Buscar

parte1.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
engamb_eng01
A QUESTÃO AMBIENTAL
ESCALA DOS IMPACTOS DA POLUIÇÃO
Os efeitos da poluição podem ter caráter localizado, regional ou global:
LOCALIZADO
REGIONAL
GLOBAL
Lixões, esgoto sem tratamento, fumo em ambientes fechados, poluição sonora.
Efeitos do vazamento de lama com bauxita, oriundo rompimento da barragem de rejeitos da Mineração Rio Pomba Cataguases, MG em janeiro de 2007 (SÁ, 2007).
Dispersão da nuvem radiotiva decorrente do acidente na Usina Nuclear de Chernobyl, que contaminou grande parte do território asiático, norte-americano e europeu.
BAUXITA
*
*
*
ACIDENTE NA USINA NUCLEAR DE CHERNOBYL - RÚSSIA
Extensão da nuvem de radiação, em vermelho, um dia depois do acidente, em 1986. Fonte: www.unit5.org/christjs/Chernobyl%20Radiation%20Cloud.htm
*
*
*
engamb_eng01
A QUESTÃO AMBIENTAL
CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO
Poluição por CO e CO2 -O monóxido de carbono é um poluente que aparece em grande quantidade no ar das grandes cidades. Tem origem, principalmente, na combustão do petróleo e do carvão. Seriam medidas eficientes, no combate ao problema, a regulagem de motores e, principalmente, a diminuição do número de automóveis circulantes.
Camada de ozônio - A camada do gás ozônio (0z) existente na estratosfera é um eficiente filtro de ultravioleta. Ela está sendo destruída pelos gases industriais produzidos pelas atividades humanas, principalmente os clorofluorcarbonos (CFCs), que surgiram em 1931 para serem usados em refrigeradores e, posteriormente em outros produtos industriais. 
Os raios ultravioleta, presentes na luz solar, causam mutações nos seres vivos, modificando suas moléculas de DNA. No ser humano, o excesso de ultravioleta pode causar câncer de pele. 
1. Produção de CFCs
2. CFCs chegam à estratosfera
3. UV produz Cl a partir dos CFCs
4. O Cl destrói o ozônio
5. Ozônio destruído  mais UV
6. Mais UV  câncer de pele
*
*
*
*
*
*
engamb_eng01
A QUESTÃO AMBIENTAL
CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO
Efeito estufa - É, historicamente, um fenômeno natural que produz o aquecimento gradual do planeta. Os gases da atmosfera, sobretudo o carbônico, funcionam como redoma, retendo na Terra o calor das radiações infravermelhas emitidas pelo Sol e mantendo a temperatura média em torno de 16° C. Sem os gases, as radiações que chegam à superfície terrestre seriam refletidas para o espaço. Sem o efeito estufa, a temperatura não passaria de 27° C negativos e a superfície seria coberta de gelo. 
O efeito estufa moderno aquece excessivamente a Terra. É provocado pelo aumento não natural taxa de CO2 na atmosfera e a consequente retenção do calor do sol que atinge a superfície do planeta.
A expressão efeito estufa também identifica o aquecimento que tem sido verificado no planeta nas últimas décadas. Pesquisas da agência americana Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos) indicam que a temperatura global média subiu 0,18° C desde o início do século. Fotos tiradas pelo satélite meteorológico Nimbus mostram redução da área de gelo nos pólos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais