomar conhecimento do papel do planejamento como ferramenta capaz de</p><p>transformar a realidade.</p><p>IV – Etapa que pode contar com a participação de uma equipe técnica responsável.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a. Apenas I e III estão corretas.</p><p>b. Apenas II, III e IV estão corretas.</p><p>c. Apenas I está correta.</p><p>d. Todas as alternativas estão corretas.</p><p>e. Apenas II e III estão corretas.</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Apenas I e III estão corretas.</p><p>Painel / Minhas Disciplinas</p><p>/ ESP. SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS COM ÊNFASE EM SAÚDE - MÓD. 01 - DISC. 03 - ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SERVIÇO</p><p>SOCIAL</p><p>/ ATIVIDADE DE ESTUDO 01 - VALOR 1,0 PONTOS / CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ESTUDO 01 - PRAZO FINAL: 30/09/2024</p><p>CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ESTUDO 01... https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=117...</p><p>1 of 10 05/09/2024, 19:24</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=11729524&cmid=1564718#</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=48465</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=48465</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=48465</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/my/</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/my/</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=48465</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=48465</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=48465</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=48465</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=48465#section-4</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=48465#section-4</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1564718</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=1564718</p><p>Questão 2</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,10 de 0,10</p><p>O planejamento participativo nasceu de uma evolução dos modelos de planejamentos que eram reflexo dos modelos</p><p>administrativos vigentes de cada época. Desde o modelo patrimonialista que não consideravam a opinião do cidadão, o modelo</p><p>burocrático e seus processos e procedimentos intermináveis, até mesmo o modelo gerencial em que a voz do povo começou a</p><p>ser ouvida, o planejamento evoluiu e ganhou uma significativa adesão popular em sua elaboração. Neste dado momento, em</p><p>que a população tem sua voz finalmente ouvida pelo Poder Público, o modelo de planejamento participativo entra em cena, e</p><p>tem nos problemas sociais terreno fértil para sua evolução.</p><p>Porque o modelo de planejamento participativo é mais defendido quando se trata de assuntos sociais?</p><p>a. Pois este modelo de planejamento tomadas de decisão esteja nas mãos da população, pois ela tem conhecimento real</p><p>das necessidades, e que o Poder público deve ser mero coadjuvante neste processo.</p><p>b. Pois o planejamento participativo se utiliza de estratégias operacionais para definir e estabelecer metas e objetivos</p><p>propostos pelo Poder público para o bem estar da população.</p><p>c. Pelo seu enfoque voltado a promoção da cidadania e à englobar todos os atores sociais nos processos de tomada</p><p>de decisão referentes as ações que possam fomentar o bem estar social.</p><p></p><p>d. Por sua visão sistêmica dos problemas sociais, que direciona as tomadas de decisão para as mãos do Poder Público, que</p><p>segundo este modelo de planejamento, está apto para tal</p><p>e. Pela sua origem empresarial, adota sua posição estratégica frente aos problemas e dificuldades sociais.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Pelo seu enfoque voltado a promoção da cidadania e à englobar todos os atores sociais nos processos de tomada de decisão</p><p>referentes as ações que possam fomentar o bem estar social.</p><p>CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ESTUDO 01... https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=117...</p><p>2 of 10 05/09/2024, 19:24</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=11729524&cmid=1564718#</p><p>Questão 3</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,10 de 0,10</p><p>O capitalismo como sistema econômico teve, suas origens com o início da expansão industrial no século XV. Este novo sistema,</p><p>baseado em fortes aspectos econômicos e acumulação de riquezas, promoveu profundas transformações para a sociedade, além</p><p>de uma nova visão baseada na produção e propriedade privada. Para o planejamento social, o capitalismo também resultou em</p><p>uma serie de transformações, além de uma fonte de incertezas, uma vez que esta nova visão de hegemonia do capital e da</p><p>produção findou-se como um marco para a história do homem e para o meio em ele que estava inserido.</p><p>Qual a relação do crescimento do capitalismo como planejamento social?</p><p>a. O nascimento do capitalismo em si, não somente seu crescimento originou no serviço social uma preocupação em</p><p>planejar com menos critérios, visto que em sociedades capitalistas o controle social não é visto com bons olhos.</p><p>b. O crescimento do capitalismo tornou as relações sociais mais equilibradas, uma vez que o desenvolvimento econômico</p><p>gerou desenvolvimento social e uma sociedade justa e igualitária, tornando o planejamento social menos necessário.</p><p>c. O crescimento do capitalismo exigiu um planejamento social mais elaborado, uma vez que o desenvolvimento ou as</p><p>crises econômicas causadas pelo capitalismo geram grandes impactos para a sociedade.</p><p></p><p>d. A evolução do capitalismo está associada a um maior controle do estado sobre as atividades econômicas e sobre a</p><p>sociedade, exigindo do planejamento social ferramentas menos robustas e mais diversificadas.</p><p>e. Uma das mais importantes consequências do capitalismo é o declínio da economia. Dessa forma o planejamento social</p><p>deve ser atuante e organizado para se tornar o mais eficiente possível em meio a uma sociedade em degradação.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>O crescimento do capitalismo exigiu um planejamento social mais elaborado, uma vez que o desenvolvimento ou as crises</p><p>econômicas causadas pelo capitalismo geram grandes impactos para a sociedade.</p><p>CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ESTUDO 01... https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=117...</p><p>3 of 10 05/09/2024, 19:24</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=11729524&cmid=1564718#</p><p>Questão 4</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,10 de 0,10</p><p>Em um mundo moderno e globalizado em que vivemos, a sociedade está em constante mudança assim como o homem, e esta</p><p>inconstância impõe aos atores desta mesma sociedade a utilização de ferramentas que possibilitem uma melhor interação entre</p><p>o homem e o meio em que vive . O ato de planejar, de idealizar o que deverá ser feito, ou qual o resultado que esperamos em</p><p>determinada situação em que emprenhamos nossa energia, é algo tão ligado a condição humana quanto o próprio desejo de</p><p>mudança. Quando se trata do</p><p>serviço social e da necessidade de seu profissional de intervir, organizar e até mesmo reparar uma</p><p>realidade social, o planejamento assume papel que especial importância para a efetivação deste trabalho.</p><p>Qual papel do planejamento para o profissional do serviço social?</p><p>I   – Visto que o ato de planejar e sua utilização como ferramenta de otimização de serviços é uma prática atual, o assistente tem</p><p>em na prática do planejamento a possibilidade que antes não lhe era permitido, a possibilidade de prever situações adversas.</p><p>II – Todo profissional de serviço social dever entender a funcionalidade do planejamento para a viabilidade do seu trabalho de</p><p>intervenção, pois permite a antecipação de ações de modo que esta intervenção cumpra seu objetivo.</p><p>III – O ato de planejar representa, tanto para a vida em geral, quanto para o profissional do serviço social, a possibilidade de</p><p>organização de recursos e previsão de circunstancias que poderão ser enfrentadas ao longo de qualquer tipo de situação.</p><p>IV – A ato planejar surgiu de uma necessidade do profissional do serviço social organizar os procedimento de intervenção de</p><p>modo a prever possíveis adversidades no decorrer do processo, e a partir do sucesso no serviço social a pratica de planejamento</p><p>foi adotada em organizações diversas.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a. Apenas a alternativa I está correta.</p><p>b. Apenas a II e a III estão corretas.</p><p>c. Todas as alternativas estão corretas.</p><p>d. Apenas I e II estão corretas.</p><p>e. Apenas II, III e IV estão corretas.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Apenas a II e a III estão corretas.</p><p>CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ESTUDO 01... https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=117...</p><p>4 of 10 05/09/2024, 19:24</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=11729524&cmid=1564718#</p><p>Questão 5</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,10 de 0,10</p><p>O planejamento esteve presente na vida do homem desde sua origem, dada a sua importância para as grandes conquistas e</p><p>descobrimentos evoluiu com a sociedade e suas transformações. Em uma época mais atual, o planejamento está presente desde</p><p>em uma simples ida ao supermercado, até mesmo em políticas públicas que podem definir o destino de milhões de pessoas,</p><p>tendo assumido com o decorrer do tempo vários aspectos específicos, de acordo com a época e com a realidade de quem irá</p><p>planejar. Em um determinado momento da realidade brasileira por volta de 1930, um tipo de planejamento, denominado</p><p>tecnocrático, entrou em cena, como um reflexo da realidade do período em questão.</p><p>O que entendemos pelo termo tecnocracia?</p><p>a. É uma doutrina política em que os gestores são escolhidos pelo voto popular, muitas vezes sem muitas habilidades,</p><p>nem aptidão para exercer as funções que lhes são atribuídas.</p><p>b. É o sistema social em que os cargos públicos de gestão da sociedade são indicados pelo chamando apadrinhamento.</p><p>c. É a filosofia em o poder de gerir a sociedade deve ser exercido pelas grandes e mais poderosas corporações</p><p>dominantes no mercado.</p><p>d. Nada mais é que um sistema social em que o gerenciamento da sociedade e do poder público é realizado por</p><p>técnicos, especialistas e cientistas.</p><p></p><p>e. É a ideologia social que acredita que os gestores sociais devem ser escolhidos por voto popular de acordo com as suas</p><p>habilidades e conhecimento prévio da função que irá ocupar.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Nada mais é que um sistema social em que o gerenciamento da sociedade e do poder público é realizado por técnicos,</p><p>especialistas e cientistas.</p><p>CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ESTUDO 01... https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=117...</p><p>5 of 10 05/09/2024, 19:24</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=11729524&cmid=1564718#</p><p>Questão 6</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,10</p><p>Realizar uma gestão social eficiente pode ser bastante trabalhoso e oneroso, uma vez que os problemas que envolvem uma</p><p>sociedade são diversos, complexos e ainda implica em gerir um fator peculiar e inconstante, o fator humano. É através das</p><p>políticas pública que o gestor social encontra meios de implantar medidas que possam vir a assegurar o bem estar e mudanças</p><p>na realidade da população, através da aplicação de recursos direcionados aos setores da sociedade que realmente precisam</p><p>destes recursos. Assim, implantada a política pública, surge a necessidade de realizar a avaliação dessas políticas.</p><p>Qual a importância de se realizar a avaliação das políticas públicas?</p><p>a. Para que se tenha conhecimento de quais foram os resultados encontrados em relação aos objetivos e metas que foram</p><p>propostas pelo planejamento.</p><p>b. Coletar dados dom o intuito de estabelecer parâmetros na formulação de novas políticas publicas e avaliar quais os</p><p>principais atributos devem ser levados em consideração para que esta população seja beneficiada.</p><p>c. Regular quais os integrantes da população realmente têm necessidade de ser beneficiado pela política pública em</p><p>questão, evitando irregularidades.</p><p>d. Para que seja possível fazer levantamentos demográficos sobre a situação social da população.</p><p>e. Levantar dados de qual é o perfil da população que está inserida em programas sociais para que estas políticas</p><p>sejam melhor direcionadas.</p><p></p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Para que se tenha conhecimento de quais foram os resultados encontrados em relação aos objetivos e metas que foram</p><p>propostas pelo planejamento.</p><p>CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ESTUDO 01... https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=117...