Logo Passei Direto
Buscar

Ética e Regulamentação em Enfermagem

User badge image
Aline Mariz

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Todos os seres humanos, independente da formação educacional, são dotados de uma consciência moral que possibilita distinguir o certo do errado, o que é bom do ruim, o que pode e não pode, capacitando-o a avaliar o que é melhor para resolver as mais variadas situações. Dentro da enfermagem, o profissional pode se deparar com inúmeras situações em que ele mesmo questiona sua conduta ética. Analise as assertivas abaixo e marque a CORRETA:

a ) A ética não obriga uma pessoa a seguir princípios morais diante de uma determinada situação, mesmo sob pena de punição.
b ) A deontologia se caracteriza por um conjunto de normas e princípios entre os profissionais e suas instituições, que deve ser aplicado a todos os trabalhadores daquela instituição, independente da formação de cada um.
c ) Pode-se entender que ética é um conjunto de atitudes e valores que se torna princípio básico, deveres de um determinado grupo, que é expresso em ações e normas a serem seguidas. Na enfermagem, a Resolução CIOFEN – 240/2000 aprova o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e dá outras providências, regulamentando a profissão e atribuindo deveres e direitos aos profissionais desta área.
d ) Aliviar o sofrimento da vítima e humanizar o atendimento são princípios básicos que cada socorrista deve saber equilibrar na hora do atendimento. Ou seja, ele não pode, em hipótese nenhuma, se envolver com a situação nem ser empático com a vítima, tratando apenas o necessário, sob pena de não exercer direito sua função e colocar o paciente em risco.

A administração de medicamentos é uma das atividades desenvolvida com bastante frequências nas situações de urgência e emergência. Requer bastante atenção e sólida fundamentação técnica e científica para subsidiar o profissional, pois envolve uma sequência de ações que objetivam obtenção de melhores resultados no atendimento do paciente, sua segurança e da instituição promotora do cuidado. Desse modo, é de suma importância que o profissional conheça os procedimentos envolvidos e as respostas orgânicas decorrentes do medicamento. Diante desse fato, assinale a alternativa CORRETA:

a ) Os cuidados para o preparo de medicamentos administrados por via oral dependem de sua apresentação. Para evitar interações medicamentosas, os medicamentos devem ser administrados simultaneamente e a prática mais segura é a utilização de recipientes separados, possibilitando a correta identificação dos medicamentos que efetivamente o paciente recebeu.
b ) Quando for necessário administrar medicação por via sublingual, deve ser observada a correta colocação do medicamento sobre a língua do paciente, orientando-o para que o mantenha sem mastiga-lo ou engoli-lo até ser totalmente dissolvido. Não se deve oferecer líquidos com a medicação sublingual.
c ) Pela via intramuscular devem ser administrados medicamentos que não sejam irritantes, por ser mais doloroso. No tecido muscular profundo existe um maior número de terminações nervosas e a absorção se dá de modo mais lento, devido a uma menor vascularização do tecido muscular.
d ) As soluções administradas pela via endovenosa devem ser cristalinas, não oleosas e sem flocos em suspensão. Para pequenas quantidades são satisfatórias as veias periféricas da dobra do cotovelo, do antebraço e do dorso da mão. A medicação endovenosa pode também ser aplicada através de cateteres intravenosos de curta/longa permanência e nas veias superficiais de grande calibre.

Historicamente, o atendimento de urgência era realizado pelos municípios. Apenas em 2003 foi instituída a política de atenção as urgências em nível nacional. Alguns exemplos de como se desenvolvia essa parte de atenção à saúde pode ser visto por exemplo no período de 1983 a 1998, em São Paulo, onde foi implantada a Comissão de Recursos Assistenciais de Pronto Socorros (CRAPS), que objetivava constituir um sistema inter-hospitalar de integração do atendimento médico. Em julho de 1992 foi criado o PAMU (Programa Integrado de Atendimento Médico de Urgência), fundamentado no Acordo Básico Interinstitucional entre governo federal, estadual e municipal. Diante do exposto, assinale a opção CORRETA:

a ) A política nacional de atenção às urgências apesar de ser orientada pelas portarias do Ministério da Saúde não fazem parte do sistema único de saúde.
b ) A portaria 1.863/GM instituiu a política nacional de atenção às urgências, regendo a implantação dos serviços de atendimento exclusivamente hospitalar e a portaria 2.972/GM orienta a continuidade do Programa de Qualificação da Atenção às Urgências Móveis no âmbito do sistema único de saúde.
c ) O enfrentamento das causas de urgências requer ações de promoção individual de saúde, pois para se discutir essa problemática apenas os profissionais de saúde estão preparados e têm conhecimento sobre o assunto.
d ) Apesar de todos os avanços apresentados pelo sistema único de saúde em mais de duas décadas de existência, a atenção às urgências se destaca pela efetivação insuficiente das diretrizes relativas à descentralização, regionalização e financiamento. Assim, o perfil assistencial ainda se mostra ineficaz à população, diante das dificuldades para se promover um acesso universal e equitativo e assegurar os direitos de cidadania.

Diabetes mellitus é um conjunto de doenças com uma característica em comum, que é o aumento da concentração de glicose no sangue. Essa doença é causada pela má absorção da insulina ou pela ausência da mesma, interferindo na queima de açúcar e também na transformação desse açúcar em outras substâncias. Muitas vezes, essa desordem pode levar a quadros emergenciais. Analise as alternativas abaixo e a seguir marque a opção que indica quais opções estão CORRETAS:

I. A cetoacidose diabética (CAD) é uma emergência clínica em que o paciente corre risco de vida, caracterizada por uma deficiência absoluta de glicose, hipoglicemia, lipólise e excessiva oxidação de ácidos graxos com formação de corpos cetônicos e acidemia.

II. As infecções constituem um dos principais fatores desencadeantes ou predisponentes da CAD, podendo ocorrer em até metade dos casos, especialmente pneumonias, infecções do trato urinário e das companhias aéreas superiores.

III. A CAD se desenvolve em períodos curtos, às vezes em menos de 24 horas, ocorrendo poliúria, polidipsia, náuseas e vômitos. A dor abdominal é mais frequente em adultos, às vezes simulando um abdômen agudo. Essa dor é responsável pela taquipneia, e às vezes pode ocorrer a respiração de Kussmaul.

IV. No exame físico, o hálito cetônico característico, os sinais de desidratação, a taquicardia, e a hipotensão são variáveis e dependem da gravidade do quadro. No início o paciente pode se apresentar alerta, porém logo evolui para a perda de consciência, com frequência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a ) I, II e III.
b ) I e IV.
c ) I, III e IV.
d ) II.

Diante do exposto, qual opção não está descrita de forma coerente?

a ) O sangramento vaginal na gestação pode ocorrer por vários motivos. No início da gravidez podem ser causados por gravidez ectópica, doença trofoblástica gestacional e abortamento. Num período mais avançado o sangramento pode indicar descolamento prematuro da placenta ou placenta prévia.
b ) A gravidez ectópica ocorre mais comumente na trompa, podendo acontecer também nos ovários e cavidade abdominal. Os fatores de risco relacionam-se com a reprodução assistida, ineficácia do DIU, cirurgia prévia nas trompas, histórico de gestação ectópica anterior, infecção por Neisseriagonorrhoeae e Chlamydiatrachomatis. A mulher pode referir dor abdominal e sangramento vaginal, podendo apresentar também sinais de irritação do peritônio, abdome distendido e doloroso, decorrentes da implantação atípica.
c ) A pré eclampsia é a maior responsável pelas emergências hipertensivas na gravidez e não têm causa definida. Acontece um aumento da resistência vascular periférica, pressão arterial elevada e edema generalizado, podendo a gestante ainda apresentar hipertonia uterina, descolamento prematuro da placenta, sofrimento fetal e morte fetal.
d ) É recomendado que o sulfato de magnésio por via endovenosa seja administrado de forma rápida, para que comece a agir de forma precoce e com isso diminua as complicações relacionadas à hipertensão gravídica. Os níveis pressóricos devem ser verificados amiúde a fim de ter certeza da ação dessa medicação. O profissional deve ficar atento para o surgimento de náuseas, vômitos, queixa de cefaleia intensa, evolução do edema e presença de “espuma” na urina (que pode sugerir proteinúria). A monitoração fetal também deve ser realizada.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Todos os seres humanos, independente da formação educacional, são dotados de uma consciência moral que possibilita distinguir o certo do errado, o que é bom do ruim, o que pode e não pode, capacitando-o a avaliar o que é melhor para resolver as mais variadas situações. Dentro da enfermagem, o profissional pode se deparar com inúmeras situações em que ele mesmo questiona sua conduta ética. Analise as assertivas abaixo e marque a CORRETA:

a ) A ética não obriga uma pessoa a seguir princípios morais diante de uma determinada situação, mesmo sob pena de punição.
b ) A deontologia se caracteriza por um conjunto de normas e princípios entre os profissionais e suas instituições, que deve ser aplicado a todos os trabalhadores daquela instituição, independente da formação de cada um.
c ) Pode-se entender que ética é um conjunto de atitudes e valores que se torna princípio básico, deveres de um determinado grupo, que é expresso em ações e normas a serem seguidas. Na enfermagem, a Resolução CIOFEN – 240/2000 aprova o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e dá outras providências, regulamentando a profissão e atribuindo deveres e direitos aos profissionais desta área.
d ) Aliviar o sofrimento da vítima e humanizar o atendimento são princípios básicos que cada socorrista deve saber equilibrar na hora do atendimento. Ou seja, ele não pode, em hipótese nenhuma, se envolver com a situação nem ser empático com a vítima, tratando apenas o necessário, sob pena de não exercer direito sua função e colocar o paciente em risco.

A administração de medicamentos é uma das atividades desenvolvida com bastante frequências nas situações de urgência e emergência. Requer bastante atenção e sólida fundamentação técnica e científica para subsidiar o profissional, pois envolve uma sequência de ações que objetivam obtenção de melhores resultados no atendimento do paciente, sua segurança e da instituição promotora do cuidado. Desse modo, é de suma importância que o profissional conheça os procedimentos envolvidos e as respostas orgânicas decorrentes do medicamento. Diante desse fato, assinale a alternativa CORRETA:

a ) Os cuidados para o preparo de medicamentos administrados por via oral dependem de sua apresentação. Para evitar interações medicamentosas, os medicamentos devem ser administrados simultaneamente e a prática mais segura é a utilização de recipientes separados, possibilitando a correta identificação dos medicamentos que efetivamente o paciente recebeu.
b ) Quando for necessário administrar medicação por via sublingual, deve ser observada a correta colocação do medicamento sobre a língua do paciente, orientando-o para que o mantenha sem mastiga-lo ou engoli-lo até ser totalmente dissolvido. Não se deve oferecer líquidos com a medicação sublingual.
c ) Pela via intramuscular devem ser administrados medicamentos que não sejam irritantes, por ser mais doloroso. No tecido muscular profundo existe um maior número de terminações nervosas e a absorção se dá de modo mais lento, devido a uma menor vascularização do tecido muscular.
d ) As soluções administradas pela via endovenosa devem ser cristalinas, não oleosas e sem flocos em suspensão. Para pequenas quantidades são satisfatórias as veias periféricas da dobra do cotovelo, do antebraço e do dorso da mão. A medicação endovenosa pode também ser aplicada através de cateteres intravenosos de curta/longa permanência e nas veias superficiais de grande calibre.

Historicamente, o atendimento de urgência era realizado pelos municípios. Apenas em 2003 foi instituída a política de atenção as urgências em nível nacional. Alguns exemplos de como se desenvolvia essa parte de atenção à saúde pode ser visto por exemplo no período de 1983 a 1998, em São Paulo, onde foi implantada a Comissão de Recursos Assistenciais de Pronto Socorros (CRAPS), que objetivava constituir um sistema inter-hospitalar de integração do atendimento médico. Em julho de 1992 foi criado o PAMU (Programa Integrado de Atendimento Médico de Urgência), fundamentado no Acordo Básico Interinstitucional entre governo federal, estadual e municipal. Diante do exposto, assinale a opção CORRETA:

a ) A política nacional de atenção às urgências apesar de ser orientada pelas portarias do Ministério da Saúde não fazem parte do sistema único de saúde.
b ) A portaria 1.863/GM instituiu a política nacional de atenção às urgências, regendo a implantação dos serviços de atendimento exclusivamente hospitalar e a portaria 2.972/GM orienta a continuidade do Programa de Qualificação da Atenção às Urgências Móveis no âmbito do sistema único de saúde.
c ) O enfrentamento das causas de urgências requer ações de promoção individual de saúde, pois para se discutir essa problemática apenas os profissionais de saúde estão preparados e têm conhecimento sobre o assunto.
d ) Apesar de todos os avanços apresentados pelo sistema único de saúde em mais de duas décadas de existência, a atenção às urgências se destaca pela efetivação insuficiente das diretrizes relativas à descentralização, regionalização e financiamento. Assim, o perfil assistencial ainda se mostra ineficaz à população, diante das dificuldades para se promover um acesso universal e equitativo e assegurar os direitos de cidadania.

Diabetes mellitus é um conjunto de doenças com uma característica em comum, que é o aumento da concentração de glicose no sangue. Essa doença é causada pela má absorção da insulina ou pela ausência da mesma, interferindo na queima de açúcar e também na transformação desse açúcar em outras substâncias. Muitas vezes, essa desordem pode levar a quadros emergenciais. Analise as alternativas abaixo e a seguir marque a opção que indica quais opções estão CORRETAS:

I. A cetoacidose diabética (CAD) é uma emergência clínica em que o paciente corre risco de vida, caracterizada por uma deficiência absoluta de glicose, hipoglicemia, lipólise e excessiva oxidação de ácidos graxos com formação de corpos cetônicos e acidemia.

II. As infecções constituem um dos principais fatores desencadeantes ou predisponentes da CAD, podendo ocorrer em até metade dos casos, especialmente pneumonias, infecções do trato urinário e das companhias aéreas superiores.

III. A CAD se desenvolve em períodos curtos, às vezes em menos de 24 horas, ocorrendo poliúria, polidipsia, náuseas e vômitos. A dor abdominal é mais frequente em adultos, às vezes simulando um abdômen agudo. Essa dor é responsável pela taquipneia, e às vezes pode ocorrer a respiração de Kussmaul.

IV. No exame físico, o hálito cetônico característico, os sinais de desidratação, a taquicardia, e a hipotensão são variáveis e dependem da gravidade do quadro. No início o paciente pode se apresentar alerta, porém logo evolui para a perda de consciência, com frequência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a ) I, II e III.
b ) I e IV.
c ) I, III e IV.
d ) II.

