Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Resumo de TOXICOLOGIA
Responda as questões abaixo:
O que é toxicologia.
A toxicologia é uma ciência multidisciplinar que tem como objeto de estudo os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos.
O que Paracelso disse
Disse que a DOSE é que faz o veneno
A toxicidade depende de quais fatores
Depende do Indice terapêutico, DL50, fatores individuais, auto-medicação, tolerância, dependência e etc.
Efeitos Adversos x Efeitos Tóxicos
Os efeitos adversos PREVISÍVEIS estão relacionados a dose terapêutica (mecanismo de ação); IMPREVISÍVEIS :idiossincráticos como por exemplo, alergia.
Efeitos Tóxicos estão relacionados a doses maiores decorrentes do mecanismo de ação e da interação com outros alvos.
Onde devo informar da intoxicação
Ceatox: CENTRO DE ASSISTENCIA E INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA; Sinitox sistema de notificação das ocorrências do ceatox.
Quais os principais medicamentos no BRASIL que causam a intoxicação
Benzodiazepínicos,barbitúricos,antigripais,antiinflamatórios,analgésicos,broncodilatadores e etc.
Mecanismo de ação e tratamento para
A) Inibidores seletivos da receptação de Serotonina--- São ansiolíticos e antidepressivos (fluoxetinaSetralina,Paraxotina),cujo mecanismo de ação é a inibição seletiva da recaptação da serotonina,ficando mais tempo na fenda sináptica.
Sua intoxicação AGUDA: causa letargia,ataxia.
Sua intoxicação GRAVE: doses maiores> Bradicardia,hipotensão, depressão do SNC
***Síndrome Serotoninérgica: Altas doses ou associação com substâncias que também aumentam a serotonina,como anfetaminas,LSD,crack e etc.
Tríade da Síndrome:
	Alteração mental, agitação,ansiedade
	Instabilidade no sistema nervoso autônomo,taquicardia,hipertensão
	Rigidez,tremores,hiperatividade
B) Antidepressivo Triciclicos
Exemplo—Amitriptilina,nortriptilina; MECANISMO DE AÇÃO> inibe a recaptação das monoaminas; Bloqueia receptores muscarínicos, alfa e bloqueia canais de potássio e sódio.
Intoxicação> Sedação- secundário ao bloqueio de muscarínico; convulsões devido o aumento de noradrenalina e dopamina no SNC; taquicardia r hipertensão e arritmias.
C) Benzodiazepínicos—Diazepam,Clonazepam.
Mecanismo de ação: potencializar ação do GABA-aumentando a frequencia de abertura dos canais de cloro.
Intoxicação leve—fala arrastada; Intoxicação grave-depressão respiratória, hipotensão, hipotermia.
Antídoto: Flumazenil> Impede a ligação do Benzodiazepínico ao GABA
Como são classificados os efeitos tóxicos.
Imediatos-exposição aguda, aparecem em até 24h.
Crônicos- exposição crônica ,pequenas doses por meses ou anos.
Retardados- ocorrem após um período de latência
Reversíveis: Tecido com grande capacidade de regeneração,como o fígado.
Irreversíveis: Tecidos com pouca capacidade de regeneração,como os neurônios.
Locais; atinge diretamente o órgão exposto.
Sistêmico: atinge todo o organismo.
O que é dose resposta
Relação entre a quantidade de uma substância à qual um determinado organismo, população ou ecossistema está exposto e a forma como responde
Importância da inclinação da curva
Quanto maior a inclinação,maior o risco de resposta tóxica decorrente da exposição a doses sucessivas e crescente do toxicante. DL5O se divide em extremamente tóxico como DL5O ABAIXO DE 1% ou Atóxico DL50 ACIMA DE 15G-KG.
Explique DE50, NOEL, NOEAL E LOEAL.
Dose efetiva 50;
Noel ; dose máxima antes que apareça qualquer efeito benéfico de um fármaco.
Noael: Dose na qual são observados apenas efeitos benéficos.
Loael: menor concentração do fármaco capaz de induzir um efeito adverso
Quais os testes de toxicidade:
Aguda: Efeitos ate 24h. Determinação de Loal,noel e noael,DL50 E DE50.
Subcrônico: Exposição entre 1 a 3 meses. Confirmar resultados da aguda e estudar efetivamente os órgãos.
Crõnico: exposição retirada durante toda a vida do animal. Identificam a concentração máxima que não causam danos e identifica mecanismos de ação tóxica.
Carcinogenicidade: verificam o aparecimento do câncer,usando a dose máxima tolerável por 120 dias.
Teratogenicidade: observação da má formação no feto.
Mutagenicidade: administra a subst. Em ratos r verifica a alteração na medula,sem ter o câncer.
O que é o teste de AMES.
é o teste de Ames que permite identificar substâncias com potencial para induzir mutações génicas do tipo frameshift ou por substituição dos pares de base. Este teste consiste na utilização de estirpes de Salmonella typhimurium com mutações em vários genes do operão da histidina, sendo incapazes de crescer e formar colónias na ausência deste aminoácido. Quando expostas a uma substância (ou mistura) que possa induzir a formação de mutações, a função do operão é restaurada, tornando-se assim as bactérias independentes da presença de histidina no meio de cultura. Um aumento do número de colónias formadas relativamente ao controlo negativo será pois indicativo de uma atividade mutagénica.
