Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

GUIA DE APRENDIZAGEM – PEI
	EE DEP. VALENTIM AMARAL
	Professor(a):Nidia Cassia Brito
	Componente Curricular:
PROJETO DE CONVIVÊNCIA
	
 4 º ANO A/B
	
2º Bimestre/2024
	Justificativa : O Projeto de Convivência tem como proposta tornar a escola um ambiente de aprendizagem solidário , colaborativo ,acolhedor e seguro , na busca da melhoria da aprendizagem .
	Objetivos
Sensibilizar os alunos em relação às atitudes com os colegas e outras pessoas .
Respeitar as regras de convivência discutidas no grupo da sala .
Compreender que deve respeitar para ser respeitado .
	Objetos de conhecimento
Temas a serem trabalhados e discutidos :
- Empatia e respeito
- Escutar com atenção 
- Ser assertivo
- Respeitar semelhanças e diferenças
- Entender os sentimentos complexos
	Situação de Aprendizagem e habilidades
Aprender a conviver
 Aprender a ser
Respeitar o próximo 
Adotar práticas que valorizem a diversidade
Resolver problemas no ambiente escolar
 
	COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Competências socioemocionais desenvolvidas com os alunos:
Para começar, os alunos precisam nomear e identificar seus próprios sentimentos. Desenvolver as habilidades num contexto com a rotina e os conteúdos trabalhados ,ou seja, a todo momento o aluno desenvolve as habilidades sócio-emocionais.Estas são fundamentais para a formação integral do aluno. Elas têm um impacto bem expressivo no aprendizado, onde a capacidade de gerir pensamentos,seus sentimentos e comportamentos e sua regulação, ajuda os alunos nas aulas,para absorver o conteúdo,demonstrar suas potencialidades, suas fragilidades, o autocontrole e uma direcionamento mais sadio e eficaz em qualquer situação.
A autogestão,desenvolvida através de acordos, responsabilidade a serem envolvidos na criação das normas, as regras atendem às necessidades de ambas as partes. Os alunos podem se organizar em equipes e usar listas para atribuir tarefas a cada membro do grupo.O foco nas atribuições a eles dadas,através de combinados com o grupo.
Engajamento com os outros, através de Projetos colaborativos ,a aprendizagem baseada em situações problemas,é uma prática de ensino que permite explorar os benefícios do trabalho em equipe. A ideia é trazer para a sala de aula problemas da vida real, para aproximar o conteúdo escolar com a realidade dos estudantes. Além de promover o maior engajamento nas atividades, essa prática também promove a colaboração mútua e o desenvolvimento da empatia pelo colega.Em consonância com atitudes assertivas através dos trabalhos em grupo e combinados para o bem do aprendizado e convivência.
Amabilidade no tratamento por igual a meninos e meninas, e a delicada cortesia uns com os outros. Assim aprenderão a ser corteses com todos os companheiros e companheiras e ajudá-los a qualquer momento.Com experiências , na mensagem que se quer passar uns aos outros. Seja em valores como paciência, integridade, amizade, como em todas as
áreas da vida, as brincadeiras, os jogos,as situações de aprendizagem em grupo e outras relações entre os alunos, são uma estratégia para se conseguir praticar a empatia,o respeito e a confiança.
Resiliência emocional, pode ser desenvolvida com trabalhos em grupo, jogos cooperativos envolvendo as disciplinas entre si e atividades, sejam elas individuais ou em grupo. Criar uma cultura de altas expectativas na escola. Valorizar os alunos pelo esforço que eles aplicaram em vez de chamá-los simplesmente de inteligentes, encorajar os alunos a ter um objetivo pessoal que gostariam de alcançar, enfatizar o valor do desafio, dar uma sensação de progresso no desempenho de cada aluno , criar uma cultura de conquista no longo prazo, incentivando a paixão pela aprendizagem e resiliência no enfrentamento de desafios.
Abertura ao novo, trabalhando a interdisciplinaridade desenvolvendo a colaboração, persistência , autoconfiança e curiosidade como por exemplo através de experiências, pesquisas,no modelo de sala invertida,dando caminhos para a construção do conhecimento.
 Incentivar uma abertura para falar sobre emoções, como perguntar aos alunos todos os dias como estão se sentindo; Observar comportamentos de trabalhos em grupo, como cooperação, autonomia e respeito às opiniões alheias; Estimular a escolha e a tomada de decisões das crianças em atividades;
 Usar os erros como aprendizados e estímulos à vontade de melhorar e aprender, com mentalidade de crescimento.
	Tema Transversal
Ética, Saúde, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural trabalhados através de projetos no decorrer do ano letivo de 2024, de acordo com o ano e a interdisciplinaridade.
	Estratégias Didáticas
	Atividades Autodidáticas
Currículo em Ação
	Atividades Didático-Cooperativas
Utilização do livro Currículo em Ação 
e situações práticas envolvendo os temas trabalhados .
Leitura compartilhada e colaborativa
	Atividades Complementares
Atendimento individualizado Atividades diversificadas
Roda de conversa
	Princípios e Premissas
Princípios: A Educação Interdimensional , Pedagogia da Presença , 4 Pilares da Educação para o Século XXI - Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a viver com os outros e Aprender a ser e Protagonismo Juvenil 
Premissas: Destaca-se o Protagonismo Juvenil. Para o atendimento do Protagonismo, o ambiente e as ações da escola deverão ser cuidadosamente pensados para dar oportunidades concretas aos alunos de conquistar a autoconfiança, autodeterminação, autoestima e autonomia, elementos esses imprescindíveis ao gerenciamento de suas habilidades e competências .Servir de exemplo para meus alunos com ações de comprometimento e responsabilidade. Desenvolver a participação ativa dos alunos nas aulas em busca de promover a excelência acadêmica.Conhecer os alunos em sua individualidade. Promover um ambiente de respeito às diferenças individuais dos alunos e dos profissionais da escola. Promover boas práticas de sala de aula como forma de suporte à realização do Projeto Convivência. Além de participar ativamente nos assuntos de autogestão e gestão democrática da unidade escolar. Utilizar os conhecimentos obtidos em outras áreas como Ed. Emocional, procurando acrescentar e validar suas boas atitudes de resolução de problemas, além de etiquetas para o uso de ambientes virtuais.
	Critérios de Avaliação
A avaliação será contínua , através da observação da participação ativa dos alunos e mudança de comportamento satisfatória , visando um ambiente saudável e prazeroso para a aprendizagem.
	Referências
Para o(a) Professor(a):https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf 
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio-2/
 BNCC
 Currículo Paulista 
Currículo em Ação 
 
Para o(a) Estudante: Cadernos do aluno /Materiais diversificados 
image1.jpg

Mais conteúdos dessa disciplina