Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

QUESTÕES COMENTADAS
1. FCC/AUXILIAR DE PERITO CRIMINAL/AMAPÁ/2002 De extrema importância é a dissecção cervical cuidadosa nas asfixias mecânicas por enforcamento, pois
A) As manchas de Tardieu serão observadas na musculatura cervical.
B) As manchas de Paultauf aparecem na traquéia.
C) Os delicados sinais de Friedberg e Amusat estarão presentes nas carótidas primitivas próximo a bifurcação das mesmas. 
D) O sulco e as respectivas escoriações cervicais podem desaparecer com a manipulação descuidada do pescoço.
E) Pode haver inundação traqueal por sangue das jugulares, confundindo o médico legista quanto a causa da asfixia.
RESPOSTA C.
A) ERRADO. Como já vimos as manchas de Tardieu são comuns no coração.
B) ERRADO. Essas manchas são comuns no pulmão.
C) CORRETO. Conforme comentei na questão anterior. Em medicina legal há muitos nomes da pessoa que descobriu a lesão (epônimos). Alguns são mais importantes e temos que saber.
D) ERRADO. O sulco não vai desaparecer com a manipulação do pescoço.
E) ERRADO. Ora, a inundação de sangue é só uma consequências da necrópsia e o legista sabe disso.
2. CESPE/Perito Criminal Área Medicina/ PF 2004 A face das vítimas de enforcamento tem sempre cor azulada (cianótica) em razão da maior dilatação dos vasos do pescoço por compressão do laço.
ERRADO. O aspecto geral da face varia muito. A face pode apresentar-se branca ou arroxeada. Nos enforcados brancos, em geral decorrentes de um enforcamento típico, há lesão bulbar ou medular, ou de um efeito inibitório com parada cardiorrespiratória. Nos enforcados azuis ocorre oclusão incompleta da artéria carótida do lado em que se encontra o nó, por isso é mais comum nos enforcados atípicos, levando a intensa congestão craniofacial. Desconfie da palavra “sempre” nas questões, ainda mais em Medicina Legal que existem muitas exceções.
3. UNIVERSA/ Perito Criminal GO/2010. Morte violenta produzida por asfixia, em que o laço é acionado pelo próprio peso da vítima, o sulco produzido pelo laço se apresenta oblíquo, de baixo para cima, interrompido ao nível do nó e com bordos desiguais, sendo o bordo superior saliente; a suspensão pode ser completa ou incompleta, e apresenta a vítima cianose facial, com protrusão de língua, trata-se de:
A) Estrangulamento B) Esganadura
C) sufocação D) Fulminação
E) enforcamento
RESPOSTA E. A questão trouxe várias características clássicas do enforcamento que acabamos de estudar. As questões de traumatologia em geral dão os aspectos das lesões e pedem o instrumento ou meio que as produziu ou vice- versa. Veremos que fulminação é a morte por eletricidade natural (raio). Essa questão deu uma dica que já respondia a questão “o laço é acionado pelo próprio peso da vítima”.

Mais conteúdos dessa disciplina