Diante do exposto, qual opção não está descrita de forma coerente?

a ) O sangramento vaginal na gestação pode ocorrer por vários motivos. No início da gravidez podem ser causados por gravidez ectópica, doença trofoblástica gestacional e abortamento. Num período mais avançado o sangramento pode indicar descolamento prematuro da placenta ou placenta prévia.
b ) A gravidez ectópica ocorre mais comumente na trompa, podendo acontecer também nos ovários e cavidade abdominal. Os fatores de risco relacionam-se com a reprodução assistida, ineficácia do DIU, cirurgia prévia nas trompas, histórico de gestação ectópica anterior, infecção por Neisseriagonorrhoeae e Chlamydiatrachomatis. A mulher pode referir dor abdominal e sangramento vaginal, podendo apresentar também sinais de irritação do peritônio, abdome distendido e doloroso, decorrentes da implantação atípica.
c ) A pré eclampsia é a maior responsável pelas emergências hipertensivas na gravidez e não têm causa definida. Acontece um aumento da resistência vascular periférica, pressão arterial elevada e edema generalizado, podendo a gestante ainda apresentar hipertonia uterina, descolamento prematuro da placenta, sofrimento fetal e morte fetal.
d ) É recomendado que o sulfato de magnésio por via endovenosa seja administrado de forma rápida, para que comece a agir de forma precoce e com isso diminua as complicações relacionadas à hipertensão gravídica. Os níveis pressóricos devem ser verificados amiúde a fim de ter certeza da ação dessa medicação. O profissional deve ficar atento para o surgimento de náuseas, vômitos, queixa de cefaleia intensa, evolução do edema e presença de “espuma” na urina (que pode sugerir proteinúria). A monitoração fetal também deve ser realizada.