</p><p>6 of 10 05/09/2024, 19:24</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=11729524&cmid=1564718#</p><p>Questão 7</p><p>Incorreto</p><p>Atingiu 0,00 de 0,10</p><p>As atividades econômicas podem ser divididas, dependendo do tipo de entidade e sua função econômica e social dentro da</p><p>sociedade. Temos que, o primeiro setor é relativo ao Poder público, o segundo setor concentra as empresas privadas e o terceiro</p><p>setor que tem como responsabilidade as questões sociais e prover a população saúde, segurança, educação, infraestrutura e</p><p>cultura. Sobre o segundo setor, este é constituído pelas empresas privadas, ou seja, instituições que tem por finalidade o lucro.</p><p>Porém, com um enfoque diferenciado dos outros setores, temos o terceiro setor, que possui relevante importância para o</p><p>desenvolvimento social.</p><p>O que entendemos por Terceiro Setor da economia?</p><p>a. São organizações sem fins lucrativos, que não são públicas nem privadas, e exercem funções diversas do Estado na</p><p>sociedade, sempre visando o bem estar da sociedade.</p><p>b. É o conjunto de organizações privadas que tem por objetivo realizar ações sociais para a promoção do bem estar da</p><p>população.</p><p>c. Grupo de entidades governamentais que promovem ações de arrecadação de donativos e distribuição para</p><p>comunidades carentes.</p><p>d. São organizações sem fins lucrativos, que não são públicas nem privadas, e exercem funções diversas do Estado na</p><p>sociedade, sempre visando o bem estar da sociedade.</p><p></p><p>e. São entidades sem fins lucrativos que tem por objetivo de lutar pela formulação de políticas públicas mais justas e</p><p>igualitárias, além de realizar o monitoramento e avaliação destas políticas.</p><p>Sua resposta está incorreta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>São organizações sem fins lucrativos, que não são públicas nem privadas, e exercem funções diversas do Estado na sociedade,</p><p>sempre visando o bem estar da sociedade.</p><p>CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ESTUDO 01... https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=117...</p><p>7 of 10 05/09/2024, 19:24</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=11729524&cmid=1564718#</p><p>Questão 8</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,10 de 0,10</p><p>A história do homem foi marcada por inúmeras revoluções. As lutas por poder, por ideologias ou até mesmo por liberdade,</p><p>serviam de justificativa para estes acontecimentos que resultavam normalmente em grandes mudanças de comportamento e</p><p>porque não dizer, da sociedade como um todo. Historicamente</p><p>a busca da participação popular sempre foi uma luta constante,</p><p>idealizada pela coletividade, na tentativa de que uma vez ouvida sua voz, poderia vir a ser promovida a mudança de sua</p><p>realidade. O que não poderia ser diferente no período que esteve presente o planejamento tecnocrático.</p><p>A que se resumia a participação popular dentro de um planejamento tecnocrático?</p><p>a. O planejamento tecnocrático, pela sua confiança técnica, tornou-se centralizador, ou seja, tornou a participação</p><p>popular pequena ou praticamente nula.</p><p></p><p>b. Neste Sistema social, imperava uma atuante participação popular, devido a sua característica descentralizadora.</p><p>c. Devido ao caráter descentralizador e sua fragilidade técnica, o planejamento tecnocrático não permitia que o povo</p><p>tivesse qualquer poder de decisão dentro do planejamento.</p><p>d. No planejamento tecnocrático, existia uma grande interação entre a gestão e o povo, que possui praticamente metade</p><p>do poder de decisão dentro do planejamento.</p><p>e. Por ser formado basicamente por técnicos, o planejamento tecnocrático tem um forte embasamento que visava o</p><p>desenvolvimento social, o que dava certa liberdade e aumentava a participação popular de acordo com a política a ser</p><p>adotada.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>O planejamento tecnocrático, pela sua confiança técnica, tornou-se centralizador, ou seja, tornou a participação popular</p><p>pequena ou praticamente nula.</p><p>CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ESTUDO 01... https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=117...</p><p>8 of 10 05/09/2024, 19:24</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=11729524&cmid=1564718#</p><p>Questão 9</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,10 de 0,10</p><p>A liberdade sempre foi uma das maiores aspirações do homem. Desde sua origem, a liberdade de agir, de pensar, de se</p><p>relacionar foram buscas incessantes e por muitas vezes culminaram em lutas e revoluções que de alguma maneira alteraram os</p><p>rumos da história. A busca pela liberdade tem muita ver com o ato de exercer a cidadania, pois o direito de participar das</p><p>decisões politicas que envolvem o bem estar da população é um dos maiores exercícios de liberdade na atualidade. O serviço</p><p>social desde suas origens, sempre buscou promover a voz do cidadão em meio aos processos que envolvem as políticas</p><p>públicas, e tem nesta busca um de seus principais objetivos.</p><p>Como serviço social contribui para a promoção da cidadania?</p><p>a. O profissional do serviço social atua como agente responsável pelas tomadas de decisão dentro de um processo</p><p>decisório que tem por função beneficiar a sociedade, de forma que a população não se envolva nessas decisões,</p><p>promovendo a cidadania.</p><p>b. Incentivando a população através do incentivo ao voto nas eleições municipais, e de modo que essa população exerça</p><p>seu direito a decisão, e dessa forma exerça a cidadania.</p><p>c. De um modo geral o serviço social não atua para promoção da cidadania, nem mesmo tem foco neste aspecto, porém</p><p>isto acontece indiretamente quando este serviço atua na promoção de políticas sociais.</p><p>d. Empoderando e incentivando a sociedade a fazer parte do processo decisório das mudanças e da organização de</p><p>suas cidades.</p><p></p><p>e. Formulando políticas públicas e inclusão social e incentivando a sociedade a ficar fora das decisões, de forma a</p><p>empoderar o poder público.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Empoderando e incentivando a sociedade a fazer parte do processo decisório das mudanças e da organização de suas cidades.</p><p>CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ESTUDO 01... https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=117...</p><p>9 of 10 05/09/2024, 19:24</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=11729524&cmid=1564718#</p><p>Questão 10</p><p>Correto</p><p>Atingiu 0,10 de 0,10</p><p>O ato de planejar tem suas origens com o homem. Desde as primeiras sociedades, ainda nômades, o planejamento fazia parte</p><p>de todas as decisões, desde para onde migrar, quanto tempo ficar e até mesmo quando o homem decidiu fixar sua morada</p><p>definitivamente. Todas estas etapas da humanidade envolveram algum tipo de planejamento. Trazendo o planejamento para a</p><p>realidade de nosso país, o próprio descobrimento foi fruto de um planejamento, mesmo que equivocado, que trouxe Colombo</p><p>para o Brasil ao invés de seu caminho prévio, as Índias. Desde seu descobrimento, no Brasil existiram vários modelos de</p><p>planejamento de acordo com a realidade e tipo de administração pública do período.</p><p>Sobre a evolução dos modelos de planejamento no Brasil podemos afirmar:</p><p>I   – O modelo patrimonialista, a participação popular nas tomadas de decisão era praticamente nula, tendo o cidadão como um</p><p>financiador.</p><p>II  – A evolução dos modelos de planejamento buscavam corrigir as falhas dos modelos de planejamento anterior.</p><p>III – Passou por três importantes momentos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.</p><p>IV – O modelo gerencial apresentou grande mudança em relação aos outros modelos, transformando o cliente-usuário.</p><p>Assinale a alternativa correta:</p><p>a. Apenas II e III estão corretas.</p><p>b. Apenas II, III e IV estão corretas.</p><p>c. Apenas I está correta.</p><p>d. Apenas I e II estão corretas.</p><p>e. Todas as alternativas estão corretas.</p><p>Sua resposta está correta.</p><p>A resposta correta é:</p><p>Todas as alternativas estão corretas.</p><p>◄ ÁUDIO AULA 04</p><p>Seguir para...</p><p>SLIDES AULA 05 ►</p><p>CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ESTUDO 01... https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=117...</p><p>10 of 10 05/09/2024, 19:24</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=11729524&cmid=1564718#</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/url/view.php?id=1564717&forceview=1</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/url/view.php?id=1564717&forceview=1</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/resource/view.php?id=1564720&forceview=1</p><p>https://www.eadunifatecie.com.br/mod/resource/view.php?id=1564720&forceview=1</p>