Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1
ATIVIDADE 
Vencimento para recebimento de nota cheia: 20 de agosto de 2023
As atividades serão avaliadas conforme a profundidade e completude das respostas. Copiar textos da apostila e da internet anula a resposta.
1) Baseando-se na leitura da aula-texto 4 e da videoaula 4, reflita sobre as mudanças que podem ser percebidas, quando o cristianismo do período da Alta Idade Média é comparado ao do primeiro século. Quais diferenças podem ser notadas? 
Resposta: O período da idade media foi marcado por inúmeras transformações devido a dessegregação do Império Romano e do Ocidente que foi estabelecido pelos povo germânicos e durante esse período a Europa e viu feudalismo e surgimento do Carolíngio a expansão do Cristianismo e o fortalecimento da igreja Católica e surgimento de novas religiões como Islamismo e a expansão dos mulçumanos pelo norte da África. Já no primeiro século as guerras eram mais civis, e o império Romano ia crescendo e expandindo seu território .Foi no primeiro século que surgiu o Cristianismo atualmente a maior religião do planeta ,com surgimento do primeiros cristãos que eram judeus e não judeus ,convertido ao judaísmo ,conhecido como Judeus Cristão ,com o passar do século o cristianismo começou a ser reconhecido interno e externamente como uma religião. Como os primeiro cristão tinham como regra a Fe e pratica os ensinos Bíblicos ,nesse mesmo período o cânon do novo testamento foi desenvolvida e varias outras obras, onde surgiu a teologia Cristão e a base para doutrina da trindade .Logo no começo os cristão sofreram perseguições ,por recusarem a adorar os deuses de Roma ,e não adorar o imperador como um ser divino ,além de não lutar pelo império Romano. Uma comparação que podemos ver entre idade média e primeiro século que cristianismo foi cada vez mais expandindo entre a igreja católica se tornando oficialmente a religião do império Romano e sendo introduzidas nas igrejas ortodoxias, nas comunidades cristão ,mesmo que nessa época havia muitas religiões o Papa estava envolvido em todas religiões onde o papado era mais soberano que o próprio imperador . 
O período que denominamos Baixa Idade Média (séculos 11 a 14), marca um longo processo de transformações na sociedade ocidental e, nesse sentido, o cristianismo também foi impactado. Baseando-se nesta perspectiva, responda as seguintes questões:
2) Controvérsias teológicas, movimentos cismáticos e de renovação, Cruzadas, Inquisição são temas importantes neste grande período (Aula-texto 5 e videoaula 5). Elabore um texto que reflita sobre o que estes e outros importantes movimentos ocorridos nesse período histórico dizem sobre os rumos tomados pelo cristianismo, desde sua institucionalização.
Resposta:
Com o fim das invasões barbaras a Europa experimentou um crescimento de sua riqueza e um fenômeno que seria marcante para futuro ,através da expansão de seu povo, que começaram a se organizarem de forma cada vez mais independente com o comercio ajudando as cidades a crescerem em número e população e com novas atividade surgindo com o capitalismo e valor da moeda ganhando espaço e ficando conhecido ,a igreja começou a exigir pagamento de contribuição financeiras ,assim surgiram o pagamento de dízimos.Com isso a relação do Oriente e Ocidente estava piorando por causa da disputa eclesiásticas e teológica não superanda no século anteriores, destacando as questões – se a fonte do Espirito Santo .Com a igreja do Oriente sendo perseguida pelo papa Nicolau de interferir na nomeação de seu patriarca foi resistiu severamente contra essas investidas de interversões com o papado ,já com a queda de Constantinopla cessou o processo de comunicação entre esses dois lados e as questões mutuam em pauta ,com tentativa de retomar os diálogos entres os dois lados foi retomado. Já na decadência do Império Carolíngio surgiu uma nova organização política ,econômica e social na Europa Ocidental o feudalismo foi o conceito base para entendermos o funcionamento da sociedade europeia ,na apenas o conceito do sentido econômico ,mas também político ,social e ideológico com o enfraquecimento da monarquia e o desejo de segurança em meio uma era de desordem ,com a feudalismo a agricultura foi ganhando espaço no sentido econômico de exploração da terra pelo camponeses e servos onde a terra era a principal forma de sobrevivência para população os senhores feudais lutavam uns contra os outros isso foi restringindo o comercio que foi colaborando para declínio moral da sociedade diante disso a igreja e sua instituições sofreram até mesmo os cristão declinou com senhores feudais confiscando as propriedades da igreja , o papado também viveu um período de fragilidade com alguns papas corruptos ,ou demasiadamente fraco. Apesar desse difícil período o Cristianismo Ocidental conseguiu acalmar a sociedade de forma total , onde o papa exercia a autoridade praticamente incontestável. 
3) Na aula-texto 6 e videoaula 6, vimos que o cristianismo da Baixa Idade Média se caracterizava pelo processo de conflito interno e externo, com um mundo em transformação. No interior do cristianismo, os movimentos que foram considerados heréticos e cismáticos (Wicliff, Hus e Savonarola representam esses movimentos), e, externamente, os avanços nos estudos da Renascença, as transformações na sociedade feudal e, por fim, a revolução científica e o processo de colonização das Américas, África e Oriente. 
Redija um texto que reflita criticamente por que o cristianismo não conseguiu manter-se livre das contestações internas e insistiu em manter-se controlando o poder político no advento da modernidade.
Resposta: Como destacado durante toda existência a igreja católica sempre enfrentou cisma e tentativa de separação, ou busca de viver a fé cristão, tendo em muitos momentos que influencia real para acalentar uma revolta ou até mesmo para manter uma imagem de exclusividade da fé única da igreja católica e ditar as regras da sagrada escritura. Como a igreja reinava absoluta e poderosa ,tendo papa que falava o que deveria ser feito tanto para vivo como para mortos ,e também a certeza de quem de que iria pro céu ou para inferno ,assim ,esse período esteve marcado pela revolução do pensamento filosófico e isso foi causando muitas revoltas e fortes reivindicações tanto moral ,como no ensino da escritura pela igreja que foi sucumbindo pela força imperial diante da estrutura religiosa que o papa ditava , muitas revolta começa surgir e alguns movimentos e reformadores que tentava de alguma forma confrontar a igreja católica ,expondo de forma diferente e criticavam a venda de indulgencias e questionavam a autoridade do papa para decidir sobre o futuro do povo. Entre esses reformadores podemos destacar Wycliffe, Huss e Savonarola , empenharam numa tentativa de fazer a igreja a voltar ao ideal do novo testamento para impulsionar a lutar por esses ideias aproveitando o momento de luta interna da igreja eles conseguiram por um breve momento mostrar para povo seu pensamento ,mostrando como a igreja estava agindo de forma errada, com isso a papa e a igreja católica foi se sentido ameaçada por esse pensadores e reformadores que impôs decisões tomada no concilio de Constança que foi determinante para que esse reformadores fossem declarado hereges pelo clero , à medida que a igreja católica conquistava mais adeptos durante a idade média houve a necessidade de normatizar a pratica da religião e foi criado uma maneira de investigar e julgar pessoas acusadas de heresia ,baseando no sistema jurídico da igreja católica, Durante esse período a igreja foi se tornando a instituição mais poderosa com a economia de feudalismo ,onde foi acumulando bens e moveis e imóveis por meio de doações feitas por ricos e aristocratas que se convertiam e por alguns imperadores , a igreja consolidava e fortificava as estrutura tanto religiosas e políticas. Onde o rei, nobres fica a disposição da clero assim a igreja comandava toda a economia como a política.

Mais conteúdos dessa disciplina