Prévia do material em texto

<p>Simulado</p><p>Criado em: 22/10/2024 às 21:04:15</p><p>1. [Q1450034]</p><p>Sobre as atividades exercidas pelo Técnico de Enfermagem, segundo a Lei nº 7.498/86 de 25 de</p><p>junho de 1986 que regulamenta o exercício da Enfermagem e dá outras providências, é CORRETO</p><p>afirmar:</p><p>a ) É responsabilidade do Técnico de Enfermagem, como membro da equipe de saúde a emissão</p><p>de parecer sobre matéria de enfermagem.</p><p>b ) O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e</p><p>acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar e participação no planejamento</p><p>da assistência de Enfermagem.</p><p>c ) É responsabilidade do Técnico de Enfermagem a execução do parto sem distorcia.</p><p>d ) O Técnico de Enfermagem exerce atividades de nível médio, de natureza repetitiva sob</p><p>supervisão do enfermeiro.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Lei de regulamentação do exercício da Enfermagem (Lei nº 7.498/86).</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 21</p><p>2. [Q1427388]</p><p>Todos os seres humanos, independente da formação educacional, são dotados de uma consciência</p><p>moral que possibilita distinguir o certo do errado, o que é bom do ruim, o que pode e não pode,</p><p>capacitando-o a avaliar o que é melhor para resolver as mais variadas situações. Dentro da</p><p>enfermagem, o profissional pode se deparar com inúmeras situações em que ele mesmo questiona</p><p>sua conduta ética. Analise as assertivas abaixo e marque a CORRETA:</p><p>a ) A ética não obriga uma pessoa a seguir princípios morais diante de uma determinada</p><p>situação, mesmo sob pena de punição.</p><p>b ) A deontologia se caracteriza por um conjunto de normas e princípios entre os profissionais e</p><p>suas instituições, que deve ser aplicado a todos os trabalhadores daquela instituição,</p><p>independente da formação de cada um.</p><p>c ) Pode-se entender que ética é um conjunto de atitudes e valores que se torna princípio básico,</p><p>deveres de um determinado grupo, que é expresso em ações e normas a serem seguidas. Na</p><p>enfermagem, a Resolução CIOFEN – 240/2000 aprova o Código de Ética dos Profissionais de</p><p>Enfermagem e dá outras providências, regulamentando a profissão e atribuindo deveres e</p><p>direitos aos profissionais desta área.</p><p>d ) Aliviar o sofrimento da vítima e humanizar o atendimento são princípios básicos que cada</p><p>socorrista deve saber equilibrar na hora do atendimento. Ou seja, ele não pode, em hipótese</p><p>nenhuma, se envolver com a situação nem ser empático com a vítima, tratando apenas o</p><p>necessário, sob pena de não exercer direito sua função e colocar o paciente em risco.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Ética profissional ou Legislação Profissional de Enfermagem.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Técnico de Enfermagem -</p><p>Área: SAMU / Questão: 21</p><p>3. [Q1450038]</p><p>Com relação a regulamentação do exercício da Enfermagem, é correto afirmar, EXCETO:</p><p>a ) É livre o exercício da Enfermagem em todo o território nacional.</p><p>b ) A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem,</p><p>pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.</p><p>c ) A Enfermagem e suas atividades Auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas</p><p>legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Federal de Enfermagem.</p><p>d ) São Técnicos de Enfermagem o titular do diploma ou do certificado legalmente conferido por</p><p>escola ou curso estrangeiro, registrado em virtude de acordo de intercâmbio cultural ou</p><p>revalidado no Brasil como diploma de Técnico de Enfermagem.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Lei de regulamentação do exercício da Enfermagem (Lei nº 7.498/86).</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 22</p><p>4. [Q1427392]</p><p>A administração de medicamentos é uma das atividades desenvolvida com bastante frequências</p><p>nas situações de urgência e emergência. Requer bastante atenção e sólida fundamentação técnica</p><p>e científica para subsidiar o profissional, pois envolve uma sequência de ações que objetivam</p><p>obtenção de melhores resultados no atendimento do paciente, sua segurança e da instituição</p><p>promotora do cuidado. Desse modo, é de suma importância que o profissional conheça os</p><p>procedimentos envolvidos e as respostas orgânicas decorrentes do medicamento. Diante desse</p><p>fato, assinale a alternativa CORRETA:</p><p>a ) Os cuidados para o preparo de medicamentos administrados por via oral dependem de sua</p><p>apresentação. Para evitar interações medicamentosas, os medicamentos devem ser</p><p>administrados simultaneamente e a prática mais segura é a utilização de recipientes separados,</p><p>possibilitando a correta identificação dos medicamentos que efetivamente o paciente recebeu.</p><p>b ) Quando for necessário administrar medicação por via sublingual, deve ser observada a</p><p>correta colocação do medicamento sobre a língua do paciente, orientando-o para que o</p><p>mantenha sem mastiga-lo ou engoli-lo até ser totalmente dissolvido. Não se deve oferecer</p><p>líquidos com a medicação sublingual.</p><p>c ) Pela via intramuscular devem ser administrados medicamentos que não sejam irritantes, por</p><p>ser mais doloroso. No tecido muscular profundo existe um maior número de terminações</p><p>nervosas e a absorção se dá de modo mais lento, devido a uma menor vascularização do tecido</p><p>muscular.</p><p>d ) As soluções administradas pela via endovenosa devem ser cristalinas, não oleosas e sem</p><p>flocos em suspensão. Para pequenas quantidades são satisfatórias as veias periféricas da dobra</p><p>do cotovelo, do antebraço e do dorso da mão. A medicação endovenosa pode também ser</p><p>aplicada através de cateteres intravenosos de curta/longa permanência e nas veias superficiais</p><p>de grande calibre.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Administração segura de medicamentos.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Técnico de Enfermagem -</p><p>Área: SAMU / Questão: 22</p><p>5. [Q1450041]</p><p>A segunda bulha cardíaca (B2) é produzida pelo fechamento das valvas:</p><p>a ) Valvas atrioventriculares.</p><p>b ) Valvas semilunares.</p><p>c ) Valva Bicúspide.</p><p>d ) Valva Mitral.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Sistema cardiovascular.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 23</p><p>6. [Q1427398]</p><p>Historicamente, o atendimento de urgência era realizado pelos municípios. Apenas em 2003 foi</p><p>instituída a política de atenção as urgências em nível nacional. Alguns exemplos de como se</p><p>desenvolvia essa parte de atenção à saúde pode ser visto por exemplo no período de 1983 a 1998,</p><p>em São Paulo, onde foi implantada a Comissão de Recursos Assistenciais de Pronto Socorros</p><p>(CRAPS), que objetivava constituir um sistema inter- hospitalar de integração do atendimento</p><p>médico. Em julho de 1992 foi criado o PAMU (Programa Integrado de Atendimento Médico de</p><p>Urgência), fundamentado no Acordo Básico Interinstitucional entre governo federal, estadual e</p><p>municipal. Diante do exposto, assinale a opção CORRETA:</p><p>a ) A política nacional de atenção às urgências apesar de ser orientada pelas portarias do</p><p>Ministério da Saúde não fazem parte do sistema único de saúde.</p><p>b ) A portaria 1.863/GM instituiu a política nacional de atenção às urgências, regendo a</p><p>implantação dos serviços de atendimento exclusivamente hospitalar e a portaria 2.972/GM</p><p>orienta a continuidade do Programa de Qualificação da Atenção às Urgências Móveis no âmbito</p><p>do sistema único de saúde.</p><p>c ) O enfrentamento das causas de urgências requer ações de promoção individual de saúde,</p><p>pois para se discutir essa problemática apenas os profissionais de saúde estão preparados e têm</p><p>conhecimento sobre o assunto.</p><p>d ) Apesar de todos os avanços apresentados pelo sistema único de saúde em mais de duas</p><p>décadas de existência, a atenção às urgências se destaca pela efetivação insuficiente das</p><p>diretrizes relativas</p><p>à descentralização, regionalização e financiamento. Assim, o perfil</p><p>assistencial ainda se mostra ineficaz à população, diante das dificuldades para se promover um</p><p>acesso universal e equitativo e assegurar os direitos de cidadania.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Urgência e Emergência / Primeiros Socorros.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Técnico de Enfermagem -</p><p>Área: SAMU / Questão: 23</p><p>7. [Q1450044]</p><p>Alteração do padrão respiratório caracterizado por respiração anormalmente profunda, regular e</p><p>de alta frequência:</p><p>a ) Respiração de Kussmaul.</p><p>b ) Respiração de Biot.</p><p>c ) Hiperventilação.</p><p>d ) Respiração de Cheyne-Stokes.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Frequência respiratória.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 24</p><p>8. [Q1427406]</p><p>Diabetes mellitus é um conjunto de doenças com uma característica em comum, que é o aumento</p><p>da concentração de glicose no sangue. Essa doença é causada pela má absorção da insulina ou pela</p><p>ausência da mesma, interferindo na queima de açúcar e também na transformação desse açúcar</p><p>em outras substâncias. Muitas vezes, essa desordem pode levar a quadros emergenciais. Analise as</p><p>alternativas abaixo e a seguir marque a opção que indica quais opções estão CORRETAS:</p><p>I. A cetoacidose diabética (CAD) é uma emergência clínica em que o paciente corre risco de vida,</p><p>caracterizada por uma deficiência absoluta de glicose, hipoglicemia, lipólise e excessiva oxidação</p><p>de ácidos graxos com formação de corpos cetônicos e acidemia.</p><p>II. As infecções constituem um dos principais fatores desencadeantes ou predisponentes da CAD,</p><p>podendo ocorrer em até metade dos casos, especialmente pneumonias, infecções do trato urinário</p><p>e das companhias aéreas superiores.</p><p>III. A CAD se desenvolve em períodos curtos, às vezes em menos de 24 horas, ocorrendo poliúria,</p><p>polidipsia, náuseas e vômitos. A dor abdominal é mais frequente em adultos, às vezes simulando</p><p>um abdômen agudo. Essa dor é responsável pela taquipneia, e às vezes pode ocorrer a respiração</p><p>de Kussmaul.</p><p>IV. No exame físico, o hálito cetônico característico, os sinais de desidratação, a taquicardia, e a</p><p>hipotensão são variáveis e dependem da gravidade do quadro. No início o paciente pode se</p><p>apresentar alerta, porém logo evolui para a perda de consciência, com frequência.</p><p>a ) I, II e III.</p><p>b ) I e IV.</p><p>c ) I, III e IV.</p><p>d ) II.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Diabetes Mellitus.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Técnico de Enfermagem -</p><p>Área: SAMU / Questão: 24</p><p>9. [Q1450048]</p><p>Paciente, 50 anos, sexo masculino foi atendido pela equipe de enfermagem. E após a verificação da</p><p>pressão arterial, o mesmo apresentou uma pressão sistólica de 181 mmHg e uma pressão diastólica</p><p>de 120 mmHg. Tomando como base a 7º Diretriz Brasileira de HAS, a pressão arterial deste</p><p>paciente pode ser classificada como:</p><p>a ) Normal.</p><p>b ) Hipertensão estágio 1.</p><p>c ) Hipertensão estágio 2.</p><p>d ) Hipertensão estágio 3.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Hipertensão Arterial Sistêmica.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 25</p><p>10. [Q1426978]</p><p>A American Heart Association apresentou mudanças em suas recomendações para suporte de vida</p><p>cardiovascular. Quanto as recomendações para Qualidade da RCP em adultos, é correto afirmar</p><p>que:</p><p>a ) Compressões devem ser realizadas sem força e com rapidez (120-150/min).</p><p>b ) Sempre que possível, as compressões devem ser interrompidas.</p><p>c ) Sem via aérea avançada, a relação compressãoventilação é de 30:2.</p><p>d ) Nunca deve ser realizada alternância entre as pessoas que realizam as compressões</p><p>torácicas.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Parada cardiorrespiratória.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 25</p><p>11. [Q1450052]</p><p>O Técnico de Enfermagem recebeu a seguinte prescrição: Administrar 500 ml de soro fisiológico a</p><p>0,9% em 30 minutos. Quantas gotas deverão correr por minuto?</p><p>a ) 6 gotas/minuto.</p><p>b ) 333 gotas/minuto.</p><p>c ) 12 gotas/ minuto.</p><p>d ) 999 gotas/ minuto.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Cálculo de Medicamentos.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 26</p><p>12. [Q1426981]</p><p>Quanto ao tratamento medicamentoso utilizado na PCR em adultos, marque a alternativa</p><p>CORRETA:</p><p>a ) A dosagem IV/IO de epinefrina é de 3 mg a cada 5 a 8 minutos.</p><p>b ) A dosagem IV/IO de amiodarona, em sua primeira dose deve ser: bolus de 300mg e segunda</p><p>dose de 150mg.</p><p>c ) Não existem evidências sobre a eficácia do uso de lidocaína na PCR em adultos, embora seja</p><p>utilizada em alguns países.</p><p>d ) A dosagem IV/IO de epinefrina é de 1 mg a cada 1 a 2 minutos.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Parada cardiorrespiratória.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 26</p><p>13. [Q1450054]</p><p>Operação infectada são todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão</p><p>em presença de processo infeccioso, tecido necrótico, corpos estranhos e feridas de origem suja</p><p>(MOURA, 2010). É exemplo de cirurgia infectada:</p><p>a ) Cirurgia de orofaringe.</p><p>b ) Cirurgia cardíaca.</p><p>c ) Cirurgia do megaesôfago avançado.</p><p>d ) Cirurgia com presença de vísceras perfuradas.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Classificação e Tipos de Cirurgia.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 27</p><p>14. [Q1426984]</p><p>Quanto as recomendações para Qualidade da RCP em pediatria, é correto afirmar que:</p><p>a ) Se estiver em via aérea avançada, a relação compressão ventilação é de 20:1</p><p>b ) Em pediatria a ventilação pode ocorrer de forma excessiva.</p><p>c ) A compressão torácica deve ser realizada com força (≥ 1/3 do diâmetro torácico</p><p>anteroposterior) e rapidez (100-120/min), devendo ser aguardado o retorno total do tórax.</p><p>d ) As compressões podem ser interrompidas sempre que necessário.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Parada cardiorrespiratória.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 27</p><p>15. [Q1450058]</p><p>Uma das formas de se minimizar os riscos de contaminação é através da divisão das áreas pela</p><p>classificação do risco de contaminação. Com relação a classificação das áreas pelo risco de</p><p>contaminação, analise os itens abaixo:</p><p>(.....) Áreas não críticas são todas as áreas hospitalares não ocupadas por pacientes, como por</p><p>exemplo: escritórios e depósitos.</p><p>(.....) São exemplos de áreas semicríticas: laboratório de análises clínicas, banco de sangue e sala</p><p>de hemodiálise.</p><p>(.....) Áreas contaminadas são aquelas em que se verifica a presença de sangue, pus e secreções ou</p><p>excreções.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>a ) V-V-V.</p><p>b ) V-F-V.</p><p>c ) F-F-F.</p><p>d ) F-V-F.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Biossegurança.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 28</p><p>16. [Q1426986]</p><p>No atendimento pré-hospitalar de paciente com qualquer agravo clínico deve ser realizada</p><p>avaliação primária do paciente. Quanto a esta, é correto afirmar que:</p><p>a ) Ao avaliar a responsividade e expansão torácica, caso o paciente seja não responsivo com</p><p>movimentos respiratórios, deve ser prosseguida a avaliação, sem necessidade de considerar</p><p>suporte ventilatório.</p><p>b ) Deve ser avaliada a permeabilidade de via aérea (VA) e corrigidas situações de risco com:</p><p>hiperextensão da cabeça e elevação do queixo,</p><p>cânula orofaríngea, aspiração e retirada de</p><p>próteses, se necessário.</p><p>c ) O estado circulatório deve ser avaliado apenas quanto a presença de sangramento ativo.</p><p>d ) O exame exclusivo para a avaliação do estado neurológico é a avaliação pupilar: foto-</p><p>reatividade e simetria.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Urgência e Emergência / Primeiros Socorros.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 28</p><p>17. [Q1450061]</p><p>Sobre a técnica de nebulização, marque a opção CORRETA:</p><p>a ) O paciente deve ficar em decúbito dorsal, quando possível, para melhor entrada da</p><p>nebulização nas vias aéreas.</p><p>b ) Deve-se monitorar a frequência cardíaca antes e após o tratamento dos pacientes que</p><p>utilizem substâncias broncodilatadoras.</p><p>c ) Deve-se abrir o fluxômetro até que ocorra a formação da névoa. O volume de oxigênio segue</p><p>não precisa seguir prescrição médica.</p><p>d ) A máscara deve seguir tamanho padrão sem necessidade de ajuste ao rosto do paciente.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Administração segura de medicamentos.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 29</p><p>18. [Q1426988]</p><p>O Ministério da Saúde lançou, em 2016, um Protocolos de Suporte Básico de Vida. De acordo com</p><p>estes, marque a alternativa que apresenta dois sinais e sintomas de choque:</p><p>a ) Pressão arterial aumentada (PAS≥90mmHg) e nível de consciência alterado.</p><p>b ) Enchimento capilar 28 mrm) e Coloração pele Pálida ou cianótica.