-Quais são as principais espécies de fungos que produzem as aflatoxinas. ?
Espécies dos fungos Aspergillus,como Aspergillus flavus e parasiticus.
Explique o mecanismo de ação da aflatoxina B1 sobre o gene p53.
a aflatoxina B1 possui um maior poder toxigênico, considerada um pró- carcinógeno, sua forma ativada é capaz de se ligar ao DNA e causar alterações no gene supressor de tumor p53, com consequente perda do controle do crescimento de hepatócitos.
-Quais alimentos são naturalmente encontrados os fungos produtores de aflatoxinas.
Amendoins e grãos.
	Pesticidas.
Mecanismo de ação inibem reversivelmente (carbamatos) ou inibem irreversivelmente (organofosforados) a acetil colinesterase, enzima que degrada acetil colina.
Intoxicação: bradicardia ,broncoconstrição,aumento muco,salivação,sudorese. Na JNM tremores,convulsões; O aumento de SIMPATICO COM PARASSIMPATICO pode levar a a alterações cardiovasculares graves.
Antidotos> atropina (reverte exacerbação do snps),pralidoxina (desfosforila a acetil colinesterase afetada por organofosforados.
Diagnóstico: dosagem de atividade das colinesterases (comparação com o basal).
Colinesterase Plasmática X Eritrocitária: A plasmática é a 1 enzima a ser inibida, mesmo em doses baixas, exposição aconteceu em até 30 dias.
Eritrocitária: exposição até 90 dias; inibida por doses maiores, biomarcador de efeito; está dentro da hemácia.
Agentes Metamoglobinizantes> 
Substâncias que oxidam o ferro da hemoglobina. Ex>medicamentos (paracetamol-cloroquina), conservantes alimentícios, gases de escapamento.
Níveis normais no copo até 3¨,mantidos por redutases. A partir de 20 a 30% de metahemoglobina pode causar cianose, cefaleia, mal estar, asfixia, dispinéia e etc.
Antídotos—ácido ascórbico e azul de metileno como substâncias redutoras. 
Diagnóstico- Dosagem de metahemoglobina no espectrofotômetro ,biomarcador de efeito e deficiência da enzima NADHMEHB redutase como biomarcador de susceptibilidade.
Solventes Orgãnicos:
Tolueno> Presentes em combustíveis, cola de sapateiro,borrachas.
Intoxicação> principalmente sobre o SNC, confusão mental perda de memória, cansaço, perda de apetite, neurotóxico.
Diagnóstico: trabalhadores posto de gasolina, fazer exames 6 em 6 meses ácido hipúrico na urina como biomarcador de exposição.
Benzeno: presente em combustíveis,indústria, drogas de abuso.
Intoxicação: tontura, alucinações,leucemia,mielofibrose, hemácias em forma de lágrima (dácriocitos),não há limite de exposição.
Detecão através de biomarcadores: Benzeno no ar> especifico e sensível. No sangue e urina está em conecentrações baixa,específico e sensível; n-7-fenil-guanina biomarcador carcinogênico, etc.
Toxicologia Ocupacional
NR 15> ESTABELECEU ATIVIDADES OCUPACIONAIS INSALUBRES RELACIONADAS COM A EXPOSIÇÃO A AGENTES QUIMICOS,BIOLÓGICOS,RADIOATIVOS;ESTABLECENDO INDENIZAÇÕES AO TRABALHADOR,FIXA LIMITES DE TOLERÂNCIA.
Limites de tolerância ocupacional(LEO)> Concentração ou intensidade máxima ou mínima relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente que não causará dano a saúde do trabalhador, durante sua vida laboral.
TLV -C teto
TLV STEL-limite curto prazo
TLV TWA limite de médio a longo prazo,
NR 9>Institui oprograma de riscos ambientais;monitorando o ambiente e o indivíduo.
Monitoramento ambiental: medida dos níveis dos toxicantes ns atmosfera do trabalho (no ar);baseado na amostragem de tempo e espaço; dosímetro para cada susbtância.
Monitoramento biológico: mensuração dos toxicantes e dos seus metabólitos no organismo do trabalhador (biomarcadores).
Causam que descartam a intoxicação ocupacional: se os biomarcadores forem negativos, doenças extra profissional, ausência de correlação entre sintomas e exposições.
Indíce de exposição
= Resultado do monitoramento ambiental divido pelo Limite de exposição ocupacional.
Biomarcador de DOSE INTERNA: Concentração dos toxicantes ou de seus metabóticos no sangue e urina;ou tecidos.
Biomarcador de SUSCETIBILIDADE:Indica a habilidade do organismo de responder ao agente tóxico. Ex> ALA D2- quem tem é mais suscetível a se intoxicar pelo chumbo caso exposto.
Biomarcador de EFEITO: avaliação de efeitos biológicos precoces; Ex> inibição do ALA D pelo chumbo.
O que é IBMP
> Indice biológico máximo permitido o qual se supõe que é o valor máximo do indicador biológico que a maioria das pessoas expostas não correm risco de dano a saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina