Buscar

AMBIENTE - 2 UNIDADE 1/ EFEITOESTUFA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EFEITO ESTUFA:
1. Explique com detalhes e esquematize como ocorre naturalmente o Efeito Estufa: 
Os raios solares atingem a superfície terrestre e são retidos pela água, ar e terras., grande parcela dessa energia luminosa volta para o espaço. E a radiação absorvida pela superfície se converte em calor e o calor tende a subir para as camadas superiores, dando lugar ao ar frio, em um movimento cíclico, Parte do calor fica retido na superfície em decorrência da barreira de gases do efeito estufa. Outra parte deste calor vai para o espaço. Vapor d’água, dióxido de carbono, metano e outros gases são responsáveis por “segurar” o calor na superfície terrestre.
2. Qual a importância do efeito estufa para a vida na Terra?
É imprescindível para a existência de vida na Terra. Se ele não existisse os seres humanos também não existiriam , pós esses os gases do efeito estufa são os responsáveis por controlar a temperatura próxima da superfície da terra. O efeito estufa bloqueia a passagem de parte desta radiação, fazendo com que o calor permaneça “aprisionado” nas imediações da superfície, resultando na manutenção da temperatura.
3. Qual o tipo de radiação é absorvida pela camada de gases do Efeito Estufa?
A radiação Solar.
4.Quais são os principais gases responsáveis pelo efeito estufa (GEE)? Cite tanto a origem natural, quanto antropogênica de cada um dos gases do efeito estufa (GEE):
 Os dois tipos de gases de efeito estufa são o vapor d'água e o dióxido de carbono, o vapor d'água, controlado pelo ciclo hidrológico, e o dióxido de carbono (CO2), controlado pelo ciclo do carbono. O dióxido de carbono é o principal gás de efeito estufa que os humanos adicionaram a troposfera.
5. Qual a explicação para a capacidade de certos gases, conhecidos assim como gases do efeito estufa (GEE), absorver o calor na atmosfera?
 São substâncias gasosas que absorvem parte da radiação infra-vermelha, emitida principalmente pela superfície terrestre, e dificultam seu escape para o espaço. Isso impede que ocorra uma perda demasiada de calor para o espaço, mantendo a Terra aquecida. 
6. Defina PAG e indique qual os valores do mesmo para o CH4, N2O e CFC-12.
Potencial de Aquecimento Global (PAG) de cada composto. Gás Principais fontes atrópicas PAG CH4 Campos de arroz, gado, produção de petróleo 24 ,N2O Fertilizantes, queima de biomassa, produção 270 de ácidos nítrico e adípico ,CFC-12 Gás para refrigeração 7.100.
7. Defina o Protocolo de Kyoto e sua proposta:
O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que tem como objetivo fazer com que os países desenvolvidos assumissem o compromisso de reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa, e tem como proposta alertar a população sobre o aquecimento global. 
8. Qual a relação entre Efeito Estufa e Aquecimento Global e Mudanças Climáticas conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). E qual a principal causa das Mudanças Climáticas segundo o IPCC.
A relação entre Efeito Estufa e Aquecimento Global é que, ambas correspondem a camadas de gases próxima a superfície da terra, essa camada composta por Gás Carbônico (CO2). Em relação ao Aquecimento Global existe um aumento das emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa, e em relação ao Efeito Estufa essa camada composta principalmente por gás carbônico (CO²), metano (CH4), N²O (óxido nitroso) e vapor d água, é um fenômeno natural fundamental para manutenção da vida na Terra, pois sem ela o planeta poderia se tornar muito frio, inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies.
 Sobre mudanças climáticas As mudanças climáticas podem ter causas naturais como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra ou podem ser conseqüência das atividades humanas. 
O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas, responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem. A partir da Revolução Industrial o homem passou a emitir quantidades significativas de gases de efeito estufa (GEE), em especial o dióxido de carbono. Neste período, a concentração original de 280 ppm4 deste gás cresceu até os atuais 400 ppm5 , intensificando significativamente o efeito estufa. Assim, as atividades humanas passaram a ter influência importante nas mudanças climáticas.
9. Pesquise argumentos contrários defendidos pelos chamados céticos do aquecimento global no que se refere à responsabilidade humana sobre as Mudanças Climáticas defendida pelo IPCC.
 O CO2 NÃO CONTROLA O CLIMA GLOBAL
O aquecimento seria causado pela radiação solar. O Sol tem períodos de atividade máxima e mínima se alternando a cada 50 anos (ciclo de Gleisberg). Essa variação de energia emitida é que aqueceria ou esfriaria o planeta Terra, Oceanos, vegetação e solo emitem 30 vezes mais CO2 que os humanos.
 O AQUECIMENTO NÃO É CAUSADO PELOS HUMANOS.
 Entre 1925 e 1946, quando o ser humano lançava menos de 10% do CO2 que emite atualmente, houve um aquecimento de 0,4 °C no planeta. Por outro lado, entre 1947 e 1976, época de aceleração da produção industrial após a 2ª Guerra Mundial, houve um resfriamento global de 0,2 °C. Na última década, a concentração de gás carbônico na atmosfera aumentou, mas a temperatura global se estabilizou. Portanto, a variabilidade climática seria natural e não causada pelo homem.
Entre outros.
CAMDADA DE OZÔNIO:
1.Qual a sua importância da Camada de Ozônio para a vida na Terra?
A camada de ozônio é de fundamental importância para a vida em nosso planeta, se ela não existisse teríamos muitos problemas, pois as plantas teriam a sua capacidade de fotossíntese reduzida e a Terra não teria proteção contra os raios Ultravioleta B, aumentando assim os casos de câncer de pele, catarata, alergias, além de afetar o sistema imunológico. Ela é um tipo de filtro solar do nosso planeta.
2. Qual estrato da atmosfera se localiza a Camada de Ozônio?
Está situada na estratosfera, entre 15Km e 50Km de altitude, essa camada tem a capacidade de bloquear as radiações solares.
3.Qual a radiação solar é principalmente absorvida pela Camada de Ozônio?
camada de ozônio absorve cerca de 99% das radiações UVA e UVB vindas do Sol
 A radiação UVA é a que compõe a maior parte da energia ultravioleta do espectro solar, de 90 a 95%. Mas não é perigosa, causa apenas o envelhecimento precoce.
 E a radiação UVB representa uma pequena parte da energia ultravioleta, mas é a mais prejudicial. Ela é a grande responsável pelo câncer de pele, pelo bronzeamento, e consequentemente, pelas queimaduras.
 4. O processo de absorção ou atenuação da radiação solar na Camada de Ozônio se dá pela formação e destruição natural do ozônio. Explique como isso acontece: 
 Sua destruição diminui a resistência natural que oferece à passagem dos raios solares nocivos à saúde de homens, animais e plantas. As consequências mais citadas seriam o câncer de pele, problemas oculares, diminuição da capacidade imunológica, etc. O problema surgiu nos anos 30, quando algumas substâncias foram produzidas artificialmente em laboratório, principalmente para as aplicações em refrigeração. 
.
5. Explique como se dá a destruição da Camada de Ozônio por meio da interferência humana e a formação de buracos nessa camada. E explique o que foi o Protocolo de Montreal:
 Uma opção da interferência humana é a reação de degradação do ozônio ocorre primeiro pela decomposição das moléculas de CFCs por meio da radiação solar na estratosfera , os átomos de cloro liberados reagem com o ozônio, conforme a equação a seguir, esse modo, os átomos de cloro terão um efeito devastador, pois esse ClO formado reagirá novamente com os átomos livres de oxigênio, formando mais átomos de cloro, que reagirão com o oxigênio, esse efeito é destruidor porque areação dos átomos de cloro com o ozônio ocorre 1500 vezes mais rápido que a reação abaixo, em que os próprios átomos livres de oxigênio presentes na atmosfera decompõem o ozônio,assim, um simples átomo de cloro pode destruir cerca de um milhão de moléculas de ozônio, levando ainda em consideração o fato de que os CFCs permanecem na troposfera por aproximadamente 100 anos.
Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio é um acordo internacional, criado no âmbito da Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio de 1985 (onde os países se comprometeram em trocar informações, estudar e proteger a camada de ozônio), ao qual o Brasil aderiu em 1990, por meio do Decreto n.º 99.280 de 06/06/90, comprometendo-se a eliminar o CFC (cloro-flúor-carbono) completamente até 2010, ele composto por cinco acordos firmados em Montreal, Canadá, érem 16 de setembro de 1987. Durante dois anos o protocolo esteve aberto às assinaturas pelos países, recebendo a adesão de 46 governos que se comprometeram em reduzir em 50% a produção e consumo de CFCs até o ano 2000 e o abandono total da produção e do consumo de halons até 1992.
6. O que afirmam os pesquisadores que não concordam com a interferência humana na formação dos buracos da Camada de Ozônio?
Os estudiosos Monte e Harrison Hieb afirmam que “mais de 97% das emissões de gás carbônico são naturais, provenientes dos oceanos, vegetação e solos, cabendo ao homem menos de 3%".
MARIANA:
Esse desastre , ocorreu no interior de Minhas Gerrais , na cidade de Mariana, liberou62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração, que eram formados, principalmente, por óxido de ferro, água e lama. Apesar de não possuir, segundo a Samarco, nenhum produto que causa intoxicação no homem, esses rejeitos podem devastar grandes ecossistemas, a lama que atingiu as regiões próximas à barragem formou uma espécie de cobertura no local. Sua cobertura, quando secar, formará uma espécie de cimento, que impedirá o desenvolvimento de muitas espécies. A cobertura de lama também impedirá o desenvolvimento de espécies vegetais, uma vez que é pobre em matia orgânica, o que tornará, portanto, a região infértil. Além disso, em virtude da composição dos rejeitos, ao passar por um local, afetarão o pH da terra e causarão a desestruturação química do solo. Todos esses fatores levarão à extinção total do ambiente presente antes do acidente. 
O rompimento da barragem afetou o rio Gualaxo, que é afluente do rio Carmo, o qual deságua no Rio Doce, um rio que abastece uma grande quantidade de cidades. À medida que a lama atinge os ambientes aquáticos, causa a morte de todos os organismos ali encontrados, como algas e peixes. Após o acidente, vários peixes morreram em razão da falta de oxigênio dissolvido na água e também em consequência da obstrução das brânquias. O ecossistema aquático desses rios foi completamente afetado.
Estão sendo feitas são ações emergenciais para tentar evitar que a lama desça para o rio, com a plantação de gramíneas e leguminosas que teriam a função de manter a terra mais firmes e nas áreas agricultáveis dos primeiros 60 km do percurso, a lama será aterrada e coberta por uma camada de areia, onde os produtores poderão voltar a cultivar.
Referências : 
https://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/por-que-os-buracos-da-camada-de-ozonio-ficam-nos-polos/
https://www.infoescola.com/geografia/efeito-estufa/
http://www.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/a-camada-de-ozonio

Continue navegando