</p><p>d ) Temperatura da pele aumentada e Enchimento capilar > 2 seg.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Urgência e Emergência / Primeiros Socorros.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 29</p><p>19. [Q1427431]</p><p>A gestação é um fenômeno fisiológico e por isso sua evolução se dá sem intercorrências na maioria</p><p>dos casos. Apesar disso, há uma pequena parcela que sofre algum tipo de agravo e por esse fato</p><p>apresentam maiores probabilidades de evolução desfavorável tanto para a mãe como para o feto.</p><p>Entre 10 e 15 % das gestações apresentam hemorragias e podem representar complicação</p><p>gestacional. O sulfato de magnésio é uma medicação bastante usada nesse tipo de emergência.</p><p>Diante do exposto, qual opção não está descrita de forma coerente?</p><p>a ) O sangramento vaginal na gestação pode ocorrer por vários motivos. No início da gravidez</p><p>podem ser causados por gravidez ectópica, doença trofoblástica gestacional e abortamento. Num</p><p>período mais avançado o sangramento pode indicar descolamento prematuro da placenta ou</p><p>placenta prévia.</p><p>b ) A gravidez ectópica ocorre mais comumente na trompa, podendo acontecer também nos</p><p>ovários e cavidade abdominal. Os fatores de risco relacionamse com a reprodução assistida,</p><p>ineficácia do DIU, cirurgia prévia nas trompas, histórico de gestação ectópica anterior, infecção</p><p>por Neisseriagonorrhoeae e Chlamydiatrachomatis. A mulher pode referir dor abdominal e</p><p>sangramento vaginal, podendo apresentar também sinais de irritação do peritônio, abdome</p><p>distendido e doloroso, decorrentes da implantação atípica.</p><p>c ) A pré eclampsia é a maior responsável pelas emergências hipertensivas na gravidez e não</p><p>têm causa definida. Acontece um aumento da resistência vascular periférica, pressão arterial</p><p>elevada e edema generalizado, podendo a gestante ainda apresentar hipertonia uterina,</p><p>descolamento prematuro da placenta, sofrimento fetal e morte fetal.</p><p>d ) É recomendado que o sulfato de magnésio por via endovenosa seja administrado de forma</p><p>rápida, para que comece a agir de forma precoce e com isso diminua as complicações</p><p>relacionadas à hipertensão gravídica. Os níveis pressóricos devem ser verificados amiúde a fim</p><p>de ter certeza da ação dessa medicação. O profissional deve ficar atento para o surgimento de</p><p>náuseas, vômitos, queixa de cefaleia intensa, evolução do edema e presença de “espuma” na</p><p>urina (que pode sugerir proteinúria). A monitoração fetal também deve ser realizada.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Complicações da Gestação.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Técnico de Enfermagem -</p><p>Área: SAMU / Questão: 29</p><p>20. [Q1450066]</p><p>Com relação aos objetivos do tratamento de enfermagem na unidade de Recuperação Pós-</p><p>Anestésica, analise os itens abaixo:</p><p>(.....) A equipe de enfermagem deve manter o paciente aquecido, com as grades de proteção da</p><p>cama elevadas e rodas destravadas.</p><p>(.....) Deve-se observar volume e regularidade do pulso, profundidade, coloração da pele, nível de</p><p>consciência e capacidade de responder aos comandos.</p><p>(.....) Na unidade de Recuperação Pós-Anestésica o paciente deve ser avaliado a cada 30 minutos.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>a ) V-V-V.</p><p>b ) V-F-V.</p><p>c ) F-F-F.</p><p>d ) F-V-F.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Período pós-operatório.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 30</p><p>21. [Q1426989]</p><p>Quanto à obstrução de vias aéreas por corpos estranhos, deve-se inicialmente avaliar a severidade.</p><p>Quanto a esta, marque a alternativa CORRETA:</p><p>a ) Considera-se obstrução leve quando o paciente não é capaz de responder se está engasgado.</p><p>Porém, consegue tossir e respirar.</p><p>b ) Considera-se obstrução leve quando o paciente não é capaz de responder se está engasgado.</p><p>Não consegue tossir, porém consegue respirar.</p><p>c ) Considera-se obstrução grave: paciente consciente de que consegue falar. Sempre com</p><p>inconsciência.</p><p>d ) Considera-se obstrução grave: paciente consciente de que não consegue falar. Pode não</p><p>respirar ou apresentar respiração ruidosa, tosse silenciosa e/ou inconsciência.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Obstrução de via aérea.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 30</p><p>22. [Q1427432]</p><p>A parada cardiorrespiratória (PCR) ocorre de forma inesperada, nos mais variados locais (feiras</p><p>livres, supermercados, shoppings, ônibus, etc.). Existem três fases que caracterizam a PCR. Aponte</p><p>a alternativa que descreve CORRETAMENTE a fase indicada em cada item e as intervenções</p><p>adequadas em cada uma:</p><p>a ) Fase elétrica: período que vai do momento da parada e se prologa até os próximos cinco</p><p>minutos; em hipótese nenhuma se deve fazer a desfibrilação nesse período.</p><p>b ) Fase circulatória ou hemodinâmica: dura de cinco a aproximadamente dez minutos após a</p><p>parada cardíaca. Nesta fase a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é de extrema importância</p><p>para manutenção da pressão de perfusão coronariana e cerebral por meio de compressões</p><p>torácicas externas fortes e rápidas de, no máximo, 100 por minuto. As interrupções devem ser</p><p>evitadas.</p><p>c ) Durante a fase circulatória é importante priorizar a RCP com 15 compressões torácicas</p><p>externas para duas ventilações por cerca de 5 minutos. Existem vários estudos que provam que</p><p>se utilizando o desfibrilador primeiro nesta fase, o paciente tem mais chances de sobreviver.</p><p>d ) Fase metabólica: vai de 10 a 15 minutos após a PCR. Nesta fase a eficácia da desfibrilação e</p><p>da RCP diminuem drasticamente. O paciente se beneficiaria muito nesta fase com a indução da</p><p>hipotermia terapêutica à temperatura entre 32°C a 34°C por 12 a 24 horas, o que promoveria</p><p>possível melhora no fornecimento de oxigênio cerebral. É recomendado se iniciar este</p><p>procedimento até 6 horas após a PCR, objetivando melhorar o prognóstico neurológico e a</p><p>sobrevida do paciente.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Parada cardiorrespiratória.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Técnico de Enfermagem -</p><p>Área: SAMU / Questão: 30</p><p>23. [Q1450069]</p><p>A correta monitorização do paciente no pós-operatório é fundamental para se evitar complicações</p><p>como hipotensão, choque, hemorragia, hipertensão e arritmias. São sinais de hemorragia no pós-</p><p>operatório, EXCETO:</p><p>a ) Sede.</p><p>b ) Inquietação.</p><p>c ) Hipertermia.</p><p>d ) Taquicardia.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Período pós-operatório.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 31</p><p>24. [Q1426990]</p><p>Segundo a Organização Mundial da Saúde, Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os</p><p>anos, o que corresponde, aproximadamente, a uma pessoa a cada 40 segundos (OMS, 2018). De</p><p>acordo com o Ministério da Saúde (2016), o manejo de pacientes que realizaram autoagressão ou</p><p>com risco de suicídio, requer a realização de diversas condutas. Avalie os itens abaixo quanto às</p><p>condutas nesse manejo:</p><p>I - Avaliar ambiente, sujeitos e segurança.</p><p>II - Aproximar-se de forma tranquila para ser visto pelo paciente e manter a segurança.</p><p>III - Identificar e legitimar (“Dá para entender”; “É compreensível”; “Estou entendendo”) a emoção</p><p>presente na cena (raiva, desconfiança, medo, ansiedade, angústia, tristeza, irritação, desesperança,</p><p>indiferença, frustração) e atentar às situações descritas pelo paciente como insuportáveis.</p><p>De acordo com a avaliação dos itens, é CORRETO afirmar que:</p><p>a ) Todos os itens fazem parte da conduta geral para manejo de pacientes que realizaram</p><p>autoagressão ou com risco de suicídio.</p><p>b ) Apenas os itens I e II fazem parte da conduta geral para manejo de pacientes que realizaram</p><p>autoagressão ou com risco de suicídio.</p><p>c ) Apenas o item III faz parte da conduta geral para manejo de pacientes que realizaram</p><p>autoagressão ou com risco de suicídio.</p><p>d ) Nenhum item faz parte da conduta geral para manejo de pacientes que realizaram</p><p>autoagressão ou com risco de suicídio.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Psicopatologias.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 31</p><p>25. [Q1450071]</p><p>Uma das causas de infarto agudo do miocárdio se deve a oclusão completa da artéria ocasionada</p><p>pela formação de trombo gerado pela ruptura da placa. Sobre o manejo clínico desta patologia,</p><p>marque a alternativa CORRETA:</p><p>a ) O manejo inicial inclui oferta de oxigênio suplementar, ácido acetilsalicílico, nitroglicerina e</p><p>morfina.</p><p>b ) Deve-se aumentar a demanda de oxigênio do miocárdio.</p><p>c ) O manejo clínico tem como foco cessar os sintomas relacionados ao infarto agudo do</p><p>miocárdio em detrimento a reabilitação cardiovascular a longo prazo.</p><p>d ) Agentes analgésicos como o sulfato de morfina são contraindicados em casos de infarto</p><p>agudo do miocárdio.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Infarto agudo do miocárdio.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 32</p><p>26. [Q1449967]</p><p>A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é causada por infecção com a bactéria</p><p>Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. É</p><p>uma doença milenar, citada inclusive nos livros mais antigos da humanidade. Marque o item</p><p>CORRETO sobre o tema:</p><p>a ) A hospitalização em locais apropriados é o melhor tratamento para o paciente portador de</p><p>hanseníase pois lá ele tem condições de se recuperar mais rápido.</p><p>b ) Hanseníase tem cura e o tratamento é feito com antibióticos durante um determinado</p><p>período de tempo.</p><p>c ) A família do paciente com hanseníase deve separar todos os utensílios de uso do doente, para</p><p>não haver contaminação dos outros membros da família.</p><p>d ) O paciente que faz tratamento para hanseníase deve comparecer pelo menos três vezes</p><p>durante o mês na unidade de saúde para tomar a dose supervisionada.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Hanseníase.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Agente Comunitário de Saúde /</p><p>Questão: 32</p><p>27. [Q1426991]</p><p>Paciente em atendimento pré-hospitalar por Equipe do SAMU, é diagnosticado com choque</p><p>hipovolêmico classe II. De acordo com esta classificação, marque a alternativa correta, de acordo</p><p>com os parâmetros para a mesma:</p><p>a ) Quantidade de sangue perdido 2000mL (> 40%); Frequência cardíaca > 140 bpm;</p><p>Frequência ventilatória >35; PA arterial diminuída; SNC/estado mental confusão, letargia.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Choque hipovolêmico.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 32</p><p>28. [Q1450073]</p><p>Os diferentes artigos existentes em instituições de saúde podem ser classificados quanto ao risco</p><p>de contaminação. São exemplos de artigos semicríticos, EXCETO:</p><p>a ) Acessórios de equipamentos de assistência ventilatória.</p><p>b ) Endoscópios.</p><p>c ) Implantes.</p><p>d ) Espéculo vaginal.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > RDC ANVISA 15/2012.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 33</p><p>29. [Q1449971]</p><p>Sobre a tuberculose atribua V para item verdadeiro e F para item falso:</p><p>I. A tuberculose é uma doença que afeta indivíduos adultos e crianças, especialmente os que não</p><p>tem muitas condições de ter uma boa moradia e como manter a saúde em dia. (.....)</p><p>II. A tuberculose não pode ser transmitida através do ar e sim do contato direto com saliva e pele</p><p>das pessoas doentes. (.....)</p><p>III. O tratamento da tuberculose dura em média 12 meses e nesse período o agente de saúde deve</p><p>acompanhar o paciente semanalmente. (.....)</p><p>IV. O agente de saúde deve acompanhar o paciente com diagnóstico de tuberculose, inclusive</p><p>supervisionando a sua tomada diária de medicação. (......)</p><p>V. Mesmo durante o tratamento, o paciente deve ter cuidado com seus objetos de uso pessoal, pois</p><p>pode contaminar outras pessoas. (.....)</p><p>Respondidos os itens a sequência CORRETA é:</p><p>a ) V, V, F, V, F.</p><p>b ) F, V. F, V, F.</p><p>c ) V, F, F, V, F.</p><p>d ) F, F, V, V, V.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Tuberculose.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Agente Comunitário de Saúde /</p><p>Questão: 33</p><p>30. [Q1427439]</p><p>O estabelecimento de um acesso às vias aéreas é prioritário sobre todos os outros aspectos da</p><p>reanimação em quase todos os pacientes graves. Durante o exame primário, a avaliação deve ser</p><p>feita de modo a identificar se a via aérea se encontra obstruída, caso haja risco de aspiração ou</p><p>outro comprometimento respiratório. Assinale a opção errada no que diz respeito a essas manobras</p><p>de acesso e permeabilização das vias aéreas e cuidados a serem tomados durante a situação de</p><p>urgência/emergência.</p><p>a ) As manobras de abertura das vias aéreas em adultos se iniciam se não houver suspeita de</p><p>trauma cervical, por meio da inclinação da cabeça e levantamento do queixo. Em caso de</p><p>suspeita de trauma, utilizar a técnica de elevação do ângulo da mandíbula.</p><p>b ) Mesmo que haja a presença de sangue na boca, dentes quebrados, dentaduras soltas,</p><p>presença de suco gástrico ou qualquer corpo estranho, não se pode removê-los, pois corre-se o</p><p>risco de aspiração.</p><p>c ) Uma causa bastante comum de obstrução das vias aéreas é a queda da língua. Uma cânula</p><p>orofaríngea pode ser usada para manter a permeabilidade das vias aéreas.</p><p>d ) Após</p><p>a primeira série de compressões torácicas iniciais a via aérea é aberta e são aplicadas</p><p>duas ventilações. A utilização da bolsa-valva-máscara é sempre a melhor indicação. As</p><p>ventilações podem ser feitas na proporção de uma a cada seis a oito segundos (8 a 10</p><p>ventilações/minuto). Observar a elevação do tórax.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Urgência e Emergência / Primeiros Socorros.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Técnico de Enfermagem -</p><p>Área: SAMU / Questão: 33</p><p>31. [Q1426992]</p><p>De acordo com o Ministério da Saúde (2014), leia os itens relacionados à abordagem</p><p>medicamentosa no manejo de pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica, quanto ao Suporte</p><p>Avançado de Vida:</p><p>I – Na Urgência Hipertensiva, deve-se administrar anti-hipertensivo oral se a PA permanece</p><p>elevada após repouso e tranquilização do paciente: Captopril 12,5 a 25 mg, VO. Início de ação: 20 a</p><p>30 minutos.</p><p>II – Na emergência hipertensiva deve-se administrar um anti-hipertensivo IV, isoladamente ou em</p><p>associação, como Furosemida: 20 a 60 mg IV (1 ampola = 20 mg).</p><p>III – Metoprolol é indicado nos casos em que a maior preocupação for a redução da frequência</p><p>cardíaca e não a da PA, na insuficiência coronariana e no aneurisma dissecante de aorta. Dose: 5</p><p>mg, IV, em 5 minutos (1 ampola = 5 mL = 5 mg).</p><p>De acordo com a avaliação dos itens acima, conforme Protocolos de Suporte Avançado de Vida</p><p>(2014) é CORRETO afirmar que:</p><p>a ) Todos os itens estão corretos.</p><p>b ) Apenas os itens I e III estão corretos.</p><p>c ) Apenas o item III está correto.</p><p>d ) Nenhum item está correto.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Hipertensão Arterial Sistêmica.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 33</p><p>32. [Q1450075]</p><p>A via de administração intramuscular é muito utilizada por conta de sua rápida velocidade de</p><p>absorção. Marque a opção correta quanto ao volume máximo que devemos administrar por esta</p><p>via, especificamente na região do músculo deltoide em um adulto:</p><p>a ) 2 ml.</p><p>b ) 3 ml.</p><p>c ) 4 ml.</p><p>d ) 5 ml.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Cálculo de Medicamentos.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 34</p><p>33. [Q1427446]</p><p>O uso de corrente elétrica aplicada externamente para tratamento de fibrilação ventricular foi</p><p>descrito pela primeira vez em 1956. A partir de então, a capacidade dos desfibriladores para</p><p>reverter ritmos cardíacos apresentou grande progresso. O desfibrilador externo automático (DEA)</p><p>é utilizado no suporte básico de vida por profissionais habilitados e pode ser operado por pessoa</p><p>leiga treinada. Assinale a alternativa CORRETA relacionada ao tema exposto:</p><p>a ) A desfibrilação é a aplicação de uma corrente elétrica sobre o músculo cardíaco, por um</p><p>longo período de tempo, a fim de cessar o ritmo anormal.</p><p>b ) A desfibrilação não é indicada para fibrilação ventricular (FV) e taquicardia ventricular sem</p><p>pulso (TV).</p><p>c ) Em pacientes portadores de marcapasso ou cardioversor-desfibrilador (CDI), as pás</p><p>autoadesivas devem ser colocadas distantes do dispositivo implantado, porém a preocupação</p><p>com o posicionamento preciso não deve retardar a tentativa de desfibrilação.</p><p>d ) Os adesivos de medicação que por acaso o paciente possa estar usando não devem ser</p><p>removidos antes de usar o desfibrilador.