Buscar

Modelo_de_resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PROF. ERONILDO FERREIRA
14 JUN. 2012
 ASTROBILOGILDO CIPRINIANO DA SILVA
 O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO BRASIL
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 49ª ed. São Paulo: Loyola, 2007.
 Resenha, recensão ou resenha crítica é uma apreciação breve (máximo de três laudas) de uma obra. Elabora-se um texto contínuo, sem títulos ou seções, em que cada parágrafo inicia-se com um recuo. Neste primeiro parágrafo devem-se escrever algumas linhas sobre o autor da obra analisada: informações gerais de sua qualificação acadêmica, profissional, títulos, cargos, principais obras publicadas etc. É o que chamamos de “credenciais do autor”.
 Nos parágrafos seguintes (quantos forem necessários), inicia-se o resumo abrangendo as ideias principais contidas na obra. O que diz? Qual sua característica principal? Requer conhecimentos prévios para entendê-la? O autor da obra apresenta alguma conclusão? Expor, se possível, a metodologia ou estruturação da obra.
 O texto deve ser digitado em papel branco modelo A4, fonte Times New Roman, tamanho 12 e de cor preta. As margens esquerda e superior devem ser de 3cm e as direita e inferior de 2cm. O espaçamento é simples e o texto deve ser justificado. Na resenha, exceto na primeira página, todas as outras devem vir numeradas no canto superior direito, usando a fonte no tamanho 10.
 No último parágrafo tem-se a crítica do resenhista. Qual o mérito da obra e a contribuição dada? As ideias são originais, criativas? A abordagem do conhecimento é inovadora? A linguagem é simples e de fácil compreensão? São utilizados recursos explicativos, ilustrações, gráficos etc.? Neste parágrafo o resenhista também traz suas indicações, avalia a quem a obra pode ser recomendada (grande público, especialistas, estudantes, profissionais etc.) e quais os conhecimentos prévios necessários para entendê-la.

Outros materiais