Buscar

Programa - Tópicos de Pesquisa em Estudos Literários

Prévia do material em texto

Tópicos de Pesquisa em Estudos Literários
	
	
	
	
Programa
São cinco as possíveis linhas de pesquisa em Estudos Literários que abordaremos nesta disciplina.
Literatura e Sociedade
Tem como objetivo reconhecer e interpreter no texto literário elementos externos tais que a história, a sociedade, a relação entre obra, autor e público passíveis de serem estudados no texto. 
Estudos Comparatistas da Literatura
Tem como objetivo observar os estudos baseados em teorias clássicas e atuais da Literatura Comparada, no diálogo da Literatura Comparada com a Crítica Literária, com as Teorias Literárias e com outros ramos do saber. Incluem-se aqui, por exemplo, estudos de recepção, de intermediação cultural, de literatura de viagem, até estudos comparativos críticos que envolvam obras literárias brasileiras e de outras literaturas, passando por estudos que contemplam a relação da literatura com outras artes. 
Formas e Gêneros Literários
Aborda as categorias de "forma" e "gênero" para refletir sobre o fenômeno literário em perspectiva histórica. Propõe-se a estudar a persistência teórica e as reformulações históricas dos gêneros literários enquanto categoria literária, com especial atenção às rupturas modernas e às formas híbridas contemporâneas.
Crítica e História Literária
Focaliza a dinâmica das formas literárias no sistema das literaturas nacionais procurando atender a dois pressupostos básicos que são: 1) apreender a especificidade dos gêneros, das técnicas de expressão e das marcas estilísticas em articulação com o andamento do processo histórico-cultural; 2) fundamentar criticamente o trabalho de interpretação e avaliação estética das obras individuais.
Litratura e Psicanálise

Esta vertente dá continuidade a pesquisas - iniciadas desde Freud - cujo intento principal está em estabelecer confluências entre a teoria psicanalítica e a leitura da obra literária, visando sublinhar ângulos pouco iluminados por outras correntes críticas. Em linhas gerais, interessam aqui formações do inconsciente: lapsos, chistes, associações, procedimentos oníricos  etc., sempre que atuam como elementos constitutivos do texto artístico.
	
	Bibliografia
a) Literatura e sociedade
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 1a Ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965.
Avaliação da linha I de pesquisa – Leitura do texto de Antonio Candido e resenha crítica, comentando três passagens que tenham sido relevantes para a sua leitura. 
--------------------------------------------
Aulas
Agosto: 26
Setembro: 2, 9, 16, 23 e 30
Outubro: 7, 14, 21 e 28
Novembro: 4, 11, 18 e 25
Dezembro: 2, 9

Continue navegando