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Parada cardiorrespiratória.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Técnico de Enfermagem -</p><p>Área: SAMU / Questão: 34</p><p>34. [Q1450077]</p><p>Tomando como base o calendário de vacinação para 2018, numere a coluna B de acordo com a</p><p>Coluna A:</p><p>Coluna A</p><p>I. Meningocócica C.</p><p>II. Pentavalente.</p><p>III. Pneumocócica 10 Valente.</p><p>Coluna B</p><p>(.....) Previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite e infecções por HiB.</p><p>(.....) Previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo.</p><p>(.....) Previne contra doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C.</p><p>Assinale a opção que indica a sequência CORRETA:</p><p>a ) II- III- I.</p><p>b ) I- II- III.</p><p>c ) III- II- I.</p><p>d ) I- III- II.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Calendário Vacinal.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 35</p><p>35. [Q1426995]</p><p>Ao se avaliar gestante, é importante observar a presença de hemorragia, visto que, quando grave,</p><p>a morte ocorrerá rapidamente se ela não for interrompida (BRASIL, 2017). Quando tipos de</p><p>sangramento na gestação, leia os itens abaixo:</p><p>I – Sangramento intenso: perda brusca ≥ 150 ml ou mais de 02 absorventes noturnos em 20</p><p>minutos.</p><p>II – Sangramento moderado: 60 a 150 ml em 20 minutos (01 absorvente noturno).</p><p>III - Sangramento leve: ≥ 60 ml em 6 horas = 01 absorvente normal.</p><p>De acordo com a análise dos itens, é correto afirmar que:</p><p>a ) Apenas o item I está correto.</p><p>b ) Apenas o item II está correto.</p><p>c ) Apenas os itens I e II estão corretos.</p><p>d ) Todos os itens estão corretos.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Complicações da Gestação.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 35</p><p>36. [Q1450083]</p><p>Uma alimentação saudável se inicia com o aleitamento materno (BRASIL, 2004). Sobre a técnica de</p><p>amamentação é correto afirmar, EXCETO:</p><p>a ) A cabeça e o corpo do bebê devem estar alinhados.</p><p>b ) É necessário higienizar os mamilos antes das mamadas.</p><p>c ) Deve-se ver pouco a aréola durante a mamada.</p><p>d ) A cabeça do bebê deve estar no mesmo nível da mama da mãe e o queixo está tocando-a.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Alimentação infantil.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 36</p><p>37. [Q1426997]</p><p>No atendimento pré-hospitalar em situações de trauma abdominal aberto é correto afirmar que:</p><p>a ) Objetos encravados ou empalados devem ser removidos no atendimento pré-hospitalar.</p><p>b ) Em caso de evisceração, estes devem ser cobertos com compressas estéreis umedecidas com</p><p>SF e plástico especial para evisceração, quando disponível.</p><p>c ) Em caso de evisceração deve-se recolocar os órgãos de volta na cavidade abdominal</p><p>imediatamente.</p><p>d ) Em caso de objetos encravados ou empalados, o abdome deve ser palpado e comprimido para</p><p>reduzir hemorragia.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Urgência e Emergência / Primeiros Socorros.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 36</p><p>38. [Q1450086]</p><p>Sobre a técnica correta para realização de curativo, é correto afirmar, EXCETO:</p><p>a ) Os pacotes de curativo, seringa, agulha e gazes devem ser abertos e colocados fora do campo</p><p>estéril, com o objetivo de se evitar a contaminação do campo.</p><p>b ) Realizar a desinfecção da ampola de SF 0,9% com gaze embebida em álcool a 70%, antes de</p><p>realizar sua abertura.</p><p>c ) Descobrir apenas a área a ser tratada afim de garantir a privacidade do paciente.</p><p>d ) Realizar limpeza com a pinça Kelly e gaze ao redor da ferida. Umedecer as gazes com</p><p>solução fisiológica 0,9%.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Curativos.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 37</p><p>39. [Q1427000]</p><p>No atendimento pré-hospitalar em situações de amputação traumática, cuidados com a ferida e</p><p>com a parte amputada devem ser realizados. Quanto a estas ações, leia os itens abaixo:</p><p>I - Deve-se tentar controlar hemorragias (iniciar com compressão direta e considerar o uso de</p><p>torniquete).</p><p>II - Cobrir a ferida com curativo seco.</p><p>III - A parte amputada deve ser colocada em contato direto com gelo.</p><p>De</p><p>acordo com a análise dos itens, é CORRETO afirmar que:</p><p>a ) Apenas o item I está correto.</p><p>b ) Apenas os itens I e II estão corretos.</p><p>c ) Apenas os itens I e III estão corretos.</p><p>d ) Todos os itens estão incorretos.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Urgência e Emergência / Primeiros Socorros.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 37</p><p>40. [Q1450090]</p><p>Os acidentes vasculares encefálicos hemorrágicos representam 15 a 20% dos distúrbios vasculares</p><p>cerebrais. São complicações potenciais relacionadas ao acidente vascular encefálico hemorrágico,</p><p>EXCETO:</p><p>a ) Convulsão.</p><p>b ) Elevação dos níveis de sódio no sangue.</p><p>c ) Hidrocefalia.</p><p>d ) Novo sangramento.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Acidente vascular encefálico ou cerebral.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 38</p><p>41. [Q1427003]</p><p>Paciente em atendimento pré-hospitalar com Idade gestacional ≥ 20 semanas associada a: Pressão</p><p>arterial sistólica =140 mmHg; e Pressão arterial diastólica = 90 mmHg. Apresenta cefaleia, tontura</p><p>e confusão mental. Na conduta para esta paciente, é correto afirmar que:</p><p>a ) Paciente deve ser posicionada em decúbito lateral direito.</p><p>b ) Não oferecer oxigênio suplementar sob máscara não reinalante mesmo se SatO2 Urgência e Emergência / Primeiros Socorros.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 38</p><p>42. [Q1450091]</p><p>A monitorização dos sinais vitais indica a condição hemodinâmica de uma pessoa. Um parâmetro</p><p>muito importante é a temperatura. O (s) valore(s) de referência para hipotermia são:</p><p>a ) Temperatura corporal entre 37,5º e 37,7ºC.</p><p>b ) Temperatura igual ou inferior a 36, 5ºC.</p><p>c ) Temperatura entre 36º e 37,4ºC.</p><p>d ) Temperatura igual ou inferior a 36ºC.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Temperatura.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 39</p><p>43. [Q1427006]</p><p>O tratamento de um doente vítima de trauma grave exige avaliação rápida das lesões e adoção de</p><p>medidas terapêuticas de suporte de vida. Deseja-se, portanto abordagem sistematizada. Para isto,</p><p>o Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma (PHTLS), propõe, atualmente, a seguinte sequência de</p><p>cuidados ao doente traumatizado:</p><p>a ) A: Vias Aéreas; B: Respiração; C: Circulação.</p><p>b ) C: Compressões; A: Vias Aéreas; B: Ventilações.</p><p>c ) A: Vias Aéreas; B: Respiração; C: circulação, D: Disfunção, estado neurológico.</p><p>d ) X: Hemorragias Externas Graves; A: Vias Aéreas; B: Respiração; C: circulação, D: Disfunção,</p><p>estado neurológico; E: Exposição/controle do ambiente.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Trauma.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 39</p><p>44. [Q1450094]</p><p>Sobre parâmetros para avaliação da frequência respiratória, analise os itens abaixo:</p><p>(.....) O paciente é considerado bradipneico quando sua frequência respiratória for menor que 16</p><p>rpm.</p><p>(.....) O paciente é considerado normopneico quando sua frequência respiratória estiver entre 16 e</p><p>25 rpm.</p><p>(.....) O paciente é considerado taquipneico quando sua frequência respiratória for maior que 22</p><p>rpm.</p><p>Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:</p><p>a ) V-V-V.</p><p>b ) V-F-V.</p><p>c ) F-F-F.</p><p>d ) F-V-F.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Frequência respiratória.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Salto de Pirapora - SP / Técnico de Enfermagem /</p><p>Questão: 40</p><p>45. [Q1427009]</p><p>Criança atendida pela equipe do SAMU após acidente automobilístico é avaliada, de acordo com os</p><p>parâmetros pediátricos, utilizando-se a Escala de Coma de Glasgow. Quanto à abertura ocular, esta</p><p>ocorreu ao estímulo doloroso; Melhor resposta verbal: Palavras inapropriadas; Melhor resposta</p><p>motora: Retira o membro ao estímulo doloroso. De acordo com a escala, a pontuação para cada</p><p>avaliação é:</p><p>a ) 2, 3, 4.</p><p>b ) 2, 3, 6.</p><p>c ) 2, 4, 5.</p><p>d ) 3, 4, 5.</p><p>Disciplinas/Assuntos vinculados: Enfermagem > Coma.</p><p>Fonte: Consultoria Público-Privada - Instituto CONSULPAM 2019 / Prefeitura de Quadra Prefeitura - SP / Enfermeiro / Questão: 40</p>

Mais conteúdos dessa disciplina